SONY DSC

Em solenidade, no mês de agosto, o Museu Aeroespacial incorporou ao acervo histórico a aeronave Sikorsky SH-3 Sea King, doado pela Marinha do Brasil. O Sea King, uma aeronave de fabricação norte americana, operou na Marinha até 2012, a bordo dos porta-aviões São Paulo e Minas Gerais.

O evento contou com a presença do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica,Ten Brig do Ar R1 Ailton dos Santos Pohlmann; do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo Cezar de Quadros Kuster; do Comandante do III Comando Aéreo Regional, Maj Brig do Ar Raul Botelho; do Diretor de Patrimônio Histórico-Cultural da Marinha, Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt; do Comandante da Universidade da Força Aérea, Maj Brig do Ar Paulo João Cury, dentro outras autoridades civis e militares.

MUS_4114

Na ocasião, foram homenageados tripulantes desse helicóptero; e as equipes responsáveis pelo translado da Base Aeronaval de São Pedro D’Aldeia até o Musal, em reconhecimento ao eficiente trabalho executado.

A cerimônia também contou com a recolocação em exposição dos helicópteros Bell H-13H e H-13J, com narrativas de experiências vividas pelo Coronel Aviador R1 Paulo Fernandes.

O Diretor do MUSAL, Brig do Ar Refm Bhering, brindou a todos com manobras dos pilotos de helicóptero e “drone” da Associação Carioca de Aeromodelismo.
O evento foi marcado por canções alusivas ao momento histórico, executadas pela banda da Base Aérea dos Afonsos.
Ao final, o ronco dos 2000 cavalos do motor do P-47 THUNDERBOLT, que foi empregado pelos pilotos de Caça Brasileiros na 2ª Guerra Mundial na Itália, ecoou no lendário Campo dos Afonsos, remetendo a uma reflexão: “Lembrai-vos da Guerra”, ontem, hoje, e sempre.

MUS_4087

SONY DSC

SONY DSC

DIVULGAÇÃO: MUSAL

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergiocintra

Cel. Franco Ferreira

Olha o “Amarelinho” aí!
Ultima foto foi p/ wallpaper.

Carlos Soares

Putz, belíssimas fotos, muito lindas.

Bela máquina.

Pergunto:

Ao lado é um Schweizer (amarelo) ?

Valeria a pena a MB ter retrofitado esses hélis na fábrica ?

Gutex

Desculpem o offtopic (nem tanto, por se tratar de aviação embarcada e peças de museu rs), mais alguém tem informações sobre ”a quantas andam” a modernização dos C-1 Trader adquiridos pela MB? Se não me engano, já eram para estar sendo entregues as primeiras unidades.

phacsantos
MO

Sei … a China de olho nos navios da vale faz tempo, Bijing ta querendo eles de mao beijada … pq vcs acham das restrições a classe apos efetivação de sua construção na P.R.C. …

Carlos Soares

ValeMax ?

Viraram tudo ChinaMax e ponto.

O Brasil perde mais essa para os Chinos.

Fruto da nossa eficiência do GF lógico.

jacubao

Belíssima máquina. tive o prazer de voar em um deles no ano de 1989 sobre Fortaleza e foi o máximo.
Sentiremos saudades de apreciar esses pássaros pairados sobre o mar e com o sonar mergulhado na água em busca de submarinos nos exercícios de guerra A/S…

aldoghisolfi

O Museu bota essas aeronaves a voar, vez que outra?