Fragata ‘Liberal’ chega ao Rio de Janeiro após integrar força-tarefa marítima da ONU no Líbano

15

Fragata Liberal - F43

F43 (1)

A Fragata Liberal (F43) regressará ao Rio de Janeiro após 9 meses e 17 dias de viagem. Sob a égide da ONU, coube ao navio integrar a FTM-UNIFIL V (Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano), sendo o navio capitânia da missão.

A tripulação da Fragata Liberal é composta de 250 militares, incluindo os Destacamentos Aéreo Embarcado e de Fuzileiros Navais; e o Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC). Compete à FTM-UNIFIL impedir a entrada de armas e materiais correlatos em território libanês e prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano no que tange o treinamento de seu pessoal, para ela ser capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A Fragata Liberal deixou o porto do Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 2013, substituindo a Fragata União no dia 16 de janeiro de 2014. Durante a travessia de ida, aportou em Cabedelo-PB, Las Palmas (ESP) e Civitavecchia (ITA), antes de chegar ao destino final. Da mesma forma, após o cumprimento de mais uma relevante missão, iniciou seu regresso ao porto do Rio de Janeiro, passando pelos portos de Limassol (CYP), Mersin (TUR), Dubrovnic (HRV), Barcelona (ESP), Las Palmas (ESP) e Natal-RN.

A chegada do navio está programada para o dia 27 de setembro de 2014 na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 10:00 horas.
Os órgãos da mídia interessados em cobrir a atracação do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1961 ou 2189-1940 (Primeiro-Tenente Moisés ou Suboficial Chagas) ou pelo e-mail: comsoc@forsup.mar.mil.br.

DIVULGAÇÃO: Comando da Força de Superfície

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eriksondb

Alexandre, porque são somente algumas da classe niterói que são enviadas, existe alguma diferença de função entre elas que não pode todas executarem esta missão?

daltonl

Galante… entendi a pergunta do Erikson de maneira diferente, ou, seja ele estaria perguntando porque apenas algumas Niteróis estão sendo enviadas, União, Liberal e a Constituíção e naõ as demais. A Defensora é fácil explicar pois está em PMG há mais de 4 anos mas deve haver razões porque a Niterói e a Independencia não foram selecionadas. Talvez porque na época em que tomou-se a decisão de capitanear a UNIFIL, ambas estivessem envolvidas em outras missões ou manutenções então selecionou-se as 3 fragatas que estariam mais “livres” ao longo dos próximos anos e limitar-se a 3 significa que a experiencia… Read more »

Carlos Soares

“Mas é apenas suposição, também gostaria de saber os reais motivos.”

Um marinheiro já postou no PN:

Essas naus para cumprir a missão estão sendo “enxertadas” com “coisas” de outras naus que estão sendo canibalizadas.

Estamos “aposentando” embarcação de guerra com menos de 25 anos de vida por falta de grana.

Uma vergonha.

Deveriam transformar a MB em GC e ponto.

eriksondb

Agradeço sua resposta Alexandre, mas minha dúvida era oque o Dalton tentou explicar.

Abs

daltonl

“Essas naus para cumprir a missão estão sendo “enxertadas” com “coisas” de outras naus que estão sendo canibalizadas.” Todas as marinhas fazem isso incluindo a US Navy que degrada certos navios retirando peças e pessoal e embarcando em navios que precisem ser desdobrados e o navio degradado que “se vire”. Quanto a baixa da Frontin… Lá também irão retirar de serviço por exemplo o USNS Bridge agora semana que vem, com apenas 16 anos de serviço, o mais novo dos 4 grandes navios de apoio logistico por falta de grana. Não contentes com tantas baixas para 2015 agora fala-se em… Read more »

Carlos Soares

“Sempre guardadas as devidas proporções, entre eles e nós, claro.”

Não precisa ser com eles não.

Tem Armadas de países bem “mais acanhados” que dão de dez na bagunça que se tornou nossa MB.

Posso afirmar, pois são meus impostos e de milhões de brasileiros que pagam esses devaneios.

Respeito a esmagadora maioria dos membros das FA’s,
mas realmente defender o indefensável …. não dá.

Ms como diz o Juarez, Jesuixxxx tá vendo e nada como um dia após o outro e uma noite entre dois dias.

Carlos Soares

“Só há ventos favoráveis para quem sabe aonde vai.”

daltonl

Quais são estas “Armadas” de países mais acanhados que nós que conseguem fazer o que nem a US Navy consegue ??

Leonardo Pessoa Dias

Crise de reaparelhamento e custeio – ou seja, financeira – todas as marinhas estão passando. Onde e como investir os recursos em franca redução é a pergunta que todos os países do mundo estão se fazendo. E penando para responder. Não vejo, e nunca ví, a MB ou qualquer FFAA em estado de desorganização e precariedade que justificasse chamar de “bagunça”. Muito pelo contrário. Acho que a marinha dos hermanos seria um exemplo de “bagunça”. A nossa ainda está bem acima na graduação de sujo ou mal-lavado. Aliás cabe lembrar que esta não é, e não será, a última crise… Read more »

Carlos Soares

“daltonl
28 de setembro de 2014 at 21:55 #

Quais são estas “Armadas” de países mais acanhados que nós que conseguem fazer o que nem a US Navy consegue ??”

Me referi a MB e não a US Navy, bem diferente.

Carlos Soares

Será que terei que passar horas procurando diversos comentários de marinheiros na ativa, na reserva e outros militares “espinafrando” o AC da MB. Porquê horas ? Porque são centenas de matérias no PN. A MB é uma bagunça, fica de joelhos para o MD e os patifes que comandam este pais e ponto. Não me refiro ao corpo de marinheiros que amam e honram a farda, mas no AC há devaneios e ponto. Eu e dezenas de milhões de brasileiros somos sócios disso ai, pagamos impostos e que são muito mal gastos. Construir Sub Nuc com quem estão de mãos… Read more »

MO

CA cara como vc sabe, não sou muito de firulagem com macaquices, mas acho que a missão que lhes foi designada la nos turquinho (Capitânia ee afins) ela cumpriu sim (Acho que la no mediterraneo poderia ser um navio menor, SALVO a necessidadedotamanho pra embarque de estado Maior and afins … lembrar que é área de baixa intencidade de combate e alta intencidade de provocações doscara …

Abs

MO

em tempo

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/…/mv-tian-yang…

10 photos

daltonl

Não é preciso ser marinheiro da ativa, reserva, etc, para saber que a situação da marinha está ruim. Navios que saem pouco para o mar, que são canibalizados para cumprir missões, inclusive canibalização de aeronaves embarcadas, falta de pessoal, falta de verba para manutenção, etc. está ocorrendo o tempo todo em todo lugar. Você escreveu que: “Tem Armadas de países bem “mais acanhados” que dão de dez na bagunça que se tornou nossa MB.” Então, quais seriam tais Armadas ? Não lembro de comparações feitas aqui no PN onde marinhas mais acanhadas estariam em melhor situação mesmo que guardadas as… Read more »