USS ‘Kitty Hawk’ (CVA 63) e seu grupo aéreo no início dos anos 1970

21

O USS Kitty Hawk com seu impressionante grupo aéreo de Phantoms, Corsairs, Intruders, Sky Warriors, Vigilantes e Hawkeyes, dos esquadrões VF-114,VF-213, VA-52, VA-192, VA-195, RVAH-6, VAQ-133, VAW-114 e HC-1.

USS Kitty Hawk

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Guerra do Vietnã e com pelo menos 80 aeronaves a bordo,
na época os NAes da US Navy eram tratados como CVA
(ataque) e só a partir da entrada em serviço do S-3 é que a denominação mudou para CV dando um aspecto mais
flexível incluindo a luta antisubmarina.

jacubao

E pensar que foi oferecido ao Brasil…
Dariam um poder monstruso a nossa marinha, sem dúvida, mas seria impossível mante-lo em operação devido ao custo operacional…

Oganza

Daltonl,

só completando, que essa mudança foi parte da “polêmica” administração do Almirante Zumwalt e seu conceito Alto-Baixo, mas de certa forma ele acabou contribuindo para o que a USN se tornou, com partes de seu conceito Alto no Baixo e partes do Baixo no Alto… rsrsrs

Grande Abraço.

daltonl

Jacubão… você está confundindo com o Independence CV 62 que foi descomissionado em 1998 com pouco menos de 40 anos e na época certa para substituir o Minas Gerais. Aliás, muito conveniente o período o que sempre me levou a suspeitar se de fato foi oferecido ou se oficiais de nossa marinha foram inspeciona-lo de forma discreta porque nunca li nada sobre tal oferta e nós não teríamos a menor condição de mante-lo de qualquer jeito. O Kitty Hawk foi descomissionado em 2009 e posto na reserva e a idéia é mante-lo até o comissionamento do futuro USS Gerald Ford… Read more »

daltonl

Oganza…

de fato a mudança ocorreu sobre o comando de Zumwalt mas a proposta de embarcar aeronaves de guerra antisubmarina nos grandes NAes ele copiou do
Almirante Holloway que mais tarde também seria
Chefe de Operações Navais.

Zumwalt é mais conhecido por propor um navio menor
que substituiria os antigos Essex convertidos em NAes
antisubmarinos o último dos quais deu baixa nos primeiros anos da década de 1970 ,como o proposto SCS para controle marítimo que os espanhóis aproveitaram e construíram o Príncipe de Astúrias.

abraços

Ozawa

Breve, será descomissionado em dezembro de 2014 e oferecido aos entusiastas em diecast de escala 1:700:

http://www.aikensairplanes.com/uss-aircraft-carrier-kitty-hawk-cv-63-1-700-forces-of-valor-fv-86016/

Ozawa

Na verdade recomissionado…

daltonl

Galante… Pois é, o Saratoga foi descomissionado em 1994 e imediatamente “stricken” da lista de navios…nem mesmo passou para uma reserva semelhante a que o Kitty Hawk encontra-se que foi descomissionado mas não ainda “stricken”. Em 1998 ou mesmo antes o Saratoga já estaria “para lá de Bagdá” já que não recebeu os cuidados necessários para uma possível venda ou reativação, mas, se oficiais da marinha foram inspeciona-lo valeu ao menos o passeio pois não seria econômico reforma-lo e nem teriamos como mante-lo. Já o Independence, ao menos em 1999 ainda estava em boas condições e segundo o ” Sr… Read more »

Carlos Soares

Muito bom.

Já nós ……

João Filho
Reinaldo Deprera

A-6 Intruder, um dos caças-bombardeiros mais belos e com muita história pra contar. Sou “fãnático” pelo Intruder.

Save Ferris!

daltonl

O A-6 não era um caça-bombardeiro, era classificado como aeronave de ataque e destinado aos esquadrões
“VA” de ataque.

O esquadrão incluía normalmente 4 aeronaves KA-6 que eram A-6s sem capacidade de ataque noturno ou com qualquer tempo, mas, não foram usados para bombardeio diurno porque eram extremamente necessários como aeronaves reabastecedoras.

Uma pena o Intruder II ter sido cancelado, mas, com o fim da guerra fria o orçamento da marinha despencou.

Ozawa

Não foi nenhum primor da teledramaturgia sobre a guerra…, foi muito caricato aliás…, mas também foi um filme curioso pelo protagonista aéreo que teve. E isso numa época de Tomcats e Phantons…

Intruder A-6 – Um Vôo Para O Inferno (1991)

daltonl

Filminho ruim Ozawa e o NAe Independence foi usado como o fictício USS Shiloh.

Na época 1991, já havia um navio chamado Shiloh, um
cruzador classe Ticonderoga que encontrava-se em fins de construção mas já lançado ao mar e batizado.

Ozawa

Sim, Dalton, como disse. Apenas a curiosidade de ter um Intruder como protagonista…

Iväny Junior

Esses f-4 ainda eram sem canhões, tinham que levar canhão em pod que tinha a mira de uma britadeira. Importante também notar que todos eram biplaces, com a cultura de um piloto e um oficial de armas e radar. O RA-5 salva a foto em termos de beleza.

Reinaldo Deprera

daltonl, valeu pelas informações. Sempre chamei esse tipo de aeronave de caça-bombardeio, sempre achei apropriado o termo para diferenciá-los dos bombardeios dedicados com outro perfil de voo e carga paga. Porém, o termo aeronave de ataque é melhor, e agora sei, o mais correto.

Gosto demais de aviação para deixar de comentar, mesmo sabendo que corro sérios riscos de cometer erros nas terminologias e jargões aeronáuticas. Mas o faço já esperando a correção dos colegas 😀 vlw

Save Intruder!

daltonl

E sou um grande admirador do Matthew Broderick pelo
Ferris e também pelo papel do Coronel Shaw no filme “Glory” ou “Tempo de glória”, você assistiu ?

abraços

Reinaldo Deprera

daltonl, sim, claro! Grande filme! Alias, dos melhores sobre a guerra civil americana, na minha opinião. Ele é um grande ator. Como deve saber, deu pouca sorte na telona, mas no teatro ele é respeitadíssimo também. Mas confesso que o meu filme favorito dele é o Ferris Bueller Day’s Off (Curtindo a vida a doidado). O diretor do filme também é um monstro, me fugiu o nome dele. Ele fez Esqueceram de mim, Clube dos 5, Antes só do que mal acompanhado, todos os Férias Frustradas e outros…enfim…o estilo cinema adolescente diz muito do que sou, do que penso da… Read more »

daltonl

Clube dos 5 ? Esse é um que fiz questão de ter em
DVD já há muitos anos atrás …John Hughes…outro dos “grandes” que partiu cedo.

Na minha opinião, você foi muito feliz ao escolher seu
avatar e sempre me traz boas recordações quando o vejo.

abraços