Ex-ministro Karam presenteado com livro do monitor ‘Parnaíba’

3

Roberto Lopes e o Almirante Alfredo Karam

Roberto Lopes
Enviado Especial ao Rio

 

“Na verdade, nunca deixamos a Marinha, estamos sempre com ela no pensamento”

Almirante Alfredo Karam em entrevista
ao jornalista Ali Kamel, da Revista Afinal. 1985.

 

Vinheta ExclusivoO ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra (reformado) Alfredo Karam, de 89 anos, recebeu de presente, no último dia 9, um exemplar do livro “Monitor Parnaíba – 75 Anos, Mais do que um Navio, uma História da Marinha”, de autoria do historiador Fernando Ribas De Martini.

A obra, editada pela Aeronaval Comunicação – mesma editora da Revista Forças de Defesa – e ricamente encadernada, foi preparada com o apoio da Marinha do Brasil, e entregue a Karam, no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Lopes, integrante da equipe editorial da trilogia de sites e revista Forças de Defesa.

O ex-ministro foi oficial de máquinas do “Parnaíba” no fim da década de 1940. Emocionado, ele prestou um breve depoimento ao Poder Naval sobre esta sua comissão na região central do país:

“Eu era tenente e servia no contratorpedeiro ‘Benevente’ quando recebi ordens para me apresentar em Ladário. Viajei em companhia de dois outros jovens colegas. Naquela época Ladário era tido como posto de sacrifício, o que para mim não pareceu assim. Fui oficial de máquinas do ‘Parnaíba’, e me lembro que, aquela época, além dele havia também o monitor ‘Paraguassú’. Recordo bem que, certa feita, foi preciso serrar o mastro principal do ‘Parnaíba’ para que ele pudesse passar debaixo de uma ponte sobre o rio Paraguai que deveria ser inaugurada pelo então presidente Gaspar Dutra.

Guardo as melhores recordações do meu serviço a bordo do ‘Parnaíba’, e por isso fico muito emocionado com o livro que acabo de receber. Agradeço à Aeronaval Comunicação, ao editor-chefe Alexandre Galante, e aproveito para cumprimentar o atual comandante e toda a tripulação do meu querido navio ‘Parnaíba’. Sejam todos muito felizes!”

Em seus 46 anos de serviço, encerrados em março de 1985 – quando transmitiu o cargo de ministro ao almirante de esquadra Henrique Sabóia –, o almirante Alfredo Karam foi comandante de Operações Navais, do 1º Distrito Naval e diretor-geral de Pessoal da Marinha. Atualmente é o decano dos submarinistas brasileiros. A 28 de março próximo completará 90 anos de idade.

FOTO: Beth Heluey

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto Rezende

Por acaso o Roberto Lopes teve a oportunidade de
perguntar ao “padrinho” Alte Karam sobre seus sentimentos sobre seu amigo e vizinho Alte Leal Ferreira que assumiu o recentemente o Comando da Marinha ?

Fernando "Nunão" De Martini

Gilberto, o novo comandante só vai assumir em 6 de fevereiro, segundo matéria do próprio Roberto Lopes. Assim, ele não assumiu recentemente, como você escreve, mas sim teve seu nome anunciado.

De qualquer forma, acredito que você terá resposta em breve à sua pergunta.

Sobre o assunto da matéria, vale acrescentar que quem fica emocionado sobre a experiência do almirante Karam em receber o livro do monitor Parnaíba somos nós, pela oportunidade de presentear nosso trabalho a esse ilustre ex-tripulante do “Caverna Mestra da Armada”.

Felicidades para o senhor também, almirante Karam!