Colômbia interessada em uma segunda corveta classe ‘Donghae’

17

Corbeta_Corea_Colombia_Armada_Nacional_ARC_Nari_o_Anyang

Roberto Lopes

Vinheta ExclusivoA Marinha da Colômbia começou a examinar com a Marinha da Coreia do Sul, a possibilidade de receber por doação, da Força Naval asiática, uma segunda corveta da classe “Donghae”, de 1.100 toneladas.

A primeira, batizada de “CM-55 Nariño”, foi entregue aos colombianos em julho do ano passado, e incorporada à frota sul-americana na terceira semana de outubro.

Em 2011, em meio a uma ampla negociação aberta pelo governo de Bogotá para adquirir navios-patrulha costeiros e mísseis superfície-superfície Haeseong I (similares ao americano Harpoon) fabricados pela Coreia do Sul, os almirantes coreanos ofereceram aos colombianos, de graça, quatro corvetas porta-mísseis classe “Pohang, de 1.200 toneladas, construídas na segunda metade da década de 1980.

A Coreia possuía em estoque embarcações de patrulha dotadas de mísseis Exocet MM-38, para o combate naval de superfície, e outras, destinadas à guerra anti-submarina, equipadas com lançadores de mísseis Harpoon, um reparo duplo para o lançamento de torpedos americanos Mk.46 e paiol para uma dúzia de cargas de profundidade Mk.9.

A Marinha colombiana, entretanto, hesitou, e preferiu incorporar, inicialmente, apenas uma unidade – e não da classe “Pohang” ofertada, mas sim de um tipo ligeiramente mais antigo e menos bem artilhado, conhecido como classe “Donghae”, que se destina, especificamente, à defesa costeira.

Os colombianos argumentaram que não teriam, naquele momento, disponibilidade de pessoal para assumir a operação de quatro embarcações com porte acima de 1.000 toneladas, e nem tinham interesse nos mísseis MM-38 – considerados antiquados –, ou nos lançadores de Harpoon (já que os mísseis americanos não viriam com os navios).

pcc751

Pacífico – A segunda “Donghae” deve ter o mesmo destino da primeira: a Força Naval do Pacífico da Armada colombiana, que também está recebendo os navios-patrulha ligeiros CPV-46, de projeto sul-coreano. Cada uma dessas embarcações desloca 283 toneladas, está dotada de um canhão de 25mm e tem autonomia para navegar por 17 dias sem precisar reabastecer.

Em linhas gerais, o plano do Estado-Maior da Armada da Colômbia é designar para a Força do Pacífico – guardiã de uma área marítima de 339.100 km² – os seus meios mais leves, concentrando na Força Naval do Caribe e na região do Comando Específico de San Andrés y Providencia, os seus navios mais pesados: quatro fragatas classe “Almirante Padilla”, de 2.300 toneladas, a flotilha de submarinos IKL-209/1200 – que ainda este ano (ou no primeiro semestre de 2016) será reforçada por dois barcos U-206 (450/500 toneladas) comprados aos estoques da Marinha alemã – e os seus dois navios de patrulha oceânica classe Fassmer 80, de 1.780 toneladas.

À Força Naval do Caribe cabe manter a soberania colombiana em um perímetro de 589.560 km². Seus navios têm a incumbência de vigiar as águas fronteiras com o mar jurisdicional da Venezuela, e de fornecer unidades de reforço à flotilha da estação de guarda-costas sediada em San Andrés, onde há um clima de tensão com embarcações de bandeira nicaragüense.

Ecopetrol – No fim de 2014, o comando da Armada colombiana admitiu que poderá aprovar a aquisição de até 42 patrulheiras tipo CPV 46 – parte delas fabricada na Colômbia.

A cooperação entre os almirantes de Bogotá e de Seul se insere no âmbito de um estreitamento de relações mais amplo dos dois países, traduzido pela abertura do mercado sul-coreano para a estatal petrolífera colombiana Ecopetrol (Empresa Colombiana de Petróleos S/A), na qual o governo tem 80% de participação acionária.

A 20 de outubro último – três dias depois da “Nariño” chegar ao litoral colombiano –, a Ecopetrol anunciou que estava remetendo 1 milhão de barris de óleo cru, tipo Castilla, para serem refinados na Hyundai Oilbank Company, em Seosan, no extremo oeste do território sul-coreano.

Considerada pela Revista Forbes, ano passado, como a segunda companhia petrolífera mais eficiente da América do Sul (depois da Petrobras), a Ecopetrol, no primeiro semestre de 2014, exportou 43% de sua produção para a Ásia, e deseja consolidar essa penetração comercial.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kojak

Simples, prático, passos de acordo com suas pernas, seu T.O. e operando. Olha a realidade vista com responsabilidade: “A Marinha colombiana, entretanto, hesitou, e preferiu incorporar, inicialmente, apenas uma unidade – e não da classe “Pohang” ofertada, mas sim de um tipo ligeiramente mais antigo e menos bem artilhado, conhecido como classe “Donghae”, que se destina, especificamente, à defesa costeira. Os colombianos argumentaram que não teriam, naquele momento, disponibilidade de pessoal para assumir a operação de quatro embarcações com porte acima de 1.000 toneladas, e nem tinham interesse nos mísseis MM-38 – considerados antiquados –, ou nos lançadores de Harpoon… Read more »

John Paul Jones

É isso aí Kojak ….[

O PROSUPER deles funciona e o nosso se arrasta ….

Das 03 FFAA a MB é que mais incorporou o Modo PT de governar, muita pirotecnia e fanfarronice, mas no final resultados pifios ….

John Paul Jones

Só não concordo com o termo “submergindo” ….

Submergir é a expressão usada em um submarino para uma imersão Controlada, no caso da MB ela está descontrolada ou seja “Afundando” mesmo !!! ha ha ha ha

Oganza

Perfeito os Colombianos… 🙂

A Classe Fasmer de patrulheiros, se não me engano, será novinha… com os acentos do passadiço ainda no plástico.

Mas é assim mesmo… quem a mais de 20 anos admitiu que estava em uma Guerra Civil contra a FARC e decidiu não só partir para a Guerra mas ganha-la, sofre dessa doença chamada: Pensar Realisticamente.

Ops… isso não é doença, é Virtude… é Saúde Mental… item com validade vencida em nosso “Almoxarifado”.

Quem pegou… pegou. Quem não pegou não pega mais!!! 😀

Grande Abraço.

rafael oliveira

Fassmer é 0km e feito na Colômbia – tal como no Chile. Essa dupla vai longe.

Kojak

JPJ

Estava pensando no Sub S da España, aquele que só submergiu …… rs,
brincadeira, tua colocação foi muito boa.

Mas os Colombianos continuarão dando bons exemplos, já na Brazilandia………

Kojak

Rafael

seu q vc já viu, mas ………….

http://www.fassmer.de/

Abç

Kojak
rafael oliveira

Caro Kojak,

Apesar de eu comentar também no Forte e no Aéreo, gosto mesmo é de “naviozinho” rsrs.

Conheço e gostos dos OPVs da Fassmer. Mas acho bem improvável que a MB adote algum navio dela.

Abraço!

Pangloss

Pelo jeito, a Marinha colombiana é mais pragmática do que a FAC, a julgar pelas recentes notícias acerca do Kfir operados (?) por lá.

Por aqui, a impressão é a oposta: a MB é uma perdulária irrealista, e a FAB é parcimoniosa.

Luiz Monteiro

Prezado Pangloss, “Por aqui, a impressão é a oposta: a MB é uma perdulária irrealista, e a FAB é parcimoniosa.” Cabe esclarecer que o texto original da Estratégia Nacional de Defesa – END (devidamente publicado) no que tange à MB, devidamente apresentado para o Governo Lula, constava uma única Esquadra, sediada no Rio de Janeiro, com, basicamente, os seguintes meios principais: a) 2 Navios de propósitos múltiplos; b) 18 escoltas; c) 2 navios de apoio logístico; d) 6 submarinos de propulsão diesel-elétrica; e e) Desenvolvimento e construção futura de uma classe de submarinos de propulsão nuclear (não definia números, mas… Read more »

Roberto Lopes

Prezado Comandante Monteiro, boa tarde.

Permita que eu pergunte:
O que o sr. está dizendo é que o Presidente da República (um ex-torneiro mecânico e líder sindical) e o então ministro da Defesa (civil) fizeram essas recomendações de cunho nitidamente militar/estratégico? É isso?
Sem assessoria alguma?

Ou eles apenas ponderaram que a Marinha deveria ter um plano mais ambicioso, e o Almirantado decidiu por mais uma esquadra, navios-aeródromos e o programa PROSUB?

Um abraço.

Luiz Monteiro

Prezado Roberto Lopes, Tanto o Presidente quanto o Ministro da Defesa da época já haviam ido a bordo diversas vezes no NAe São Paulo e em submarinos da Força de Submarinos da MB. Em todos estes “embarques” ouviram sobre a importância destes meios para a defesa do Brasil e suas formas de emprego em tempos de paz, de conflito e a importância de cada um deles para a dissuasão. Da mesma forma, ambos foram apresentados ao Programa Nuclear da MB e sua ambição de construir o submarino de propulsão nuclear. O Ministro da Defesa, independente de quem seja, participa de… Read more »

MO
Roberto Lopes

Comandante,
Grato pela resposta.

O relato que obtive (para escrever o meu livro) sobre esse momento da apresentação da primeira versão da END, foi o de que militares das três Forças, considerando inatendidas as suas expectativas, lutaram (bravamente) para incluir no texto final os meios de que julgavam necessitar.

E que a Marinha foi a Força que mais batalhou pela ampliação e modernização dos seus equipamentos.

Um abraço.

Luiz Monteiro

Prezado Roberto Lopes,

Como disse no comentário acima, Poder Político possui assessores que o influencia e o auxilia na tomada de decisões.

Esse assessoramento é feito também por militares da ativa. Não sei quem foi, nem os motivos, mas a decisão foi da Presidência da República.

Abraços

Farragut

Post deste blog de 2010 que entendo didático na discussão dos limites do poder político e na necessidade de debate. Não parece muito republicano tomar decisão dessa grandeza em círculos palacianos e depois não responder por elas, ficando o abacaxi com os níveis estratégico e operacional.

A revolta dos almirantes
http://www.naval.com.br/blog/2010/02/20/a-revolta-dos-almirantes/