Home Noticiário Internacional Novo submarino nuclear chinês Tipo 093G é um potencial ‘matador de porta-aviões’

Novo submarino nuclear chinês Tipo 093G é um potencial ‘matador de porta-aviões’

4255
2
Type 093G - 1
Type 093G

 

O novo submarino nuclear Tipo 093G da China tem proporcionado à Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy), um potencial “matador de porta-aviões”, relata o Sina Military com sede em Pequim.

Citando a revista internacional Defesa de Taiwan, a reportagem diz que a produção de dois submarinos nucleares tipo 093G – versões melhoradas do Tipo 093 – foram concluídas pela Bohai Shipbuilding Heavy Industry Co, em dezembro, com outro permanecendo em uma doca seca.

A principal diferença entre submarinos Tipo 093G e 093 é que o primeiro recebeu um lançador vertical, capaz de disparar mísseis de cruzeiro e o míssil antinavio YJ-18, disse a reportagem.

A China é um dos únicos países do mundo com submarinos nucleares, mas os fracos fundamentos da indústria e investimentos em P & D significa que os modelos anteriores tinham especificações relativamente pobres. A primeira geração de submarinos Tipo 091 e 092 eram lentos, barulhentos e equipados com armas fracas em comparação com seus colegas norte-americanos, e não foi até a década de 1990 que o programa de submarinos do país conseguiu voltar ao cronograma, acrescentou.

Depois de anos tentando alcançar a dianteira, os Tipo 093 e 094 têm encurtado a distância substancialmente, reduzindo o ruído e melhorando o poder de combate, embora os reatores nucleares chineses ainda estejam aquém das normas dos reatores S6G, S8G e S6W da América.

Type 093G
Type 093G

Com base em fotos disponíveis, o Tipo de 093G também tem uma forma de gota de lágrima tradicional semelhante ao modernos submarinos nucleares estrangeiros, com uma seção transversal em forma de asa projetada para melhorar a velocidade e mobilidade, bem como reduzir o ruído. Juntamente com a capacidade de empregar mísseis YJ-18 mísseis, estimativas conservadoras colocam o poder de ataque do novo Tipo 093G comparável, pelo menos, aos submarinos nucleares ocidentais da época de 1980.

Tomando custo e preço em consideração, o Sina Militar acredita que o míssil YJ-18 é propulsado por um motor turbojato, bem como um foguete de combustível sólido semelhante ao utilizado pelo míssil 3M-54E da Rússia, garantindo a aceleração da ogiva a pelo menos Mach 2.9.

Além de ser um míssil anti-navio, os YJ-18 universaliza os sistemas de mísseis da PLA Navy através de sua compatibilidade com lançadores verticais, o que estabelece uma base sólida para a construção de navios de guerra de superfície com maiores capacidades furtivas.

Type 093G - 3

A imprensa estrangeira estima que a PLA Navy tem 3 ou 4 submarinos nucleares estratégicos, 5 ou 6 submarinos nucleares de ataque  e 2 ou 3 submarinos nucleares de ataque classe “Han” em serviço. O major-general chinês Yang Yi sugeriu que a China precisa aumentar o número de grandes submarinos a um terço da Marinha dos EUA, ou seja, a PLA Navy ainda vai precisar de pelo menos mais quatro submarinos nucleares estratégicos e mais de 10 submarinos nucleares de ataque.

A adição do submarino Tipo 093G, que tem um alcance de ataque de mísseis de 300 km, significa que ele pode fornecer um forte apoio no ataque contra porta-aviões inimigo juntamente com bombardeiros de longo alcance e navios de guerra de superfície. O Tipo 093 também pode usar mísseis de longo alcance para atacar alvos em solo estrangeiro, o que estabelece uma base sólida para o desenvolvimento do submarino Tipo 096 da próxima geração.

Type 093G - 4

FONTE: wantchinatimes.com

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Alexandre Galantedaltonl Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
daltonl
Membro
Active Member
daltonl

“…reatores S6G, SG8 e S6W da América.”

Só uma pequena correção de uma digitação apressada
o do meio é S8G e não SG8.

Os 3 reatores são respectivamente das classes Los Angeles, Ohio e Seawolf. Faltou o S9G da classe Virginia.