Nota de Falecimento – CLC Carlos Eugênio Dufriche

3
dudriche
Carlos Eugênio Dufriche, à esquerda, junto dos amigos Samuel Gorberg e Edson Lima Lucas

 

A Marinha Mercante Brasileira e a Aviação nacional perdeu um ícone. Faleceu no domingo, 22 de fevereiro de 2015, o CLC Carlos Eugênio Dufriche e o seu corpo foi sepultado na manhã desta 2ª feira, no Cemitério São João Batista, lá no Rio de Janeiro.

Eu não tenho ídolos, porque ídolos têm pés de barro, mas se eu quisesse tê-los, certamente o Capitão de Longo Curso Carlos Eugênio Dufriche seria um deles.

amalia_b444_jcrossini

Nascido em 16 de março de 1930, ele era perfeito nas quatro coisas que considero importante em um homem, retidão de caráter, generosidade, sensibilidade e amor aos animais.

Além dessas virtudes indispensáveis, o Dufriche também era uma enciclopédia viva de dois assuntos: navios e aviões.

Kalu - Arraial do Cabo - Carlos Dufriche

Em termos de navios, como um veterano comandante da Marinha Mercante, tendo comandado varios navios, entre eles o Liberty Kalu, Santa Helena, Esso Rio Grande, Esso Porto Alegre, Este, Amália (B 444), Dalila entre outros, e era apenas um dos maiores conhecedores da história da nossa Marinha Mercante, ele era a própria história da nossa Marinha Mercante.

Aficcionado  também por aviões, ele foi piloto privado, tinha um dos maiores arquivos de dados da aviação brasileira e era uma indispensável fonte de consulta para quem quisesse escrever um artigo ou um livro sobre a história da nossa aviação.

Santa Helena - Carlos Dufriche

A quantidade de referências e agradecimentos a ele em artigos e livros sobre navios e aviões brasileiros, chega a milhares, porque ele era de uma generosidade sem tamanho e nunca se negava a dividir os seus conhecimentos e os seus ricos arquivos com qualquer pesquisador que lhe pedisse, incluindo ocomo consultor no livro “História da Marinha Mercante, volume I e II – SDM.

Esso Porto Alegre 01 - Carlos Dufriche

RIP meu amigo, muito obrigado pelas ‘aulas’ que tive com o senhor, Três Longos para o amigo !!!!

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

Primeiro, perdemos o Jackson Flores Jr.. Agora, o Dufriche. E a história da Aviação (e da Marinha Mercante) brasileiras vai se perdendo…

Anatole Trochimczuk Filho

Carlos Eugênio Dufriche foi um grande amigo do meu pai, que foi seu imediato no Kalu. Tenho várias fotos de ambos, ou no navio, ou em algum aeroclube. Ele sempre nos visitava quando ia à Paranaguá. Uma pessoa muito cordial e inteligente.