Fotos e informações da primeira missão de caças navais Rafale M contra o EI

10

Rafale M pronto para lançar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

 

Dois dos caças navais franceses realizaram ataque a campo de treinamento do Estado Islâmico, no Iraque, na manhã de 25 de fevereiro. São doze os caças Rafale M e nove os jatos Super Étendard Modernisé que fazem parte do Grupo Aéreo Embarcado do navio-aeródromo ‘Charles de Gaulle’ nesta comissão

Na manhã de 25 de fevereiro de 2015, dois caças Rafale M (Marine) decolaram do navio-aeródromo francês de propulsão nuclear Charles de Gaulle, da Marinha Francesa, para a primeira missão de ataque a alvos no Iraque. Trata-se de mais um desdobramento da Operação Chammal, que é a participação francesa na luta contra os combatentes do Estado Islâmico (EI, também autodenominado Daech) naquele país.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa (MD) da França, no curso daquela missão planejada do dia 25, a patrulha de dois caças destruiu um campo do EI utilizado para treinar combatentes na região iraquiana de Al Quaim (perto da fronteira com a Síria). Pode-se ver, nas fotos acima e abaixo, as aeronaves prontas para lançamento pelo navio com bombas guiadas sob os pilones subalares e, mais tarde, prontas para enganchar com uma delas já sem as bombas e outra com metade delas.

Dois Rafale M voltam de missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França Rafale M pronto para enganchar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

Ainda segundo a nota, o Charles de Gaulle e seu grupo aeronaval se engajaram na Operação Chammal a partir de 23 de fevereiro, logo após a chegada do navio ao golfo árabe-pérsico, e deverão complementar o componente francês nas missões por cerca de cinco meses. O grupo aeronaval do Charles de Gaulle é constituído pelo próprio navio, por um estado-maior embarcado, de seu grupo aéreo embarcado (12 caças Rafale Marine, 9 jatos Super Étendard Modernisé e 1 avião de alerta aéreo antecipado Hawkeye), pela fragata de defesa aérea Chevalier Paul, da fragata antissubmarino britânica HMS Kent, do navio-tanque Meuse e de um submarino nuclear de ataque (nome não revelado na nota do MD francês) que atua como precursor.

Jato Super Etendard Modernise no convoo do Charles de Gaulle - fev2015 - foto MD França

A Operação Chammal, lançada em 19 de setembro de 2014, mobiliza agora cerca de 3.200 militares, e além do grupo aeronaval do Charles de Gaulle, consiste em doze aviões de caça da Força Aérea Francesa (seis Rafale operando a partir de base nos Emirados Árabes Unidos e seis Mirage 2000D na Jordânia), um avião-tanque C-135FR também da Força Aérea e um avião de patrulha marítima Atlantique 2 da Marinha Francesa.

Rafale M pronto para enganchar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto MD França

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

O pessoal do esquadrão de Super Entertard deve estar doido pra participar da atividade porque estão com os dias contados de operação.

Mas as capacidades de ataque e sobrevivência são exponenciais no Rafale M, que é, segundo os meus botões, o melhor caça naval do mundo.

John Paul Jones

Se o Rafale é o melhor caça do mundo eu tenho as minhas duvidas …., até porque esta não é a minha praia rs ….

Mas que tem que se admirar a capacidade de reação e guerreira dos nossos amigos “Corsários” isto é um fato.

Chama a atenção a rapidez de mobilização para baixar o “cajado” no inimigo, no nosso caso ficariamos apenas com a “retórica” diplomática Bolivariana desse governo ….

Kojak

“Iväny Junior
28 de fevereiro de 2015 at 16:00 #

O pessoal do esquadrão de Super Entertard deve estar doido pra participar da atividade porque estão com os dias contados de operação.”

https://www.youtube.com/watch?v=uFLVtA7r5bc

Concordo, quando eu via os A 4 e os Super Etendard no ARA há muitos anos ficava com uma p ………. inveja.

Espero que os brioches façam bom uso deles nessa missão, provavelmente a última deles.

Kojak

“A fructibus eorum cognoscetis eos”

Kojak
Iväny Junior

Deve ser o sonho desses pilotos. Conduzir o Entertard à aposentadoria com uma cartela de alvos destruidos honrosamente em sua última missão.

Grande abraço Kojak.

Melky Le Faucheur

Vai ser um belo e merecido presente de aposentadoria para o Super Entertard, e após a aposentadoria, deveriam espetar um dos participantes dessa operação em Paris, preferencialmente no Champ de Mars, de frente a École militaire com o nariz apontado para Tour Eiffel e como recado “testiculoso” poderiam até escrever Je Suis Charlie.

daltonl

Não que faça muita diferença, mas, foi informado também
que 4 helicópteros estão embarcados no CDG, sendo
2 Dauphin e 2 Alouette III, que somados às aeronaves de asa fixa descritas dá um total de 26 aeronaves.

rommelqe

Os dois Rafale ao decolar estavam dotados com quatro bombas cada um (Lizard, creio.) Ao retornar, o 19 ( primeira foto do post) ainda estava com duas e era o que tinha o pod que aparentemente faz o papel de designador laser. Pode -se concluir com isso: 1. Sobraram bombas e faltaram alvos; OU 2. O designador lança seus artefatos somente apos ter sido usado como auxiliar do outro jato; cada bomba do designador segue um par de bombas do outro Rafale para ratitificar o acerto no alvo e liberando ambos os jatos de permanecer na zona de maior perigo… Read more »