BPC russo Vladivostok - imagem via DCNS
Concepção artística do “Vladivostok”, que já cumpriu todos os seus testes de mar

 

O governo François Hollande examina a conveniência de remover o navio de projeção de força e comando (BPC) Vladivostok, construído para a Marinha Russa – mas de entrega embargada por motivos políticos –, do porto civil de Saint-Nazaire para um atracadouro do complexo militar naval de Brest – principal base da Marine Nationale no Atlântico.

A notícia, que vazou para a imprensa francesa há cerca de dez dias, foi desmentida no fim da semana passada por uma fonte militar, mas não de forma oficial. A Marinha Francesa faz questão de não se manifestar acerca do possível recolhimento do navio à segurança de um cais às margens do rio Penfeld, na Bretanha francesa.

O Vladivostok, um porta-helicópteros dotado de doca da classe “Mistral”, está pronto há mais de cinco meses, mas sua tripulação recebeu ordem de retornar à Rússia depois que, a 28 de novembro último, o presidente Hollande decidiu só entregar a embarcação – encomendada por Moscou à indústria naval francesa em 2011 –, quando o presidente Vladimir Putin desistir de sua política agressiva em relação à Ucrânia.

Mas a situação política na Europa Central, em vez de desanuviar, agravou-se.

Na sexta-feira passada, o Escritório do Procurador Nacional da Holanda anunciou que, de acordo com suas diligências, a queda do Boeing 777 da Malaysian Airlines sobre uma região do território ucraniano controlada por separatistas pró-Rússia, em julho de 2014, aconteceu em razão do disparo de um míssil do sistema antiaéreo de médio alcance russo Buk M1-2 – e que, por sua complexidade, essa arma só poderia ter sido operada por militares russos (Ver a matéria “Este foi o míssil que matou 298 inocentes a bordo do voo MH-17”, publicada ontem, 22 de março, no ForTe – Forças Terrestres).

porta-helicópteros Vladivostok - foto AP via Voz da Rússia
O BPC “Vladivostok” atracado

 

Sebastopol – O Vladivostok já cumpriu seus testes de navegação em mar alto. Seu irmão-gêmeo, Sebastopol, saiu para a sua primeira prova de mar na semana que passou, e retornou a Saint-Nazaire no fim de semana. Ele deve ser considerado pronto para a entrega ao cliente no início de julho.

Em Brest ficam sediados diversos esquadrões navais da França: navios caça-minas, avisos de patrulha, navios de treinamento e de pesquisas. Do estaleiro da DCNS em Brest foi que saiu, no final da década de 1990, o porta-aviões Charles De Gaulle, de 38.000 toneladas – atual capitânia da Força Naval Francesa.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat

Nessa historinha com os Russos os Franceses só estão passando vergonha mostrando a submissão perante aos Anglos-Americanos e criando uma verdadeira palhaçada.

Pobre França!!!

Não vejo a hora da Marine Le Pen vencer as eleições.

Alfredo Araujo

Soldat… sempre me adimira o tamanho non-sense dos seus comentários…

Isso que você chama de submissão, na verdade, é uma aliança/alinhamento politico-militar que data desde o início do século XX.

Estranho seria se o governo francês proseguisse com o negócio e fortalecesse militarmente o seu mais provável inimigo em uma possível dispulta militar !!!!

Ou você acha que quem é, e sempre foi, a maior ameaça para os países da Europa ?

Kojak

https://www.youtube.com/watch?v=jWx4Ew641Sc

Manda um para Korea do Sul e um para o Japão, adoraria.

As adaptações etc eles fazem com o suporte dos Âmis.

“Não vejo a hora da Marine Le Pen vencer as eleições.”

Pressupõe coligações, compra um coquetel tá:

Ibogaína + PCP

Cette croix sera plus révélateur.

Kojak

“Alfredo Araujo
23 de março de 2015 at 18:02 #”

Onde assino ?

thomas_dw

“Nessa historinha com os Russos os Franceses só estão passando vergonha mostrando a submissão perante aos Anglos-Americanos e criando uma verdadeira palhaçada.

Pobre França!!!

Não vejo a hora da Marine Le Pen vencer as eleições”

Soldat – que tal ler um pouco mais sobre o assunto, voce descobriria que a pressao vem do Japao e de paises da EU e nao dos EUA, quanto a entregar equipamentos militares a Russia, existem tratados que impedem.

Nota quanto a transferencia a base militar se deve aos custos de manter os navios em um porto militar, nada mais do que isto.

eparro

Bem, e se as coisas se “acertarem”, a França entregará à Rússia, aquilo que combinou em contrato?

Soldat 23 de março de 2015 at 17:50 #

Eu gosto de ler seus “contrapontos”, principalmente com esta aparente ênfase antagonista aos anglo-americanos. É sempre bom, pois instiga uma outra visão sobre o tema.

Ah, não concordo com o que você escreveu, mas respeito.

joseboscojr

É visível que o Soldat já coloca em dúvida suas convicções. Ele ainda insiste só pra ser do contra. rrss Não dá pra levar a sério uma opinião que, explicitamente, considera que a toda poderosa França é submissa aos EUA, e vê nisso como, em sendo verdade, algo maligno, mas por outro lado entende como benigna a servidão da Ucrânia à Rússia. Ou seja, de acordo com ele ser servil à Rússia é bom, já aos EUA, é ruim. Como não acredito que ele tenha só o Tico e o Teca dando liga, ele só pode estar brincando. Nosso amigo… Read more »

Alfredo Araujo

Boscão…

Quando vc ler os textos do dito cujo, é só mudar (mentalmente) o nick “Soldat” para “Vovódka”, e imaginar um pouco de caricatura russa nos textos que tudo fica coerente…. kkkk

Soldat

Kakakaka….

As piadas e o fanatismo dos pro-Âmis realmente são ilarias.

Como diz ai o representante da maior oligarquia mundial e donos do império Anglo-Americano e da monstruosidade que é a UE.

O grande Tele Savalla que faz parte do blog e que parece trabalhar na área ou industria farmacêutica.

Haja Gardenal para esses fanáticos pro-âmis.

USA….USA…..USA……

Kojak

https://www.youtube.com/watch?v=mSLJYbhXCkE

Soldat já passou momentos difíceis, compreensível.