Lançamento de míssil Ikara - Foto Alexandre Galante

Por Alexandre Galante

Hoje é um dia especial, reencontrei via Facebook um amigo com o qual não tinha contato há quase 30 anos. Nós servimos juntos a bordo da fragata Niterói, no final da década de 1980.

Relembrando os fatos marcantes dos tempos de embarque na fragata, meu amigo enviou uma foto de 1987, feita durante um exercício de lançamento de míssil antissubmarino Ikara contra o submarino Tonelero.

No dia do exercício, poucos minutos antes do lançamento, com o navio em postos de combate, munido da máquina fotográfica do meu amigo, fui até o alto do hangar para registrar o momento raro. O tenente encarregado de fazer a foto oficial também estava lá.

Prevendo que o barulho do lançamento seria assustador, deixei o dedo preparado no botão para tirar a foto com o susto. Após a contagem regressiva e o tremendo estrondo do motor foguete do míssil, fiquei na esperança de ter conseguido fazer a foto, pois na época você tinha que esperar a volta à terra, dias depois, para revelar o filme e ver o resultado.

A foto saiu um pouco tremida, mas consegui pegar o míssil deixando o lançador. O tenente que estava lá para fazer a foto oficial não teve tanta sorte e não conseguiu fotografar.

Obrigado amigo Jaime Silva pela lembrança.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Parabéns pelo oportunismo. Em 1987, de fato, não se tinha as facilidades de hoje para enviar fotografias quando a bordo. Belo registro.

MO

Guppy, em verdade as faciidades eram as mesmas (meios), a mentalidade e o equipamento fotografico que era “ligeiramente” diferente … rssss

Em tempo =

Um dos nossos (Brasileiro) em fotos Noturnica tiradas a noite (rssss)

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/07/nm-vicente-pinzon-pprp-footos-noturnas.html

5 photos