sábado, maio 28, 2022

Saab Naval

Sem navios disponíveis, Marinha do Brasil contrata companhia aérea para enviar militares ao Haiti

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.naval.com.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Sem meios para chegar ao Caribe, envio de tropas da Marinha será realizado por uma companhia aérea

 

gol

ClippingNEWS-PASem navios disponíveis para navegar até o Carine, a Marinha do Brasil contratou a companhia Gol Linhas Aéreas para realizar o transporte de pessoal e bagagem até o Haiti, onde as forças armadas brasileiras atuam na missão de paz das Nações Unidas para estabilizar o país.

A medida atende à determinação do Ministério da Defesa, que incumbiu a Marinha do Brasil de contratar uma empresa aérea para realizar o transporte do contingente devido ao mau estado de boa parte da frota.

Conforme divulgado pela Secretaria Geral da Marinha, o valor do contrato é de R$ 4.920.392,40. O número de voos necessários para enviar todo o contigente ao Haiti não foi divulgado. Os voos de longa distância da Gol são realizados por aeronaves Boeing 737-800.

Em outras ocasiões, o envio de soldados brasileiros ao Haiti também já foi realizado por aeronaves de transporte da Força Aérea Brasileira, como os antigos Boeing KC-137, que ficou conhecido como “Sucatão” e também serviu como avião presidencial. Em 2013, uma dessas aeronaves se acidentou durante a decolagem na capital Porto Princípe e acabou quebrando o trem de pouso dianteiro ao sair da pista. Nenhum dos 143 ocupantes do avião ficou ferido.

Missão de paz

A missão de paz no Haiti foi criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2004 e o Brasil foi incumbido de assumir o comando. O objetivo da empreitada é estabilizar o país, pacificar e desarmar grupo guerrilheiros e rebeldes, promover eleições livres e formar o desenvolvimento instituicional e econômico do país, que é um dos mais pobres do mundo.

Em 2011, o Brasil também assumiu o compromisso de ajudar na reconstrução do Haiti, que foi severamente abalado por um terremoto em 2010, incidente que matou 18 militares brasileiros. Também estão presentes no país militares da Argentina e do Chile.

FONTE: Airway

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João Filho

Marinha do Brasil??? Aonde??? Ainda existe isso???
Vergonha!!!

XO

Apenas o pessoal vai por ANV… contiuamos a enviar o MAT por meio de Navios, sendo a próxima etapa para agora em OUT.
Abraço a todos.

Augusto
Augusto

Continuando o off-topic: seriam especificamente 4 mísseis de cruzeiro, dos que foram lançados do Mar Cáspio. Ainda não há notícia de feridos/mortos e a CNN está informando que a notícias precisa ainda ser confirmada.

Augusto

a notícia*

Luiz Monteiro

Prezado XO, Permita-me traduzir para os leigos o seu comentário. O que o XO quis dizer é que a contratação da GOL é tão somente para transporte de pessoal e bagagens. Os materiais, equipamentos, e tudo o mais que tem grande volume continuará a ser transportado pelos navios da MB. Esta contratação serve para substituir os voos anteriormente operados por aviões da FAB. Contudo, ao invés de designar a FAB para realizar essa contratação, o Ministério da Defesa entendeu que a MB possui maior expertise. Assim, coube à MB realizar a seleção da empresa. Por falar em transporte por navios,… Read more »

Luiz Monteiro

Prezados,

Com intuito de recuperar a operacionalidade dos escoltas, a MB, por meio da DGMM, contratou a empresa NITNAVE MANUTENÇÃO E SERVIÇOS NAVAIS LTDA-ME para prestação de serviço de reparo de estruturas de alumínio de Fragatas Classe “Niterói”.

Da mesma forma, contratou a empresa INDUSMEP-RIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA- ME para realizar o serviço de retirada, reparo e instalação de 700 válvulas das corvetas da Classe “Inhaúma” e da “Barroso”.

Abraços

Juarez

Buenas Almirante, Buenas XO, mas que mal lhes pergunto:

Quem é o próximo “carroceiro” na escala para o Haiti?

Caro Alm LM, podemos “suposicionar” apartir desta ação da DGMM que em específico se falando de classe Inhaúma que além da JUlio de Noronha a Jaceguay e a inhaúma vão ser mantidas em carga?

G abraço

XO

Prezado Chefe, obrigado pela traducao… saiu criptografado, rsrsrs… e parabens ao CMG Juarez, meu veterano de Escola Naval… grande figura !!!
Prezado Juarez, quem vem eh o Saboia, de novo…
Abraco a todos…

John Paul Jones

Para mim uma sabia decisão da MB independente da penuria naval.

É mais barato, mais rapido e menos cansativo para a tropa.

O US Army é transportado da mesma forma.

Por mim até o material iria de avião …..

Lyw

US Army transportado por empresas aéreas civis? Onde isso aconteceu?

John Paul Jones

Na mobilização da Guerra do Golfo de 1991.

quase 10000 homens foram transportados pela DELTA, CONTINENTAL, AA e outras.

abs

John Paul Jones

Uma correção, na verdade a CRAF (Comando da Força Aérea de Reserva) movimentava mais de 5000 homens por dia seguindo o seguinte histórico logistico: Números do transporte aéreo: Pessoal – Inicial 186.179 / Reforço 283.510 Média de Saídas Diárias: 15 C – 5, 30 C – 141 e 10 Aeronaves Civis (normalmente 747) Carga (ton) – Inicial 155.481 / Reforço 275.430 Média de Saídas Diárias: 15 C-5, 30 C-141 e 06 Aeronaves Civis ou seja Lyw, somente nós Tupiniquins empurramos um navio com mais de 50 anos para levar carga humana e material ao Haiti. Quem fez a viagem anual… Read more »

XO

Fiz as minhas ASPIRANTEX no NDD Ceará em 1991 e 1993… viajar em “bando” é ruim, mas o Navio atendeu bem…

daltonl

“Por mim até o material iria de avião …..”

Para transportar pessoal sim, mas, não seria econômico
transportar veículos e demais carga em aeronaves, nada
como um navio, principalmente se já orientado para tal função.

Vader

Amigos, a diferença é que o US Army quando mandou seus soldados para a Guerra do Golfo via aviação regular o fez porque era mais barato, prezando pela eficiência e pelo melhor gasto público, e não porque não dispunham de meios navais ou mesmo aéreos para fazê-lo, se fosse necessário. Não douremos a pílula: não possuir meios de enviar a de resto minúscula força expedicionária brasileira ao Haiti é uma vergonha para a Marinha e, principalmente, para o Brasil. PS: lembrei-me de uma cena muito engraçada do filme “Jarhead” em que os caras dentro do B-747 indo pra Arábia Saudita… Read more »

Wellington Góes

Poggio, realmente, se tal episódio acontecer a cena deve ser cômica. Mas olha, não duvide, pois é capaz que aconteça. Rsrsrs

John Paul Jones

Não resta duvida que é uma vergonha, mas se eu fosse Naval preferia ir de avião rs ….

A GOL tem a menor média de idades das aeromoças nacionais !!! ha ha ha.

A TAM tem mais aerovéias !!! ha ha ha ha

MO

Ahhh faltando ApLog ..ahtah o NDMresolve … kkkkkkkkkkkkkkk voltando a ficar na minha… kkkkkkkkkkkk

EM TEMPO =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/10/mv-punta-9aa8821-handy-max-dauljanik.html

10 photos

MO
Juarez

Senhores, off topic, mas nem tanto, parece que o Italiano dos bilhetinhos do Fernando Baiano eram mesmo o da Fincantieri:

http://www.oantagonista.com/posts/baiano-entregou-o-italiano

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezados, Por falar em navios anfíbios, a MB, por meio da Secretaria Geral, da Diretoria de Administração, transformou o Grupo de Recebimento do Navio Doca Multipropósito “Bahia” em uma Organização Militar (OM), devidamente cadastrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A atividade econômica principal será de fiscalização. Segue abaixo a Portaria nº 65/DADM, de 24 de setembro de 2015: S E C R E TA R I A – G E R A L DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 65/DADM, DE 24 DE SETEMBRO DE 2015;. Inscrição de Organização Militar (OM) no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O… Read more »

Juarez

Caro Alm LM, fiz uma pergunta dirigida ao se hor num post anterior sobre o destinodaInhauma e Jaceguay, seria muito interessante se o senhor pudesse ir adiante no assunto.

G abraço

BrancoF-16

A marinha com certeza pelo menos ao meu ver, é das três forças, a que hoje não possuí capacidade em termos de material de realizar praticamente nada das obrigações que lhe caiba. A logística e a comunicação sempre me pareceu algo muito precário e frágil nas três forças. Ainda a respeito da matéria, já acho muito duvidosa a capacidade de mobilização de deslocamento de meios dentro do próprio território nacional. Como o Vader bem disse, é uma vergonha para MB e para o Brasil, país que tem um território imenso, população acima de 200 milhões, riquezas e economia dentre as… Read more »

BrancoF-16

Off topic: como faço para conseguir comentar no poder aéreo e no forças terrestres também ???

Se alguém puder ajudar
Att.

daltonl

Bronco… se você pensar que a FAB tem como espinha dorsal 46 F-5Ms incluindo 3 biplaces com uma taxa de disponibilidade não muito boa já que vários estão passando por algum tipo de manutenção verá que são necessários 2 esquadrões para fazer o trabalho de um ainda mais que até agora os Mirage 2000 não foram substituídos. A marinha desde 2011 tem mantido uma fragata no Líbano e para fazer isso são necessários pelo menos 3 navios operando sob rodízio já que é preciso levar em conta a viagem de transito, manutenção após o retorno, treinamento, etc. Desde 2004 a… Read more »

MO

O problemas é que nao ha perspectivas proximas …

em temp =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/10/pctc-lavender-ace-3ffs3-capacitado-para.html

4 photos

Juarez

Nem próximas e nem longas MO, acabou a festa, não pagaram o o salário do síndico e o local está sujo para caramba.
A única saíde é o velho Tio lá de cima abrir as portas de esperança.

G abraço

MO

É Juarez, fico imaginando como que tem ou o que sobrou as perspectivas de utilização do próprio NDM …

Abs

em tempo, mais um ro/ro (rssss levava tudo isso ai de todos juntos rssss … incruziveu com video

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/10/pctc-global-leader-c6su5-video-e-imagens.html

Juarez

Dois destes aí e dava para mandar os dois caveleiros da tavola redonda e mais o M Maia para sucata e ia sobrar navios ainda.

G abraço

Luiz Monteiro

Prezado amigo Juarez, Lerei e te responderei lá. Obrigado pelo aviso, não li sua pergunta. Aos comentaristas com vergonha da MB, esclareço que todas as comissões previstas para a MB na Missão de Paz do Haiti foram integralmente cumpridas por seus meios navais. Inclusive quando o NDD Ceará apresentou problemas, foi substituído pelo NDCC Almirante Saboia, que completou a comissão. Coincidentemente, isso ocorreu em um vôo que fiz recentemente, onde fomos obrigados a trocar de aeronave por problemas técnicos. Porém, a viagem foi realizada. O título da matéria induz ao erro. O NDCC Almirante Saboia cumprirá a comissão programada para… Read more »

Juarez

Caro Alm LM, eu não vejo problema algum em enviar tropas em missões de paz em aeronaves civis contratadas, que seguramente vai custar mais barato de que custaria enviar 07 caximbando combustível, comendo ciclo e com riscos.. Bueno, como o senhor bem colocou, os Cavaleiros da Távalo Redonda vão carregando o piano, o que acontence, já que nós emendamos o assunto, é que estes acabam sendo sugados e não conseguem parar no tempo programado para suas manutenções preventivas, sejam elas de pequena monta ou que toquem ser de maior monta e aí viram um “Frontin 2″ Jason Live”. Quanto ao… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Juarez, Concordo contigo. Também não vejo problema nenhum em substituir aeronaves da FAB por aeronaves de companhias aéreas. Assim como, não veria nenhum problema se contratassem navios mercantes para realizar o transporte dos equipamentos pesados, tais como blindados e outras viaturas. Meu comentário tinha como único objetivo esclarecer que esta contratação da GOL não decorre da falta de navios como dito no título da matéria. Aproveito para repassar abaixo, a íntegra da Portaria nº 1.350, de 17 de junho de 2015. MINISTÉRIO DA DEFESA PORTARIA N 1.350, DE 17 DE JUNHO DE 2015 Designa a Marinha do Brasil para… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Juarez,

Não consegui localizar sua pergunta. Posso pedir que a repita aqui, para que, se possível, possa responder?

Abraços

Juarez

Caro Alm. Lm, copio aqui a pergunta:

Juarez 8 de outubro de 2015 at 18:10 #

Buenas Almirante, Buenas XO, mas que mal lhes pergunto:

Quem é o próximo “carroceiro” na escala para o Haiti?

Caro Alm LM, podemos “suposicionar” apartir desta ação da DGMM que em específico se falando de classe Inhaúma que além da JUlio de Noronha a Jaceguay e a inhaúma vão ser mantidas em carga?

G abraço

BrancoF-16

OFF topic: Se for do interesse dos editores abrir novo tópico para discussão.

Estava lendo alguma coisa sobre navios na internet, quando esbarrei com a Freedom class littoral combat ship da marinha americana, e gostei bastante do navio, me pareceu um bom projeto, gostaria da opinião de vocês sobre essa classe??

Me parece que poderia ser uma boa opção para MB pelas informações que li, não me pareceu ser muito barata, porem o que mais me chamou a atenção é o deslocamento dessa classe, praticamento o mesmo das nossa fragatas da classe Niterói.

MO

um projeto que nao serviu pra nada, fizeram uma frescurada poresta tranqueira e a USN não sabe o que fazer com esa jaca, um bibelot cro para caramba …. e fei pra carai tbm …

[…] in the absence of available ships to maintain the logistics link with Haiti, the Navy has been forced to contract commercial air services to Haiti in October […]

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