Littoral Combat Ship (LCS) da US Navy vão receber mísseis antinavio

18
Dez anos após o primeiro navio LCS ser comissionado, a Marinha dos EUA finalmente ordenou um míssil de longo alcance para esses navios, cuja única arma é uma torre de 57mm. O Naval Strike Missile é feito pelo grupo Kongsberg da Noruega. (Foto de Kongsberg)

140923-N-MB306-007

O site americano Defensenews noticiou que o contra-almirante Pete Fanta, diretor de guerra de superfície do Pentágono, emitiu uma diretiva em 17 de setembro pedindo a instalação de um míssil antinavio OTH (Over The Horizon – Além do Horizonte) não especificado a bordo dos LCS Freedom e Coronado, os dois navios programados para o próximo “deployment”. O Freedom deve partir para o Pacífico Ocidental durante o primeiro trimestre de 2016, enquanto o Coronado deve seguir no segundo ou terceiro trimestre.

Fontes indicam que os mísseis instalados devem ser o Boeing Harpoon e o Kongsberg Naval Strike Missile (NSM), que já foi disparado em testes pelo Coronado.

Desde o cancelamento do míssil Non-Line-of-Sight (NLOS) em 2010 os LCS ficaram sem um míssil antinavio e a instalação dos mísseis Hellfire só servirá para atacar alvos menores.

O aumento das tensões no Mar da China deve ter obrigado a Marinha dos EUA a acelerar a instalação de mísseis antinavio nos LCS, que têm sido criticados pelo fraco armamento embarcado.

Assista abaixo ao vídeo do teste de lançamento do míssil NSM no Coronado, realizado no ano passado.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Quero que o nome do Juarez mude pra Maria José se não for o Harpoon.

Oganza

Bosco, eu acho que vai ter um lobby pesado ai da Noruega nessa licitação… os caras são abertamente os maiores apoiadores do F-35 e em uma situação diferente da Britânica por exemplo, que simplesmente não tem escolha ou opção na mesa. Além de já estarem oferecendo o JSM para os F-35 americanos e afins. A pergunta é: Independente de qual missil seja instalado, onde é que colocariam isso no Freedom? E o Coronado, vai de “gambiarra no convés mesmo? O LCS II pode ao menos num futuro incerto e com “menos complicações” aparente ter a configuração abaixo com 32 celulas… Read more »

MO

não falei que os cara nao sabiam o que fazer com esta jaca … naviozinhu fru fru fei pra carai e ai alberto ? “a gente fazemos o que com saporra ” …. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Em tempo e não mais ums dos videos do amazonas viu ….. kkkk

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/10/manobras-entre-os-dias-4-e-22-de-outubro.html

24 ships / 43 photos

joseboscojr

O problema do navio é que não dá pra colocar tudo ao mesmo tempo. Se forem instalar SSMs no LCS I, terão que tirar os canhões Mk-46.
Se for no LCS II, deve ser no espaço reservado atrás do canhão.
Não tinha nada e agora querem enfiar um monte de coisa.
Armas fixas: canhão Mk-110 e lançador de mísseis RAM.
Armas opcionais: mísseis Hellfire Longbow ou canhões Mk-45 ou mísseis SSM.
É esperar pra ver. Devem ter contratado o Mister M como projetista. rrsrss

MO

Ow Bosco, mas sera que vao colocar mesmo tudo isso ? me pareceue nao sabem o que vão fazer com eles …

abs

Oganza

MO,

nunca pensei que um NPaOc fosse gerar tanta polêmica,,, enfim deixa quieto.

Grande Abraço.

Bosco,

esses QTR dos LCS foram um conceito que resolveram operacionalizar… só podia dar M… rsrsrsrs

Grande Abraço.

BrancoF-16

Boa noite senhores Gostaria de tirar um pouco do tempo de vocês, pelo menos dos que se disporem para tal, para me explicarem o que há de tão ruim na Classe Freedom (LCS), seus pontos negativos, defeitos, qualidades e tals, já que careço de conhecimento principalmente em assuntos relacionados ao meio naval. Pelo pouco que li sobre a classe, eu ainda assim simpatizei com o navio e ai faço outro questionamento, já que esse seria o tópico correto para tratar do assunto e não no outro post anterior como eu fiz. Essa classe possui deslocamento total próximo ao da classe… Read more »

Oganza

Branco, O LCS tanto a modelo 1 (Freedom) como a modelo 2 (Coronado) são frutos de uma concorrência que visava substituir a classe OHP da US Navy. Acho que para entender a nossa implicância com o LCS vc tem que entender a classe de navios que o LCS pretende substituir. As OHPs foram os navios responsáveis pela “Patrulha e manutenção dos ‘Mares Abertos’ ” durante toda as décadas de 80, 90 e a primeira década desse século. Os navios da classe estavam em todos os lugares do mundo, garantindo as rotas comerciais, prontos e equipados para interceptar os submarinos do… Read more »

joseboscojr

MO,
Como disse eles vão colocar tudo, só que não ao mesmo tempo. rsrs
Provavelmente haverá navios que receberão alguns ‘kits’ e outros receberão outros ‘kits’.
Há kits específicos para guerra de superfície, guerra de minas e guerra antisubmarino e agora inventaram de kit antinavio.
Não dá pra enfiar tudo de uma vez. Se levar SSMs alguma coisa tem que ficar, ou os canhões ou os Hellfires.
O conceito é interessante mas o que matou o programa foi o retorno do foco em operações de alta intensidade, e nesse contexto, ela é limitada.
Um abraço.

Mauricio R.

Estão desenvolvendo uma nova classe de fragata, baseada nos designs dos LCS.

Franz A. Neeracher

@Oganza

Na realidade, todas as OHP`s da US Navy já deram baixa.

O interessante, foi que no início, o planejado era de que a USN só iria escolher uma das duas variantes….haveria uma concorrência entre os dois fabricantes.

Mas por diversas pressões políticas e comercias, a USN acabou encomendando mais de 30 LCS de ambas as versões, antes mesmo de ambas versões serem dividamente testadas…..

Até agora, só deram vexames nas poucas vêzes em foram enviadas em comissões: incêndios, alagamentos, panes mecânicas e elétricas etc….

daltonl

O LCS não veio para substituir as OHPs e sim os MCMs classe Avenger dos quais 11 permanecem em serviço, os 12 já retirados e esquecidos , não por mim que tenho um modelo na escala 1:1250, MHCs Ospreys e os PCs classe Cyclone dos quais 13 permanecem em serviço. Forçosamente terão que cumprir funções das OHPs uma das quais era o combate ao narcotráfico auxiliando assim a Guarda Costeira. Como o Bosco escreveu acima, existirão módulos específicos, que eventualmente deverão funcionar para cada função que serão trocados diante das necessidades. A US Navy pretende “esparramar” os 32 LCSs que… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Dalton

Gostei dos seus argumentos!

Além disso, eles seriam ideais para combater pesca e imigração ilegal, combate a pirataria na Asia e na Africa!

Interessante, que os 8 LCS que serão baseados em Mayport/FL, serão todos da versão “Freedom”!

Mas terão antes te tudo, corrigir vários problemas; que em parte são normais em se tratando de um projeto novo.

daltonl

Exatamente Franz…e os 8 que deverão ir para Mayport
serão os de números 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21 e 23, mas,
é o tipo de coisa que só interessa a nós dois : )

Franz A. Neeracher

Farão parte do futuro LCSRON 2.

curioso

Copiando a descrição de Oganza às 23h42: “Então propuseram praticamente uma “Corveta Anabolizada” para tal. É ai que nasce o conceito LCS, que possuiria alta velocidade, de 10 a 15% mais rápido que o resto frota, que teria rovers, “mini submarinos” controle remoto, helicópteros não tripulados, instalações para operações especiais (SEALs), sistemas anti minas e toda uma gama de Sistemas de Armas (que ainda não existiam) para se contrapor a tais “desafios”, tudo interligado em rede, com uma suposta consciência situacional do TO sem precedentes e com design e concepção stealth nos espetros eletromagnéticos (radar), acústicos e infravermelho. Tudo isso… Read more »

Mauricio R.

Lembrando que a ideia original, não era mto maior que um casco tipo “Ambassador III”, daqueles fornecidos ao Egito.

Wellington Góes

Mauricio, se não me engano (isto foi até colocado pelo Baschera em outro tópico), o Egito selecionou um navio tipo LCS Freedom da LM, só que maior e mais equipado, algo como 3,8 bilhões de dólares por navio, basicamente uma fragata.

Seria este o caminho? LCS maiores e mais equipados?

Até mais!!! 😉