Ode ao contratorpedeiro Piauí (D31)
ODE AO CONTRATORPEDEIRO* PIAUÍ
(ex-USS Lewis Hancock – DD 675)
Por Net 7 Mares
Singra os mares, imponente,
E, a bordo, em lida dura,
valoroso contingente
Não se importa com a clausura.
O que importa é a captura
Do inimigo submerso
que foge à luta dura
e, no mar, mantém-se imerso.
De tão bela envergadura,
Os raios do sol, em feixe,
Iluminam-lhe a bravura;
Nem lhe abala a barafunda
Das ondas. Piau é peixe,
E, nem morto, peixe afunda.
*Contratorpedeiro: navio veloz, de porte médio, que dispõe de torpedos, especialmente empregado na guerra anti-submarino.
Na nomenclatura pindoramense “contratorpedeiro” seria o equivalente ao “destroyer” norte-americano correto?
Sim, porque “destroyer” é a redução do antigo nome dessa categoria de navios quando surgiu no final do século XIX, chamados de “torpedo boat destroyer” – o que em português significa “destruidor de torpedeiro”, ou simplesmente contratorpedeiro. Em pouco tempo passou simplesmente a ser chamado de destroyer, antes mesmo dessa função de destruidor de torpedeiros ser ultrapassada pelo desenvolvimento das tecnologias e táticas, quando o destroyer passou a ser tanto um navio de defesa da linha de batalha contra outros navios lançadores de torpedos quanto, principalmente, de ataque. Isso porque a própria função de lançamento de torpedos na superfície em… Read more »
Isso mesmo, Vader. Destroyer vem do termo “torpedo boat destroyer”, em português contratorpedeiro.
Net 7 Mares:
Brilhante……
Parabéns.
Na pintura que ilustra a matéria (baseada em uma foto verdadeira), o saudoso Piauí com a bandeira ROMEO atopetada, por bombordo, iniciando sua aproximação para uma faina de transferência, como navio recebedor, aparentemente com mais de 240 rotações (cerca de 24 nós)!
Essa era a velocidade de evolução, para esse tipo de faina. Pouco antes de chegar na altura da popa do fornecedor, o CT cortava as rotações para a veloc de transferência (11 nós se fosse o Marajó) e caia certinho na posição adequada….
Bons tempos.
Meu falecido pai, serviu a Marinha nesse navio. Desejo saber como faço para conseguir a foto que tínhamos desse navio como forma de quadro?