Artigo de editor de Forças de Defesa está na nova edição da Navigator

8

Batalha do Riachuelo - tela de Eduardo de Martino

Número 22 da revista de divulgação acadêmica da Marinha traz a segunda parte de dossiê sobre os 150 anos da Batalha do Riachuelo, incluindo artigo do editor e historiador Fernando De Martini: ‘A Corrida pela tecnologia para controlar o Prata, na rota de Riachuelo’

Os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, celebrados em 11 de junho deste ano, foram tema de dossiê dividido em duas partes da revista de divulgação acadêmica da Marinha do Brasil, a Navigator. A parte 1 foi publicada há seis meses (vol 11, n.21), e a segunda, que acaba de sair, traz entre seus artigos um de autoria de Fernando De Martini, historiador (com mestrado em História), publicitário e membro do corpo editorial da “trilogia” Forças de Defesa, com o título “A Corrida pela tecnologia para controlar o Prata, na rota de Riachuelo.

capa navigator 22O dossiê foi publicado em duas partes, segundo a organizadora Edina Laura Costa Nogueira da Gama, devido ao grande número de artigos de qualidade que atenderam à chamada da revista, que tem a classificação B3 no Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nas palavras da organizadora, a resposta “traduziu-se em artigos preciosos para a historiografia brasileira, em especial à história marítima e naval, com novas leituras, renovação dos estudos históricos, abordagens inéditas e originais para o tema”.

Para acessar o texto de apresentação desta edição da revista, em que são abordados os dez artigos sobre os 150 anos de Riachuelo que compõem o dossiê, clique aqui.

página artigo Fernando De Martini - Navigator 22Sobre o artigo de Fernando De Martini, um dos três que analisam os aspectos tecnológicos da guerra, a organizadora escreveu que o autor “considera a Batalha Naval do Riachuelo sob o ponto de vista da corrida pela tecnologia naval dos dois lados beligerantes. E que se iniciara nos anos imediatamente antes da guerra, com a busca do uso de navios encouraçados para suas forças navais, já visando um combate naval naquele teatro de operações.”

CLIQUE AQUI para acessar a página com todos os artigos deste número 22 da Navigator ou AQUI  para baixar especificamente o artigo “A Corrida pela tecnologia para controlar o Prata, na rota de Riachuelo”, de Fernando De Martini, em pdf. Já para acessar o número anterior (21) com a primeira parte do dossiê, clique aqui.

Outro artigo acadêmico do autor, publicado no ano passado na revista Antíteses (Qualis A2), também foi divulgado no Poder Naval (clique aqui para acessar matéria a respeito).

Tema também originou série no Poder Naval

O sesquicentenário da batalha foi abordado pelo mesmo autor  em textos escritos especialmente para o Poder Naval, porém em caráter, estilo e linguagem não acadêmicos. São eles a parte 1 e a parte 2 da série “Os 150 anos de Riachuelo e suas lições” (clique nos links para acessá-los).

corveta encouraçada Brasil - maquete Museu Naval RJ - foto 2 A Galante

A prometida parte 3 dessas lições de Riachuelo, no Poder Naval, não chegou a ser escrita por total falta de tempo do autor, que voltou a se dedicar ao trabalho em publicidade ao mesmo tempo em que iniciou seu doutorado em História Econômica. Porém, o artigo acadêmico publicado agora na revista Navigator presta-se perfeitamente como parte 3, e o conjunto se completa.

Sobre a Navigator

A Revista Navigator (Qualis B3), com periodicidade semestral, é dirigida a professores, pesquisadores e alunos de História e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico. É uma publicação oficial da Marinha do Brasil, apoiada por um Conselho Editorial e um Conselho Consultivo, ambos presididos pelo Vice Almirante Armando de Senna Bittencourt.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
suntzu400

Mais uma prova da qualidade e da capacidade do nosso querido Nunão

Parabéns mais uma vez!

Alexandre Galante

Parabéns, Nunão! Bravo Zulu! Grande abraço.

Joker

Nunão Parabens, boa sorte e sucesso no Doutorado!

Itacir

Links não carregam. O site da revista está fora.

Vader

Nunão, precisa dar um jeito de terminar o artigo de Riachuelo, dá seus pulo ae irmão… 🙂

Parabéns por mais esta conquista.