Home Marinha do Brasil Navios do Comando do 3º Distrito Naval realizam ADESTREX I

Navios do Comando do 3º Distrito Naval realizam ADESTREX I

2810
13
Adestrex I - NPa Macau P71 - exercício de reboque - foto MB
Adestrex I – NPa Macau P71 – exercício de reboque – foto MB

Em nota e fotos divulgadas na terça-feira, 5 de abril, a Marinha do Brasil informou sobre a Operação ADESTREX I, realizado por navios do Comando do 3º Distrito Naval.

Segundo a nota, o litoral de Natal ficou movimentado em 30 de março, ocasião em que o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e os Navios Patrulha “Macau”, “Goiana”, “Grajaú” e “Graúna”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizaram a ADESTREX I, com o objetivo de propiciar oportunidade de adestramento em conjunto.

Os navios suspenderam em postos de combate e, pela passagem pelo porto de Natal, ocorreu um exercício de ameaças assimétricas, com a participação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. Também foram realizadas navegação em baixa visibilidade, em canal varrido e astronômica, além de reboques, light line, manobras táticas e outros exercícios inopinados.

Ainda segundo a nota, a ADESTREX I foi acompanhada pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão de Fragata Sérgio Tadeu Leão Rosário.

Adestrex I - exercício de ameaças assimétricas - foto MB
Adestrex I – exercício de ameaças assimétricas – foto MB

13 COMMENTS

  1. Eu ia comentar sobre essa notícia como off topic num dos posts recentes, mas achei um tempinho para subi-la e assim comentar aqui mesmo.
    .
    É que, no mês passado, foi feito um comentário de que o Macau (P 71) estava sem o canhão de 40mm e que seria reaproveitado um dos canhões da Frontin para ele (comentário feito em post sobre a partida da França do NDM Bahia – http://www.naval.com.br/blog/2016/03/16/navio-doca-multiproposito-bahia-pronto-para-zarpar-rumo-ao-brasil)
    .
    “edugamatas 17 de março de 2016 at 14:13
    Canhões Bofors estocados???? Onde??? O NPa MACAU está sem canhão até hj, pq a NAVY irá fazer o REFIT do que estava na FRONTIN para instalar a bordo.”
    .

    Deixo claro que não estou questionando por despeito ou coisa do gênero a informação do leitor Edugamatas, nem querendo polemizar com ele, só lembrei do comentário e resolvi colocar a questão novamente em discussão aproveitando as fotos da MB sobre a operação Adestrex feita no final de março, porque na foto dá pra ver o Macau com o canhão de 40mm instalado.
    .
    Isso porque, apesar da baixa resolução da imagem, dá pra perceber que a torreta é do mesmo tipo que equipa o Macaé (P 70), como se pode ver na comparação com a imagem abaixo:
    https://i0.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/08/Visita-Maca%C3%A9-7-8-2015-foto-19-Poder-Naval.jpg
    .
    Então, a não ser que se tenha adaptado um canhão da Frontin na torreta mais nova do Macau (pois a torreta dos canhões da Frontin diferem um pouco no desenho – https://1.bp.blogspot.com/-2k3U2GmQoRk/TvIUAmx_JYI/AAAAAAAAJFA/qh42pLxqq98/s1600/V33+-+Corveta+Frontin+-+21+out+2011+-+2.jpg), aparentemente a arma que equipa o Macau continua a mesma, fornecida pela ST Kinetics de Singapura para os dois primeiros navios da classe Macaé.
    .
    Se o edugamatas ainda estiver por aí, gostaria de continuar discutindo esse assunto dos canhões. Mesmo porque eu acho que deveríamos sim aproveitar as torretas da desativada Frontin em futuros navios-patrulha (reaproveitamento este que é comum na MB ao longo de sua história).

    • Bueno, estou subindo agora matéria sobre o NDM Bahia, deixe por favor esta aqui para tratar da Adestrex I, ok?
      .
      Agradecemos os links, só não publicamos até agora por absoluta falta de tempo.

  2. A utilização midiática na apresentação dos meios militares nesta semana pode ser um tiro no pé da dona. A opinião pública tem aversão por investimentos militares, ainda mais na conjuntura nebulosa que vivemos. Prefiro a discrição das FFAA

    • Bueno, pode copiar e colar na matéria nova, se quiser, incluindo seu último sobre a utilização midiática. Já está no ar.
      .
      Agora, peço aos demais que qualquer comentário sobre o NDM Bahia seja feito na matéria pertinente, independentemente de ter aqui links para o assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here