Há 73 anos era afundado o submarino alemão U-513 no litoral de Santa Catarina

17
Type IX-C
Type IX-C

Em 19 de julho de 1943, o submarino alemão (U-boat) U-513 foi atacado e afundado por um hidroavião de patrulha PBM do Esquadrão VP-74 da Marinha dos Estados Unidos.

U-513 partindo para sua missão no Atlântico Sul da qual não voltaria
U-513 partindo para sua missão no Atlântico Sul da qual não voltaria

O U-513 Type IX-C afundou nas imediações de São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina, por cargas de profundidade. Desaparecem com o U-boat 46 tripulantes, sobreviveram 7 entre eles o comandante Kptlt. Friedrich Guggenberger. O submarino foi redescoberto em 14 de julho de 2011, à profundidade de 135 m, por Vilfredo Schürmann da Família Schürmann e pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí.

Durante a Segunda Guerra Mundial, 11 submarinos inimigos foram atacados e afundados na costa do Brasil, pela aviação americana e brasileira.

Ao longo de três anos, 71 navios foram atacados em águas brasileiras por submarinos do Eixo. No total, o país perdeu mais de 30 navios ao redor do mundo na Batalha do Atlântico Sul, a maior parte deles no próprio litoral, a um custo de quase 1.500 vidas. A declaração de guerra veio em agosto de 1942, quando o submarino alemão U-507 afundou seis navios e matou 627 pessoas em apenas três dias.

Um PBM Mariner no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra. Um avião do mesmo modelo atacou o U-513 no litoral de Santa Catarina
Um PBM Mariner da USN no Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra. Um avião do mesmo modelo atacou o U-513 no litoral de Santa Catarina

Veja abaixo, o mapa da atividade submarina alemã e italiana na costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial

mapa-atividade-submarina-na-costa-brasileira

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Lima

O que não me conformo é que com todas essas estatísticas nosso GF ainda deixa nossa Marinha Brasileira em cacos!!!!!! Mas o povo também não tem noção do que foi esses ataques alemães em nossa costa.

junior

Mandaram 25 submarinos para a costa do Brasil e acham que menos de meia dúzia de submarinos dá conta de defender a costa?? Tem gente então que acha que um único submarino a propulsão nuclear dá conta… Nem é tão impossível de acontecer de novo porque o Brasil é um grande exportador de comida, minérios e outras matérias primas, o interesse de afundar os navios para cortar suprimentos seria grande.

Jodreski

Brasileiro e sua mania medonha de esquecer o passado.
O pior: eu não ligo da parcela ignorante do nosso povo esquecer da história que eles nem conhecem, mas sim de almirantes cheio de estrelas conhecendo a nossa história permitirem que deixemos a Marinha Brasileira enferrujar no cais. Isso é um absurdo.

Jagderband#44
shambr

meu avo foi guarda na base aerea de recife ele me contou tudin ele falava que foram Americanos a torpedear os nossos navios para nos jogar contra hitler tese esta desmentida pela propria marinha italiana e alema o que aconteceu foi muito serio eles acabaram com a maior parte de toda nossa frota mercante estavam afundando mais navios do que o brasil conseguia construir o pais dependia da frota naval pois naum tinhamos rodovias era tudo pelo mar meu avo serviu em recife depois na base da praca maua no rio dizia a lenda que ele estava no escalao que… Read more »

MO

Destruiram navios que conseguiamos construir ? irmão se informe sobre a história da construção naval no Brasil (isso pra começar, claro, tem mais … kkkkkkkkkkk)

Curioso

Alguém sabe algo sobre a “Ilha da Rita” em São Francisco do Sul? Porquê Getúlio Vargas iria construir uma base para submarinos alemãs? Gostaria de ouvir mais idéias sobre estas conspirações…

Leandro Costa

Vou lavar os meus olhos com chuveiradas de pontos, vírgulas, acentos e dicionários. >.<

Renato de Mello Machado

Gosto dessas teorias de conspiração da época da guerra,até quê ponto são verdades nunca saberemos.Tenho muita admiração por essa raça de submarinista,os caras são muito loucos!

Alexandre Aniceto

Vamos cair na real a última guerra que o Brasil participou efetivamente foi a 150 anos. Temos coisas mais importantes para discutir que construção de submarinos.

MO

Tipo ?? …. digalhes …

Altair Marques

Alguém sabe se a Família Schürmann conseguiu autorização para entrar no sub?

jose luiz esposito

Estava demorando a aparecer aqui um Expert para postar bobeira , para estes foram os americanos que afundaram nossos navios , enquanto tivermos esses tipos no BRASIL , nada mudará para melhor , e vejam eu não sou chegado a americanos , mas é só estudarem os acontecimentos históricos , tanto no BRASIL , Alemanha e Itália !!

daltonl

O eixo enviou submarinos para o Atlântico Sul pois eles estavam sendo dizimados no Atlântico Norte, mas, não encontraram sossego por aqui porque de maneira geral a parceria Brasil e EUA funcionou muito bem. . O número de navios mercantes afundados entre brasileiros e de outras nacionalidades pode parecer alto, mas, quando se pensa nos milhares de navios mercantes envolvidos é insignificante e muitos foram vítimas de torpedeamento porque estavam navegando isolados e não em comboios. . Foi lamentável o torpedeamento do “Vital de Oliveira” da marinha brasileira já em 1944, quando o número de navios afundados já caíra significativamente,… Read more »

Alexandre

Meu tio voou PBY Catalina fazendo patrulha de proteção à comboios baseado na Base Aérea do Galeão como segundo tenente da reserva convocada da FAB de novembro de 1943 até o fim da guerra. A frustração dele era não ter conseguido achar nenhum submarino pois a essas alturas muitos já tinham sido afundados. É revoltante que ainda tenha idiotas que acreditem na teoria dos americanos afundando navios brasileiros. Deve ser o mesmo tipo de gente que acredita que o homem não foi a lua. A propósito, soube que já houve mergulhos no U 199 afundado pela FAB. Que este submarino… Read more »

Jorge luis

Kkkk vc diz que não acredita em teorias e quer saber de outra

Gabriel

“O passado não pode ser esquecido” , para nos servir de conselhos no futuro. (pena que Brasil reagiu tarde ) se o gigante tivesse despertado antes pegariamos os forasteiros com a boca na botija …. E a nossas façanhas seriam melhores.