Mais uma atleta da Marinha conquista medalha nos jogos Olímpicos 2016

20

mayra-aguiar-sorri-apos-garantir-medalha-de-bronze

A judoca e militar da Marinha do Brasil (MB), Mayra Aguiar, conquistou hoje (11) a medalha de bronze, na categoria meio-pesado (até 78 kg). A atleta, que incorporou à Força em 2010, é Terceiro-Sargento e integra o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM). Mayra venceu a cubana Yalennis Castillo, conquistando a terceira medalha Olímpica para o Brasil.

O programa de incorporação de atletas de alto rendimento pelas Forças Armadas, como militares temporários, surgiu em 2008, por iniciativa do Ministério da Defesa (MD), visando à participação do Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011 (JMM). A Marinha do Brasil foi a Força que deu partida no programa de incorporação dos atletas, sob a coordenação do Corpo de Fuzileiros Navais.

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Airacobra

Rapaz, é impressão minha ou até agora só a Briosa que ta garantindo medalhas para o Brasil?

Carlos Crispim

Parabéns, só os militares para salvar o Brasil da vergonha mundial, bilhões gastos nessa olimpíada para nada.

Marcelo

Se não estou enganado, o atirador medalhista de prata é do Exército

Delfim Sobreira

Enquanto as marinheiras ganham em terra firme, as civis na piscina… só derrota e baixaria.

Osvaldo Marcilio Junior

Parabéns a nossa querida MARINHA e a seus Atletas, “Seriedade, Competência, Profissionalismo, Disciplina” são a marcas registrada da “Gloriosa”…”ADSUMUS”!!

Jorge Knoll

A gaúcha Mayra Aguiar também é atleta SOGIPA, : Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, fundada por descendentes alemães em 1867, onde treina quase diariamente.
Se confirmado ser das fileiras da Marinha, está a nossa Armada de parabéns.

Farias Cardoso

Assim como o Sargeto Wu e a Rafalela Silva ela é “Militar temporária” e faz parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento financiado pelo Ministério da Defesa (MD).
Eles ingressam temporariamente – no máximo 8 anos – na carreira militar através de um edital público que seleciona os atletas a partir das categorias. (http://defesaeseguranca.com.br/rio2016-veja-como-funciona-a-carreira-dos-atletas-militares-nas-forcas-armadas/). É MUITO pouco, pois somente a FAB, possui 203 atletas de 16 modalidades neste programa.

camargoer"

Olá a todos. Há méritos no programa e equívocos nos comentários. O MD tem um programa muito legal para apoiar atletas de alto rendimento (que está funcionando muito bem, como mostram as três medalhas até agora. Espero que venham outras no atletismo). Além disso, existem outros atletas que estão tendo excelente desempenho mas não chegaram a medalhas. Eles também devem ser elogiados, não apenas os medalhistas. Por outro lado, o programa do MD não forma atletas. Aliás, os atletas entram no programa a partir de seus currículos vitoriosos. Sem tirar o mérito do programa, que repito acho excelente (ao contrário… Read more »

Rafael Oliveira

Ótimo comentário do camargoer.
.
Menos pessoal, bem menos.
.
As Forças Armadas são apenas um instrumento de remuneração dos atletas de alto desempenho. Eles não viraram atletas nas instituições. Entraram lá após apresentarem resultados significativos. MB, EB e FAB apenas dão um cursinho básico para a pessoa dizer que é militar e paga o salário, que é o que realmente interessa para o atleta.
.
O governo poderia ter alocado os atletas na PF, no Ibama, na Sudene ou em qualquer outro órgão estatal que o resultado tenderia a ser o mesmo.
.
Dito isso, parabéns aos atletas!
.

Airacobra

Rafael Oliveira, meio que contestando esse eu ponto de vista, esses outros orgãos estatais possuem instalações para treinamento de militares de alto desempenho como nas Forças Armadas? Eles não somente recebem pagamento nas Forças Armadas, recebem muito mais como suporte em treinamento, instalações, equipamentos, não é somente uniforme e salário como muitos pensam.

camargoer"

Olá Airacobra. Obviamente o Rafael não esta dizendo para outras instituições criarem programas similares ao do MD. Obviamente ele sabe que um atleta de alto desempenho precisa mais do que salário. As forças armadas estão dando suporte aos atletas de alto desempenho e não formando-os. Volto a dizer que o programa é muito bom e é um exemplo de ação coordenada de todo o governo, envolvendo muitos ministérios. Um excelente exemplo de política de estado. Nem todos os orgãos do Gov.Federal têm estrutura para apoiar atletas de alto desempenho, mas tenho certeza que seria possível criar um programa desses em… Read more »

Rafael Oliveira

Airacobra e camagoer. . Não vou generalizar, mas, em regra, os atletas treinam em clubes e não nas instalações militares. Por isso disse que o mais importante era o salário. . A Mayra, por exemplo, treina na Sogipa, seu clube desde a infância, no RS. . O Felipe Wu, apesar de ser do EB, treina tiro na própria casa, por causa da distância da sua casa para clubes de tiro e também por questão de economia. o EB, no máximo, dá uma forcinha na hora de comprar armas e munição, mas, ainda assim ele pena com a burocracia e o… Read more »

camargoer"

Olá Rafael. Você tem razão sobre a existência de várias empresas que patrocinam o esporte profissional. O vôlei e o futsal são excelentes exemplos. E como bem colocou, “parabéns aos atletas”.

Thor

Link para pequena matéria exibida hoje, no RJ, sobre o PROLIM (Programa Olímpico da Marinha).

Sugiro assistir…

Vários atletas do PROLIM não treinam no CEFAN, da MB, por particularidades dos esportes. Porém, os que lá treinam, tem acesso a uma estrutura padrão internacional, de altíssimo nível em termos de material e recursos (alimentação, fisioterapia, medicina esportiva, psicologia), bem como as próprias instalações esportivas que receberam fortes investimentos vindos do MD e Ministério dos Esportes.

https://globoplay.globo.com/v/5230671/

Abs

Rafael Oliveira

Thor, você tem uma lista dos atletas que treinam no CEFAN?
.
Na reportagem, aparecem atletas pouco conhecidos, exceto a futebolista do time do Flamengo/MB.

camargoer"

Olá Rafael. TAlvez no site do programa do MD sobre atletas de alto desempenho você consiga mais informações

http://www.defesa.gov.br/esporte/projeto-atleta-de-alto-rendimento

Thor

Lista?….CPI?
Não, não tenho lista.

Só apareceram aquelas atletas do Flamengo porque a matéria foi gravada ontem.
Os atletas olímpicos estão na……olimpíada.

Fresney

É um bom investimento no esporte, grande maioria dos atletas não tem patrocínio e isso o fazem desistir, grande parte das universidades públicas não tem programas sérios ao contrário dos EUA. Mesmo as universidades particulares poderiam conceder bolsas de estudos àqueles que incorporarem em seus quadros de programas esportivos, mas talvez isso não seja de interesse. Dos militares nas olimpíadas tem algum de carreira??????

Rafael Oliveira

Fresney, a Unisanta, de Santos, tem um programa para atletas. A Ana Marcela estuda e treina lá. . Mas eu tenho sérias dúvidas se é possível fazer as duas coisas bem. Um atleta de altíssimo nível não tem tempo para estudar de forma efetiva. Melhor estudar depois, para estudar direito. . Thor, só perguntei porque os atletas que eu pesquisei, tirando o Diogo Silva, nenhum efetivamente treina lá. Treinam apenas excepcionalmente na MB, preferindo seus clubes ou mesmo treinar fora do país. Camargoer, só achei a lista de atletas, mas não onde treinam. . Lembrando que o principal clube do… Read more »

Daniel Ramalho

Concorre a escala de serviço?
Cumpre expediente administrativo?
Desculpe senhores mas não são militares, são apenas bolsistas sustentados pelo Estado com menos de 10% de aproveitamento nas olimpíadas.