Fragata ‘Liberal’ retorna ao Líbano para mais uma missão de paz

21

Fragata Liberal - F43

Este é o décimo rodízio de navios da Marinha do Brasil na FTM/UNIFIL

F43 (1)

No dia 7 de agosto, a Fragata “Liberal” suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) com destino ao Líbano com a finalidade de assumir a condição de navio capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL). O navio substituirá a Fragata “Independência”, que está naquela área de operação desde março de 2016.

O Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar, familiares e amigos dos tripulantes estavam presentes para a despedida do navio, que fará escalas logísticas em Natal (RN), Las Palmas (Espanha) e Civitavecchia (Itália), com previsão de chegada em Beirute, no Líbano, no dia 7 de setembro.

No dia 11 de setembro, quando a Fragata “Independência” for substituída pela Fragata “Liberal”, ocorrerá pela décima vez o rodízio de navios da Marinha do Brasil, integrantes da FTM/UNIFIL.

FONTE: MB

NOTA DO PODER NAVAL: saiba mais sobre a fragata Liberal acessando o perfil do navio no site Navios de Guerra BrasileirosNGB, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll

Até quando o Brasil suportará este gasto extra, o que a ONU repassa não cobre tudo,muito menos manutenção ou conserto das belonaves que estragarem.

Mahan

Pra que manter esses navios em rodízios em uma área tão longe e que não podemos exercer influencia nem podemos tirar mais proveito, já pelo tempo que vem durando e pela nossa crise política econômica herdada dos governos do PT. Melhor trazer de volta, saindo dessa missão, economizando e gastando os parcos recursos no adestramento da Esquadra e a mantendo em prontidão para possivel aguçamento de problemas em nosso próprio quintal. O mesmo vale para a missão no Haiti.

Zica

Na verdade serve e muito para treinamento avançado e ampliação de capacidades da tripulação. Somente operando que mantemos nossas capacidades ativas. Melhor que estaleirado.

Matheus

Criticam mas mal sabem o quão valiosa é a experiencia, tanto para os Marinheiros quanto aos Fuzileiros do GRUMEC entre outros grupos.

Vale SIM o investimento.

Juarez

Bons ventos a Lili, pena que quando terminar a missão Líbano não termos mais escoltas em condições operacionais.

G abraço

diego

Gosto das Mk10, não seria melhor reabrir a linha para produzir mais umas 10 delas, com algumas melhorias pontuais do projéto original. Melhor e mais barato que fazer as cv03.

Roberto Santos

Mais um gasto da nação, mais uma vergonha navegante, se não têm navio, fecha e entrega a chave em João fom fom

Deia Linhares

E as diárias são em Reais? jejejejeje

Doug Schuindt

“tanto para os Marinheiros quanto aos Fuzileiros do GRUMEC”

Acho que depois dessa vou dormir. Bom mesmo era quando os comentários eram fechados. Bons tempos, bons tempos.

Doug Schuindt

Diego, o conceito das Mk10 é antiquado demais, sem valor de combate no cenário atual, teria que reprojetar tudo. Acabaria saindo mais caro. Daria no mesmo.

Airacobra

Doug Schuindt, boa noite, tava começando a escrever algo sobre essa perola que escreveram e você enfatizou, mas acabei desistindo, tem gente que nem sabe de corpo/quadro são os militares que compõem o GRUMEC e ficam soltando pérolas lindissimas assim, mas ainda bem que você não deixou passar em branco.

Airacobra

…De “que” corpo/quadro…

Doug Schuindt

Pois é, Airacobra. Tem de tudo por aqui agora. Tem gente que é muito proficiente pra poliitizar o espaço, defender a Mãe Rússia, criticar os sionistas de Wall Street, os marcianos, os klingons, fora Temer, fora Dilma, etc; mas quando o assunto chega à parte técnica – a razão de ser de um site de defesa – a gente é obrigado a ler esse tipo de pérola. O que mata também é o pessoal do oba oba, que acredita em END, Brasil potência, transferência de tecnologia, que estamos no caminho certo, enfim. Nada contra, cada um acredita na mentira que… Read more »

Mahan

Calma lá Sabichões! Comentem a matéria não o post dos leitores. Pelo tempo, várias tripulações já passaram pela experiência que foi válida no inicio. Esses podem muito bem transmitir aos outros sem que toda a MB tenha que ir ao Mediterrânico oriental.A questão colocada foi um gasto no momento de crise, não reclamação vazia. Precisa do teatrinho??

EduardoSP

Só lembrando que o Brasil deve uma baba para a ONU em anuidades atrasadas. Coisa de milhões e milhões de US$.

Doug Schuindt

Desperdício de dinheiro. Só tem servido para acelerar o desgaste da Esquadra. Se era para ter ganho operacional mais valia ter ido para o Chifre da África.
Do jeito que está só vai servir para acelerar a desprogramação desses meios.

Jorge Knoll

Faço minhas as palavras de Doug Schuindt – não temos verbas para patrulhar nossa costa marítima, agora vamos no teatrinho do Oriente Médio passar 4 ou 6 meses para agradar a ONU, OS ISRAELENSES.
sem dizer que devemos milhõess de dollares à ONU, e nada desse gasto é abatido.

Doug Schuindt

ONU e ISRAELENSES não tem nada a ver com isso. A ONU precisava de alguém para cumprir a missão e um certo governo megalômano a aceitou sem levar em consideração o estado de penúria da Esquadra.
A responsabilidade não é dos outros, mas sim nossa.

Roberto Santos

A responsabilidade e dessa corja de Almirantes que são uns abre portas e baixa cabeça, nossa costa tá ai, qualquer um entra e sai a vontade e temos que patrulhar a dos outros.
Esse é o fato, por isso disse que é uma vergonha.
Navios Japoneses entram e sai com nossas riquezas, navios Chineses e Coreanos. Toda sorte de contrabando, e me vêm os defensores e sabichões falar, devemos nos ater nos fatos e não nos comentários.

Bono Vox

Quanta baboseira dita por aqueles que nunca serviram num navio. Uma tripulação precisa de adestramento, estar motivada. Uma das missões da Marinha do Brasil tb é a diplomacia.

Jodreski

Olha eu não sei o que vai ser da MB nos próximos anos, nossas escoltas estão fazendo hora extra, essa missão do Líbano está contribuindo e muito para o desgaste dos nossos meios de superfície. Os “APA” são extremamente mal armados, serve só para Patrulha, nossas corvetas (bom.. deixa pra lá vai). Pelo andar da carruagem é bom comprar um bom estoque de mísseis para os P-3 da FAB e para os Seahawk da MB pois isso é o que “defenderá” a costa brasileira e nada mais.