Home Divulgação Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos

Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos

1836
2

PPGEM

Os Estudos Marítimos são um campo acadêmico interdisciplinar de conhecimento, que inclui direta ou indiretamente disciplinas que conectam e se relacionam com os mares e águas interiores do mundo, tendo como finalidade o estudo das relações políticas e sociais do homem com os mares. A área de concentração (Segurança, Defesa e Estratégia Marítima) se articula com os Estudos Marítimos em três vieses. O viés da Segurança que se vincula a proteção de nossa costa contra o contrabando, o descaminho e proteção da vida humana no mar, além de exploração com segurança do conceito “Amazônia Azul”. O viés de Defesa que se insere dentro da política governamental de defesa armada como um componente essencial da soberania brasileira nos mares, aí incluído a organização de operações de paz, defesa costeira e projeção de poder e o viés de Estratégia Marítima apontando para os caminhos necessários para se atingir os propósitos estabelecidos pelo nível político nacional.

O Mestrado Profissional em Estudos Marítimos tem a proposta de preparar quadros civis e militares com ênfase no campo marítimo a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal especializado e fomentar pesquisas para a ampliação do conhecimento acadêmico marítimo em áreas de interesse do poder naval e da defesa. A grande vantagem deste programa é o aspecto multi e interdisciplinar congregando múltiplas disciplinas, como tem sido observado em programas similares de Estudos Marítimos em países com tradição acadêmica consolidada como o Reino Unido e os Estados Unidos da América.

Pretende-se, assim, formar mestres especialistas capazes de assessorar os diversos setores governamentais e privados em assuntos de defesa com ênfase no campo marítimo, além de preparar quadros capazes de formular políticas de defesa navais e relações internacionais no âmbito do Ministério da Defesa e Congresso Nacional, além de participar de fóruns de discussão em órgãos como a Organização das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos e a Organização Marítima Internacional. Pretende-se também formar quadros em gestão política de ciência, tecnologia e inovação nos institutos de pesquisa voltados ao campo marítimo e em analistas legais capazes de assessorar empresas privadas e órgãos governamentais no Direito do Mar, Direito Internacional e dos Conflitos Armados. Em complemento serão formados pesquisadores em Estudos Marítimos na área acadêmica com ênfase na docência e pesquisa no campo de defesa, cenários conjunturais, tecnologia e legais.

PÚBLICO ALVO
O curso é dirigido a diplomados em qualquer curso de graduação reconhecido pelo MEC.

Saiba mais acessando o site do Programa clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll
4 anos atrás

fOSSE mais novo, hoje com 5.9, gostaria de fazer um curso destes, pois deve ser interessantes, ainda mais para quem não é do meio, no caso sou advogado, mas sempre desde os meus 14 anos tenho como hobby acompanhar tudo sobre armas, pois tenho até algumas revistas – de títulos variados, umas 06, pois muitas me desfiz ou se perderam.

trackback
4 anos atrás

[…] Fonte: Poder Naval […]