Rússia encomenda seis novos submarinos para a frota do Pacífico

64

Submarino classe Kilo

kilo-class

O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para a construção de seis submarinos de ataque para a frota do Pacífico da Marinha.

O contrato foi assinado com a JSC Admiralteiskie Verfi ou Shipyard Admiralty, para a entrega de unidades do Projeto 636.3, antes de 2021.

Os submarinos da classe “Improved Kilo” Projeto 636.3 estão armados com 18 torpedos e oito mísseis superfície-ar tipo Igla para auto-defesa. Eles deslocam 2.000 toneladas e podem alcançar velocidades subaquáticas de 20 nós.

O alcance de cruzeiro com propulsão elétrica é de 400 milhas. Os submarinos podem acomodar uma tripulação de 52 submarinistas e podem permanecer no mar por 45 dias.

Os submarinos também estão equipados com mísseis de cruzeiro Kalibr.

kilo grande

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
kfir

Quanto custa um sub desta classe? todos os comentários que eu li falam ele ser super silencioso…

Iväny Junior

Um ótimo sub, já que é derivado do Kilo, porém, contudo, todavia, os russos não dominam a tecnologia AIP ainda, o que seria um acréscimo poderoso a belonave.

Bardini

Os Russos dominam a “tecnologia” AIP.
.
Se tem uma coisa que os Russos sabem fazer e bem é submarino…

Iväny Junior

Testando

Iväny Junior

Só existe um Lada (próximo desse Improved Kilo, porém nomeado projeto 677) em operação com AIP de células de combustível na Rússia. Em histórico de submarinos modernos foi um U-205 que utilizou ciclo diesel fechado, de maneira experimental, o primeiro da série em 1967. No artigo da wiki em inglês não estão todas as informações completas, porém, bem explicados os sistemas e apenas uma “desinformação”: o insubmérsivel brasileiro não terá AIP MESMA (que pelo peso e preço, não é lá grande coisa mesmo). De todos os sistemas, o que alega ter mais autonomia é justamente o francês; porém, contudo e… Read more »

Iväny Junior

Uma explicação sobre os sistemas AIP e porque a Rússia só tem um Lada experimental em funcionamento com AIP não está sendo publicada. Se der pra soltar no spam eu agradeço.
Tentei com protocolo http e sem.

donitz123laden1

Serão os novos submarinos que os indianos pretendem adquirir.

leost2966

eles podem, enquanto nos (mb) ficamos a ver navios (sucatas)

TEREU

eu tenho uma pergunta…quando eu vejo a classe barracuda com aquele desenho meio futurista e depois vejo as classes do submarinos russos…eu me pergunto…faz diferença o design externo ou o que importa mesmo é a tecnologia interna…

Dalton

Tereu…

não há nada de muito “futurista” nos “Barracudas”…que serão submarinos movidos à propulsão
nuclear então o mais correto seria comparar , mesmo que apenas na questão de hidrodinâmica
com os submarinos russos equivalentes como os “971” e a nova classe “885”.
.
Claro que os submarinos russos são bem maiores que seus equivalentes ocidentais, é uma questão de doutrina, mas, os ganhos com hidrodinâmica quando se experimentando com
diferentes formas do casco externo, vela, lemes, são negligenciáveis importando mesmo o
conjunto, armas, sensores, treinamento da tripulação, etc.
.
abs

Bardini

Ivany. Primeiro você diz que os russos não dominam tecnologia AIP, o que é uma completa inverdade, aí, da um jeito de falar mal dos franceses pra exaltar a qualquer custo um projeto alemão… É muita volta pra não chegar a lugar nenhum.

Leo Neves

Off topic :
Aí editores o ministério da defesa russo liberou hoje um incrível vídeo dos exercícios que estão ocorrendo na Rússia. No vídeo mostra um grande desembarque anfíbio, com dezenas de helicópteros aviões e navios. Depois mostra as forças aerotransportadas russas em seguida mísseis costeiros anti – navio…
https://www.youtube.com/shared?ci=mDqduT_ouhw
Grato

Tamandaré

Acostume-se meu caro Bardini. Tem uns por aqui que nunca perdem uma oportunidade pra encher o saco fuzilando os Scorpène…. 😉

Iväny Junior

Bardini Eles não dominam a tecnologia porque só tem um lada experimental em funcionamento. Tem uma série mini-Improved-Kilo de 950t que vai ter, efetivamente, AIP normal de células de combustível, mas ainda não está funcionando. Ter apenas 1 submarino experimental com AIP “funcionando” sem nenhuma especificação técnica sobre ele, não é dominar a tecnologia de fato. Sobre o resto, dá uma olhada na wiki em ingles sobre AIP. Tá referenciadinha essa parte: “Each MESMA system costs around $50–60 million. As installed on the Scorpène, it requires adding an 8.3 meter (27 foot), 305 tonne hull section to the submarine, and… Read more »

Iväny Junior

outro comentario no antispam e eu não sei pq…

Bardini

Ivany os Russos/Soviéticos estudam a tecnologia AIP desde a década de 50. Nunca usaram operacionalmente pq os submarinos nucleares sempre foram mais vantajosos.

Bardini

Talvez você peça um link ou algo do tipo…
http://www.globalsecurity.org/military/world/russia/615.htm

Bardini

Como você citou o U-205…
.
“The Project 615 boats were roughly comparable with the German Type 205 class submarines but they have no real Western counterpart in technology. Their AIP diesels were about a quarter century ahead of any comparable Western design and, had the Soviet navy continued with the program, they would have been the foundation of a diesel electric fleet of menacing capabilities. Eventually, this system was removed from the submarines and replaced with a third, conventional diesel engine.”

RatusNatus

Ivany, não apenas eles dominam como constroem em série.
A único submarino ocidental que chega perto é um sueco e veja no YouTube o que ele fez com Porta Aviões em exercícios…
E lembre se,chega perto… mas vc apostaria em qual , russo ou sueco?

Iväny Junior

Bardini

O CCD ou ciclo diesel fechado é um processo bem diferente das células de combustível, inclusive menos eficiente.
Ter apenas 1 sub AIP não significa dominar a tecnologia, até porque ninguem sabe nenhuma especificação dele. Quando a linha “Amur” entrar em serviço e, posteriormente, a Lada, aí sim significará o domínio da tecnologia em escala relevante.

Iväny Junior

O que esse antispam tem contra mim?

Iväny Junior

RatusNatus

Veja os reports do desempenho do Tridente português em todos os exercícios que participou. Veja os reports dos U-209 que participaram de exercícios…
Agora o Kilo é um ótimo submarino. Mas simplesmente vc nao consegue comprar um Kilo com AIP hoje.

EduardoSP

Bardini, O trecho que vc citou em inglês tem verbos no passado e no futuro do pretérito.assim, “os AIP diesel eram cerca de 25 anos adiantados en relação a qualquer modelo ocidental comparável” “Tivesse a marinha soviética continuado com o programa, ele teria sido a base de uma frota diesel elétrica com uma capacidade ameaçadora”. “No entanto esse sistema foi removido dos submarinos e substituído por um terceiro motor a diesel”. Pelo texto a marinha soviética teve, no passado longínquo, um programa promissor mas o abandonou. Lá no site vc indicou há também o relato de que embora o desempenho… Read more »

Blind Mans Bluff

A classe Lada foi um fracasso para os russos, por isso apenas 1. Quanto a hidrodinamica nao ser importante a um submarino, nao passa de um argumento sem fundamento. Nunca ouviram a frase que guerra submarina é uma briga de facas entre dois cegos dentro de uma cabine telefonica? Embora dizer que submarinos russos nao tenham boa hidrodinamica seja outro argumento sem fundamento. Basta consultar o oraculo: google.com e digitar Lira class submarine.
Abs

Bardini

EduardoSP 9 de setembro de 2016 at 21:56
.
Bardini 9 de setembro de 2016 at 17:00
.
Nunca usaram operacionalmente pq os submarinos nucleares sempre foram mais vantajosos.

Bardini

Iväny Junior 9 de setembro de 2016 at 21:49
.
“O CCD ou ciclo diesel fechado é um processo bem diferente das células de combustível, inclusive menos eficiente.”
.
Você quer modificar até o conceito de “Air Independent Propulsion”.
Desisto…

Iväny Junior

Bardini

A questão central é que o Kilo em si é um ótimo submarino (exercícios recentes na Índia mostraram as capacidades de uns velhos, porém em forma), porém, este improved não está disponível com AIP e nenhum russo afora o Lada está hoje.

É simples. Não tem pra vender o produto ainda. E quando tiver, vai ser um submarino ainda mais poderoso.

Se o spam guard parar de me marcar, o comentário vai.

http://www.globalsecurity.org/military/world/russia/636m.htm

galeao123

Off Topic: Dalton, estou lendo um livro sobre segunda guerra onde cita que a USNAVY tinha neste periodo mais de 100 Navios aerodromos, seria isso correto, ou sera que o autor se enganou?

sds
GC

Dalton

galeão… obrigado pela lembrança e o autor não está enganado, apenas, ele somou todos os tipos de NAes…os grandes da classe Essex dos quais uns 15 estavam em comissão antes da rendição do Japão mais os 2 mais antigos “Saratoga” e “Enterprise”, os 8 leves classe “Independence”, 9 foram construídos, mas um ´foi perdido em combate em fins de 1944, o “Ranger” que estava sendo utilizado como NAe de treinamento em 1944 , pelo menos 70 NAes de escolta fora uns poucos que foram perdidos em combate. . Muitos outros NAes foram comissionados após a rendição do Japão em setembro,… Read more »

Miguel

Impressionante como em poucos anos Putin colocou a Russia novamente de pé, devido a isso o enorme boicote esportivo que vem sofrendo. Tem tudo para o futuro, recursos, tecnologia, capital humano e uma dívida pública muito baixa.

Dalton

Miguel… o “boicote esportivo” nada tem a ver com o fato da Rússia estar investindo em armas…pense bem, como você se sentiria sendo um atleta que preparou-se durante anos honestamente tendo que competir com um atleta que usou de meios ilegais para vencer !. . Quanto ao futuro da Rússia, tudo depende da fonte, fontes pró russas certamente irão valorizar apenas o que há de bom enquanto fontes mais neutras, inclusive russas também, apontarão também as falhas e há muitas, como por exemplo um tempo muito maior na modernização de meios…o cruzador “Ustinov”, um dos principais meios da marinha russa… Read more »

tupinambá

Fugindo um pouco do tema ( sobre o uso de substâncias ilícitas por atletas profissionais) é um tanto ingênua a ideia de que uma pessoa seja capaz de competir em torneios como Olimpíadas ou Jogos de Inverno sem o uso deles. É simplesmente impossível.

galeao123

Dalton, muito obrigado pela resposta, realmente os numeros da WWII sao impressionantes.

sds
GC

Carlos Alberto Soares-Israel

Bem, para mim funciona assim:
Moro num pais costeiro, quero o melhor em Sub e dentro das minha$ po$$ibidade$,
compro o quê ? Sem reinventar a roda, correto ?
Vou no lojinha e compro o melhor custo x benefício !
_______________________________________________________________________

http://www.timesofisrael.com/israels-newest-sub-leaves-germany-bound-for-haifa/

_______________________________________________________________________

Shalom

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel

Iväny Junior, Caro Amigo …. no 2º Link o pacote de maldades Israeli !
Esses meus primos e suas travessuras. E tudo no lojinha, preço justo em sem mutretas.
Shalom na Serra da Borborema,

Nonato

100 naes na segunda guerra? Não sou do ramo nem historiador. Mas está muito estranho isso.
Que eu saiba, nas batalhas de naes entre EUA e Japão cada lado tinha cerca de 8 deles.
Então me parece estranho os EUA terem 100 e transferido 30 para a Inglaterra.
Ter 100 navios de guerra já seria muita coisa. Inclusive hoje…

MO

CVE Nonato … .CVE …..

bosco123

Dalton,
Não jogue xadrez com pombos. É inútil!!!

Bardini

Essa é boa, citar os Dolphin de Israel como melhor custo x benefício, sendo que foram inicialmente doados e posteriormente subsidiados em parte pela Alemanha…
.
Ai fica fácil falar de custo x benefício…

Rafael F.O.

Nonato
E que vários NAel tiveram com função a escolta de comboios , protegendo os cargieiros que cruzaram o Atlântico Norte dos subs alemães. Um exemplo do volume de NAel’s contruidos e a classe Bogue, teve 45 construídos nos EUA para a USN e transferidos para a Royal Navy.

Fabiano Martins

Se o Brasil tivesse 25 modernos submarinos a diesel conseguiria negar o mar para um suposto invasor ?

Juarez

Boscolino, to rindo até agora….

G abraco

Nonato

Pela foto, achei bonito. Na parte superior há esses cortes retos. Passa a impressão de um material diferenciado e não apenas aqueles aços enferrujados…

J.

Interessante video sobre 2 novos submarinos adquiridos pela marinha do vietnã abordo de um transportador.

J.
Dalton

Nonato… então vou deixar você com mais motivos para achar estranho e embora eu esteja escrevendo dados da minha cabeça, podem ser facilmente comprovados depois de uma pequena pesquisa na internet. . Em fins de 1944, portanto quase um ano antes da rendição do Japão a US Navy tinha – 10 encouraçados modernos com mais 2 em construção que acabaram suspensos; – 2 cruzadores de batalha, classificados como “grandes cruzadores” armados com canhões de 12 polegadas, classe Alaska e outros 4 encomendados que foram cancelados; – 13 encouraçados mais antigos, porém modernizados ao longo da guerra, incluindo 3 veteranos de… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Verdade, exclua os subsídios e faça as contas. essa é a forma correta….. certo ?
Errado!
Tem que se considerar equipamentos em estado de arte, etc etc +++++ pacote de maldades,
etc etc etc …..
Compensações de Guerra são normais, até a Russia recebeu, os Amis etc etc …..
Mas, pelo sim ou pelo não, são os melhores na relação custo x benefício e não reinventam a roda.
Shalom

EduardoSP

A escala de produção do EUA durante a II GM é chocante. Entre setembro de 41 e outubro de 45 eles produziram mais de 2700 navios mercantes da classe Liberty, o que dá quase 700 navios por ano, só dessa classe!

Luciano

De onde os russos estao tirando tanto dinheiro? até pouco tempo atrás a economia anda mal, além de que eles estão gastando os tubos de grana na Síria.

Luciano

*andava

Iväny Junior

É Carlos, o Dolphin e seus armamentos são realmente fantásticos. Mas ele em si não acredito que possa ser vendido (teria que haver um denominador comum entre o Governo de Israel, Elbit e TKMS que são proprietárias de partes distintas do projeto), embora, provavelmente, seja o melhor “closed hull” do mercado, sendo o último muito parecido com o U-212 dinamicamente.

Qual é a desse spamguard contra mim?
Saudações borboremas
😀