A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) recebeu seu quinto destróier Luyang III (classe 052D) no dia 22 de janeiro.

Batizado Xining (indicativo visual 117), o navio é o primeiro Tipo 052D a ser atribuído à frota do Mar do Norte da PLAN, com os outros quatro navios alocados à frota do Mar do Sul. A cerimônia de comissionamento ocorreu na base naval de Guzhenkou, no sul de Qingdao, e foi conduzida pelo almirante Zhang Wendan, o recém-nomeado comandante da Frota do Mar do Norte.

O Type 052D de 7.500 toneladas possui dois sistemas de lançamento vertical (VLS), cada um contendo 32 células: um na proa à frente da superestrutura e outro atrás do hangar. O VLS suporta o míssil superfície de ar de longo alcance HHQ-9A, dando ao navio uma capacidade de defesa aérea da área. O VLS também tem capacidade de disparar mísseis de ataque terrestre e mísseis de cruzeiro antinavio.

Type 052D (acima) e Type 052C

Os Type 052Ds também são equipados com o radar phased array Type 346A multifuncional (conhecido como Dragon Eye).

Recentemente, surgiram evidências de que os destróieres Type 052D também estão equipados com sonares de profundidade variável, o que lhes confere capacidades de combate antissubmarino (ASW) consideravelmente maiores do que as classes anteriores de destróieres da PLAN. O VLS também pode ser equipado com um míssil ASW com torpedo, semelhante ao ASROC VL americano.

Os hangares gêmeos dos navios podem embarcar helicópteros antissubmarinos Harbin Z-9 ou Kamov Ka-28 e helicópteros AEW Kamov Ka-31.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Carlos (facebook)…
.
não são 64 “células antiaéreas” e sim 64 células capazes de embarcar mísseis antiaéreos de
longo e médio alcance e também mísseis para ataque terrestre e anti submarino…e até 4 mísseis AA de médio alcance similar ao ESSM ocidental poderá ser embarcado em cada silo, portanto se 8 células forem reservados para ele se terá 32 mísseis fora os 56 outros mísseis, totalizando 88 mísseis apenas nas células verticais.
.
As “F100” e “Sachsen” que você mencionou possuem respectivamente 48 e 32 silos verticais
que podem receber 4 ESSM em alguns silos também.
.
abraços

wwolf22

enquanto a China fabrica belas embarcações para a sua marinha, nos aqui no Brasil nos enganamos a nos mesmos com as Tamandares…
Se a Barroso demorou apenas 15 anos ou mais para ficar pronto….
Qnd eh que o profissionalismo vai aparecer para os nossos sonhadores??(Engeprom, Marinha, …)