Concepção em 3D da Nova Base e Estaleiro de Submarinos em Itaguaí, no Rio de Janeiro

Três executivos da Odebrecht relataram que lobista José Amaro Ramos recebeu valores não-contabilizados na conta de uma offshore, no Uruguai, entre 2010 e 2014

O chefe do setor de infraestrutura da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Junior confessou à Operação Lava Jato que a empresa pagou 40 milhões de euros para o lobista José Amaro Pinto Ramos para fechar o contrato de parceria com a gigante francesa DCNS para a construção de cinco submarinos – um deles, movido a energia nuclear – para a Marinha brasileira. O negócio teve propinas para o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luis Pinheiro da Silva e para o PT.

“Aprovei pagamentos a José Amaro Ramos no valor de aproximadamente EUR 40 milhões, com recursos não-contabilizados, os quais foram realizados em parcelas ao longo da execução do contrato”, revelou o executivo, em sua delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto de submarinos – quatro convencionais e um nuclear -, orçado inicialmente em 6,7 bilhões de euros, só saiu do papel após parceria com a França. Atualmente, a previsão é de R$ 31,8 bilhões de gastos. O programa foi entregue a um consórcio formado pela Odebrecht, pelo estaleiro francês DCNS, cujo principal acionista é o governo da França, e a Marinha brasileira.

Leia a matéria completa no site do Estadão clicando aqui, ou baixe o PDF da reportagem clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Nada de novo. Até o mais ferrenho defensor do “status quo ante” e do PT sentiu cheiro forte de excremento quando a DCNS “ganhou” da Marinha o contrato e, ato contínuo, a primeira coisa que fez, foi escolher a Roubebrecht dos “cumpanhero” pra construir a base e os subs. Aos alemães: entenderam porque vocês “perderam”? Aos estatistas: entenderam porque NADA no Estado brasileiro JAMAIS vai funcionar? Ou nós, o povo, diminuímos (de preferência eliminamos) o Estado Brasileiro ou vamos comer bos. até o final do milênio! Ao almirantado da Marinha, responsável por esta barbaridade: vocês merecem pilotar banheiras, canoas e… Read more »

Vader

Ah sim, e sem esquecer que nós aqui, os poucos com coragem para dizê-lo, quando apontávamos estes absurdos, éramos tachados de “direita”, de “golpistas” de “paus-mandados dos americanos” e m. do gênero.
Taí. Não precisamos falar mais nada.

Vader

Acabou de passar reportagem na Globo.

Até as viúvas de almirantes recebiam propina dessa p. de submarinos.
NUNCA serão!