terça-feira, agosto 9, 2022

Saab Naval

Odebrecht pagou 40 milhões de euros por contrato de submarinos

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Três executivos da Odebrecht relataram que lobista José Amaro Ramos recebeu valores não-contabilizados na conta de uma offshore, no Uruguai, entre 2010 e 2014

O chefe do setor de infraestrutura da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Junior confessou à Operação Lava Jato que a empresa pagou 40 milhões de euros para o lobista José Amaro Pinto Ramos para fechar o contrato de parceria com a gigante francesa DCNS para a construção de cinco submarinos – um deles, movido a energia nuclear – para a Marinha brasileira. O negócio teve propinas para o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luis Pinheiro da Silva e para o PT.

“Aprovei pagamentos a José Amaro Ramos no valor de aproximadamente EUR 40 milhões, com recursos não-contabilizados, os quais foram realizados em parcelas ao longo da execução do contrato”, revelou o executivo, em sua delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto de submarinos – quatro convencionais e um nuclear -, orçado inicialmente em 6,7 bilhões de euros, só saiu do papel após parceria com a França. Atualmente, a previsão é de R$ 31,8 bilhões de gastos. O programa foi entregue a um consórcio formado pela Odebrecht, pelo estaleiro francês DCNS, cujo principal acionista é o governo da França, e a Marinha brasileira.

Leia a matéria completa no site do Estadão clicando aqui, ou baixe o PDF da reportagem clicando aqui.

- Advertisement -

3 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Nada de novo. Até o mais ferrenho defensor do “status quo ante” e do PT sentiu cheiro forte de excremento quando a DCNS “ganhou” da Marinha o contrato e, ato contínuo, a primeira coisa que fez, foi escolher a Roubebrecht dos “cumpanhero” pra construir a base e os subs. Aos alemães: entenderam porque vocês “perderam”? Aos estatistas: entenderam porque NADA no Estado brasileiro JAMAIS vai funcionar? Ou nós, o povo, diminuímos (de preferência eliminamos) o Estado Brasileiro ou vamos comer bos. até o final do milênio! Ao almirantado da Marinha, responsável por esta barbaridade: vocês merecem pilotar banheiras, canoas e… Read more »

Vader

Ah sim, e sem esquecer que nós aqui, os poucos com coragem para dizê-lo, quando apontávamos estes absurdos, éramos tachados de “direita”, de “golpistas” de “paus-mandados dos americanos” e m. do gênero.
Taí. Não precisamos falar mais nada.

Vader

Acabou de passar reportagem na Globo.

Até as viúvas de almirantes recebiam propina dessa p. de submarinos.
NUNCA serão!

Publicidade
Parceiro

Últimas Notícias

USS Vella Gulf se torna o primeiro de cinco cruzadores da classe Ticonderoga a serem desativados este ano

Quase 29 anos atrás, o USS Vella Gulf (CG-72) estava nas águas ao redor de Norfolk, Virgínia, esperando para...
Parceiro

- Advertisement -