Ao mesmo tempo em que o futuro capitânia do país, HMS Queen Elizabeth, parte para o mar pela primeira vez na Escócia, os marinheiros no extremo oposto do Reino Unido estão aprendendo a movimentar os aviões de combate do porta-aviões graças a quatro recém-chegados em Cornwall.

As réplicas de tamanho natural dos jatos F-35 Lightning II, que vão constituir o poder aéreo do navio de guerra de 65 mil toneladas, estão sendo movimentadas pela pista em RNAS Culdrose, à medida que as equipes do convés de voo aprendem a arte de trabalhar com os aviões de combate mais avançados do mundo.

A Royal Naval School of Flight Deck Operations adquiriu quatro modelos completos dos jatos de decolagem curta e pouso vertical (STOVL).

Acostumadas ​​ao lado de jatos e helicópteros existentes, as equipes de manobras de aeronaves podem praticar a movimentação de aeronaves de todos os tamanhos que operam no convés de voo do porta-aviões, garantindo que os profissionais recebam o treinamento mais realista possível antes de se juntarem ao novo “flat-top”.

Embora não tenham motores, sensores ou armas, as quatro réplicas do F-35 — denominadas “faux fighters” pela equipe em Culdrose — permitirão que os manipuladores se acostumem com o tamanho e o peso dos aviões reais — sem o perigo de danificar um caça furtivo de vários milhões de libras — antes de partirem para o real a partir do outono de 2018.

Construídos de fibra de vidro pela empresa Cornish Gate Guards UK, os “auxílios de treinamento no solo” — para dar aos modelos seu título oficial — estão equipados com tanques de água que simulam cargas de combustível e armas entre 16 e 24 toneladas.

Para estarmos “prontos para o porta-aviões”, precisamos praticar a movimentação de aeronaves de diferentes formatos
e tamanhos.

Chief Petty Officer Paul Ranson, gerente para todos os treinamentos embarcados

Estes quatro novos “faux-fighter jets” levarão o treinamento de convés de voo para outro nível, como o CPO Paul Ranson, Gerente de Treinamento Embarcado, explica:

“Precisamos fornecer o treinamento mais realista possível antes que os formandos partam para ao mar. Os manipuladores de aeronaves são vitais para o novo porta-aviões. Sem eles, a Royal Navy não pode conduzir uma aviação segura no mar. O convés de voo é muito perigoso, no mar ainda mais. É nosso trabalho proteger a aeronave e a tripulação aérea. Gerenciar o convoo é mental e fisicamente desafiador, de modo que o treinamento deve ser bastante rigoroso e tão realista quanto possível”.

A adição dos quatro modelos de fibra de vidro à “mini-força aérea” — que já inclui jatos Harrier e helicópteros Merlin — leva o treinamento para o HMS Queen Elizabeth ao próximo nível.

Paul, que logo se juntará ao próprio HMS Queen Elizabeth, como capitão do Flight Deck explicou: “Para estar pronto para o porta-aviões”, precisamos praticar a movimentação de aeronaves de diferentes formas e tamanhos. Noventa e nove por cento dos manipuladores nunca estiveram perto de um F-35B ainda ou movimentaram qualquer coisa tão grande em uma plataforma de voo.

“Eles treinaram usando o Sea Harrier, que forneceu o barulho e o cheiro, mas as novas aeronaves são muito diferentes em tamanho. Os novos auxílios de treinamento são realmente parecidos com os verdadeiros e, acima de tudo, dão uma sensação de realismo ao treinamento aqui. Ter essas réplicas de tamanho natural é muito importante e realmente são valiosas. Não há margem de erro ao operar com aeronaves ao vivo em um convés de voo real no mar “.

Duas das réplicas de F-35s têm cockpits com abertura — para praticar o resgate de pilotos feridos em um acidente.

No exercício ‘Live Deck’, o proprietário do Gate Guards UK, David Hobson, viu os quatro modelos juntos pela primeira vez.

David disse: “Foi incrível ter a oportunidade de construir esses auxílios de treinamento. Foi um desafio para nós; pela primeira vez, tivemos que colocar um trem de pouso real na aeronave e colocar tanques de água dentro. Eles são muito maiores do que o que normalmente fazemos, estamos acostumados a Spitfires e Hurricanes, mas é o mesmo princípio. Estou muito orgulhoso da empresa e das pessoas que fizeram o trabalho. É fantástico para uma empresa local de Cornwall fazer parte disso e ter desempenhado um papel em ajudar o novo porta-aviões”.

Quatro dos estagiários em treinamento no último curso irão se juntar ao Queen Elizabeth se forem aprovados, entre eles o Naval Airman Christian Kershaw, de Manchester.

Christian disse: “Nosso trabalho é tratar de gerenciar o convés de voo e garantir lançamentos e recuperação seguras de aeronaves. No Queen Elizabeth, quando você tiver os jatos funcionando e manobrando, será uma situação bastante diferente daqui, mas este treinamento nos ajuda a avaliar o tamanho dos F-35B.

“Os Harriers são importantes para ganhar experiência; quando você está atrás de um e tenta fazer um movimento, é bastante intenso, mas eles são muito menores. Temos um ótimo trabalho e espero embarcar no Queen Elizabeth”.

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex

Achei interessante como levam o planejamento, não tinha percebido ou conhecimento de treinamentos com avião replica.

Jodreski

certamente um ótimo exemplo de profissionalismo, na F-1 não é diferente, os resultados colhidos por isso certamente são muito valiosos, voltando a analogia com um F-1, e só com muito teste e treinamento que é possível trocar 4 pneus em menos de 5 segundos. Nas operações militares não é diferente.
Se a busca é por perfeição só há um jeito: treinar e treinar e treinar, aliás é assim que se ganha medalhas olímpicas, ou menti?!

Bosco

Devo dizer que essas são melhores que aquela dos iranianos.

donitz123

Será que também dão problemas como o original?

Agnelo Moreira

Boa tarde Todos sabem da complexidade das operações aeronavais. Creio q só as marinhas americana, francesa e britânica tem a pratica dessas operações full time (sem interrupções q são feitas em treinamento, em virtude das condições climáticas, por exemplo, por segurança), pois já participaram de conflitos onde essas interrupções não podiam ocorrer. A marinha russa perdeu seus SU em acidentes nas operações na Síria, provavelmente, pq ainda está aprendendo e desenvolvendo suas TTP para essas operações. Vendo esse ensaio e treinos da marinha britânica, percebemos o quanto os mínimos detalhes devem ser ensaiados e treinados, pois não há margem pra… Read more »

Dalton

O saudoso “São Paulo” também possuía um A-4 que não voava, provavelmente um dos 5 que
vieram sem condições de voo do lote de 23 aeronaves e era usado para treinar o pessoal na
movimentação pelo hangar , convés de voo, elevadores…na US Navy hoje em dia são velhos
FA-18 “hornets” que também não voam mais, mas, são imprescindíveis para esse tipo de treinamento.

Alex

Como os amigos falam por aqui, não adianta comprar se não sabe usar. Ou melhor criar um doutrina explorando os limites dos seus equipamentos.