Concepção do futuro navio-aeródromo chinês Type 002

O Type 002 é um projeto de porta-aviões chinês de segunda geração. O navio será o primeiro porta-aviões chinês a ser equipado com catapultas.

De acordo com os últimos informes, a construção deste porta-aviões foi adiada para fazer a escolha das catapultas e os resultados mais recentes da competição mostram que os lançadores eletromagnéticos serão usados ​​no porta-aviões Type 002.

A adição de catapultas para lançamento de aeronaves dará à China a capacidade de lançar várias aeronaves de asa-fixa de apoio, como aeronaves de alerta antecipado (AEW) e aeronaves de entrega a bordo (COD). Os caças também poderão ser lançados em plena carga de combate e atingir seu potencial total ao contrário dos atuais porta-aviões Type 001 operados pela Marinha Chinesa.

À medida que o segundo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), comumente referido como o Type 001A, está perto da conclusão, a mídia estatal chinesa informou que o terceiro porta-aviões do país já está em construção.

Li Jie, um especialista militar naval, foi citado pelo jornal Global Times em 21 de fevereiro de 2017, dizendo que o porta-aviões, conhecido como Typo 002, será “completamente diferente” dos porta-aviões anteriores da China e que parecerá um “porta-aviões dos EUA em vez de um russo”.

O primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, é um navio da classe da “Amirante Kuznetsov”, da era soviética, adquirido da Ucrânia e incorporado em 2012, enquanto o Type 001A, o primeiro porta-aviões construído na China, é um desenvolvimento do projeto do Liaoning.

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Jonas Rafael

Será que os J-15 já receberam modificações no trem de pouso para suportar os lançamentos catapultados? Ou tudo indica que as aeronaves embarcadas nesse novo navio também serão de uma geração posterior?

Guizmo

Eu ja estou me perdendo na contagem. Tem o Lianing, a 2a unidade sendo construída, uma terceira tbm e tem essa nova classe?

Juliano Bitencourt

Linda máquina. Os americanos sabem mesmo projetar NAes. E os chineses sabem mesmo copiar.

joao

SERA.. que ninguem da nossa marinha já pensou em …colar nos chineses… fala sério gente.. não é possível que eles.. não aceitem uma parceria conosco..para desenvolvermos junto essa linda…linda.. belo nave.. ai sim… teriamos um NAE.. digna da nossa história naval.

joao

Em Tempo.. ai caiiria bem vier junto… um gripem navaL… ai seria sonhar demais…!!!.. se isso acontecer….Almirante Tamandaré sairia do tumulo…..
vamos rapaziada.. sonhar.. alto..sonhar a gente pode..

José Carlos David

Só nos resta chorar e parabenizar a China…

Vasconcelos

Os chineses estão copiando os americanos, parabéns pros chineses. Pior o nosso país que nem tenta construir o seu próprio porta aviões, prefere comprar essas carcaças usadas que no fim se torna um grande urso.

Juliano Bitencourt

Acho que os chinas fazem bem em copiar. Mas isso é se contentar em ser o nº 2. Se quiserem disputar mesmo ser o nº 1 terão que fazer o que fizeram os soviéticos. Criar, inovar, ter sua própria tecnologia disruptiva, fazer os Yankees correrem atrás e suarem em alguns casos. Fazer os americanos OS COPIAREM em alguns casos. Nesse dia vou concordar que os chinas estão disputando MESMO, palmo a palmo, o primeiro lugar, a LIDERANÇA GLOBAL.

Jorge F

Juliano Bitencourt 21 de agosto de 2017 at 18:05 Acho que os chinas fazem bem em copiar. Mas isso é se contentar em ser o nº 2. Se quiserem disputar mesmo ser o nº 1 terão que fazer o que fizeram os soviéticos. Criar, inovar, ter sua própria tecnologia disruptiva, fazer os Yankees correrem atrás e suarem em alguns casos. Fazer os americanos OS COPIAREM em alguns casos. Nesse dia vou concordar que os chinas estão disputando MESMO, palmo a palmo, o primeiro lugar, a LIDERANÇA GLOBAL. Desculpa a franqueza, mas os soviéticos criaram, inovaram e até mesmo possuíram tecnologia… Read more »

Bardini

O NAe está parece estar equipado com um sistema RBU-6000 ou análogo.
Interessante/curioso fazer uso de um foguete anti-submarino em um NAe…

carvalho2008

Entre 2022 a 2026 eles podem chegar a 4 Nae…..

Fresney

deveríamos ter vendido o NAE SP para eles e eles retofitariçao !!!!!! Outro pergunta kd o NAE SP?? Ainda no porto no arsenal ???

Fabio

A vantagem que os chineses tem são boas economias, a uns anos atrás me lembro de uma notícia de que a China tinha 3 trilhões de dólares em reservas, são a segunda economia mundial. Tendo dinheiro pra investir até a marinha brasileira teria seu Nae de fabricação própria, haja vista a a MB tem grandes engenheiros na área naval. Pena não termos dinheiro suficiente para ter muitas tamandarés, scorpenes e outros sub nuclear de tecnologia nascional.

Marcelo Andrade

Gente!!! isso aí é um NIMITZLING!!!!!

joao paulo

senhores senhores….. o problema do brasil nunca foi.. e nunca sera riquezas..capacidades… lamentavelmente temos…a res…pública politicos que não tem visão de futuro.. pensam unicamente no bem próprio se esquecem da..nação.. pensam unicamente.. nas próximas eleições.. presidentes… que entram e saem… com visão unicamente.. no programa de governo. e o outro que entra para tudo que o antecessor fez.. e começa tudo outra vez….desde o golpe republicano.o pais nunca mais andou..república velha república nova.. revolução de 14.22.revolta tenentista.. de 24 era vargas ditadura vargas renuncia de presidente suicídio de presidente..ditadura militar nova república.. morte.suspeita de presidente.. impechement 1.2.. golpe branco atual..e… Read more »

Control

Srs
Jovem Carvalho
É provável, pois parece que o plano chinês é chegar a 6 PA’s até 2030.
O curioso que este modelo ainda não é com propulsão nuclear, o que significa que os chineses estão caminhando por etapas e deverá surgir um modelo, provavelmente maior e com reatores nucleares.
É interessante também que eles já adotaram as catapultas eletromagnéticas.
Considerando que eles estão estabelecendo uma base na Namíbia, é provável que em menos de uma década se torne comum a presença de PA’s chineses no Atlântico Sul.
Sds

Bavaria Lion

Se o A-12 estiver com vida útil no hidroframe, eles compram. Refazer o sistema de geração de energia interno (que pela idade do Foch é por caldeiras, o calcanhar de aquiles dele) é uma coisa relativamente simples pra eles…

Ricardo Da Silva

Um “A-13” com cara de Type-002 e propulsão nuclear “made in Brazil”?
‘Sonhar, não custa nada.
Não se paga pra sonhar.”

Gustavo

A China está no caminho mais certo possível, já é um gigante e só está começando. Muito está por vir, Esse novo PA deles provavelmente já irá contar com o caça deles de 4° Geração (5° do ocidente) J-31, ao menos essa era a intenção.
https://www.wonderslist.com/wp-content/uploads/2014/02/Shenyang-J-31.jpg

Otto Lima

Notável a semelhança do Type 002 com o USS Gerald R. Ford. Mais uma vez, a China segue os três passos da sua engenharia: primeiro, copia o que já funciona no Ocidente ou na Rússia; depois, aperfeiçoa o que copiou; por último, desenvolve um modelo próprio. Enquanto isso, em um certo país latino do Hemisfério Sul…

Otto Lima

Bardini,

Eu também não vejo sentido em instalar lançadores de foguetes ASW em um NAe, já que essa função, a priori, seria das escoltas e dos helicópteros embarcados tanto no NAe quanto nas escoltas. Em minha franca e leiga opinião, lançadores de chaff/flare fariam muito mais sentido.

Karl Bonfim

Quantas mil toneladas essa máquina de guerra vai ter?
Terá propulsão nuclear?
Alguém já disse no passado (não me lembro agora, mas eu que foi o Napoleão Bonaparte): deixa o dragão chinês dormir em paz, quando ele acordar, ninguém vai conseguir segura-lo..

Bosco

O sistema RBU-6000 também tem uma função antitorpedo. Talvez seja isso!!!

Otto Lima

Bosco,

Isso também faz sentido, pois os lançadores estão na popa, as principais fontes de ruído subaquático de um navio são seus hélices e torpedos normalmente se orientam por hidrofonia.

Corsario137

Os caras não estão brincando…

Walfrido Strobel

Diante do exibicionismo dos americanos com todo poder instalado hoje na Ásia é uma obrigação dos chineses investir muito em armamento, uma ação gera uma reação.
Parabéns aos chineses.

Walfrido Strobel

E agora os chineses estão começando a fazer bases longe de casa tambem, apreenderam mais essa.
. https://www.globalsecurity.org/military/world/djibouti/images/map-djibouti-bases-2017-06.jpg

Luiz Trindade

A China esta mostrando para que veio. Ela esta se firmando como potência militar de influência global! Ae de quem viver para ver a China dobrar o mundo ao seus desejos! Quero estar muito errado sobre essa previsão nefasta, mas não vejo como visto que os EUA não estão fazendo nada para conter a China!

Jeff

Hoje os Chinas ainda estão copiando. Há 30 anos atrás copiavam quinquilharias eletrônicas do Japão e dos Tigres asiáticos. Depois copiaram automóveis, aviões a jato. Seus alunos engenheiros e cientistas estão em todos os lugares do mundo aprendendo de tudo.
É somente uma questão de tempo, e não irão mais copiar.
É assim que se constrói um grande país. China tem problemas? Claro que sim. Não esqueçam os EUA e a grande depressão, e o que eles evoluíram depois disso.
Só não acredito no Brasil, nem pra copiar tem alguma vontade, povo medíocre.

Alex Barreto Cypriano

tá mais pra um forrestal class, 85 kton pleno e 80 aeronaves.
pra ter emals precisa ter muito em gerador; se não for nuclear, de onde tirarão as turbinas à gás aptas à demanda? será misto, propulsão nuclear/geração elétrica a diesel (daí os intakes e stacks na ilha)? terá volume interno adequado pros paióis e tanques de combustível?
tudo muito incerto, parecendo um oxímoro propandístico.

HMS TIRELESS

Os primeiros a serem removidos do caminho pelos chineses serão os russos. Aí veremos se Putin vai continuar fazendo pose de machão..

Walfrido Strobel

HMS TIRELESS 22 de agosto de 2017 at 17:27
.
HMS Tireless, depois de Napoleão e Hitler tentarem a sorte será que a China iria invadir a Rússia?
Para que? É praticamente impossível ocupar um país daquele tamanho.

Gustavo

Pois é, totalmente inútil, e são aliados. Se for pra varrer, serão EUA, Japão, Coreias e Índia.

Control

Srs
Os chineses não tem nenhuma vergonha em copiar boas soluções, como pode se ver pelo design do convés, similar aos PA’s do Tio Sam, solução muito melhor que a adotada no QE com suas ilhas que reduzem a área para estacionamento de aeronaves e atrapalham a sua manobra no convés ou que a do CDG com a ilha mais a vante, o que prejudica a manobra das aeronaves a serem lançadas pelas catapultas.
Sds

Fabiano Martins

Gustavo principalmente o Japão que já perturbou muito os chineses no passado kkkkk.

Gripen BR

A China segue pragmaticamente subindo degraus. Trata-se de um projeto nacional e geopolítico. O Type 003 terá propulsão Nuclear. Repetirei a pergunta que fiz no PB. Uma curiosidade em relação ao Projeto 23E000E da marinha russa. Aparentemente o mesmo contempla um estratagema inédito para lançamento de aviões, um sistema concomitantemente catobar / stobar, utilizando-se de uma catapulta cujo percurso se encerra no início da rampa ski-jump. É o que aparenta ao ver os desenhos, se alguém souber, isso procede? Se procede, talvez o uso de “pequenos” porta aviões, que operem aeronaves de decolagem convencional, se torne viável com o conceito.

Control

Srs Aparentemente, a China busca retornar ao tempo em que era um império, o que explica, suas ações para impor seu controle sobre os países limítrofes, como fazia em séculos passados. Porém, para retornar ao status de grande potência bem como para sustentar sua grande população, a China necessita de um grande volume de matérias-primas e alimentos. Isto explica o seu movimento geopolítico visando estabelecer uma forte influência na Africa e na América do Sul, dois continentes que dispõe de abundância de matérias-primas e terras agriculturáveis. Curiosamente, para a sobrevivência e expansão chinesa, este movimento é mais importante que o… Read more »

Carlos Alberto Soares

Jorge F 21 de agosto de 2017 at 18:13
Perfeito.
__________________________________
Walfrido Strobel 22 de agosto de 2017 at 13:17
Os motivos do poderio Chinês estar avançando são outros e vc como militar sabe quais são.
A China não quer se igualar a ninguém, vai projetar o poderio para outros fins,
principalmente sua sobrevivência.
Quem tem capacidade Nuc de ataque (Mísseis Intercontinentais) projeta poderio por outros motivos,
nesse campo USA (aliado com os Ingleses e Franceses a tira-colo), Russos e os Chinas são
protagonistas, o Jorge F 21 de agosto de 2017 at 18:13 definiu bem uma parte do tabuleiro.

sergio ribamar ferreira

Sr. Control. Perfeito. Concordo plenamente. Questão apenas de tempo.

Dalton

Não há nenhum erro nas duas “ilhas” do “QE” ou na “ilha” mais à vante do “CDG”…se os chineses estão “copiando” o “layout” dos
NAes dos EUA é porque pretendem algo similar à forma como às operações aéreas a bordo dos NAes dos EUA são conduzidas e uma maior
quantidade de aeronaves embarcada o que significará um maior número de aeronaves estacionada no convés de voo também.

Bavaria Lion

Analisando o projeto, se os caras conseguissem replicar o Foch com uma liga melhor no casco, com um sistema foto-diesel para alimentação eletrica interna, seria um ótimo projeto (apesar de já terem dito que um CATOBAR na casa dele não seria viável, 30.000 tons, ele operou 40 anos na frança e 5 anos no brasil muito bem). É uma saída para marinhas menos ricas e táticas…

HMS TIRELESS

Walfrido Strobel 22 de agosto de 2017 at 17:40

Não quis dizer militarmente mas sim no campo das alianças geopolíticas. A China está aguardando o momento em que se sentir segura militar e tecnologicamente para tanto. E quando isso ocorrer as eventuais alianças geopolíticas com a Rússia cairão e os chineses irão abertamente desafiar os russos quando seus interesses assim o determinarem

sealeopards12

Boa tarde a todos.A imitaçao e a melhor forma de admiraçao.

Control

Srs Jovem Dalton É um princípio em engenharia, procurar sempre pelo melhor resultado possível. Se um determinado design permite obter um melhor resultado que outro, este design é, do ponto de vista da engenharia, melhor. Ora, um bom indicador da capacidade de um PA´s é o número de aeronaves que ele pode transportar e quantos pode lançar em um determinado tempo. E considerando o custo de um PA, é sensato se exigir o máximo possível. Se um design permite o transporte de mais aeronaves e/ou lançar com maior rapidez mais aeronaves e/ou receber mais aeronaves em menor tempo, tal design… Read more »

Dalton

Control… . nunca li nada que desabonasse a posição da “ilha” do “CDG”…na verdade o que pesou contra o “layout” foi um comprimento inadequado do convés em ângulo para operar com segurança o E-2C e isso foi facilmente corrigido. . Você mencionou que a “ilha” de alguma forma prejudicaria a manobra de aeronaves a serem lançadas pelas catapultas e isso simplesmente não ocorre como dá para ver até no meu modelo do “CDG”…as aeronaves simplesmente são estacionadas depois da “ilha” e facilmente alcançam as duas catapultas que estão posicionadas da melhor forma possível, tanto que a catapulta de vante está… Read more »

Control

Srs Jovem Dalton Como você mesmo diz ao citar o caso do Ford, a ilha mais recuada libera espaço a vante e se isto tivesse sido a opção no CDG, haveria mais espaço para aeronaves, o que facilitaria o seu posicionamento para o lançamento, o que é importante para reduzir o tempo deste posicionamento e aumentar a taxa de lançamentos. Poderia até aumentar a extensão das catapultas. É claro que o design atual atende as necessidades francesas, mas isto é em tempo de paz com o CDG servindo de plataforma para poucos aviões, mas em caso de um combate naval?… Read more »

Bardini

Control, o QE não tem a necessidade de um convês angulado, por conta do F-35B. Só ai se ganha muito espaço.
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Apesar dos pesares, espaço é o que não falta… Se fosse CATOBAR a coisa poderia ser diferente.

Bardini

Nossa… Convés, não convês…
.
Enfim, continuando: O CDG ou lança ou recolhe aeronaves. Eu não tenho motivos pra acreditar que a posição da ilha atrapalhe os franceses. Acho até uma vantagem. Veja a comparação:
comment image

Control

Srs Jovem Bardini Poder lançar e recolher aeronaves é uma questão de desempenho e segurança, particularmente se considerarmos operações de guerra. Quanto ao design, observe: No caso da solução de 42000 t, o uso da pista de pouso impede o uso das duas catapultas, situação indesejável quanto da necessidade de lançamentos em maior taxa. Isto poderia ser evitado com o deslocamento da ilha mais a popa, entre os elevadores e com o deslocamento levemente a estibordo da catapulta de proa. Já no segundo desenho (50000 t) a ilha já está entre os elevadores, mas se ela e o elevador de… Read more »