Caça AF-1B

Material foi encontrado por pescadores na Praia de Ponta Negra, em Saquarema, segundo a Marinha

Por Filipe Carbone, G1 Região dos Lagos

A Marinha do Brasil confirmou nesta terça-feira (7) que duas peças do caça que estava desaparecido após cair no mar de Saquarema em julho de 2016, na Região dos Lagos do Rio, foram encontradas na Praia de Ponta Negra.

Por meio de nota, a Marinha informou que “as peças metálicas apresentam indícios de que teriam se desprendido da fuselagem do AF-1B”.

O material recolhido foi encontrado na quarta (1º) e segunda-feira (6) por pescadores. De acordo com a Marinha, foram encontradas duas partes do estabilizador vertical da aeronave. A análise realizada apontou que as peças estavam soltas no mar e que não foram retiradas da aeronave pela rede de pesca.

Em agosto do ano passado a Marinha confirmou que encontrou dois pneus do trem de pouso do caça. As peças foram encontradas nas praias de Monte Alto, em Arraial do Cabo, e do Peró, em Cabo Frio.

O acidente
A queda aconteceu durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície a 44 km da costa. As buscas pela aeronave e pelo Capitão de Corveta duraram 88 dias.

Os caças da Marinha do Brasil participavam do treinamento. Durante o voo de afastamento do navio, que era o alvo no exercício, houve a colisão entre as aeronaves e a queda de uma delas no mar.

O piloto que conseguiu retornar para a base de São Pedro da Aldeia não viu se o colega ejetou antes da queda da aeronave. O caça não tinha GPS (Sistema de Posicionamento Global), apenas dois equipamentos de localização pessoal do piloto, que não tiveram o sinal detectado, de acordo com a Marinha.

Segundo a Força Aérea, o Capitão de Corveta Igor Simões Bastos era instrutor e tinha experiência com missões de ataques a alvos de superfície, a mesma do treinamento praticado durante o acidente. Cada piloto militar passa por uma formação específica durante 3 anos para pilotar caças. O último ano da formação é feito com a Força Aérea dos Estados Unidos.

As buscas
As buscas pelo piloto foram encerradas quase três meses após a queda da aeronave. No dia 21 de outubro, a Marinha do Brasil informou que as buscas ao piloto Capitão de Corveta Igor Simões Bastos e ao caça que caíram no mar de Saquarema foram encerradas.

“As equipes de salvamento realizaram, nesse período, varredura ao longo da área marítima e trechos de praia situados nas imediações do acidente, inclusive com o emprego de mergulhadores da Marinha do Brasil, porém, lamentavelmente, o piloto e a aeronave não foram encontrados”, informou a nota enviada à imprensa na época.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

E agora ?!
Será que vai dar reabertura do caso ?!
Uma vez que ele foi encerrado e arquivado.

John Paul Jones

Difícil, muito difícil, encontrar mais alguma coisa …. O fundo nesta região oceânica é uma mistura de cascalho fino, lama e areia, nas buscas os mergulhadores quando desciam para investigar alguma suspeita não viam mais nada depois dos 10 m, aos 20 m no fundo a visibilidade era zero …. As buscas foram no tato …. Os sonares de banda estreita dos navios de busca tinham dificuldade de investigar o fundo porque qq coisa pesada era engolido pela lama e se perdia na imagem, até o ferro dos navios de busca ao tocar o fundo desapareciam da imagem do sonar.… Read more »

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA

JPJ,

Mesmo um sonar não poderia ter detectado?
Paulo

Roberto Messa

qual foi a causa do acidente afinal?

Carlos Alberto Soares

Onde um guarda vidas na praia viu um para quedas ?
Quem postou isto na época foi um marinheiro, ou o Danton ou o Juárez, não lembro ….
_____________________

O JPJ postou as dificuldades.
Na época visualizei o flightradar e o marinetraffic por vários dias, as buscas foram muito intensas.

Carlos Alberto Soares

Linda foto.

John Paul Jones

É difícil Paulinho, o sonar de banda estreita funciona bem em um fundo mais consistente, quando tem essa lama e material em suspensão o sonar reverbera no fundo e não detalha um material pesao que afundou, ali é um pouco raso e talvez um eqpto MAD (Deteção de Anomalias magnéticas) tivesse mais sucesso, no entanto para 20 m o MAD só vai detetar se passar por cima também.

Foram 88 dias de busca inclusive com um dos DSV (navio de mergulho) mais modernos do mundo, nada companheiro …

César A. Ferreira

Por acaso o NPqHo Vital de Oliveira não possui um sonar de varredura lateral?
Este sonar não encontrou o A-4 sinistrado, mesmo sabendo-se o local do acidente?

MO

Ele e o Fugro Aquarius (um DSV) varreram tudo por ali e nada

Cesar Marinho Costa

Na época deveria ter sido feito um levantamento aero-eletromagnético no dominio da frequencia com helicóptero com linhas espaçadas 50 metros. As chances de sucesso seriam enormes. Infelizmente falta mais conhecimento técnico as forças armadas.

MO

Amigo o Vital de Oliveira e o Fugro Aquarius vareram aquela porra de ponta a ponta, vc se recorda disto ? não tem Helo no Mundo que faça o que eles fizeram …

Marcelo Andrade

Liga não MO, o Brasil é o país dos especialistas!!! Meter a mão na massa é que é difícil!!!

Glasquis7

Alguma coisa está errada na matéria.
Titulo: “Marinha encontra peças …”
Texto: “O material recolhido foi encontrado… por pescadores…”

???

Fresney

Gostaria de saber o P-3 participou desta missão, e se o mesmo ajudaria em algo!!!!!

Walfrido Strobel

Nem sempre se acha um avião caido no mar. Em 1980 sumiu um Hawker Hunter chileno com um piloto brasileiro acompanhando um chileno, procuraram muito sem sucesso.
. http://www.estrellaantofagasta.cl/prontus4_nots/site/artic/20090328/pags/20090328001205.html

Gelson

Não sei a quantas anda o planejamento de asas fixas da MB. Me parece que, como não haverá um porta-aviões disponível nos próximos…30 anos pelo menos, seria interessante para manter a doutrina e o treinamento, além de auxiliar na defesa aérea do país; a substituição deste antigo meio (A-4) pelo Gripen NG. Aproveitando também para incentivar a fração nacional deste consórcio com a SAAB. Apesar de não ser um avião “naval” ele teria várias qualidades que poderiam ser exploradas pela MB, além da comunalidade de treinamento, manutenção e peças com os aparelhos da FAB. Vi algumas sugestões para a compra… Read more »

Dalton

De curiosidade…alguém aqui comprou o modelo que foi vendido nas bancas ? Troquei por
livros usados o modelo representa o ” N-1012″ um dos selecionados para modernização e
o modelo me parece bem fiel pelo preço.

Glasquis7

Walfrido Strobel, Mas as situações são totalmente diferentes. Em 1980 os Hawker Hunter chilenos não tinham operação 100% com GPS e a tecnologia de radares de buscas com que se conta hoje. Além do mais, nessa época o Chile estava sob um embargo militar por crimes contra os direitos humanos então não contavam com o apoio de outros países (Satélites e a fins) pra buscas. Diz a lenda que esse episodio se produz por uma invasão de espaço aéreo peruano e que o caça poderia ter sido abatido e depois o caso abafado por ambas nações. Tudo lenda mas totalmente… Read more »

Roberto F Santos

Tão perto e tão longe, até pra achar esse ferro velho somos incompetente.

Ronaldo de souza gonçalves

Eu acho que 3 meses de busca foi o que deu para fazer e supondo que o piloto não escapou. É lamentável mas foi o procedimento correto.