Rebocador de Alto Mar Triunfo

Rebocador de Alto Mar Triunfo

Rebocador de Alto Mar Triunfo
Rebocador de Alto Mar Triunfo

Nos dias 16 e 17 de junho, o Rebocador de Alto Mar “Triunfo” estará atracado no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, e aberto à visitação pública no período de 14:00h às 16:00h.

O RbAM Triunfo pertence ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), subordinado ao Comando do 3° Distrito Naval. Foi construído no Brasil pela ESTANAVE, Estaleiro da Amazônia S/A, e foi o primeiro de uma classe de três Rebocadores de Alto Mar encomendados pela Marinha do Brasil, para suprirem a necessidade da Força em Navios para o serviço de Salvamento.

Sua principal missão é Realizar Operações de Socorro e Salvamento Marítimo, Patrulha Naval e outras que lhe forem atribuídas, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval.

Possui as seguintes características: 55,40 metros de comprimento, 11,60 metros de largura e uma tripulação composta por 50 militares, sendo seis oficiais e 44 Praças.

Singra os mares realizando diversas tarefas como: reboque de alvos, transferência de combustível em altomar, Inspeção Naval, além da capacidade de tomar parte em exercícios táticos diversos. É carinhosamente conhecido pelos seus tripulantes como o “Popeye”.

DIVULGAÇÃO: Capitania dos Portos do Ceará

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walfrido Strobel

“A Classe Triunfo é uma classe de rebocadores de alto mar (RbAM) da Marinha do Brasil. Faziam parte de uma encomenda de rebocadores ao Estaleiro da Amazônia (ESTANAVE) para a Petrobras – Petróleo Brasileiro S/A, onde estes prestariam apoio as plataformas petrolíferas. Após a encomenda ser cancelada parcialmente, os cascos foram negociados com a Marinha e convertidos para a sua nova função”wikipedia
Este navio iria ter o nome “Sorocaba” na Petrobras, mas na MB scabou como Triunfo, foi lançado em 1979, vai completar 40 anos em breve.

MO

“Popeye”

MO