Sigma 10514 Tamandare - imagem Damen Saab Wilsons

Sigma 10514 Tamandare - imagem Damen,Saab e Wilson Sons

Sigma 10514 Tamandare - imagem Damen Saab Wilsons
Sigma 10514 Tamandaré – Damen, Saab e Wilson Sons

O consórcio formado pela holandesa Damen Schelde Naval Shipbuilding e a sueca Saab está entre os quatro finalistas para o fornecimento das quatro corvetas da Classe Tamandaré (CCT) ao Brasil. O anúncio foi feito ontem (15 de outubro) pela Marinha do Brasil. A Damen é uma empresa líder em construção naval com mais de 6 mil embarcações produzidas e mais de 20 marinhas atendidas em todo o mundo, e a Saab tem mais de 80 anos de experiência no setor de defesa e segurança.

“Estamos orgulhosos por termos sido selecionados para participar da próxima fase da concorrência das Corvetas da Classe Tamandaré. Estamos confiantes de que nossa proposta atende às necessidades da Marinha do Brasil”, diz Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.

O consórcio selecionou parceiros brasileiros para garantir que as corvetas possam ser construídas em solo nacional. Dentre os parceiros, estão a Consub, empresa de soluções em tecnologia especialista em integração de sistemas navais, a Wilson Sons Estaleiros, operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado nacional e a Akaer, especializada em mercados aeroespacial e de defesa.

“Muito mais que embarcações altamente tecnológicas, nossa proposta engloba uma série de benefícios para a indústria de defesa nacional, considerando que incluímos uma ampla transferência de tecnologia para o país”, explica Magiel Venema, diretor comercial da Damen Schelde Shipyards.

A proposta do consórcio estabelece que a Damen será responsável pelo fornecimento do navio Sigma 10514, um produto já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil e a Saab fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.

As empresas brasileiras e beneficiárias da transferência de tecnologia terão papel fundamental na construção das corvetas, caso o consórcio vença a concorrência. A Wilson Sons construirá o navio em seu estaleiro no Guarujá, São Paulo; a Consub fará a integração de todos os equipamentos e, a Akaer, por sua vez, trabalhará na integração do sistema de combate.

Sobre as empresas:

Saab
A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab tem operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Através de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades de mudança dos clientes.

Damen Shipyards Group
O Damen Shipyards Group opera 34 estaleiros de construção naval e reparação, empregando 10.000 pessoas em todo o mundo. A Damen entregou mais de 6.000 embarcações em mais de 100 países e entrega cerca de 160 embarcações por ano para clientes em todo o mundo. Com base no seu conceito único e padronizado de design de navios, a Damen garante uma qualidade consistente.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALDO GHISOLFI

ENFIM!
E, no meu ver, a mais bonita.
Que beleza esteja, realmente, pari passo com tecnologia.
Que sejam as primeiras de uma série BEM LONGA!

Paulo Guerreiro

bom de fato concordo com voce é a mais bonita e pelo menos ninguém pode dizer que eles esconderam o jogo porque sempre falaram que era Sigma 10514 e realmente Que sejam as primeiras de uma série BEM LONGA!

ALDO GHISOLFI

ENFIM!

Pedro

Peraí? Tá estranho esse título… Ganhou? Depois diz que foi só pra finalista… Sacanagem

Jorge

o título e o texto não combinam !

Millenium

Esse título saiu errado, dá a impressão que venceu a concorrência.

Gabriel

Eu fiquei confuso, ganhou ou é finalista?

Gustavo

eles estão apenas comemorando estarem na short list.

Marcos

Click Bait 😀

Top Gun Sea

O Título da matéria ficou redundante deixando a entender que o consórcio Damen Saab é o ganhador. Talvez os editores estejam sabendo de detalhes confidenciais que ainda não podemos saber. De qualquer forma eu estou torcendo por esse Napip embora, penso que vai dar FLV Ficantieri com o projeto da Engepron.

Fabio

Tomara que ganhe

Top Gun Sea

Ok Galante mas já havia comentado..

Delfim

O projeto das Sigma é o mais moderno e inovador, mas as Meko são uma parada dura.

Antônio Carlos Sandoque

Meu palpite vaia para a o Consórcio “FLV” – Fincantieri S.p.A, Leonardo S.p.A e Vard Promar.
A Fincantieri foca no projeto original da Marinha do Brasil, além de já possuir o estaleiro Vard Promar, em suape.

GIOVANI BENTO

O MO vai estrilar, mas…
Gostei desse quadrado retângulo!

Roberto Silva

A Damen soltou um press release hoje a respeito da short list. O texto é este acima.

Qual é a data final prevista?

Carlos Alberto Soares

Consórcio Damen/SAAB, o melhor.

Depois Fincantieri e TKMS pela ordem.

Douglas Falcão

É a mais bonita .. Parece um Yacht de mega multi bilionário.

Leonardo Araújo

Concordo, só que com um grande toque de maldades. Kkkk

Vinicius Cardozo

Serão os vencedores, sem dúvidas.

James Marshall

Como diz nosso prezado Ozawa, “Quem Saab?”

Luiz Floriano Alves

Os holandeses são mestres em projetos navais bem inteligentes. A MB utilizou as corvetas da classe Imperial Marinheiro, por décadas, todas fabricadas na Holanda. Prestaram excelentes serviços para a MB.

Airacobra

Ainda prestam, a Caboclo ta la firme e forte ainda

Artur Castro

Pessoal, alguém sabe quando será anunciada a melhor oferta? Assim que a melhor oferta for anunciada, já será assinado o contrato?

Gilson

Para ninguém esquecer foram quatro empresas finalistas, todas quatro empresas tem seus engenheiros altamente qualificados e a MB, também tem, isso não quer dizer que o navio mais bonito vai ganhar ou o mais equipado, a meu ver vai ganhar aquele que mostrar para a MB, o real desempenho dos navios em cumprir suas missões no senário atual de marinhas de guerra em todo o mundo. Tem que ter sim tecnologia de ponta, desempenho de sobra e fácil manutenção. A MB, tem seus engenheiros, que trabalha a anos e anos na própria MARINHA DO BRASIL, e não errar em escolher… Read more »

Paulo Guerreiro

Pela ordem :

TKMS vai ganhar a concorrência

Damen/SAAB, o melhor projeto.

Fincantieri a escolha logica

Acho que a MEKO 100 sera a escolhida pelo preço que deve ser menor que as demais mas todas parecem estar no mesmo nível com a vantagem da sigma 10514 ser uma fragata elegante moderna e bem armada

Ozawa

Os concorrentes que se Damen! Só quem Saab faz! Já posso ouvir os Sons da vitória!

Leonardo Araújo

Fantatic kkkm

Mateus Lobo

Queira ter essa sua criatividade kkkkkkk

Walfrido Strobel

Tendo vontade a construção das Damen Sigma é rápida, vejam como foi na Indonésia a construção da KRI KRI I Gusti Ngurah Rai 332. . https://1.bp.blogspot.com/-4E9c_PuzsBI/VBoasowedPI/AAAAAAAAgwM/3c9ZzZoztkI/s1600/20140917Proyek-Kapal-PKR-170914-EI-2.jpg O ministro da Defesa Purnomo Yusgiantoro (segunda à direita), juntamente Laksdya TNI Chefe da Armada, Vice Didit Herdiawan (segundo à esquerda), diretor-presidente do PT PAL Indonésia (Persero) M Firman Arifin (centro) e representantes da Damen estaleiro de construção naval (DSN) Holanda (à esquerda), testemunhar o processo de corte da primeira chapa de aço navio Guarda Missile Destroyer (PKR) 10514 Battleship Divisão PT PAL Indonésia (Persero) Jakarta, quarta-feira (17/9/2014). . Lançamento: 29 September 2016 Incorporação:… Read more »

Paulotd

Será que essa proposta contempla o Camm Sea Ceptor? Deve vir com 2800 ton? As da Malásia tem 2300 ton

Paulotd

Fechando:

Propulsão CODAD 4 X MTU 16V 1163 TB93
Bofors 57mm Mk110 na Proa
Bofors Mk4 40mm em cima do Hangar de Helicóptero
2 Torc 30 navais ( 1 em em cada bordo)
2 X Reparo triplo nacional de torpedo 324mm ( 1 em em cada bordo)
Célula MK41 VLS X32 com CAMM Sea Ceptor
Radar Sea Giraffe 3D
2 lançadores quadrulos intercambiáveis MANSUP/RBS 15 Mk IV
Hangar qualificado para Seahawk (10 Ton)

Pode fechar a conta e passar a régua.