PHM Atlântico

NAM Atlântico - A140

PHM Atlântico
PHM Atlântico

Está prevista a primeira escala do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A140) no Porto de Santos – SP no dia 23 de novembro de 2018, como parte da viagem de adestramento do navio.

Se a escala for confirmada, poderá haver visitação pública.

O PHM Atlântico, ex-HMS Ocean, é o novo navio-capitânia da Marinha do Brasil. Foi projetado para operar com até sete helicópteros em seu convés de voo e 12 no hangar.

Pode também transportar de 500 a 800 Fuzileiros Navais e projetá-los por movimentos helitransportados, ou por superfície, empregando suas quatro lanchas de desembarque, a partir de uma distância de até 200 milhas da costa (cerca de 321 km). Possui, ainda, diversas salas de planejamento para uso de Estado-Maior.

É dotado de um Sistema de Combate que integra o Sistema de Comando e Controle LPH CMS, quatro canhões de 30mm DS30M Mk2, dois Radares 1007, um Radar 1008 e do moderníssimo Radar Artisan 3D 997, com elevada capacidade de detecção e acompanhamento.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

18/11 – domingo, btarde, ”pensei” que nós aqui no Rio, teriamos condições de fazer uma visitação, porém, mas uma vez fomos esquecidos pela MB, como recompensa tivemos uma fragata com mais de trinta anos aberta a visitacao, da série Niterói já visitei todas, queria conhecer um navio bem espaçoso, o último que vi foi o Minas Gerais. Espero ainda ter condições de conhecer.

Paulo

Em dezembro estaremos no Porto do Rio aberto para visitação!

Vovozao

18/11 – domingo, bnoite, Paulo, então o velhinho vai poder ver o Atlântico, vou levar meu neto, obrigado pela informação.

Papamike

Boa noite
Sabe a data em que estarão no Rio de janeiro ?

Leandro Costa

Sim. Estão no Rio quase todos os dias. Passei pela ponte ontem de manhã e o bicho estava lá no cais do AMRJ. Estando em visitação, aí é ooooutro papo…

BILL27

Ahhhhh ,se confirmado ,não me escapa .Sabadão to em Santos

Matheus

Gostaria de saber como funciona essas visitações.
É só chegar lá como nos portões abertos da FAB?

BILL27

Quando eu fui em Santos visitar o A-12 ,tinha uma fila bem grande .Entrei nela e depois de uma meia hora eu ja tava ali no cais ….Entrava um tanto de pessoas de cada vez .Subi a ponte q eles colocam para entrar no navio ,subi pelas escadas internas .cheguei no convoo , tirei umas fotos ,vi o A 4 e 1 esquilo dei uma olhada de uns 20 minutos ,desci o elevador , vo umas coisas ali na parte do hangar e fui pra praia rs .A visitação dentro no navio e msi ,deve durar uma meia hora

BILL27

https://photos.app.goo.gl/CSfUbDe3nKVqok7s8 Quando eu fui em Santos visitar o A-12 ,tinha uma fila bem grande .Entrei nela e depois de uma meia hora eu ja tava ali no cais ….Entrava um tanto de pessoas de cada vez .Subi a ponte q eles colocam para entrar no navio ,subi pelas escadas internas .cheguei no convoo , tirei umas fotos ,vi o A 4 e 1 esquilo dei uma olhada de uns 20 minutos ,desci o elevador , vo umas coisas ali na parte do hangar e fui pra praia rs .A visitação dentro no navio e msi ,deve durar uma meia hora.Neste… Read more »

Galitto

Normalmente eles separam em grupos para visitação, pelo menos no Bahia quando esteve aqui em Santos foi assim. Entramos pela lateral do navio (Bombordo) rampa para acesso de veículos e subimos pelo elevador de carga até o convés de pouso dos Helicópteros (O Principal) e adentramos no Hangar, depois volta-se pelo mesmo caminho.

Emanuel Liniglia Barbosa

É de graça a entrada ? Qual a localização exata do porto ?

XO

Emanuel, a ComSoc da Capitania faz a divulgação… fique atento, em Santos deve haver divulgação pela mídia local… a entrada é gratuita… abraço…

Emanuel Liniglia Barbosa

Muito obrigado… Abraço

James Marshall

Tomara que meu primo visite e mande fotos, vou estar fora de SP, eu faria questão de fazer um bate e volta só pra visitá lo. Muito bom.

Roberto

Se vocês que moram no Rio estão reclamando que ainda não visitaram o Atlântico, imagina eu que moro em Fortaleza.

Leandro Costa

Roberto, os navios ficam baseados aqui. Nós os vemos com bastante regularidade, principalmente quando pegamos a barca ou passamos pela ponte. Mas geralmente não ficam abertos à visitação aqui. Quando saem em comissão e visitam outros portos, aí geralmente eles ficam abertos, aproveitam a viagem e atracam aonde a população possa visitá-los. Mas aqui no Rio…? Raríssimo. A União que ficou em exposição no centenário da Primeira Guerra Mundial foi uma excessão. Normalmente há exposição de alguns veículos durante a Regata da EN, mas fazem anos e anos que não vou lá verificar, então nem sei se ainda acontece. Só… Read more »

Alexandre

Tem escala prevista em Paranaguá?

Eduardo Placido Santiago

Por favor, como posso saber se ele irá passar pelo porto de São Sebastião, já que irá para Santos?
Queria muito poder ao menos ver de longe ele.

Roosevelt

E aqui em Salvador hein? Faz tempo que não vemos nada desse porte por aqui, uma pena.

MO

Será que algum pateta de SSZ irá fotografar ? … kkkkkkkk

ericwolff

abraços MO, anda sumido…

MO

Oi Eric, sim, tive internado e tambem tivw avc…. as câmeras em manutenção, com fungos nas lentes 🙁 … abs !

MO

Para o pessoal da antiga … estou sem câmera…, não vai dar para este pateta aqui…, vou ver o que consigo com “Us truta”

BILL27

Pede para o Pinguim que ele empresta .

Fábio Figueiredo

Boa tarde, muito se falou do A140 PHM Atlantico … e pelo que eu entendi todos os helicópteros das 3 forças armadas podem pousar no convés ou no convôo, sete no total com segurança. Mas até agora não foi mencionado quais os helis da marinha podem ser hangarados e nem a quantidade, pois temos helicópteros que não dobram a cauda (bel Jet ranger, esquilo …) e nem dobram as hélices. Queria saber a exata quantidade de cada um, pois um esquilo é bem menor que um Cougar. Por exemplo se for levar somente esquilo,cabem quantos? E se for levar somente… Read more »

Dalton

Fábio… . helicópteros como o “esquilo” e o “Lynx” cabem nos elevadores e de fato aeronaves menores ocuparão menos espaço, mas, não tanto menos justamente por não serem “dobráveis” …talvez 1,5 de helicóptero leve para cada 1 helicóptero médio…então, se a capacidade máxima do “Atlântico é de 12 médios, como o “Cougar” e o “Seahawk” e 6 leves como o “Lynx” e o “Esquilo” poderia se ter 24 helicópteros leves no total. . Mas, há outras considerações como se ter mais tripulantes e pessoal de manutenção para um número maior de helicópteros, mais combustível e armas e pouca ou nenhuma… Read more »

Fábio Figueiredo

Grato!

Fábio Figueiredo

E temos previsão de termos Heli-drones? Heli-drones armados?

Como ficou aquele estudo que foram feitos com um heli drone?

Fábio Figueiredo

Heli-Vant ou Heli-Drone tipo: Camcopter S-100 da Schiebel ou UAS Skeldar da SAAB

Carlos Alberto Soares

MO sem máquina de fotografar ?

Vamos fazer uma campanha ?

Roosevelt Silva Gomes

Pelo visto o DDG 1001 Michael Monsoor está em trânsito com destino a San Diego com chegada prevista em Coronado, Califórnia, 26 de janeiro de 2019.
https://www.navy.mil/submit/display.asp?story_id=107793
Será que não aparece por aqui?
Os dois Zumwalt em San Diego? Não fica nenhum no Atlãntico?

Delfim

Atualmente a zona quente é no Pacífico.

Roosevelt da Silva

E por falar em visitas pelo visto o DDG 1001 Michael Monsoor está em trânsito com destino a San Diego, Coronado, Califórnia, com chegada prevista para 26 de janeiro de 2019.
Será que não aparece por aqui? Os dois Zumwalt vão ficar no Pacífico? Será que o terceiro fica em Norfolk?
https://www.navy.mil/submit/display.asp?story_id=107793

Dalton

Roosevelt…
.
o futuro USS Michael Monsoor irá atravessar o Canal do Panamá…assim como o fez o
USS Zumwalt e 26 de janeiro será a data do comissionamento…ele chegará a San Diego bem antes disso !
.
Os 3 classe “Zumwalt” serão baseados em San Diego…e constituirão um Esquadrão próprio e não compensa deixar um em Norfolk até por conta da logística e ter 3 unidades é o mínimo para que um sempre esteja em missão, enquanto os outros dois estarão em treinamento e/ou manutenção.

GUPPY

Grande MO! Estava sumido, hem? Eu ando meio sumido em relação a comentar mas tô sempre dando uma olhada na Trilogia. Desejo tudo de bom para você, MO. Aprendi muito aqui com você. Deus o abençoe!

Renato

Os amigos já sabem quais outros navios o acompanharão em Santos?

MO

Tks Guppy

MO

Apenas ele

Guizmo

Estarei lá!

Roosevelt

Dalton, você é o meu herói, valeu cara.

José Luiz

Saudações amigo MO, infelizmente não poder visitar, uma pena, fica para a próxima. Espero que o Poder Naval, publique várias fotos. Deixo a dica se os editores puderem disponibilizar um e-mail para quem quiser enviar a fotografia e publicar uma seleção das melhores, vai ser interessante para os eleitores e estimulantes para os fotógrafos amadores.

Renato

Por favor, avisem-nos quando tiverem confirmação desta ilustre visita.

Valdimir Fernandes

Alguma novidade? Tem a confirmação da chegada amanhã em Santos? E se haverá visitação?, Abraços..

BILL27

Procurei informações e não achei nada .Porvavelmente não virá neste FDS

BILL27

OPa ,valeu Galante ,vou me programar .Valeu

Valdimir Fernandes

Obrigado, vamos aguardar, abraços.

Renato

neste momento ele está sendo movimentado ainda próximo à ilha das Cobras

Valdimir Fernandes

Confirmado, o Atlântico estará em Santos do dia 24 a 26/11, com visitação publica no dia 25/11 das 14 as 18hs conforme Press Release no link abaixo da Capitania dos Portos de Santos.
https://www.marinha.mil.br/cpsp/sites/www.marinha.mil.br.cpsp/files/Press%20Release%20-%20Porta%20Helic%C3%B3pteros%20%E2%80%9CAtl%C3%A2ntico%E2%80%9D.pdf
Eu vou de mala e cuia……..Abraços.

Renato

Porque o PHM Atlântico não está tendo sua posição atualizada no Marine Traffic?