Home Inteligência USS Pueblo, o navio da US Navy capturado pela Coreia do Norte

USS Pueblo, o navio da US Navy capturado pela Coreia do Norte

3007
11

O USS Pueblo (AGER-2) é um navio de inteligência da classe “Banner”, da US Navy, que foi abordado e capturado pela Marinha da Coreia do Norte, em 23 de Janeiro de 1968, no incidente que ficou conhecido pelo nome do navio.

Um marinheiro americano foi morto e 82 outros foram capturados e mantido prisioneiros durante 11 meses antes de serem libertados.

A Coreia do Norte declarou que o USS Pueblo se encontrava em suas águas territoriais, mas os Estados Unidos sustentam que o navio estava em águas internacionais, no momento do incidente.

Nos últimos anos, mais fatos vieram à luz, que indicam que o USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte por instigação da União Soviética, que estava procurando uma máquina criptográfica a bordo, para corresponder com a chave fornecida aos soviéticos pelo espião John Walker.

O USS Pueblo, permanece na Coreia do Norte até hoje, onde virou atração turística no Museu da Guerra.

O USS Pueblo ainda tem status de navio ativo na US Navy e uma resolução do Senado dos EUA em 2008 declarou que o navio foi o primeiro da Marinha dos EUA a ser “sequestrado” por forças militares estrangeiras em mais de 150 anos.

Foto aérea do USS Pueblo, feitas por avião espião A-12 (SR-71 Blackbird), após a captura. Antes da abordagem, navios-patrulha coreanos chegaram a atirar no USS Pueblo, matando o Fireman Apprentice Duane Hodges

11
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
5 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Jair Alves Martinsjose luiz espositoRodrigo Hemerlyeduardo santosLeandro Costa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fawcett
Visitante
Fawcett

Tomara que fique na Coréia do Norte para sempre.

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Enquanto a Coreia do Norte for uma ditadura este navio vai permanecer por lá!

Nemo
Visitante
Nemo

Por que?

Roosevelt
Visitante
Roosevelt

Deixa eu ver se entendi, a embarcação da US Navy à serviço da CIA? É isso mesmo? se era operado pela marinha, porque tão despojado de armamentos?

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Porque esse não é um navio de guerra. Ele não foi feito para entrar em combate, apenas coletar informações via SIGINT/ELINT e nada mais. A única proteção real desse navio é a bandeira. Ele não estava propriamente à serviço da CIA, mas sim na US Navy. Inteligência coletada pela USN pode, ou não, ser repassada à CIA/NSA e outras forças e instituições. A USN que decide a partilha do que foi coletado. Lá pelos idos de 1968 a USN encontrou um submarino soviético afundado (K-129), e a informação chegou na CIA que resolveu gastar milhões e milhões e milhões de… Read more »

Roosevelt
Visitante
Roosevelt

Valeu Leandro, muito esclarecedor.

eduardo santos
Visitante
eduardo santos

Subestimou o inimigo pensando que ninguém se atreveria a aborda-lo ou captura-lo.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

E assim fazem praticamente todas as marinhas do mundo. Umas duas semanas atrás a Guarda Costeira dos EUA emitiu um alerta de navegação na costa leste acerca de um navio ‘traineira’ de coleta de inteligência Russa mais ou menos perto de Norfolk que não estava exatamente seguindo as leis do mar, e que os navegantes tivessem cuidado pois os Russos às vezes não acendiam suas luzes de navegação à noite ou em baixa luminosidade. Mas como estão em águas internacionais, só fizeram uma reclamação na embaixada e ficou por isso mesmo. Caso estivessem navegando dentro das normas internacionais, como normalmente… Read more »

Rodrigo Hemerly
Visitante

Eu sou historiador e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br. Atenciosamente Rodrigo Hemerly.

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

Tenho quase a certeza que este navio foi construído em Estaleiros brasileiros !

Jair Alves Martins
Visitante

Porque os EUA não resgatou até hoje o USS PUEBLO?