quinta-feira, janeiro 27, 2022

Saab Naval

Fragata União e jatos AF-1 Skyhawk realizam patrulha naval

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Dando prosseguimento à 4a fase da Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, no dia 23 de outubro, duas aeronaves AF-1 Skyhawk, pertencentes ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), sediado no Rio de Janeiro (RJ), realizaram sobrevoo na área marítima próxima ao litoral do Amapá.

No sobrevoo, as aeronaves realizaram patrulha naval, em apoio às Operações “Ágata” e “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”. Os navios e embarcações observados durante o voo foram reportados para a Fragata “União” e não foram avistadas manchas de óleo no mar. Após a ação na área, uma das aeronaves seguiu até as proximidades da fronteira marítima no Oiapoque, ponto extremo norte do Brasil.

A Marinha permanecerá realizando a Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, que tem o propósito de revisitar as áreas litorâneas e oceânicas que foram atingidas pelo criminoso derramamento de óleo, ocorrido no ano passado.

FONTE: Marinha do Brasil

- Advertisement -

68 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonel Testa

Linda imagem

Joao Moita Jr

Já as coloquei como meu Wallpaper.
🙂

rommelqe

Mais do que linda, essa imagem inspira um sentimento de que o Brasil ainda respira um clima democrático, como nação independente e zelosa por suas responsabilidades ambientais.

nonato

Diferente da China e Venezuela…

Defensor da liberdade

Ficariam muito boas num museu…

Jean Jardino

o Museo da Marinha ainda serve para alguma coisa, risssssss

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Sobre as Niterói, li em alguns comentários em postagens anteriores, que existe a possibilidade de 3 Niterói passar por uma atualização, alguém sabe sobre isso ? É possível ou vale a pena, visto que já estão a praticamente 40 anos na ativa ?

Last edited 1 ano atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
Salim

Devido a escassez de meio teremos revitalização de 3 Niterois ( e o que dá pra usar e não ficar a pé ). O que acho estranho e que nada está sendo feito de concreto para revitalização das mesmas. Acho que vão assim até acabarem, pois se pararem so vai sobrar a Barroso . Planejamento e visão futuro não são práticas comuns por aqui. Será uma revitalização e não modernização , com equipamentos da década de 90. É triste mais e basicamente isto.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

É o que eu imagino também, elas já possuem 40 anos de operação e não da pra fazer milagre.
Até hoje nao entendo porque só fizeram uma corveta barroso na época. Se hoje tivéssemos umas 3 ou 4 Barroso estaríamos em uma situação menos complicada.
Realmente modernizar Niterói seria um desperdício de dinheiro, sobrando fazer reparos para que essas 3 aguentem por mais uns 5 ou 8 anos de uso.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A corveta Barroso era a 7a do projeto Inhaúma. Como demorou 14 anos para ficar pronta, no meio do caminho à melhoraram, mas como a incompetência e a imprevidência são a máxima do país, ficou a única de sua classe.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Até hoje não vi sentido em construir apenas um da sua classe.
Hoje era para MB já estar planejando a modernização de meia vida delas, a passo que as fragatas Tamandaré entre em serviço.
Caso não seja encontrado no mercado alguns escoltas tampão, em alguns anos estaremos com o menor número de navios escoltas da história.
As baixas já estão programadas.

Fabio Araujo

Os AF-1 levam nessas missões algum pod de reconhecimento? Não estou observando nenhum armamento externo vão equipados só com o canhão interno?

Bardini

O armamento está na baia interna, pra reduzir o RCS e evitar ser detectado pelos poderosos barcos de pesca daquela região…

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Só faltou destacar os Exocet que eles lançaram no último exercício rsrr…

Salim

Rssss

Paulo V S Maffi

Pode ser pequeno, pode ser antigo, pode não ser aquilo que deveríamos ter… Mas, como o A-4 é lindo!

Nilson

Também acho o A-4 lindo

Teropode

Também acho , com as cores da USnavy da década de 60 é imbatível .

ADRIANO MADUREIRA

Bonitos,mas nada se compara ao Phanton II,tanto em beleza quanto em layout…

comment image
comment image
comment image

comment image
comment image
comment image

Parabellum

Além dos treinamentos regulamentares, esses A-4 poderiam ser utilizados como meios de reconhecimento: tráfego marítimo, pesca e navegação não autorizados, apoio contra pesqueiros chineses intrometidos, além de marcar presença em nosso extenso litoral. Ouvir aquela turbina roncando forte bem acima de nossas cabeças é de arrepiar.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

O problema é o custo da hora de vôo, aproximadamente US$8 mil. Outros meios de patrulha aérea são mais baratos que um jato.
É a mesma coisa de colocar uma fragata para patrulhar uma região que um patrulha de 500 toneladas poderia patrulhar.
Além do mais esses caças já estão no osso, por mais que houve uma modernização, o excesso de uso poderia comprometer sua estrutura.
Acredito que a MB mantenha eles apenas para exercícios.

Parabellum

Leu o título da matéria? “Fragata União e jatos AF-1 Skyhawk realizam patrulha naval”, viu a foto tirada com esses 2 meios juntos? Pelo seu raciocínio isso seria algo extremamente condenável.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Com certeza eu li sim e todos sabemos que essa operação decorreu do vazamento de óleo que até hoje não teve solução. Acredito ser uma demonstração de força.
Agora usar os A4 todos os dias para patrulhar seria um tremendo desperdício de dinheiro.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Quando expressei solução, quis dizer que o responsável não foi localizado.

Wagner

Desperdício de dinheiro e usando um meio completamente ineficaz para patrulha: perna curta e velocidade incompatíveis com a missão e a MB sabe disso. É um vetor de ataque e não de patrulha marítima em tempos de paz. O título da reportagem é só para enganar bobo.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Perfeita colocação Wagner. Pouca autonomia e alto custo de operação.
Desperdício de dinheiro para patrulha.
Chamem os P3 e Bandeirulha da FAB, com certeza farão 10x melhor esse papel de patrulha.
Agora se o bicho pegar, chamem os F5 da FAB, porque esses falcão aí já estão velhinhos pro combate rsrr…

Last edited 1 ano atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
Flanker

O que vcs não entendem é que é óbvio que a MB não está fazendo patrulha com A-4 rotineiramente….Eles foram lá para treinar e mostrar presença….. além disso, o radar IAI/Elta EL/M-2032 tem um alcance ar-mar para detecção, acompanhamento e classificação acima de 200 milhas náuticas, dependendo do tamanho do alvo. E qual é a função de uma aviação de caça naval, além de combate ar-ar? Operar de forma integrada com os meios de superfície. E como vai operar se não treinar? A MB tem muitas carências e defeitos….mas, por mais que vcs duvidem, não é comandada por imbecis.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Flanker na boa, combate ar-ar com esses A4 ? mesmo modernizados eles fariam frente a qual caça atual ? E por favor não vem com essa historinha de que para AL está de bom tamanho. Esses A4 atualmente só servem para treinamento. Essa “demonstração de presença” que você citou foi direcionada para quem ? Agora sobre ser comandada por imbecis eu não sei, mas que estamos com o menor número de escoltas dos últimos 30 ou 40 anos isso estamos. Que a MB tem dificuldades para terminar dois patrulhas de 500 ton isso temos. Fora a compra do São Paulo,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
Flanker

Se você parar é pensar um pouco, e analisar o que eu escrevi , eu disse: “qual é a função de uma aviação de caça naval, além de combate ar-ar? Operar de forma integrada com os meios de superfície.”…..Por acaso não são essas as funções de uma aviação de caça? Se o AF-1M tem capacidade de enfrentar outros caças é outra história…inclusive ele precisa receber armamentos para tal. Mas, no caso especifico, o radar do AF-1M é muito eficaz na detecção de alvos navais. E esses avões, velhos ou novos, bons ou ruins, são o que tem. E eles precisam… Read more »

Wellington Góes

Por aí….

Capitao Tenente

O Parabellun esqueceu de acrescentar que sao necessarias algumas horas de voo para manter qualificado um piloto de aeronave. Sendo assim e mais vantajoso pagar 8mil para manter a qualificacao do que perder um piloto que custou 20 milhoes para ser formado.

(perdoem a nao acentuacao estou num teclado coreano desconfigurado)

WELLINGTON RODRIGO SOARES

É por isso que comentei que a MB restringe eles para essa tarefa de treinar. Não faz sentido usar ele para patrulha. Existem meios mais eficazes e baratos. Na teoria eles são caças de interceptação e ataque, na prática um treinador avançado, pois na guerra moderna atual seria suicídio enviar ele ao encontro de alguma embarcação moderna ou tentar interceptar outro caça. Já que a MB quer manter a doutrina em caças, que busque uns 4 ou 5 Gripen armados com RBS15. Aí sim os pilotos teriam um caça a altura e poderiam utilizar na sua função de caça e… Read more »

Salim

Todos os dois modernizados??! Acredito ser melhor usar ST para patrulha no mínimo umas 24 unidades.

Esteves The Block Man

De volta ao futuro.

Dos anos 1970.

Salim

O duro e a MB ressaltar isto. Será que eles acreditam que a dupla niteroi/A4 desdentado teriam efeito em algum conflito moderno?!?

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Não só a MB acha isso como muitos comentaristas kkkk…
Sempre ouvimos a mesma coisa, para região da América do Sul está ótimo, como se América do Sul fosse muita coisa no quesito militar 🤣🤣🤣

Esteves The Block Man

Pouca coisa ou muita coisa…

O México é pouca coisa.

Precisa romper esses atraso tecnológico que nos amarrou aos anos 1970.

Parece que os últimos 40/50 anos não passaram por aqui.

Teropode

O SU 34 ficaria lindão nesta foto .

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Cuidado com esses comentários, existem muitos apoiadores desses “caças” e que aprovam o gasto anual com eles.

Teropode

É , dias destes houve uma comemoração em um distrito naval Russo , a Marinha Russa desfilou duas máquinas formidáveis , incluindo seus caças baseados em terra.

ADRIANO MADUREIRA

Se não me engano foi um navio da classe Gorshkov…
comment image

Last edited 1 ano atrás by ADRIANO MADUREIRA
Munhoz

Na geopolítica a situação não é tão simples assim amigo, imagine da seguinte forma: estamos no quintal dos EUA, a ameaça vinda da Rússia e China é de ingerência politica (apoio a partidos de esquerda locais), atualmente eles não possuem capacidade e nem tem interesse em intervir militarmente em uma área tão distante como o nosso pais, além do que se eles partirem para cima estamos escorados pelos EUA , ou seja eles entram onde abrem a porta (Venezuela e Cuba), já os europeus atualmente vivem dando indireta sobre a Amazônia, são nossos vizinhos aqui (Guiana e Malvinas) e tem… Read more »

Esteves The Block Man

Escorados pelos EUA.

Veremos isso na prática. Um dia.

sj1

Um grande erro que ocorre no Brasil mas que poucos estão comentando: O Estado/Poder Político não tem projeto de país(e o povo não cobra) e nenhum interesse em defesa e simplesmente dá o dinheiro para as FFAAs investirem no que quiserem, dái resulta nesse quadro que vemos, principalmente a Marinha. Quem deveria p. ex. decidir se precisamos de um porta aviões é o Estado, e não a Marinha. Nas grandes potencias é o contrário, o poder político é quem decide quais os meios que as FFAAs vão operar, e os EUA e China são um exemplo bem claro disso. Aqui… Read more »

Teropode

“O povo não cobra”, como poderia se 99,9999% estão interessados é em benefícios sociais , mamata , mamata .

Jefferson

Os militares também so querem matata, esse país NAO é feito de homens sérios. Aqui em SC, o governador corrupto é aposentado como coronel bombeiro militar com 48 anos, aposentadoria de 28 mil. Isso é algo deplorável, coisa de homem safado.

Wagner

E você é o 0,0001% da populacão?

Wilson França

Que é isso???!!!!
Acabou a mamata. Não tá sabendo?

Luiz Trindade

O que precisamos urgente é de um NaE. Isso é uma cena deprimente de banalização do uso dos vetores de asa fixa naval. Não foi para isso que os mesmos foram adquiridos. A MB que se desperte daqui a pouco não restará vetor, nem tripulação treinada para operar em um NaE. (Navio Aeródromo Ligeiro = Porta aviões)

Last edited 1 ano atrás by Luiz Trindade
Zorann

Não precisamos urgentemente de NaE. Temos trocentas outras prioridades que poderíamos chamar de urgentes e ter um porta aviões não é uma delas.

O São Paulo não opera a muito tempo. Com certeza não temos mais tripulações capacitadas a operar aeronaves de asa fixa em PA.

Uma das mais urgentes é a MB ter meios para patrulha aérea. Os P-3 e os P-95 da FAB seriam um bom começo.

Patrulha aérea de A-4 é só para sair na foto.

Wellington Góes

Também não é assim Zorann… Os A-4M, ainda tem função a mais do que só “sair na foto”…

Luiz Trindade

Tem… De massagear o ego do Almirantado…

Flanker

Os A-4 não foram modernizados? O seu radar não tem um excelente desempenho/alcance contra alvos de superfície ? Se os aviões estão aí, modernizados, precisam ser usados….e para detectar navios possuem um ótimo radar….e esses aviões, com esses radares, precisam treinar, desenvolver modos de operação em conjunto com os meios de superfície! Se não usam, ré lama que gastaram modernizando e não usam. Se usam, é porque estao desperdiçando dinheiro….se o navio é usado, é porque está sendo mal usado… se fica atracado, reclamam que é marinha de terra…..

ADRIANO MADUREIRA

“Não precisamos urgentemente de NaE. Temos trocentas outras prioridades que poderíamos chamar de urgentes e ter um porta aviões não é uma delas”. Exatamente !Tem que deixar esse sonho megalomaníaco do almirantado caviar para frente,bem para a frente e focar em fragatas,corvetas e em submarinos armados com bons torpedos e mísseis para a defesa do litoral. “Uma das mais urgentes é a MB ter meios para patrulha aérea. Os P-3 e os P-95 da FAB seriam um bom começo”. Deixem a defesa naval nas mãos da FAB,afinal eles sempre querem ter a primazia na defesa aérea do país,a Marinha do… Read more »

Luiz Antonio

Sinceramente, essas operações com A-4 são simplesmente inócuas, Não servem nem para manutenção de proficiência das equipagens. Estão levando piolhos para passear de avião. Pior é que colocam as tripulações em riscos desnecessários. O cara faz simulador em Boeing 777 e depois voa DC-3.

Wagner

Patrulha naval com A-4? Pode isso, Arnaldo?

Flanker

Olhe o desempenho do EL/M -2032 contra alvos de superfície …vc vai se surpreender….

Almeida

Agora olha o alcance e autonomia da plataforma e some ao custo da hora vôo…

O binômio A-4M + EL-2032 é muito bom para ataque naval, já para patrulha é um desperdício sem tamanho.

Flanker

Você, o Wellington Soares, o Wagner e vários outros entendem que a MB vai fazer patrulha naval de forma corriqueira com seus AF-1M?? É isso que vcs entenderam do texto?? Vcs nunca ouviram falar de operação integrada de meios? Os sistemas do AF-1M podem e devem operar de forma integrada com os meios de superficie. E é isso que foi treinado! Em nenhum momento do texto e em nenhum momento na cabeça do comando da MB, ppassou a ideia de que os AF-1M são aeronaves de patrulha! Vocês lêem A e entendem B…..

Luiz Antonio

Precisariam ir até o Amapá para treinar isso aí?.

Flanker

Desisto…..fiquem com a opinião de vcs e eu com a minha….um abraço….

Defensor da liberdade

Essa foto ficaria bonita se fosse um Su-34 armado com o brahmos, e no fundo um KDX-III ou uma FREMM. O que eu vejo aí é um djavú da década de 60.

Jhon

Até hoje ninguém apontou e identificou o responsável pelo derramamento de petróleo na costa Brasileira, o espaço tem milhares de satelite tirando fotos filmando e nenhum se quer pegou o possível navio?

Renan

Pode ter milhares de satélite no espaço, mais quantos são brasileiros? quantos são da marinha? Quantos são do IBAMA?

Wellington Góes

Amigos… Entendo boa parte das frustrações de vocês… Também sou crítico ao almirantado que por negligência, não fizeram o dever de casa… Não deram, quando deveriam, ter dado a devida atenção e investimento no NAe São Paulo (o que foi alertado pelo seu antigo operador e fabricante), pagaram pra ver e nos ferramos… Ou mesmo sem a devida atenção e celeridade com a modernização dos A-4M, que a muito já deveria estar pronto e em maiores quantidades… De quê foram com muita sede ao pode com o ProSuper…. Um programa com muitas embarcações, de diversos tipos, ao mesmo tempo… Projeto… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Gutex

Não se esqueçam da genial modernização dos Traders…

ADRIANO MADUREIRA

O Skyhawk é bonito,mas ne se compara com a beleza do Phanton II

comment image

comment image

Luiz Floriano Alves

Na Escol Naval de Annapolis, MD, vi um Phanton estacionado, como peça de museu. É imenso. Muito justifica sua fama de ser ruim no dogfight. Não gostaria de ver esse monstrengo nos nossos inventários .

Publicidade
- Publicidade -
Parceiro

Últimas Notícias

Construção da primeira fragata classe ‘Tamandaré’ deve começar em setembro

Em 20 de janeiro, na parte da manhã, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2022”, o Comandante de Operações Navais, Almirante...
- Advertisement -