De acordo com um comunicado, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul ‘ordenou de imediato a unidade anti-pirataria Cheonghae para as águas do estreito de Ormuz, depois de receber um relatório da apreensão do navio comercial pelo Irã’

A Coreia do Sul enviou uma unidade naval antipirataria para o Golfo, após a apreensão de um petroleiro de bandeira sul-coreana pelo Irã, anunciou ontem o Ministério da Defesa sul-coreano.

De acordo com um comunicado, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul “ordenou de imediato o envio da unidade Cheonghae para as águas do estreito de Ormuz, depois de receber um relatório da apreensão do navio comercial pelo Irão”.

No momento em que crescem as tensões entre o regime de Teerão e os Estados Unidos, a Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica do Irã, anunciou que apreendeu o petroleiro nas águas do Golfo, acusando-o de violar as “leis sobre o meio ambiente marinho”.

O ‘site’ oficial da Guarda Revolucionária revelou que a tripulação – de nacionalidades sul-coreanas, indonésias, vietnamitas e de Mianmar – foi detida.

ROKS Wang Geon (DDH-978)

FONTE: Jornal I Digital

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário dos Correios

E 2021 já começa daquele jeito

Zé Mané

Os iranianos devem estar tremendo de medo.

Rui Chapéu

O Irã consegue arrumar confusão com tudo que é tipo de país…..

Andromeda1016

Isso mesmo. Na Coreia acreditam que o motivo mais provável seja mesmo uma retaliação por causa de falta de pagamento e já havia relatório de entidade do governo alertando sobre essa possibilidade mas o governo nada fez. Os EUA alertaram à Coreia que se realizasse o pagamento o país seria retirado do sistema internacional de pagamentos bancários impossibilitando ao país realizar transações financeiras o que interromperia todo o comércio do país com o restante do mundo (Secondary sanction), logo não teve jeito e tiveram de suspender o pagamento.

ADAIR HAMES

Ou seja, sempre no cabresto dos EUA!!

Jorge

É o que “macho veí” é sério isso? Quem são os bandidos inventados pelos controladores da mídia o Irã? Você realmente acha que o Irã é o mocinho? É sério isso ou é erro de interpretação meu?

Paulo Lahr

Na geopolítica não existe essa de mocinho e bandido. O que existe são interesses. Coreia do Sul defendeu o dela assim como Agora o Irã defendeu o dele.

Jorge

Concordo com você, nem bandidos nem mocinhos. Coloquei a questão pois o substantivo “bandido” já havia sido usado. Mais mesmo concordando com você ainda fico imaginado que ela pode está parcialmente errada. Pensemos um pouco, todos os países têm interesses próprios, mais e aqueles regimes totalitários que reprimem a população e todos os meios que tentam se opor a eles que perseguem minorias, que perseguem etnias diferentes das que estão no poder. As teocracias que queimam pessoas ou reprime qualquer forma de pensamento livre diferente da sua suposta verdade religiosa? Você realmente acha que elas merecem tratamento igual aos países… Read more »

Régis

E o Biden nem assumiu ainda para sabermos qual seria sua política de relacionamento em relação aos aiatolás. Agora complicou mesmo, e o Trump deve estar muito feliz.

Antoniokings

Dependendo da eleição de hoje na Geórgia, os EUA nem terão.política externa., tamanha a bagunça em que o País está metido.

Kemen

Não acredito que a politica contra o Irã mude drasticamente, pode sim deixar de ser uma prioridade na defesa devido a sua pouca importancia militar mundial (ao nivel do Iraque de Sadam), dias atrás um P. A. deixou o Golfo Pérsico.

O Trump pediu durante as eleições para o governador Republicano da Georgia buscar 11.000 votos invalidos por mal preenchimento e lança-los como votos de Donald. Trump. O governador disse que era um absurdo e de pouco adiantaria ganhar na Geórgia.

Que loucura esse presidente virou… isso sim seria fraude!

Antoniokings

O que os comentaristas políticos estão considerando, inclusive, é que o anúncio do aumento do enriquecimento de urânio também é um meio de pressionar o próximo governo americano, que não terá outra alternativa a não ser voltar à mesa de negociações.
Isso tudo é fruto da fracassada política americana implementada por Trump na Região.

Bosco

Toinho,
Acompanho você e seus alter-egos há muito tempo – uns 15 anos?? – e nunca vi você festejando a política externa americana. Acho que você tem implicância com ela desde o presidente … George Washington !!! Acertei???

Antoniokings

‘Eu nasce ha dez mil anos atrás.
E não tem nada nesse Mundo que eu não saiba demais.’
(letra original do grande Raul Seixas).

Dalton

Acho que até antes do “GW” Bosco. Durante 8 anos precedentes
a posse dele, oito homens foram escolhidos para serem um tipo de presidente do Congresso com menos poder e servindo por um ano apenas, o primeiro deles sendo John Hanson 🙂

Alessandro

Bosco é impressionante como o toinho mudou da água para o vinho a sua relação com os EUA né? Será que ele vai bater continência para a bandeira americana se o Biden e a Kamala assumirem mesmo o poder lá? rsrs…

Kemen

Hehehe, mais um que votaria no Donald se fosse cidadão norte americano!

Tenho muitas esperanças que com o Joe, essa politica externa mesquinha mude. O pensamente local não mudara (nós somos nós o resto é o resto) mas eu acho que a politica externa podera melhorar para os outros paises, só o tempo dira.

Alessandro

Kemen essa tbm é minha esperança, não gosto realmente do Bidê, mas vendo pelo lado positivo essa “tensão” ideológica entre ele e o Bolsonaro acredito que o governo brasileiro será obrigado a mudar sua postura e ser mais PRAGMÁTICO procurando outros países fazendo acordos bilaterais, nesse quesito ponto para o Bidê!! rsrs…

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Antoniokings

Republicanos x Democratas (EUA), Trabalhistas x Conservadores (RU), Trabalhistas x Likud (Israel) e muitos outros casos são como se diz ‘farinha do mesmo saco’.

Alessandro

Vc só esqueceu aqui do Brasil

PT x PSDB/MDB/PDT/PCdoB/DEM/PSB/PSOL/PSTU/PCO/PSL/REDE/PV/CIDADANIA tbm são tudo farinha do mesmo saco rsrs…

Mariner

Sopa de letrinhas.

Paulo Siqueira

Um grande cardápio apresentando o mesmo prato!

rui mendes

”se o Biden e a Kamila assumirem mesmo o poder lá?
Então ainda sonham que será o Trump, como fogem da realidade, que Trump já era, acabou.

Defensor da liberdade

Tem que ser muito retardado para aplaudir políticas externas que só causaram guerras, trilhões em dívidas para o contribuinte americano, e milhares de americanos inválidos em clínicas de reabilitação nos EUA.

Alex Barreto Cypriano

Trump foi algemado e ceifado. Vai voltar o velho intervencionismo. Pra quem gosta de ver sangue de deplorables vertido na areia dos desertos da Eurásia, vai ser prato cheio. Ao menos até o golpe final contra o superpoder militar hegemônico (lembrando que o poder econômico hegemônico dispensa alegiance a um estado nacional). O diabo é que ninguém queria um roteiro assim pra esse drama gerencial do mundo.

Antoniokings

Declaração de Trump, há pouco, na Georgia.

https://www.marketwatch.com/story/in-georgia-trump-says-hell-fight-like-hell-to-hold-onto-presidency-01609819205?mod=home-page

Peguem suas pipocas e Coca-Cola que o show vai começar.

Kemen

E cômico, conseguiu criar inúmeros opositores dentro do seu partido, devido a essa psicose da perda do poder.

Antoniokings

Prepara-se para 2022.
O enredo já está formado.

Kemen

Um ja foi agora falta o outro…

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

O outro já foi antes e tinha só nove dedos…

Mariner

Creio que o maior medo do Trump , terminando o mandato , ele tem que acertar a dívida com o imposto de renda . Que não é pouco.

Mariner

Comentário repetido .?

Leandro Costa

Na verdade não foi fruto da fracassada política americana implementada por Trump na região. Foi mais um problema de Obama do que do Trump. Se formos mesmo ver de quem é o problema naquele lugar, teríamos que passar por Carter e eventualmente a gente chega no Império Turco Ottomano e mais um pouco adiante quem sabe a gente não chega em Maomé e depois, quem sabe mais para frente, os Sumérios? O fato é que geralmente a gente culpa os outros pelas atitudes de alguns. O Irã tem a faca e o queijo na mão para ser um ator de… Read more »

Antoniokings

Leandro Costa Tenho quase certeza absoluta que a política americana para o Irã (e Venezuela) tem como pano de fundo a tentativa de tirá-lo do mercado de petróleo, de forma a viabilizar sua produção interna de xisto que é bem mais cara. Só que essa política vem dando sinais de esgotamento, por vários motivos. Primeiro que como a situação está apertando, diversos países estão pressionando para aumentar a produção, mesmo que a preços mais baixos. Segundo que veios uma pandemia que detonou o consumo mundial. Terceiro que está se acelerando um processo de substituição do petróleo. Quarto que apesar do… Read more »

Antoniokings

Em tempo.
Como ‘farinha pouca…’, hoje o Iraque anunciou um contrato com a Daewoo da Coreia do Sul para aumentar instalações de exportação de petróleo.
Planejam aumentar a extração para 7 milhões de barris/dia (dos atuais 3,5 mi) até 2027.
O mercado, certamente vai explodir.

Kemen

A politica foi errada com aqueles radicais, deviam continuar com o acôrdo de monitorar localmente a operação das centrifugas iranianas e a produção do urânio enriquecido por eles, isso teria sido mais correto. Romper o acôrdo serviu para não saber como e de quanto estão enriquecendo o urãnio.

Radical x Radical não tem bom resultado.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antoniokings

E parece que os Republicanos vão ganhar as duas cadeiras do Senado pela Georgia.
Se isso se confirmar, poderemos ter quatro anos de paralisia política nos EUA.
As consequências serão imprevisíveis.

Antoniokings

Última forma.
Parece que os democratas viraram.
Se confirmar, o chororô do Trump será ouvido aqui no Brasil.
kkkkk

Picachu

E se comprovadas as diversas fraudes, nem vai assumir.

Kemen

A justiça afirma que não houve fraude alguma. Não foi apresentada nenhuma prova, foi apresentado só blá blá blá e mesmo assim todos os videos dos locais de contagem analisados pelo FBI não comprovam todas as falsidades alegadas aos juizes, por pressão dele e só dele. Até alguns advogados dele se demitiram.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Fabio Araujo

E o Irã arrumando mais confusão, trouxe um nosso jogador para a arena!

Antoniokings

Vai se acostumando que vai ser daqui para pior.
Fruto das políticas desastrosas de Trump para a Região do Golfo.
E olha que as China ainda nem começou a construir suas bases militares na Região, fruto do recente acordo com o País dos aiatolás.

Sagaz

Rússia produzindo cada vez mais petróleo, Brasil, EUA, … O oriente médio tem cada vez menos peso, e quanto pior fica para comercializar o petróleo daquela região melhor é para os outros produtores. A própria Rússia deve influenciar o caos na Venezuela, Irã, Síria, etc

nereu

vc quase acertou, o que o Irã quer é tirar as Petroleiras estrangeiras do Iraque, em especial aquelas que tem negócios com os curdos e o melhor jeito de começar é ´pelos países ditos como mais fracos como a Coreia do Sul

Last edited 3 anos atrás by nereu
Antoniokings

Exatamente.
Inclusive, a China vem avançando muito no petróleo iraquiano, na base de comprar a produção futura, tendo em vista a extrema necessidade de dinheiro que o governo iraquiano tem.
E ainda comprou uma participação da Exxon em uma grande reserva de óleo iraquiana..
Paralelo a isso, vai começar a explorar um super poço de gás iraniano.

https://oilprice.com/Energy/Energy-General/China-Expands-Its-Influence-Over-Iraqi-Oil.html

Kemen

A Coreia do Sul não é um pais fraco não, tem Marinha que pode usar as bases norte americanas e chegar ao Iran com facilidade.

nereu

fraco se entende que não tenha cadeira permanente no conselho de segurança da Onu

Paulo Lahr

PolPoli

Alex Barreto Cypriano

Tudo encenação pra acostumar os litorais da Eurásia com as operações de não liberdade de navegação (sob qualquer pretexto) das nações antidemocráticas e totalitárias. Independente de Nimitz. Ah, e Coréia do Sul já é vassalo da China. Duvidas?… Quem achava insuportável o imperialismo ianque uma FoNOp deve estar sofrendo siricoticos de prazer…

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
A C

Um certo pais detecta grande quantidade de oleo no mar que eventualmente chega a diversas praias. Investigacoes nao foram capazes de identificar a origem do oleo e muito menos punir responsaveis pois nao puderam acusar ninguem de violar as leis “sobre o meio ambiente marinho”. Cada pais age de acordo com seus interesses e politica interna/externa. Enquanto um reage de alguma forma e sao criticados, o outro prefere enterrar a cabeca pois o povo vai esquecer de deixar para lah. Movendo da questao do oleo em si, a politica no OM eh extremamente complexa e os interesses vao muito alem… Read more »

Mariner

O petróleo extraído no Brasil é o tipo pesado, muito difícil de refinar . Os NTs levam o petróleo pesado excedente, (que é mais barato) e trazem leve , (que é mais caro )nas refinarias é misturado e refinado. No final destas operações é feito o CAL nos NTs e despejado em mar aberto. A consequência desta manobra é a sobra do óleo de lavagem, com o tempo pode chegar em litorais . Pode ser este o ocorrido ,uma probabilidade. Mas possível, isto explica o silêncio. Apesar que segundo fontes este óleo é Venezuelano pelo DNA do produto.

SmokingSnake ?

Na Coréia do sul não tem frouxos, vão recuperar o navio nem que seja na bala, no Brasil fica um monte de gente com medo do Irã e falando para o governo ceder aos mandos do Irã.

O Irã poluiu nossas praias com óleo e ficou por isso mesmo.

Alison

Irã poluiu? vai se internar louco…

SmokingSnake ?

Irã e Venezuela, só pode ser.

Peter nine nine

Não tarda dirá que foi de propósito e com o Brasil como alvo e não apenas fruto de más práticas.

Antoniokings

Essa cobra está fumando alguma coisa esquisita.
kkkkkkk

Gabriel BR

É um KDX-II armado até os dentes! Mas ainda sim é insuficiente e o presidente esquerdista sul-coreano corre risco de passar vexame.

João Vitor

É o que tem na região. Não dá pra levar destroieres da Coréia pro oriente médio assim simplesmente…

Thiago

Antes de fazer qualquer coisa e entrar nessa jogada “congelando” fundos iranianos em bancos coreanos, deveriam ter colocado na equação que o Irã iria reagir dessa maneira . E olha que os persas ameaçaram, os asiáticos confiaram no bom coração e apenas reclamaram convocando o embaixador persa para explicações. A melhor coisa era se afastar da região ou reforçar a escolta.

nereu

tem Petrolífera Sul-Coreana no Iraque em especial no Curdistão Iraquiano

Kemen

Poderia sim se assim decidise, tem as bases norte americanas à disposição.

carvalho2008

nenhum navio esta seguro dentro do golfo…lá é muito apertado….é como colocar um gigante numa gaiola cheia de sauva….ele pode pisar num monte…mas elas subirão pelas canelas…

Kemen

Pulveriza com inseticida.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Marcelo Andrade

Você se esqueceu da FT americana na região, a Coréia do Sul tem respaldo, não vai enfrentar os mísseis antinavio do Irã de peito aberto, novos capítulos virão…..

Last edited 3 anos atrás by Marcelo Andrade
Gabriel BR

Não é bem assim…

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Tem mísseis? Então é só disparar tudo para dentro do Irã. Unde acertar acertou…

Hélio

Aí é isso, aí é aquilo.
Se o navio estava derramando óleo no mar, estão reclamando de quê? Impressionante como colocam ideologia em qualquer coisa por pura ação reflexa. Lembram quando começou a aparecer óleo na costa brasileira e o gado começou a gritar que era uma sabotagem venezuelana? Esse é o nível.