Especialistas da RAND dizem que forças dos EUA costumam perder ao defender Taiwan durante jogos de guerra de mesa

76

Nos jogos de guerra, a China geralmente vence e os navios de guerra e aeronaves dos EUA são mantidos à distância

WASHINGTON – O enorme acúmulo de armas na China levantou dúvidas sobre a capacidade dos Estados Unidos de defender Taiwan se uma guerra estourasse, refletindo uma mudança no equilíbrio de poder no Pacífico, onde as forças americanas outrora dominavam, dizem autoridades americanas e especialistas.

No combate simulado em que a China tenta invadir Taiwan, os resultados são preocupantes e os Estados Unidos costumam perder, disse David Ochmanek, um ex-oficial do Departamento de Defesa que ajuda a organizar jogos de guerra para o Pentágono no think tank RAND Corp.

Em exercícios de mesa com a América como a “equipe azul” enfrentando uma “equipe vermelha” semelhante à China, a força aérea de Taiwan é exterminada em minutos, as bases aéreas dos EUA no Pacífico são atacadas e navios de guerra e aeronaves americanos são mantidos à distância pelo longo alcance do vasto arsenal de mísseis da China, disse ele.

“Mesmo quando os times azuis em nossas simulações e jogos de guerra intervieram de maneira determinada, eles nem sempre conseguem derrotar a invasão”, disse Ochmanek.

Uma guerra por Taiwan continua sendo o pior cenário que as autoridades dizem não ser iminente. Mas a crescente proeza militar da China, juntamente com sua retórica agressiva, está transformando Taiwan em um potencial ponto de conflito entre Pequim e Washington – e um caso de teste de como os EUA enfrentarão as ambições de superpotência da China.

O chefe cessante do Comando Indo-Pacífico das Forças Armadas dos EUA, almirante Philip Davidson, alertou os senadores neste mês que os EUA estão perdendo sua vantagem militar sobre a China e que Pequim poderia decidir tentar tomar o controle de Taiwan pela força até 2027.

“Estamos acumulando riscos que podem encorajar a China a mudar unilateralmente o status quo antes que nossas forças possam dar uma resposta efetiva”, disse o almirante ao Comitê de Serviços Armados do Senado.

“Taiwan é claramente uma de suas ambições. … E acho que a ameaça se manifesta durante esta década, de fato, nos próximos seis anos.”

Analistas de inteligência dos EUA alertaram por mais de uma década que o poderio militar da China estava progredindo em um ritmo dramático e que a superioridade dos Estados Unidos estava evaporando no Pacífico, disseram autoridades de defesa ao NBC News. Só agora a mensagem finalmente atingiu o alvo, com as batalhas simuladas levando ao ponto principal.

“Você traz tenentes-coronéis e comandantes e os sujeita por três ou quatro dias a esse jogo de guerra. Eles levam uma surra e têm uma reação visceral a isso”, disse Ochmanek. “Você pode ver o aprendizado acontecer.”

Vinte anos atrás, a China não tinha chance de desafiar com sucesso os militares dos EUA no Estreito de Taiwan, e os planejadores do Pentágono podiam contar com superioridade aérea quase total e a capacidade de mover porta-aviões perto da costa leste de Taiwan.

Mas uma China mais próspera investiu em novos navios de guerra, aviões de guerra, armas cibernéticas e espaciais e um enorme arsenal de mísseis balísticos e de cruzeiro projetados para minar o poder marítimo e aéreo das forças armadas dos EUA.

“Quando você olha para os números e alcance de sistemas que a China implanta, é muito fácil deduzir qual é o seu principal alvo, porque praticamente tudo o que eles constroem pode atingir Taiwan. E muitas coisas que eles constroem realmente só podem atingir Taiwan”, disse David Shlapak, pesquisador sênior de defesa do think tank RAND Corp., que também trabalhou em modelos de jogos de guerra envolvendo a China.

Cada geração de mísseis chineses tem “alcance cada vez mais longo”, disse um oficial sênior da Defesa, e os mísseis representam um dilema crescente para os EUA em como penetrar na área ao redor de Taiwan, disse o oficial.

DF-21B, míssil balístico chinês “matador de porta-aviões”

Semeando dúvidas

Mesmo que a China se abstenha de ação militar direta contra Taiwan, as autoridades e analistas dos EUA temem que Pequim possa eventualmente forçar Taipei a ceder à pressão militar e econômica constante que cria uma percepção de que os EUA não podem garantir a defesa da ilha.

“Em algum momento a China tem capacidade militar suficiente para empurrar os taiwaneses a algum tipo de acordo, onde você nunca entra em uma luta, mas é apenas aquela ameaça pairando sobre a cabeça de Taiwan?” disse o oficial de defesa.

Se a China tiver sucesso em subjugar o governo democrático de Taiwan, isso enviará ondas de choque através da rede de alianças dos Estados Unidos e fará com que outros governos democráticos na Ásia duvidem da confiabilidade e força de Washington, disseram autoridades e especialistas.

FONTE: NBC News

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

Tomar Taiwan com oq a China tem hj é uma uva.

Washington Menezes

Sabe o que é mais engraçado, que muitos acreditavam que os portas aviões poderiam evitar uma possível tomada de Taiwan, pois é ….vai servir pra abrir umas cadeiras de praias e ver de camarote a invasão chinesa.

Bosdesniavranka

Os submarinista americanos estão de prontidão. Na segunda guerra mundial muito se falou das Task Force comandadas por porta aviões enquanto de forma silenciosa os submarinos americanos varreram a força de transporte naval japonesa… E eles continuam por lá de prontidão a fazer a festa contra a marinha chinesa

Carlos Campos

uva podre

francisco

As potencias imperialistas europeias, tirando a Rússia, apoiam totalmente os USA por questões ideológicas. As américas do Norte e Sul permanecem unidas em caso de guerra mundial. Portanto, pela força das armas será muito difícil a China vencer essa questão. Vejam o caso do Brasil: a esquerda brasileira apostou tudo na eleição do Bidem pensando que ele, ao assumir, iria atacar diretamente o governo Bolsonaro. Enganaram-se o Bidem refreou a retórica anti-Bolsonarista porque ele sabe que precisa do Brasil caso resolva enfrentar a China. Bidem não está preocupado com as questões locais ou do meio-ambiente. Ele está focado no bem-estar… Read more »

rui mendes

Nunca que os países Europeus, através da NATO, vão apoiar os USA na defesa de Taiwan, pois só apoiariam em caso de um ataque Chinês, a território Norte Americano, contra Taiwan vão apoiar, mas sempre através da ONU, com embargos económicos.

Jorge F

Então pq França e Inglaterra mandam navios ao mar do Sul da China?

Termo1

O interesse da França e EUA está na Amazonia, não mais em taiwan. Mandar navios para o mar do sul da China com o mar todo coberto por misseis DF 21 e 26 é a mesma coisa que andar em frente a uma delegacia, você anda na maciota e com todo cuidado possível.

rui mendes

Mais um brincalhão, um diz que o Biden refreou a retórica anti-bolsonarista???? Desde quando existe retórica anti-bolsonarista fora do Brasil??? Depois diz que os anti-bolsonaristas, se enganaram, pensando que a vitória do Biden…???? Quem se enganou, foram os que diziam que o Trump ia ganhar, que o Trump ia ajudar o Brasil na ONU, até diziam com orgulho, ser um aliado preferêncial não-nato, se calhar o Trump os iria para a NATO, chegavam ao rídículo de chamar os dolares US, como Trumps. Outro continua viajando, dizendo que a França e agora até acrescenta os EUA, querem a Amazônia. Querem inimigos… Read more »

Helio M

Tem 30 anos que eu ouço falar que os EUA ou alguma outra potência vai invadir a Amazônia, e provavelmente quem é mais velho deve ouvir a mais tempo. Pra mim isso é o mesmo papo do Hugo Chavez, que os EUA querem destruir a Venezuela…

rui mendes

Porque a China, quer fazer da zona de águas internacionais do mar do sul da China, águas Chinesas.
E a França e o UK são membros da NATO, assim como o EUA, e concordam que é importante, continuar a afirmar, que nem todo o mar do sul da China, são águas Chinesas.

Wagner

Creio que o senhor deu dimensões geopoliticas ao Brasil e seu atual presidente que não correspondem à realidade.

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Defensor da liberdade

Esse prognóstico eu dou sem precisar de jogo, simulação, etc.

3 saraivadas de mísseis chineses nas bases e estruturas militares e civis de valor estratégico, e restará à Taiwan apenas buracos para enfrentarem os chineses nas praias.

Adriano Madureira

É, as vezes nem sempre o “mocinho” tem forças suficientes para defender a donzela indefesa, apesar de alguns acharem que ele seja onipotente onisciente e onipresente...

comment image

Agressor's

“O Jovem E O Sábio Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa. Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse – “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?” O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?” Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você… Read more »

Jorge F

Pelo que me lembro a China proporcionou sofrimento indescritível ao seu povo ao embarcar em uma guerra civil sem precedentes. Por sinal o Governo de Taiwan é o que restou da antiga república e ao que me parece, a China que sofreu tanto (TAIWAN) prefere ser subjugada por Ingleses e seus descendentes do que voltar.

Wagner

A questão de Taiwan é extremamente complexa e cheia de nuances e contradiçoes. Chiang Kai Chek também não era “flor que se cheira” e tinha muita gente (inclusive do alto comando americano) que o queria fora do jogo. Vale a pena a leitura:

https://foreignpolicy.com/2015/09/03/assassinating-chiang-kai-shek-china-taiwan-japan-world-war-2/

Fernando C. Vidoto

Já houve conflitos entre Taiwan e China:

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Second_Taiwan_Strait_Crisis

E caso a China tente novamente, haverá novos conflitos novamente.

Hoje o gap entre a força aérea americana contra a chinesa é maior que em 1958.

Antoniokings

Mode ironic on?

Mensageiro

Pode ser que os EUA segurem Taiwan até onde conseguirem mas depois entreguem, sem guerra, e tenham outro pra jogar, e o da China esteja ultrapassado.

Mensageiro

Afinal nesse jogo do establishment, status quo, capital, os EUA já vem hegemônico há décadas, aprenderam muito no joguinho que inventaram, e se alguém ganhar eles podem não ser aquela criança dona da bola que pega a bola e acaba com o jogo, mas devem ter um mecanismo de reset, ou versão 2, ou ainda new game.

Rodrigo

Eu estava falando com um veterano americano, e ele me disse que muitos combatentes americanos( reservistas também) na ativa que ele conhece estão desmotivados e desmoralizados com o Pais deles, alguns até pensariam em desertar se houvesse uma guerra contra a China, muita divisão(racial, ideologica etc) e pouca perspectivade melhora, principalmente em relação a corrupção do establishment, por isso acho muito pouco provavel que os EUA iria viajar todo o pacifico para defender uma ilha no quintal da China. A elite americana deu um tiro no próprio pé.

Exemplo: Seal que matou o bin laden

https://pbs.twimg.com/media/ExoFVa8WgAAuK1p?format=jpg&name=medium

Blind Mans Bluff
Marcelo

bacana, aparentemente tem versoes de mesa e para computador

Blind Mans Bluff

A versao para computador é em Vassal.

Alex Barreto Cypriano

Já era. Se a China quiser invadir militarmente Taiwan o fará até com autorização da ONU ou durante a guerra civil americana próxima (com um sinal de OK durante o ajuste da lapela democrata). Os militares americanos got woke. E, como aconteceu com o cinema, go broke. O problema não é mais militar…

Ted

A invasão não é difícil ! O problema vai ser econômico. Tudo que a China não quer. Pois está em Franca e galopante expansão. Vai atrapalhar o objetivo. Mas quando chegar no apogeu. Vai ficar difícil negociar com a China.

Jorge F

Viaja não o objetivo deles mais que econômico sempre foi a China sob o mesmo céu… É o combustível para tudo isso.

Termo1

A estrategia da China é muito clara para aqueles que são racionais e não tomados por torcida ou simpatia. A China irá obrigar taiwan a ceder através de um acordo, esse é o PLANO A, a China fará isso uma vez que se tornar a maior economia do mundo e tiver pelo menos uns 4 ou 5 porta aviões, tudo isso deve acontecer até o final dessa decada, além disso a China irá aumentar também seu poderio nuclear para mais de 1,500 bombas nucleares até 2030. O PLANO B só acontece em duas ocasiões, se o governo de taiwan declarar… Read more »

Matheus S

Eu não falo nada.

Paulo

Taiwan é da China. Artificialmente foi criado um país autônomo. Eu, se fosse o governo chinês, trocaria a unificação da Coréia do Norte e do Sul por Taiwan, com os EUA. Menos envolvimento militar e despesas para os americanos. Tem que ter um acordo pra essas divisões políticas absurdas

Carlos Campos

não existe nada de artificialmente criado em Taiwan, é o mesmo povo que comandava a maior parte do continente e depois perdeu a guerra civil. os Taiwaneses consideram o continente um grupo rebelde.

Termo1

Na verdade não, tanto o KMT quanto o PCC são ilegitimos, a turma do KMT derrubou a última monarquia chinesa que tinha poder sob a China, já o PCC derrubou o KMT através de uma guerra civil, mas a verdade é que o KMT nunca teve poder absoluto, o partido era corrupto, governa para as elites, não conseguiu expulsar os imperialistas e por isso o PCC ganhou força sob a liderença de Mao Ze Dong, que convenhamos, foi um político e militar muitos mais sagaz e inteligente que Chiang Kai Shek. Outra coisa, quem governa taiwan hoje nem é mais… Read more »

MFB

Taiwan não é da China. Taiwan é a China. A parte continental está sob controle dos golpistas comunistas.

Rui

dessa forma o Brasil é de Portugal

Jorge F

Boa ideia, mas não vai rolar…

Mattos

Qual a marca e qual é esse board game

Alexandre Galante
Marcelo

que link bacana Galante! Fiquei com vontade de jogar Next War Polonia vs Russia

Last edited 3 anos atrás by Marcelo
paulo araujo

Tem um site chamado SOMNIUM que tem uma coleção de wargames para baixar de graça.

Alison

Rapaz… Não entendo (fora a parte histórica e orgulho) o sentido da China atacar e anexar um povo que não quer pertencer ao mesmo país… Muito mais lucrativo seria reconhecer sua independência e comercializar forte com eles, sendo o maior parceiro comercial como já faz com dezenas de países do mundo…

Carlos Campos

também acho que isso seria o melhor, pq Taiwan é pequena mas em questão de horas poderiam fazer estragos gigantes a marinha do PCC e infra estrutura no sul.

Marcelo Baptista

Alison o problema é que Taiwan era uma ilha que fazia parte do território Chinês, até que o governo chinês da época perder o controle do pais na revolução maoísta. Os “dissidentes” fugiram para esta ilha como ultimo recurso, e cederam bases ao EUA para parar os “revolucionários” e depois pediram status de pais independente.
Exagerando, é como a URSS colocar misseis em Cuba.

Marcelo Baptista

Ou Tomahawks na Polônia.

Marcelo Baptista

Uma percepção da segurança de Fronteiras.

Ted

A ilha de Cuba também não quer quantanamo e os americanos por lá. Mas fazer o que?

Mgtow

Não mesmo.
O territorio é chinês. Caso algum taiwanês anexado se recuse a aceitar a situação ele terá a opção de ir embora para onde se sinta bem. EUA deveria acolhe-los

Termo1

O dia que algum povo, organização ou país tomar a Amazonia do Brasil você vai entender direitinho o porque a China não abre mão de 1cm de taiwan.

Carlos Campos

Não acho que os EUA vão interferir, mas vão ajudar de alguma forma, tipo ajudando a coordenar ataques usando satélites, NSA e CIA… no final Taiwan vai perder, mas os custos para China podem ser altos.

Mgtow

Não haverá tempo para isso.

Termo1

Quanto mais taiwan resistir, pior será para o governo de lá. Até porque quem vai determinar o dia e a hora, se acontecer uma reunificação a força, será a China, e com certeza eles farão isso no momento correto.

Rogério Loureiro Dhierio

Uma coisa é certa.

Os EUA terão um custo altíssimo a pagar com uma agressiva China e seus interesses.

O dilema é: Qual custo devemos abraçar?

O custo de perder zonas de influência e consequentemente econômicos na Ásia, o que pode debilitar o PIB interno ou;

O custo de milhares de vidas americanas para manter essa capacidade hegemonica na região?

Douglas Falcão

cade a simulação de s300 x gripen? nao vi.

francisco

Estão focando só nas armas. Foi assim que o Japão atacou os USA e a longo prazo se deram muito mal. Tem que ver a questão da energia para movimentar a máquina de guerra e da comida para manter o exército alimentado. A China não tem comida para manter uma guerra prolongada e nem petróleo. Um boicote da América do sul patrocinada pelos USA e os chineses desistem em no máximo dois meses. É por isso que os chineses estão desesperadamente atacando o Brasil, tentando colocar um governo que seja amplamente a seu favor. O petróleo ao que tudo indica… Read more »

sj1

Começou com uma excelente leitura da situação de uma possível guerra, o final concordo parcialmente.

rui mendes

´´Começou com uma excelente leitura?????
Só se for para um filme.
Desde quando a China precisa do Brasil, para conseguir aguentar uma guerra longa??
Petróleo não falta e comida também não, haja dinheiro e força militar.

Termo1

Sua analise está equivocada amigo, primeiro ao comparar uma guerra mundial com um possível conflito por uma pedaço de terra que o próprio EUA considera da China. Segundo porque se a China entrar com força, em menos de 3 dias liquida a fatura com taiwan, não haverá nem tempo para o soldado chinês sentir fome, se sentir fome, comerão a comida que está em taiwan, pois já estará tomado. Terceiro, as derrotas sofridas pelos EUA em muitos conflitos se dá pela falta de patriotismo e falta de razão para derramar sangue americano a troco de nada, um soldado americano não… Read more »

Pablo Maroka

Nem sempre o bem vence

Igor Tavares

Tem uma coisa que eu não entendo venho notando que tem muita gente neste Blog que defende com unhas e dente a China…. Será que estas pessoas iriam gostar de morar na China e viver em um regime autoritário controlador como e o de lá ? Esta e a pergunta que me faço as vezes…

Termo1

Eu adoraria morar na China, não porque gosto ou apoio o PCC mas sim porque gosto da China, e a China tem mais de 4 mil anos, não apenas 71 como muitos aí pensam…

LUCIANO DO PRADO

Nesse momento, aqui no Brasil,.muita gente tem vontade de “abrasileirar” o estilo chinês de fazer as coisas afinal, são contra a imprensa livre, defendem intervenção militar, agridem jornalistas de emissoras que não gostam e por aí vai.

Respondendo diretamente sua pergunta, se fosse mais novo iria ao menos viver por um período na China, para ver com meus próprios olhos como é a vida lá e não depender de opiniões enviesadas.

César Antônio Ferreira

É bem conhecido que os “planos de guerra chineses” prevêem a obliteração das defesas da ilha nas primeiras seis horas e a ocupação da mesma em menos de sete dias…
Taiwan dista apenas 250km da costa chinesa.

Uma derrota dos EUA é esperada.

Todavia a China não invadirá a ilha, não precisa. Acreditam os chineses que no máximo em 100 anos Taiwan será reincorporada…
O que são 100 anos?
Para os Chineses, nada.

Last edited 3 anos atrás by César Antônio Ferreira
Alexandre Esteves

Concordo. Se fosse realmente fácil, “super galinha morta” – como se falava há um século – os chineses já o teriam feito. Em 1979, sob esse prisma, invadiram o Vietnam e “tomaram na jaca”! Para disfarçar seu insucesso, declararam que era apenas uma “expedição punitiva”.
No jogo de guerra, eles jogam o Go, não xadrez. Por isso a paciência, pois se movem prevendo suas ações a longo prazo.

Termo1

Leia novamente a materia meu amigo, a China não tinha condições de enfrentar os EUA numa possível defesa de taiwan há 20 anos atrás e você vem falar de 1979? A China hoje não só tem como reunificar taiwan mas tem como derrotar uma possível defesa dos EUA a ilha, o ponto central é esse, esse cenário não existia antigamente e por isso a ilha ficou lá isolada do mainland, porém o objetivo dos chineses sempre foi a reunificação de taiwan, até mesmo o KMT não concorda com a independência de taiwan.

Helio Eduardo

É uma questão intrigante. Para a China, Taiwan é um território rebelde. Para Taiwan, a China é um território ocupado…. Taiwan está condenada. Ou será “absorvida” pela China continental ou cairá, em poucas horas, diante da esmagadora superioridade militar do Dragão. A geografia já deu seu veredicto: 250 km não são nada. Ainda assim, ao contrário de muitos dos que aqui postam, não vejo um cenário tão difícil para os EUA. Lógico que a US Navy não vai chegar perto de Taiwan, pois a China fortificou o Mar do Sul da China pensando em detê-la, o que fez com muita… Read more »

Rui

Tirando Africa que fica do lado da China, parte da Europa (sim isso mesmo), Rússia e grande parte da Azia, e já agora Argentina, Bolívia, Peru, Cuba e Venezuela , ou seja meio mundo.

Wagner

Para azia e má digestão, vá de Estomazil.

Termo1

Do ponto de vista histotico, o governo de taiwan e o governo do mainland são ilegítimos. Em relação a um conflito China-EUA por taiwan, esqueça, nenhum americano está afim de morrer por um pedaço de terra que eles mesmo sabem que pertencem a China. O sistema economico que orbita os EUA está migrando para a Asia aos poucos, o que vai sobrar é o sistema cultural que também já apresenta rachaduras. Os EUA não me parece ter força e ingeligencia para enfrentar os chineses numa corrida de longa distância, todas as medidas que os EUA estão tomando contra a China… Read more »

Hélio

Os EUA jamais enfrentariam uma guerra com a China, seja por qual motivo for. Quando em sua história os EUA entrou em guerra com um inimigo militarmente forte? O mais próximo disso foi a Espanha e mesmo assim já estava extremamente decadente. Nas duas grandes guerras eles só entraram quando a Alemanha já estava extremamente desgastada. Aliás, essa é a estratégia militar americana, desgastar ao máximo o inimigo para depois atacar, por isso a política de sansões. Quando não dá certo, não tem guerra, vide a guerra fria e será assim também com a China. Os americanos deixaram os ingleses… Read more »

Hélio

“Ah! Mas teve o Japão”.
Eu falei país militarmente forte, o Japão não era, a URSS esmagou o exército japonês em poucas horas e foi esse o motivo de sua rendição, não as bombas atômicas.

Rafael dos Santos Giorgis

Bastava TAIWAN desenvolver armas nucleareas na mesma batida que aquele ditador da coreia do Norte. Eles ameaçam o ocidente há horas, se os americanos dessem 300 ogivas para TAIWAN, acabavam as ambições chinesas……

Tiago

Taiwan precisa se encher de submarinos, defesa antiaérea e mísseis antinavios.

Paulo Drusnam

Como diz o saudoso Kafunga, “treino é treino, jogo é jogo”.

rafa

Minha opinião é que se Taiwan deseja se defender contra a China, não adianta investir em caças de ultima geração, ou fragatas, ou sei la. Tem que ser um mix entre Israel e Suíça. Taiwan não tem outros países inimigos. Apenas 1. Tem que focar na guerra assimétrica, guerra de atrito, etc.

  • Serviço militar de 3 anos para todos os homens e todas as mulheres.
  • Investimento pesado em infantaria, tanques, armas antiaéreas, antitanques
  • Acabou o serviço ativo, leva o fuzil pra casa

O resto é alvo para os chineses.

JOSE NETO

Se os EUA quiserem com as forças convencionais neutralizam a China em menos de 24 horas. O resto e fantasia. O problema e o conflito nuclear fora isso e só sonho por parte da China tomar Taiwan, o problema que hoje as duas economias são simbióticas por isso não vai haver conflito e só esse jogo de bravatas.

Bosdesniavranka

Nesses jogos a Ucrânia não dura 4 semanas…