O Carrier Strike Group (CSG 21) do Reino Unido e USS America Expeditionary Strike Group (AMA ESG) com a 31ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais embarcada, iniciam operações multinacionais de aviação avançada em apoio ao Large Scale Global Exercise (LSGE) 21, em 20 de agosto.

“Esses eventos nos permitem trabalhar com uma rede incomparável de parceiros e aliados em um ambiente complexo, apoiando o objetivo comum de um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos Chris Engdahl, comandante do Expeditionary Strike Group 7. “As operações contínuas e combinadas nesta região nos permitem melhorar a compreensão compartilhada, a confiança e a interoperabilidade em desafios que têm impactos globais.”

O LSGE 21 é um exercício de comando e controle global, com foco regional, para melhorar a integração dos EUA e seus aliados e parceiros no Indo-Pacífico. Com muitas operações, atividades e investimentos aninhados sob o guarda-chuva LSGE 21, essas operações são parte de uma iniciativa maior.

Enquanto navegam juntos, os grupos de ataque conduzirão manobras de navegação de grande formação, exercícios de guerra de superfície e antissubmarino e eventos de integração de aviação para aumentar sua capacidade e proficiência em todos os domínios.

“A capacidade dos Estados Unidos e do Reino Unido de serem ‘interoperáveis’ e operarem seus jatos de quinta geração a partir do mesmo convés ao mesmo tempo é um testemunho da relação especial entre nossos dois países”, disse o Comodoro Steve Moorhouse, OBE, Comandante do Carrier Strike Group do Reino Unido.

O HMS Queen Elizabeth lidera o Carrier Strike Group do Reino Unido e opera um grupo aéreo misto de F-35Bs, com um esquadrão de jatos do Reino Unido e um esquadrão do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Além disso, o destróier USS The Sullivans da Marinha dos EUA, bem como vários outros navios da Marinha Real, compõem o Carrier Strike Group do Reino Unido.

“O UK Carrier Strike Group oferece a maior ala aérea de quinta geração embarcada hoje e trabalha com nossos aliados próximos para desenvolver procedimentos e capacidades operacionais, ao mesmo tempo em que mostra a agilidade da aviação terrestre e baseada em porta-aviões no Indo-Pacífico demonstra nosso compromisso com a região”, acrescentou Moorhouse.

A integração dos F-35Bs do Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 211 na ala aérea do porta-aviões oferece a oportunidade de compartilhar experiências, táticas e procedimentos, destacando interesses comuns e forte relacionamento bilateral entre os EUA e o Reino Unido.

O Lightning (F-35B) é uma aeronave de combate multifuncional de última geração equipada com sensores avançados, sistemas de missão e tecnologia furtiva empregada tanto no AMA ESG quanto no CSG 21.

Juntos, os navios avançados do ESG 7 e elementos da 31ª MEU estão operando na área de responsabilidade da 7ª Frota dos EUA para aumentar a interoperabilidade com aliados e parceiros e servir como uma força de resposta pronta para defender a paz e a estabilidade na Região do Indo Pacífico.

FONTE: Marinha dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Bó

Aquela que outrora foi a maior e mais poderosa armada do mundo está a tornar-se um “puxadinho” da US Navy.

Jagdverband#44

Adjetivos como “poderosa”, “grandiosa”, e etc não fazem mais sentido para o RU, e eles não só sabem disso como querem isso.
No caso em questão, até mesmo pelo fim do império global que eles foram, basta apenas meia dúzia de meios e equipamentos modernos do tipo “state of art”.
Se fosse para jogar Super Trunfo, eu diria que os dois PA existentes, com seus respectivos SG seriam suficientes para muita, mas muita tarefa.

Hcosta

E as bases que ainda possuem espalhadas por todo o mundo.
A Rússia e a China bem que gostariam de ter esta capacidade.

Inimigo do Estado

Se a tarefa for combater piratas e grupos insurgentes, está de bom tamanho. Se for para enfrentar a China ou a Rússia, essas banheiras aí não dão nem para a saída.

Jagdverband#44

Sim. Com certeza. Eles manterão tais GT´s para atuarem junto com seus aliados apenas, mantendo capacidade, combatendo pirataria e protegendo territórios além mar.
Não acredito em tal conflito envolvendo o RU e CHINA/RU (incluindo EUA, AUS, JP, CS, e até mesmo INDIA).
Essa opção não é boa para ninguém, muito menos o PCC que experimentou a riqueza promovida pelo capitalismo nos últimos 30 anos.
Esse conflito é uma fantasia de velhos jogadores de WAR 2 e ST.

Flanker

Hehehehehe…o que o Reino Unido fez pra ti? Te molestaram?….nunca vi tanto ódio num coração…..huehuehuhue

Jagdverband#44

Visto negado =D

Paulo HPS

Nao duvido nada….

Inimigo do Estado

Já estive lá, 2 vezes, figurinha repetida não completa álbum. Em Outubro irei para a Grécia.

Inimigo do Estado

A realidade dói né Flanker, só te resta vir com deboche, além de ser o refúgio de ignorantes como tu, é o artifício usado pelos que vivem na mentira para aliviar as dores da realidade.

Flanker

Hehehehehe …melhora teu discurso, zé ruela…tá bem fraquinho.. ….kkkkkkkkk
Quem é que vive querendo demonstrar uma pseudo riqueza? Que ansiedade em querer dizer: posso isso…vou lá…vou cá…tenho isso e aquilo…..tu não percebe o quão pequeno e ridículo é isso? Querer demonstrar riqueza é sinal de falta de valores! Mostra se apegar ao preço das coisas e não ao valor das mesmas! É de uma pobreza ímpar…..tu não sabes sequer o significado de ignorância. Hehehehehe……

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Inimigo do Estado

Só estou dizendo que irei, quem está se ofendendo é você, o que é problema exclusivamente seu. Parafraseando Jojo Toddynho, eu sou responsável pelo que eu digo, não como você reage.

Flanker

O que tu tem, deixa de ter, ou o que tu faz ou deixa de fazer não me interessa….mas, toda hora tu fica querendo demonstrar que viaja, compra, tem, pode, etc……e isso é patético! Coisa de remediado querendo pagar de rico! Pessoas sem valor tem apego ao quanto as coisas custam…..
E…….. Jojo Toddynho?!?!? Expoente do pensamento brasileiro……..hehehehehe

Piassarollo

Banheiras???

Hcosta

Que novidade. Já é assim desde a 2GM.
E qual é o problema?

rui mendes

Não se pode ser a maior e melhor sempre e para sempre, como passou da Armada Espanhola, para a Royal Navy, e da RN para a US Navy, também já, já a US Navy passa o testemunho há PLA Navy. E quanto ao puxadinho, pode ser, mas o mesmo pode ser dito de outras marinhas perto da Royal Navy. Engraçado, uma marinha que têm 2 porta aviões, caças de 5ªG, 4 SSBN, 7 SNN, 5 LPD´s(Albion class e Way class), 1 Navio Multifunções Argus, 6 Type 45, a construir 9 Type 26 e 5 Type 31, AOR´s Wave Class e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Allan Lemos

Não se pode ser a maior e melhor sempre e para sempre

Eu que eu já disse aqui várias vezes, impérios se erguem e caem. Ninguém reina para sempre.

WSilva

Puxadinho você pegou leve, a Inglaterra hoje em termos de geopolitica é literalmente uma vassala dos EUA. Embora no fundo, os EUA ainda sintam grande inveja de seus eternos colonizadores, está é uma ”vergonha” que os EUA irá sempre carregar pois não importa o quão no fundo do poço a Inglaterra possa estar, quem criou os EUA foi ela e os britanicos fazem questão de sempre lembrar disso, quem já esteve em Londres sabe do que estou falando.

A C

Dizem que durante o dia o dinheiro do mundo vai para N York e outras “pastagens” e volta para dormir em Londres.

Num pensamento inverso, nao seriam a forcas armadas americanas uma “bucha de canhao” de quem realmente controla as financas do Ocidente?

MGNVS

… BINGO!!! Segundo algumas “teorias conspiratorias”, a Famila Real Britanica
esta no centro do poder mundial.

Vinicius Momesso

A única coisa que é sabido é que a maioria dos americanos gostariam de ter um “sotaque britânico”. Agora de resto…

Slow

Uaaaaal !! Como se a marinha toda da América Latina fosse grande coisa ..

WSilva

A Otan é um zumbi, seus membros estão mortos, no caso sucateados. Nenhum membro tem a condição de dizer ”não” aos EUA. Não vejo como parceria, vejo como ser refém de uma ordem ditada pelos EUA a troco de ”proteção”.

Hcosta

As FREMM, MEKO, Type 45, Horizon, os vários modelos da Damen, Navantia, etc… são sucata?
Quer que continue em blindados ou aviões?

Muitos dizem que não aos EUA. Disseram que não à invasão do Iraque e muitos ainda não atingiram os 2% de orçamento militar.

Gostaria de um exemplo, seja de que tipo for, que demonstre que os países Europeus estão reféns dos EUA.

WSilva

Retire os EUA da Otan e veja o que sobra… O que aconteceu no Afeganistão reflete o que eu disse, os EUA anunciaram a retirada, os demais membros da Otan deram linha na pipa também, caso contrário seriam trucidados pelos usuários de sandálias e AK 47. Essa é a mesma Otan aí que quer implantar na marra uma democracia ocidental e seus valores na Rússia e China. rs Resta saber até onde vai essa vassalagem de alguns países com os EUA…Enquanto a briga é teatral, enquanto só desfiliam armas or porta aviões no quintal de outros países, enquanto aplicam um… Read more »

Hcosta

O que sobra? Um milhão de soldados.
Quando o bicho pegar é igual a qualquer outro país.

WSilva

E por que esses ”1 milhão” de soldados saíram do Afeganistão com o rabo entre as pernas seguindo a retirada americana? Ora, se estão armados até os dentes com armas alienigenas e são 1 milhão de soldados, por que não ficar por lá e aplicar a tão sonhada democracia sem os EUA e lutar com aquela gente que usa chinelo e AK 47?

MestreD'Avis

Caro WSilva. Pode me indicar que pais ou conjunto de países tem capacidade de atacar e vencer uma guerra total contra a parte europeia da OTAN? Ou seja, invadir o continente, destruir as forças militares e controlar a população?
Sem fantasias de confitos nucleares pois os SLBM Britanicos e Franceses servem como disuassão para isso e creio ser simples de admitir que a Alemanha só não tem armas nucleares por razões politicas.

WSilva

Me indique uma única operação da Otan onde os EUA não ditam as regras…Se tirar os EUA da Otan, a Otan cai em pedaços. Mas por outro lado seria bom, pois potências como Alemanha e França iriam avançar muito em sua soberania militar. A questão não é derrotar o bloco europeu, mas sim o alcance desse bloco, sem os EUA, esse bloco se fecharia militarmente. Então quando você vê uma banheira britânica ou alemã no mar negro ou no mar do sul da China, ali é os EUA empurrando esses países, veja esses países não tem o menor interesse de… Read more »

Hcosta

Não confunda as coisas. Uma fragata ou porta aviões não significa que está numa missão da OTAN. O RU faz as suas próprias escolhas. Se querem ir até ao oceano Pacífico isso é problema deles. Isso não quer dizer que sejam vassalos, assim como o Japão. Sabe qual é o seu problema? Pensa que a OTAN só funciona quando há guerras com alguma intensidade. Todos os dias a OTAN está a funcionar com patrulhas, exercícios e combates. Veja o artigo no poder naval sobre o submarino Português. E acha que a França teria algum problema em sair da OTAN como… Read more »

WSilva

Você está mal informado amigo, os EUA DITAM as regras da OTAN, quem é membro, aceita essas regras, quem não aceita, tá fora. Os EUA recentemente ordenou que membros gastem mais % de seu pib com equipamente militar, equipamento militar que vem de onde…? Acertou, dos EUA.

Esse é apenas um exemplo de como os EUA mandam na Otan, sem EUA a Otan não sobrevive

Hcosta

Não, não é assim. Diga quanto equipamento militar Americano tem a França, Alemanha, Itália, Espanha e até mesmo o RU. E até mesmo outros países médios ou pequenos. Pela sua lógica a maior parte do seu equipamento seria Americano. E mais uma vez os EUA não fazem as regras da OTAN. É preciso unanimidade. Algo semelhante à ONU em que os outros países têm poder de veto. Ou acha que os EUA também fazem o que quer na ONU? E quantas vezes tenho de repetir? Muitos países não vão aumentar o orçamento militar porque os EUA ordenaram, nem conseguiram fazer… Read more »

Antonio Palhares

Deveriam aproveitar que estão perto. E varrerem o Talibã e seu país da idade média tenebrosa do mapa. As tradições teriam suas honras lavadas. E humanidade, a eterna gratidão.

Inimigo do Estado

Esse aqui deve ser daqueles que bate no peito e diz que é cristão, mas está defendendo o assassinato de inocentes, só por estes tiveram o azar de nascer debaixo da bota de um certo governo.

Jagdverband#44

Kings, se os soldados do Talibã estão por livre e espontânea vontade alistados, então não são inocentes.
Serão no dia que promoverem uma eleição e se submeterem à decisão da maioria.
Sendo religioso ou não qualquer um de nós que acompanhe assunto militar, está sujeito a ser taxado de defensor da morte, por gostar de máquinas da morte.

Flanker

Olha, longe de mim querer concordar com um sujeito como esse I do E……mas, o Antonio Palhares escreveu “varrer o Talibã e seu país”……Isso subentende matar inocentes, além dos fanáticos do Talibã.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Jagdverband#44

Mas ele quis dizer varre apenas o talibã, acredito.

Inimigo do Estado

Você concorda sempre comigo, só não quer admitir. Tbm te amo Flanker, abração!

Hcosta

Estão perto?

Mk48

Se houvesse petróleo, muito petróleo no Afeganistão, você acha que o desfecho seria o mesmo ?
.
Os EUA se retirariam ?
.
O resto da OTAN fugiria com o rabo entre as pernas ?
.
20 anos de ocupação , mhares de soldados ocidentais mortos, bilhões de dólares gastos, sem contar os afegãos mortos, para que ? Por uma vingança?
.
É para parar e repensar os conceitos de democracia ocidentais.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
MGNVS

Antonio… varrer o Taliban do mapa eu concordo plenamente. Mas e as mulheres e crianças que nao tem nada a ver com isso??? Principalmente pq elas sao as maiores vitimas. Agora, alem do Taliban eles poderiam destruir tbm os aiatolas do Iran e a Familia Real Saudita pq sao todos iguais, sao todos terroristas.

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
PickNeto

Sempre será uma força a ser considerada…

Dalton

Interessante o “roundel” usado pelos EUA no início da II Guerra pintado no “lift fan” do F-35B do “Avengers” VMFA 211, homenagem por conta da extraordinária luta que o esquadrão empreendeu contra os japoneses na ilha Wake logo após o ataque a Pearl Harbor que eventualmente foi tomada com grande perda material e de vidas japonesas.

Hcosta

Se fosse assim tinham que mudar o nome a muitos navios. Bataan, Tarawa, Iwo Jima, etc…

Dalton

Acredito que haja de ambas as partes reconhecimento pelo sacrifício das gerações anteriores e a marinha japonesa tem vários de seus navios atuais homenageando navios
de outrora, por exemplo, “Kaga” e “Soryu” que atacaram Pearl Harbor.

Pablo Maroka

É pra glorificar de pé!