Fragata russa ‘Admiral Gorshkov’ lança míssil hipersônico Zircon em alvo marítimo no Mar Branco

64

Almirante Gorshkov, primeira da classe

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os dados do equipamento de gravação mostram que o voo do míssil hipersônico cumpriu os parâmetros designados e o alvo foi destruído por um ataque direto

Moscou, 18 de novembro./TASS/. Um míssil hipersônico Tsirkon (Zircon) lançado em teste da fragata Admiral Gorshkov da Frota do Norte da Marinha Russa atingiu um alvo naval no Mar Branco com um impacto direto, informou o Ministério da Defesa da Rússia na quinta-feira (18).

“Os dados do equipamento de gravação mostram que o voo do míssil hipersônico obedeceu aos parâmetros designados. O alvo foi destruído por um ataque direto”, disse o ministério.

Conforme especificado pelo Ministério da Defesa da Rússia, o míssil hipersônico foi testado contra uma posição de alvo marítimo no Mar Branco.

Um desenho especulativo do Tsirkon 3M22

“A Frota do Norte envolveu seus navios de superfície e aviação naval para fornecer os disparos de teste e fechar a área”, disse o ministério.

Uma fonte disse anteriormente à TASS que os testes estatais do míssil hipersônico Tsirkon começariam em novembro e continuariam em dezembro.

No geral, cinco lançamentos-teste contra alvos marítimos e costeiros estão planejados. Em 24 de agosto de 2021, foi assinado um contrato na mostra internacional de armas Army 2021 para a entrega de mísseis hipersônicos Tsirkon aos militares russos.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sequim

Há defesa contra?

Alexandre Galante

No simulador Command Modern Operations é muito difícil se defender de ataques com mísseis Zircon, sempre algum míssil acaba ultrapassando as defesas.

Antonio Palhares

E é justamente ai que o estrago se consolida. Se um passar.

Agressor's

Com apenas um míssil, uma frota inteira pode ser destruída. Uma tempestade perfeita está se formando no horizonte. Os porta-aviões ficaram obsoletos…

Léo Neves

Engraçado o camarada torce para os EUA serem destruídos kkkk deve ser casado com uma chinesa ,ou um chinês.. só pode

Bosco

Galante, Você vai me desculpar mas dentro da minha ignorância em relação a games eu considero complicado aferir a capacidade de um dado sistema interceptar um míssil que não tem seu real desempenho introduzido no jogo. Sem falar que muito dificilmente há como um jogo desses aferir a defesa soft kill, baseada nas ECMs. Se colocar que o míssil faz Mach 10 a nível do mar e no impacto e que faz ziguezagues com raio de cem metros , aí realmente não tem como interceptar. Se colocar que 100 Zircons estão atacando simultaneamente, não tem como interceptar. Vale salientar que… Read more »

Alexandre Galante

Bosco, o Command Modern Operations é o mais perto que nós mortais conseguimos de simular plataformas e sistemas de armas modernas em um computador pessoal com software comercial.
O simulador é tão bom, que a versão profissional é usada por várias Forças Armadas e empresas de defesa:

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Fernando Gouveia

Não existe isso de um míssil voando a mach 10 a nível do mar. Nem existe mísseis que consigam sustentar uma velocidade a mach 3 a nível do mar, quanto mais mach 10. Os mísseis com velocidades supersônicas a nível do mar só o fazem na fase terminal e por um curto período de tempo.

Voltando ao tema, a fonte relata que o Zircon atingiu o alvo marítimo com sucesso, mais uma de suas dúvidas deixou de ser uma dúvida para se tornar uma realidade.

Qual a próxima agora? Você vai querer a simulação do teste?

sergio

Galante poderia fazer uma simulação Rafale vs Gripen NG

Nilo

MB precisa avançar em pesquisa de um mansup de maior alcance, já não é calça é bermuda, já já fica de cueca.

Caio

Nossa Marinha já está com uma mão na frente e outra atrás; só a turminha que está ganhando muito bem com isso pra negar.

Rafael Costa

Pra mim já estamos sem cueca faz um bom tempo.

Allan Lemos

A MB não está conseguindo concluir o desenvolvimento do atual, imagina se eles vão conseguir um de maior alcance.

Sempre tudo vai esbarrar na “falta de verba” ou então na mentalidade “o Brasil não tem inimigos”.

De todo modo, tanto o Mansup, quanto o MTC-300 e o Micla-Br já estão obsoletos em um cenário de guerra moderna.

marcus

O Brasil não precisa de inimigos externos, já temos os internos, os políticos.
Qualquer país, chega e leva qualquer propriedade do povo sem dar um tiro.Basta molhar a mão dos políticos e do judiciário.
A Petrobrás é uma estatal. Para quem os políticos entregaram a preço de banana podre, vários campos de petróleo no pré sal?
Para a estatal de petróleo Norueguesa e para a estatal petrolífera Chinesa.

José Carlos David

O Centrão garante a nossa defesa contra quaisquer inimigos.

BK117

Todos esses três são só um primeiro passo do desenvolvimento de misseis no Brasil.

O problema é que tendemos (especialmente a MB) a se contentar com o primeiro e nunca dar o segundo passo, isso quando sequer terminamos de dar o primeiro passo.

Tenhamos fé e que os Céus nos ajudem…

Luís Henrique

Eu discordo sobre serem totalmente obsoletos. A França é uma potência nuclear e militar e usa em seus caças Rafale o míssil AM-39 Exocet que possui alcance entre 50 e 70 km (dependendo da altitude e da velocidade do caça). A Marinha francesa, uma das mais modernas do mundo, utiliza o Exocet Block 3 com “apenas” 180 km de alcance. Se eu não me engano, todos os Block 3 são, na verdade, Block 2 que foram modernizados e foi instalado uma microturbina para aumentar o alcance do míssil. A França pretende substituir o Exocet pelo Perseus na década de 30.… Read more »

Luís Henrique

MTC-300 e Micla-BR não tem nem o que falar. Já foi divulgado que o nosso MTC-300 poderá ter mais de 1.000 ou 1.500 km de alcance.
Onde que um míssil de cruzeiro desse é obsoleto?

Os mísseis supersônicos e hipersônicos são incríveis, mas não tornam todos os mísseis subsônicos obsoletos.

Allan Lemos

Cara, basta meia dúzia de caças furtivos para destruir todos os Astros 2020 e Gripens capazes de lançar os MTC e os Micla, respectivamente.

O Brasil não tem uma defesa antiaérea integrada, nem uma grande rede de satélites militares e nem um sistema de inteligência.

Você acha mesmo que esses mísseis fariam alguma diferença contra uma grande potência?

Luís Henrique

Depende o que você imagina quando diz “grande potência”. Se você se refere à EUA, Rússia e China, concordo que o Brasil não pode fazer muito. Sobre meia dúzia de caças furtivos destruírem todos os Gripen, então França, Alemanha e vários outras potência militares não servem para nada? Acho que você exagerou nesta frase. Os caças furtivos possuem vantagens mas não são invencíveis. O Brasil não possui sistemas antiaéreos avançados de médio e longo alcance ainda, mas possui uma boa rede de radares e possui satélites e sistemas de inteligência. Inclusive no atual comando da FAB, vários satélites estão sendo… Read more »

Allan Lemos

Durante a operação Tempestade no Deserto, os F-117 já voavam sobre Bagdá antes dos primeiros Tomahawks caírem no solo do Iraque, que tinha naquela época uma defesa antiaérea muito melhor do que a que nós temos hoje.

Então, pare de viajar, cara, antes dos pilotos saírem para o scramble os Gripens já estariam todos destruídos em seus hangares, assim como as baterias de Astros.

MTC, Micla e Mansup, todos seriam úteis contra o Peru, a Argentina ou o Chile, mas contra uma potência militar seriam de pouca utilidade.

Luís Henrique

Se formos pela sua linha de raciocínio, então é melhor fechar as forças armadas, já que não temos chance. Não é assim que funciona no mundo real. Realmente, contra os EUA + a Otan, fica difícil, ainda mais para um país como o Iraque. O Brasil teria que partir para uma guerra de guerrilha, de desgaste. Mas isso não significa que estas armas possuem poder nulo, se forem bem usadas podem causar perdas até mesmo para grandes potências. A Suécia desenvolveu táticas de operar os caças longe das bases, esse é um exemplo de como um país pequeno lidaria contra… Read more »

Fabio

O Vietnã expulsou os americanos com guerra de guerrilha em época de armas obsoletas, hoje potências e seme potências militares tem mísseis que penetram o solo e destrói tudo a grandes profundidades, os equipamentos robôs de guerra urbana vantes modernos e o que mencionei, não existiam na guerra de guerrilha contra o admirável Vietnã que venceu a maior potência militar do planeta, claro que em uma citação bem menos tecnológicas que hoje.

carvalho2008

Se voce adotar pequenos submersiveis mesmo que rusticos como um Ghadir (apenas exemplo de rusticidade) com sistemas MRLS como o Astros 2020 ou ainda missies antiaereos, eles quando usados na defesa costeira, seria quase impossiveis de identificar e contrapor, em face da proximidade com a Terra e a invisibilidade dab submersão. Sendo pequenos, até dispensam em momentos criticos a infraestrutura de uma base naval para ressuprimento.

carvalho2008

comment image
comment image
comment image
comment image
comment image
comment image
comment image
comment image
comment image

Renan

O Brasil deveria ter a condição de levar a guerra a qualquer mm quadrado do planeta. Não temos está condição. O Brasil tem que ter ao menos condições de enfrentar e repelir um ataque da França e com uma resposta a altura. Dizemos que a França destruiu uma hidrelétrica e afundou dois navios. Temos que ter a capacidade de fazer o mesmo lá na França. Pois na briga entre dois gigantes que sofre é o solo. O povo onde a briga aconteceu que sofre. Qualquer capacidade abaixo disso é uma vergonha, falta de respeito com os trilhões investidos na defesa… Read more »

Luís Henrique

Metade dos R$ 100 bi é pagamento de aposentadorias. Ou seja, nosso REAL orçamento militar é de R$ 50 bi. Em Reais. A França investe + de 50 bi de EUROS.

Não é uma vergonha termos poder militar inferior à França, que investe umas 6x mais que nós. Vergonha é essa previdência militar gigante e dentro do orçamento.

carvalho2008

Coloque os Astros debaixo dágua…na praia….não tem como pegar uma bateria costeira desta….é o que falo de pequenos submersiveis simples de ataque e apoio NSFS…faça o acasalamento de um Ghadir com um Astros….nada complexo mas que se insere num modo de operação não dimensionado por qualquer invasor

Antoniokings

Excelência da indústria militar russa.
Estão de parabéns.

Red Pill

Um estadista assim faz falta no Brasil, apesar de que com nossas leis o país é ingovernável.

Allan Lemos

Exatamente. O Putin é de longe o melhor governante no mundo hoje e o que melhor sabe jogar o “game of thrones” da geopolítica mundial.

O Brasil com um Putin seria uma das principais potências econômicas e militares do planeta.

Hcosta

PIB da Rússia é semelhante ao Brasil e eles têm as maiores reservas do mundo em gás e reservas importantes de muitos outros recursos naturais/minerais.
E com menos população.
O Brasil, sem estas reservas, consegue produzir tanta riqueza como a Rússia e com a desvantagem de estar longe dos principais mercados.
Se isto é um bom exemplo económico…

Sincero Brasileiro da Silva

Alguém sabe se nosso míssil Matador terá versão naval, lançado de algum navio ou sub??

carcara_br

Tai o desenho e a imagem pra quem disse que nunca viu e tudo que se tinha era o modelo americano.
Isso configuraria um míssil operacional a propósito?

Bosco

Esse desenho não é oficial.

carcara_br

Tu és exigente hein, vou pedir pro putin te enviar a planta completa com detalhamento de materiais.

Fernando Gouveia

Nesse caso, ele tem razão. Mas concordo com você, o Putin vai enviar todo o projeto do Zircon e demais projetos hipersônicos em desenvolvimento, as dúvidas dele serão todas sanadas.

Bosco

Eu te respeitava Carcara. Te acha um sujeito inteligente. Me equivoquei. Você é só mais do mesmo que tem por aqui. Arroz de festa que tá boiando na Trilogia talvez porque não gosta de futebol ou palavras cruzadas.
Quanto a pedir ao Putin pra me enviar a planta do Zircon, não precisa, eu ficarei satisfeito dele mandar publicar uma simples foto como fez com o Kinzhal, com o Su-75, com o Poseidon.
Quando falar com ele pede pra enviar fotos dos mísseis do sistema S500 e do veículo Avangard. Ele tá devendo essas também!

Bosco

Você Carcara, entrou pra turma desses aí em baixo. Olha o nível dos comentários deles. Não tem consistência pra encher um prato raso. “EUA tem Elon Musk, Capitão América, Homem de Ferro, Batman, Super Homem, além de muito outros…Esse míssil da Rússia é apenas uma pedrinha no cosmos…” “Prezado. Vc está subestimando o poder de Hollywood. Lá, os EUA venceram a Guerra do Vietnã, a Segunda Guerra acabou por causa do Dia D e até o Coronel Custer ‘quase’ derrotou’ os malvados ‘pele-vermelhas’.” “E os marines e Team 6 derrotaram o Taleban mais recentemente em suas patriotadas…” Você poderia fazer… Read more »

carcara_br

Bom, eu continuo te considerando um exímio conhecedor dos mais diversos sistemas, equipamentos e doutrinas principalmente quando a referência é ocidental, as vezes dou uma cutucada mais forte, mas acho totalmente válido e importante suas participações. Infelizmente estaremos mais frequentemente em lados opostos do debate, o que eu posso dizer em minha defesa é que geralmente eu modulo meus comentários ao tom já existente. Enquanto os ataques forem genéricos e não ferirem um grupo ou indivíduo específico de forma que não interditem ou reforcem preconceitos procuro não interferir, caso contrário irei me manifestar sempre. E isto pode incluir grupos que… Read more »

carcara_br

respondi e ficou preso.

Hcosta

Ainda estão em testes…

carcara_br

Já encomendados desde agosto e sendo lançados todavia…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Munhoz

Me desculpe mas o que vi foi apenas um míssil sendo lançado a noite, não o vi voando na velocidade hipersônico e muito menos atingindo um alvo.

Bem estranho

carcara_br

sim.

Léo Neves

Este desenho tem a muito tempo na internet e não é nada oficial. Mas eu acredito que os russos realmente estão próximos de por em operação este míssil , não duvido da capacidade deles.

Agressor's

EUA tem Elon Musk, Capitão América, Homem de Ferro, Batman, Super Homem, além de muito outros…Esse míssil da Rússia é apenas uma pedrinha no cosmos…

Antoniokings

Prezado.

Vc está subestimando o poder de Hollywood.
Lá, os EUA venceram a Guerra do Vietnã, a Segunda Guerra acabou por causa do Dia D e até o Coronel Custer ‘quase’ derrotou’ os malvados ‘pele-vermelhas’.

Red Pill

E os marines e Team 6 derrotaram o Taleban mais recentemente em suas patriotadas…

José Carlos David

Você esqueceu da Mulher-Maravilha…fatal, poderosa e linda! kkkkkkkkk

Red Pill

Esse rato aí da foto, numa campanha presidencial criticou o candidato que estava na frente das pesquisas porque ele era a favor da bomba atômica…

Adriano Madureira

Rato ? Ele só está fazendo o papel dele como todos do clube nuclear: Impedir que outros países obtenham tecnologia nuclear… Enquanto esse daí sabe jogar o xadrez geopolítico muito bem e é uma dor de cabeça para muitos, pois está no poder a vinte anos, outros não sabem nem jogar dama e não passam de uma piada. Esse rato não é um Yeltsin, um palhaço russo, muitos são doidos para pôr um puppet no Kremlin, para transformar a Rússia em vassalo, mas duvido muito que isso ocorra, pois os russos gostam de líderes fortes. Sorte dos russos que tem… Read more »

Red Pill

Vixiii… vc não prestou atenção em pra quem eu respondi e passou anos-luz do meu raciocínio. mas vamos lá: A foto do avatar do Agressor, eu respondi pra ele, era só prestar mais atençao.

Fernando Gouveia

kkkkkkkkkkkkk

José Carlos David

Contra esses mísseis só muita oração!!!!

Sequim

Ou escudos de energia, tipo o da Enterprise, rsrsrs.

Adriano Madureira

Off-Topic:

“China estaria construindo navios para os enviar para o Ocidente”.

[A China está construindo secretamente navios de guerra, incluindo porta-aviões, que tornarão possível lançar um ataque imediato em qualquer lugar do mundo, diz o especialista militar Sam Armstrong. Ele também acredita que o gigante asiático está aumentando suas capacidades militares para enfrentar os EUA em uma nova corrida armamentista].

ISSO SIM É UMA ESQUADRA DE IMPOR RESPEITO!

Adriano Madureira

Eita ! Recebi um Deslike… Acho que entrarei em depressão!

Cristiano de Aquino Campos

Nunca subestime um inimigo e jamais subestime a Rússia! Me lembro quando o Putin anunciou as novas armas, varias pessoas dizendo que eram fantasia, impossível de funcionar, que os Russos estão quebrados ou que não presta e inferior ao ocidente. Ainda vejo isso acontecendo com os caças SU-57 e 75 agora.
O tempo e o senhor de toda a verdade.

Bosco

Quando o Putin anunciou as 6 armas do juízo final eu critiquei duas, o torpedo tsunâmico de 100 Mt e o míssil de cruzeiro de propulsão nuclear. Na busca por armas que fujam do espaço, onde o Putin acredita ser atuante a defesa americana, ele adotou duas armas que eu considero exóticas demais. Ele é o presidente da Rússia e não Deus e como qualquer um pode ser criticado. E concordo que o tempo é o senhor de toda verdade e por enquanto o tempo não foi suficiente para fazer funcionar o torpedo do apocalipse e nem o míssil nuclear.… Read more »

Bosco

Agrema = agrega

Hcosta

Veja as quantidades anunciadas e as que existem. Su-57, T14, T15, etc… ainda não entraram em produção em massa. Anunciaram que, em 2022, já teriam 2000 T14…

Léo Neves

Vejo muitos comparando a Rússia com a China no caso do Su-57 vs J-20 onde um em poucos anos entrou em produção em massa e o outro ainda está no início da produção, e dizem essas coisas em detrimento dos russos .
Ao meu ver só pelo fato do caça russo ter demorado muito mais seu desenvolvimento demonstra ser um projeto muito mais confiável e avançado que o chinês, mas muitos vêem isso como uma incapacidade russa.

Reinaldo Deprera

É equipamento russo. Sistemas de armas russos e chineses sempre carregam consigo a capacidade real de auto-destruição não intencional aka roleta russa. Sobretudo as versões de exportação que são sempre muito diferentes daquelas que eles operam. É altamente recomendável escolher um veículo dentro de um lote importado da China e serrar ele inteiro para ver, entre outras coisas, se a qualidade do metal usado na estrutura corresponde ao especificado no contrato. Parece piada, mas é real. Em se tratando de dissuasão, essa arma tira o sono do almirante do lado azul da força. Afinal, teoria aceita tudo. Se esse sistema… Read more »