A Marinha de Taiwan está considerando construir oito navios de patrulha leves com deslocamentos entre 2.000 e 2.500 toneladas em meio a um atraso nos planos para atualizar a frota de fragatas de mísseis guiados do país.

Existem três tipos de navios de guerra no Comando da Marinha, classificados por tamanho do navio e posto de comandante. Em primeiro lugar, estão os destróieres e fragatas liderados por um capitão de fragata, seguidos por navios com mais de 1.000 toneladas liderados por um capitão de corveta e barcos-patrulha menores liderados por um capitão-tenente.

No entanto, os navios da segunda categoria não estão mais em operação, exigindo que os navios de patrulha da classe “Ching Chiang” de 500 toneladas assumam as funções anteriormente atribuídas aos navios de 1.000 toneladas.

As novas corvetas da classe Tuo Chiang (foto de abertura) de Taiwan também se enquadram na terceira e menor categoria.

Se a Marinha encomendasse navios de patrulha mais pesados, de 2.000 toneladas, eles poderiam atuar como “cavalos de guerra”, disse Shu Hsiao-huang (舒孝煌), pesquisador assistente do Instituto de Defesa Nacional e Pesquisa de Segurança.

Taiwan possui 11 navios de patrulha da classe Ching Chiang de 580 toneladas

As corvetas da classe Tuo Chiang são destinadas ao ataque rápido e servem para o lançamento de mísseis antinavio, disse Shu em uma entrevista no sábado.

Os navios de patrulha de 2.000 toneladas poderiam suportar melhor as desafiadoras condições marítimas de inverno no Estreito de Taiwan e são mais adequados para missões de patrulha que seriam caras para navios de 4.000 toneladas, acrescentou Shu.

Construir navios não é um problema; a questão são as capacidades pretendidas, disse o capitão da marinha aposentado Yang Yu-sheng.

O Instituto Chungshan de Ciência e Tecnologia claramente enfrentou um gargalo em seu plano para a próxima geração de fragatas de mísseis guiados, disse Yang.

Se quiser construir navios de patrulha leves, eles não podem ser “super navios de guerra” equipados com um conjunto completo de recursos, acrescentou.

Questionado sobre se o país precisa de uma competição mais saudável em pesquisa e desenvolvimento militar, Yang disse que isso depende da existência de um mercado.

A indústria de hardware militar tem um alto limiar de entrada, e as instituições acadêmicas privadas também devem estar dispostas a cooperar, disse ele.

Outro analista discordou dos rumores do plano, dizendo que o instituto deveria, em vez disso, comprar radares phased array e outros sistemas importantes dos Estados Unidos.

Dada a força atual das relações Taiwan-Estados Unidos, esta deve ser a prioridade, em vez de construir navios leves “quase inutilizáveis”, disse Lu Li-shih, um ex-instrutor da Academia Naval da República da China e ex-capitão da marinha.

Afinal, os navios-patrulha modernos sem sistemas de lançamento vertical para disparar mísseis antiaéreos ou radar phased array dificilmente poderiam evitar um ataque de saturação, disse ele.

FONTE: Taipei Times

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Kd o Tio Sam para dar esse apoio… Menos bla bla e mais entrega de equipamento militar!

Esteves

É uma pena que nossa preferência é outra.

Up The Irons

Preferência por salários e pensões de um número de funcionários muito acima do necessário…?

Esteves

Tem uma turma aí abrindo site sobre pensões&pensionistas.

É http://www.pensões.com.br. Parece que tá bem interessante.

WSilva

Poderão ser úteis para patrulhar as ilhas chinesas Diaoyu, hoje em posse do ladrãozinho Japão, talvez?

Gerson

Leves e bem armados!