No dia 9 de dezembro, foi realizada a cerimônia de ativação do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz). Assumiu, como Comandante do COMPAAz, o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

A transformação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) em COMPAAz é fruto de estudo sobre o aprimoramento da estrutura do Comando de Operações Navais, o qual sugeriu a fusão entre a Subchefia de Operações e o CISMAR.

Nessa nova configuração será testado, pela primeira vez na Marinha, o conceito de um Maritime Operation Center, utilizado pela US Navy em seu nível Operacional, a fim de se contrapor a um ambiente operacional acelerado e multifacetado, que exige uma abordagem mais padronizada em toda a gama de operações militares.

A nova proposta servirá como projeto-piloto de guarnecimento para o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), possibilitando, desde agora, serviços de compilação do quadro tático. Espera-se, assim, um adequado e contínuo incremento na Consciência Situacional Marítima e consequentemente da segurança marítima, nas vertentes de monitoramento, controle e proteção.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Grifon Eagle

A nossa MB luta incessantemente para manter as nossas águas protegidas, porém infelizmente ela não consegue devido às poucas embarcações de Esquadra e embarcações Distritais que ela possui.

Temos bons radares e aviões de vigilância, porém é preciso que a nossa MB tenha mais embarcações de Esquadra e também mais embarcações Distritais, além de reformular a aviação naval.

Adriano Madureira

É muito distrito, pessoal e pouco navio…

Grifon Eagle

Concordo.

pangloss

Pensei o mesmo.
Quando li o trecho “Espera-se, assim, um adequado e contínuo incremento na Consciência Situacional Marítima e consequentemente da segurança marítima, nas vertentes de monitoramento, controle e proteção”, fiquei me indagando: o que a MB vai fazer caso necessite despachar meios navais para os limites da assim chamada “Amazônia Azul”?
Vai apenas emitir um comunicado aos órgãos de imprensa?

Grifon Eagle

Pois é, chega a ser cômico e ao mesmo tempo triste, a situação da nossa MB.

Matheus S

O fato da MB ter uma quantidade pequena de navios operacionalmente não diminui a importância de um sistema e um comando desse porte, no próprio texto informa que essa capacidade agora será equivalente da US Navy a nível operacional tático, isso é uma capacidade tremenda em face do ambiente operacional exigido na guerra aeronaval moderno. Não adianta a MB despachar os navios sem ter a consciência situacional do ambiente marítimo, a MB precisa ter meios de detecção e monitoramento contínuo do mar. Sem essa arquitetura de monitoramento e rastreamento, o navio vai chegar lá e terá um ambiente completamente diferente… Read more »

Grifon Eagle

A nossa MB tem todo o monitoramento necessário de detecção e demais fatores, o que ela precisa de fato agora são de embarcações modernas de superfície e submarinos.

Matheus S

Não tem. A surpresa de nosso alto comando militar do derramamento de óleo no litoral brasileiro provou isso.

Taso

Armaria, antes fosse. Não temos radares e demais plataformas suficientes ainda para monitorar continuamente nossa “amazonia azul”. Estamos engatinhando nesse ponto ainda. Aquele projeto do OTH é interessante, mas ainda não temos números

pedro

Na verdade, eles lutam incessantemente por aumento de soldos e regalias. O mito de novos vasos de guerra, nunca vai apagar que nossos militares patriotas, escolheceram e receberam calados de bom grado, um belo de um aumento de soldo e isenção previdenciária (reforma da previdência), em plena pandemia!

EduardoSP

Rolando Lero já pode sentar praça na MB.
No mínimo como Almirante de Corveta 🙂
E na função de Chefe de Divisão de Comunicação Social.

pangloss

Almirante de Corveta é bem adequado para reconhecer o mérito do redator.
Quanto contorcionismo retórico!

Oráculo

Quando a Marinha vai parar de criar novos Comandos, Distritos, Bases, etc e passar a construir os 20 Navios Patrulha 500t que o país precisa pra ontem?

É muita lenga-lenga e nada de concreto acontece.

A MB consegue ser hoje a pior das nossas FFAA. Isso disparado.

Inacreditável o estrago que os “Almirantes do Leblon” fizeram com a gloriosa Marinha Brasileira.

Fernando XO

Prezado Oráculo, trata-se da fusão de dois elementos organizacionais, ou seja, a “criação” otimiza a estrutura do Comando de Operações Navais e provê um melhor gerenciamento, exatamente por basear-se no conceito de Maritime Operation Center… abraço…

Fernando Vieira

Eu ia falar a mesma coisa que o colega acima porque ou eu deixei passar ou o texto não tinha essa informação. Ótimo contar com essa informação do meu xará dos mares.

Se estão juntando dois elementos em um, nesse caso a Marinha está fazendo exatamente aquilo que pedimos para ela fazer.

Nemo

No PAEMB original, Oráculo, a previsão de patrulhas era: 12 de 1.850t, 46 de 500t e 25 de 275t. Quantas patrulhas operacionais desse porte a MB tem? Quando conseguirá ter a metade desses números?

Ludio Gonçalves

Mais um puxadinho prós apadrinhados. Enquanto isso, aqui, no Maranhão, “Amazônia Verde e Azul” a esperar navios.

Rafael T.

Acredito que a marinha que é voltada apenas para defesa e não para ataque necessitaria apenas de mais navios patrulha oceânicos , corvetas e submarinos convencionais. Se nossa esquadra tivessem 10 de cada um, já estaria de bom tamanho, com dinheiro e tempo que estão gastando com submarino nuclear e com as Tamandaré, já conseguiria isso

Carlos Crispim

Proteger com o quê?

Gabriel BR

Policia Hidroviaria Federal JÁ!

CÉLIO ANDRADE

Um absurdo , um pais como o nosso não ter Guarda Costeira, sai riquezas entra drogas e armas..incrivel…parece que pessoas da marinha estão por trás desses atos ilícitos…

Um Cara

É só ver o que ela faz no maior porto da América Latina. Lamentavel, não controla nem um canal, quanto mais uma Costa desta dimensão.

Pgusmao

A Marinha e seus “comandos”, são uma sopa de letrinhas e geralmente o mais do mesmo, só trocam a placa da entrada e inventam mais cargos de : chefe, subchefe, coordenador-geral, chefe distrital e subs de todo tipo

Luiz vieira

Desgraçados da classe política brasileira nos deixa a sorte por nunca investirem em defesa, um país rico e continental desarmado é um convite a futuras reivindicações territoriais apoiada pela ONU ou não. Certos recursos minerais já faltam a muito no mundo como a água só para exemplificar. Essa classe inútil terá que ser varrida da face desse país em nome de Deus, ou varrida pelo povo em nome da vingança.
Ladrões.

Salomon

É bonito, nem há dúvida. Parece ser a solução final, após a qual tudo está feito. Boas siglas, idéias de primeira, vindas de cursos caríssimos no exterior. E para cada OM nova, mais dentistas, garçons, laboratoristas, motoristas, taifeiros, pintores de meio-fio, secretários, cozinheiros, auxiliares de tudo qto é tipo, jardineiros, protéticos, psicólogos, fisioterapeutas, contadores etc. Mais os estudos para os novos símbolos, bandeiras, apitos, bandeirolas, alamares, manipansos e sambenitos. E UM patrulha que fica parado 80% do tempo. Depois entra em PMG por 2 anos. E a velha desculpa dos recursos naturais que seriam ou serão predados por estrangeiros sem… Read more »