Incêndio em navio de guerra russo em construção deixa 3 feridos
ST. PETERSBURGO, Rússia – Um navio de guerra russo em construção em um estaleiro em São Petersburgo pegou fogo na sexta-feira (17/12), deixando pelo menos três trabalhadores feridos.
A corveta Provorny sendo construída no Severnaya Verf (Estaleiro do Norte) foi completamente engolfada pelas chamas, e cerca de 170 bombeiros estavam participando dos esforços para extinguir o incêndio que enviou enormes nuvens de fumaça sobre a segunda maior cidade da Rússia.
As autoridades locais disseram que três trabalhadores ficaram feridos, sendo que dois deles necessitaram de hospitalização.
Foi criado um painel oficial para investigar a causa do incêndio, que não era conhecida de imediato.
A corveta é a última de uma série de navios Project 20385 construídos no estaleiro. Foi programada para ser comissionado pela Marinha no final do ano que vem.
FONTE: AP, via Military.com
Na foto há uma maquete da corveta do projeto 20380.
Aqui está o modelo correto da corveta Projeto 20385:
http://bastion-karpenko.ru/VVT/20380_ARNIA-2015_01.jpg
Obrigado amigo da Rússia, trocamos a imagem. Abraços!
Meu primo era técnico em segurança no trabalho, agora é engenheiro civil, com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Existem cursos técnicos ou de nível superior nessa área na Russia?
Amigo Marcus!
Uma breve pesquisa mostra que na Rússia existem 194 instituições de formação superior para EST com 45 programas diversas conforme especialização. Tem ate Universidade de Bauman (Moscou) onde se formam os especialistas da área espacial (tem vagas gratuitas ou pagando 3700 dólares por ano :)).
Um grande abraço!
Obrigado. A duvida é sobre a existência de cursos técnicos ou superiores na área de segurança do trabalho na Russia.
A segurança do trabalho, planeja as medidas preventivas,para evitar acidentes como esse da embarcação militar Russa.
Meu caro, os caras constroem foguetes, navios e submarinos nucleares. E vc falando de curso técnico….
Há. Mas o fator da estupidez humana, as tentativas de economizar dinheiro não podem ser descartadas.
A Rússia não está sozinha nisso. O mesmo incêndio em um porta-helicópteros chinês e americano e um incêndio em um submarino nuclear francês.
E teve a destruição de u navio americano durante reparos!
Na Rússia o curso se chama Faculdade de Engenharia de Saúde e Segurança.
Факультет техники безопасности и охраны труда
É por isto que eu sempre relativiso esta historia de da guerra especificações militares e mercantes em navios de guerra… de um lado, uma defesa ferrenha de capacity, redundancias, robustes, o ferro a espessura, etc…. do outro a economia, a descartabilidade caso atingido, a maior fragilidade…. Mas francamente, em que pese por obvio sistemas de combate a incendio não estarem ativos, virou moda fagulhas de esperil ou bicos de maçarico jogarem tudo no lixo uma vez que o incendio se instaure no thiner, na graxa, etc…. Poxa…e um missil…. É por isto que reafirmo….o aço perdeu pro missil…se pega…um abraço….ou… Read more »
Essa corveta é muito bem armada, como todos os navios russos. Apesar de deslocar 2.500 toneladas, tem 106 metros de comprimento e pode levar um KA-27. Acho bacana navios menores e bem armados pra patrulha como os russos fazem!
E uma destas?
250 ton, Classe Hamina.
O problema das patrulhas bem armadas em mar aberto e tão grande como o nosso é, alem do alcance, sua visibilidade de longe. Obvio que um navio maior tambem é visivel, mas como e maior, não somente acompanha a frota e vai mais longe como pode ter mais elementos de defesa, que puxa tamanho, num ciclo eterno… Minha conclusão é que patrulhas ou elementos assim seriam uteis ao Brasil, mas, pequenos e baratos, mas deveriam ser submersiveis ( submersivel não e igual a um submarino)…isto as torna invisiveis e capazes de chegar no inimigo…até baterias de defesa costeira deveriam ser… Read more »
Nossa que prejuízo parecia bem avançado.
A nave está completamente destruída.
Na primeira foto em primeiro plano é possível ver o “destroyer” Rastoropny com o último indicativo que ele recebeu “420” ao ser retirado do serviço em 2012 aguardando desmantelamento, porém já sem a torre dianteira com os dois canhões de 130 mm.
O navio que pegou fogo (e está completamente destruído) é da classe Gremyashchiy e teve sua construção iniciada em 2012!!! Ou seja, o estaleiro está levando 10 anos para produzir uma corveta! E este mesmo estaleiro é responsável pelas fragatas Gorshkov (que estão sendo construídas a passos de tartaruga).
Como a gente chama isso? Incompetência? Ou Apadrinhamento político? Por que não distribuem a tarefa para outros estaleiros? Por que este monopólio na construção de navios mais do que necessários para a (ainda) SOVIÉTICA frota russa?
Poha, Pátria Rússia… Phode não, vai.
Você ñ leu é última corveta desse projeto. Essa é última de várias.
E você ler sobre o assunto e descobrirá algo.
Inicialmente, um diesel MTU foi planejado para 20385. Bem, e um novo mastro, o que levou a um aumento acentuado no preço.
Depois de 2014, tive que procurar meus motores diesel. Vários anos se passaram enquanto os navios eram reformados. Além de teste de mastros com radar.
A Russia não fabrica motores á Diesel para equipar os próprios navios?
There is. But MTU is the best in its class. Moreover, all these plans for the installation of German diesel engines were carried out before 2014.
As corvetas russas, como sempre, bem armadas!
Não há nada de anormal nisso, muito comum, basta relembrar o LHD chinês type 075 e do moderno navio italiano LSS Vulcano,e não podemos esquecer o LHD Onadolu…
Esqueceste o LHD Norte-Americano e o SNN Francês, pois esses foram os mais recentes.
Acredito que ele deu ênfase apenas em unidades que estavam em construção, não sendo o caso do “anfíbio” nem do submarino que passavam por revitalizações.
So outra agora viu…
Só para deixar bem claro pois estou vendo uma discursão sobre “Segurança do Trabalho”, é claro que houve um fator humano para esse incêndio mas claro que esse fator humano vai arrebentar para o mais fraco e não para o responsável de fato que deve ser um almirante!