Em 16 de dezembro de 2021, o Türk Deniz Hava Komutanlığı (Comando de Aviação da Marinha da Turquia) recebeu sua terceira e quarta aeronaves P-72 (ATR72-600TMPA).

As Aeronaves de Patrulha Marítima foram oficialmente aceitas durante cerimônia na Base Aérea Naval Cengiz Topel, em Izmit-Kocaeli. As aeronaves com registro TCB-753 e TCB-754seguiram as entregas anteriores TCB-752 em março de 2021 e TCB-751 em outubro de 2020. As últimas duas aeronaves, provavelmente registradas TCB-755 e TCB-756, deverão ser entregues no decorrer de 2022.

O contrato do programa Meltem III, cobrindo a aquisição de um total de seis aeronaves ATR72-600 e sua modificação na configuração da Guerra Antissubmarino (ASW) para a Marinha da Turquia foi assinado entre a Alenia Aermacchi SpA e a Turkish Aerospace em julho de 2012. O a primeira aeronave ATR72-600 chegou às instalações da Turkish Aerospace em 19 de abril de 2013.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Madureira

Parabéns aos Turcos !

cipinha

Quais são as capacidades desses ATRs em combate? podem levar algum tipo de armamento?

Nemo

Bem, de acordo com o texto eles serão configurados para guerra antissubmarino então poderão levar torpedos e certamente mísseis.

Adriano Madureira

Armamento e contra-medidas de ATR 72 ASW A aeronave ATR 72 ASW pode ser armada com mísseis anti-navio e torpedos para atacar ameaças subaquáticas durante missões anti-navio. Dois postes de cada lado da fuselagem podem transportar torpedos anti-submarinos. Também equipado está um lançador de bóia de sono e uma calculadora de ponto de liberação de arma ASW. O sistema de autoproteção integrado da aeronave consiste em sistemas de radar de busca, dispensador de chama e sinalizador, alerta de radar, carga de profundidade, alerta de mísseis e sistemas de alerta a laser. Ele também incorpora sensores ESM (Electronic Support Measures) e MAD (Magnetic Anomaly Detector) para identificar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Fernando Vieira

Na foto dá pra ver um torpedo na fuselagem pouco a frente do bordo de ataque da asa.
O que mais ele pode levar eu não sei.

Tomcat4,2

Na verdade são dois torpedos ,um de cada lado.

Rinaldo Nery

Acho que o amigo não percebeu no vídeo dois torpedos na aeronave…

cipinha

Muita desatenção, só observei de um lado e achei ser um Pod

cipinha

Quais seriam as vantagens em relação ao CN-235 MPA?

Adriano Madureira

Seria muito bom que nossa frota de aeronaves fosse renovada, de pouco em pouco, uma aeronave por ano, duas quem sabe…

Afinal os P-3 Orion não serão eternos.

Quem sabe com esses novos projetos da Embraer, possam ser adquiridos aeronaves semelhantes ao ATR,nunca fui fã da possibilidade do Brasil adquirir Poseidons,acho que podemos adquirir soluções para nossa defesa aqui mesmo.
comment image
comment image

Fernando Vieira

Vou me lembrar desse modelo quando voar nos ATRs da Azul e da Passaredo por aqui…

Luiz Lima

Posso estar sendo ignorante no assunto, mas alguém pode me tirar uma dúvida com relação aos nossos aviões de patrulha marítima ? Por que os P-3 Orion e os Bandeirulhas estão sendo operados na FAB ao invés da nossa Armada ?

cipinha

Quais seriam as vantagens em relação ao CN-235 MPA?

Adriano Madureira

Off-Topic: Putin promete resposta “militar e técnica” em caso de ameaças ocidentaisO Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu esta terça-feira uma resposta “militar e técnica” caso os seus rivais ocidentais não ponham termo à sua política que considera ameaçadora para a Rússia. O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu esta terça-feira (21.12) uma resposta “militar e técnica” caso os seus rivais ocidentais não ponham termo à sua política que considera ameaçadora para a Rússia, num contexto de crescentes tensões em torno da Ucrânia. “Caso se mantenha a linha claramente agressiva dos nossos colegas ocidentais, vamos adotar medidas militares e técnicas adequadas de represálias, reagir… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Mgtow

Acho que ta chegando a hora da verdade. Ta mais do que na hora de Rússia e China de passar o trator em Formosa e Ucrânia. E quem intervir em socorro dos dois pagará um alto preço.

Adriano Madureira

Sinceramente, eles nós deixando em paz, que se destruam por lá com seus joguinhos geopolíticos de poder e influência…

Ao menos nós esquecem, mas em caso de um hipotético e improvável conflito entre russos e a aliança, os idiotas que governam o Brasil devem ter uma postura neutra…

Acho que há muito o mundo precisa de uma nova ordem mundial.

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Tomcat4,2

Já havia cortado o fornecimento de gás pra Alemanha ontem, não demora entrar pra dentro da Ucrania e anexar ela, e nisso ninguém vai dar meio piu , no embalo a China deve abocanhar Taiwan tbm, duvido nada.

Adriano Madureira

Alguns estudiosos da geopolítica acreditam que em caso de uma invasão russa a Ucrânia e um confronto com membros da aliança, a China poderia aproveitar a confusão na europa e ir para cima de Taiwan… A situação está difícil, pois não é só problemas com ucranianos e russos, há tensões na Bósnia-hezergovina, Croácia, Sérvia e Montenegro, sem esquecer poloneses e Bielo-Russos. Putin disse durante o encontro com altos oficiais militares na terça-feira que espera conversas construtivas com Washington e Bruxelas sobre as demandas da Rússia. “Conflitos armados e derramamento de sangue não são absolutamente algo que escolheríamos, não queremos tal… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

São os estados unidos que estão instigando e esticando a corda Tomcat4,2 ! O governo dos EUA aprovou a venda de mísseis antitanque Javelin para a Lituânia, disse o Pentágono na  terça-feira em meio a preocupações ocidentais de uma invasão russa à vizinha Ucrânia. A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA) disse que notificou o Congresso sobre a venda de US $ 125 milhões de 230 mísseis Javelin e 20 lançadores de dardo para a Lituânia, que compartilha uma fronteira com o enclave báltico russo de Kaliningrado. “ Esta proposta de venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos… Read more »