Com alarde e cerimônia, a China atingiu um marco importante em seu esforço de quase uma década para desenvolver sua indústria de construção de navios de cruzeiro nacionais. Em 17 de dezembro, o primeiro grande navio de cruzeiro do país, construído internamente, foi lançado pela primeira vez.

A inundação da doca seca começou um dia antes, enquanto o navio de cruzeiro era decorado com faixas. No dia 17, a cerimônia incluiu borrifar água na frente da proa para criar um arco-íris de boa sorte. O navio de cruzeiro, que está 55 por cento concluído, está flutuando e será reposicionado em um cais de equipamentos, onde o trabalho interno continuará.

O planejamento e a revisão elaborados levaram à etapa-chave na construção do navio de cruzeiro e, mais importante, à etapa significativa no início da entrada do país no novo mercado.

O projeto para entrar no negócio de construção de navios de cruzeiro começou em 2013, seguido no ano seguinte com um acordo entre a Carnival Corporation, Fincantieri e Lloyd’s Register para cooperação para desenvolver a indústria. O pedido formal de dois grandes navios de cruzeiro de 135.000 toneladas brutas foi feito em novembro de 2018 para uma joint venture entre a Carnival Corporation e a China State Shipbuilding Corporation (CSSC).

Os dois navios de cruzeiro são baseados no design da classe “Vista” para a Carnival desenvolvido pela Fincantieri. O estaleiro italiano está assessorando a CSSC para o projeto. Cada navio de cruzeiro medirá 326,6 metros  de comprimento com uma boca de 37,2 metros e um calado máximo de 8,5 metros. Um gerador a diesel principal de 9,6 MW com uma potência total de 62,4 MW e dois hélices em pods azimutais de 16,8 MW fornecerão propulsão a uma velocidade máxima de 22,6 nós.

Os navios vão acomodar até 5.246 passageiros e, enquanto as comodidades estão sendo adaptadas ao mercado chinês, elas incluirão uma área de entretenimento com um grande centro de artes cênicas, grandes restaurantes, restaurantes especializados, vários bares, cafés, praças de compras, corredores de arte, centros infantis, um spa e piscina.

“Como um dos tipos de navios mais difíceis de projetar e construir, os grandes navios de cruzeiro são os únicos produtos navais de alta tecnologia e alto valor agregado que a China ainda não conquistou”, disse o CSSC, descrevendo o escopo do projeto de construção. Eles destacaram que o número de peças e componentes de um grande navio de cruzeiro é cinco vezes maior que o de outros projetos. Só o cabeamento, segundo eles, chega a mais de 2.600 milhas e o total de horas de trabalho de todo o navio é equivalente a 20 vezes o de um graneleiro Capesize.

A Waigaoqiao Shipbuilding da China State Shipbuilding Corporation cortou o primeiro aço para o novo navio de cruzeiro em outubro de 2019 e começou a montagem há um ano. O estaleiro teve que desenvolver novas instalações para cada etapa do projeto. Eles esperam entregar o primeiro navio em setembro de 2023.

Como a próxima etapa no desenvolvimento da indústria de navios de cruzeiro domésticos da China, na semana passada a sociedade de classificação italiana RINA concedeu a primeira aprovação em princípio para um grande navio de cruzeiro projetado inteiramente na China. “Este é o primeiro navio de cruzeiro de grande escala com direitos de propriedade intelectual independente que a China desenvolveu e projetou de forma independente, quebrando o bloqueio técnico de longo prazo e o monopólio de países estrangeiros”, disse a CSSC recebendo o AIP.

O projeto será para um navio de cruzeiro de 150.000 toneladas brutas medindo 1.081 pés por 126 pés. O CSSC forneceu poucos detalhes adicionais além de dizer: “A proporção de espaço para passageiros, proporção de tripulação de passageiros, proporção de espaço na varanda, área pública de passageiros, velocidade, capacidade de carga e outros todos os indicadores técnicos foram alcançados. ” Eles também disseram que grandes partes deste navio de cruzeiro verdadeiramente desenvolvido na China seriam fornecidas por empresas nacionais à medida que elas continuassem a desenvolver seu papel na indústria.

Concepção do próximo navio de cruzeiro da China que ganhou a aprovação da RINA

FONTE: Maritime Executive

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Os chineses continuam acelerando hein? Um dia esse aparece em Santos.

Thiago A.

“Business Is business”, assim dizem os especialistas . Eu fico com um pé atrás nesses negócios da China, se não tiver malandragem suficiente a Fincantieri vai morrer pela boca.
Assim que a indústria chinesa adquirir o Know How necessário vai tentar entrar no segmento, sem todos os empecilhos e normas da indústria européia, com a escala de produção e os preços deles será inviável a concorrência. No máximo vão ficar com alguma consultória ou como fornecedores .
… Mas quem sou eu para questionar, com certeza as vantag€n$$ foram bem avaliadas, sobretudo para os acionistas claro.

Patriota

Brasil deveria fazer o mesmo

Marcos10

Fazer o mesmo o quê?

Marcos10

Tinha um monte de estaleiros capacitados fechando as portas e o que se fez? Primeiro uma empreiteira sem qualquer expertise na área naval ganha um contrato para construir submarinos. Outras duas empreiteiras, também sem qualquer expertise, ganham um contrato para construir navios petroleiros. Dai os caras ficam sonhando em transformar o Brasil numa China. Vá construir um estaleiro ou um porto! Primeiro você vai ter de contratar uma empresa para levantar se na área não há restos de uma civilização milenar desaparecida. Depois você vai ter de contratar outra empresa para verificar os impactos ambientais para retirada de uma pedra.… Read more »

Yuri Dogkove

Estudar!

Agressor's

“Vou pra faculdade ser engenheiro para construir grandes obras!” …Anos depois… “Eu sou empreendedor de transporte por aplicativo. Hoje sou feliz trabalhando como uber. Isso é o que importa.” Vai braziu caranguejo… A “uberização” da nossa economia espalhou a falsa ideia de que sou patrão, faço o meu tempo e ganho dinheiro…Falácias, falácias e falácias…É escravidão de corpos e mentes…Cada vez mais poucas pessoas tem ensino fundamental completo em nosso país, e a maioria se deixa levar pelo trabalho(informal) e deixa de estudar…Todo mundo conhece um motorista de uber atualmente… Existe um mito que assola esse país, que é o… Read more »

Esteves

Essa uberizacao da economia, essa informalidade…isso está destruindo a Previdência Pública. Com contribuições em queda como a desoneração da folha de pagamento, com os calotes dos bancos, os maiores devedores da Previdência, com a exigência cada vez maior de aportes do GF…a Previdência Pública está sendo destruída.

Vide Chile.

Será triste.

Marcos10

Esqueceu de citar o Bando do Brasil, Caixa, Petrobras, Correios, um monte de empreiteiras, outro monte de empresas estatais.

Antoniokings

Prezado..

Parece ser esse o objetivo dos últimos (dois) Governos.
Tornando precário o trabalho (trabalho intermitente, carteira ‘verde-amarela que desobriga o empregador de reforçar os vínculos com o empregado, ataque à Justiça do Trabalho e etc.).
Se o futuro do trabalho no Brasil é triste, imagine o da Previdência.

Antoniokings

Em tempo:

Uma das bandeiras do esquerdista Boric no Chile é justamente criar um sistema de previdência pública para melhorar a terrível situação dos aposentados do País.

Marcos10

Como tida a bandeira de esquerda, vai piorar a situação.
E o que é trabalho ”informal”? É aquilo que o Governo não pega uma parte.

Antoniokings

A questão não é apenas o gravíssimo problema do trabalho informal.
É o trabalho precário.
Aquele em que o empregador tem todas as facilidades para demitir o empregado, sem deixar o trabalhador criar vínculo mais duradouro com a empresa.

Heinz Guderian

Em 4 anos, o Chile estará pior do que está hoje, pode printar e me cobrar.

Agressor's

Enquanto o Ocidente pensa em trabalhar 35 horas por semana, o Oriente está trabalhando 60 horas por semana. O resultado está aparecendo, a cada dia. Nenhum país investe mais em EDUCAÇÃO, Infraestrutura e industrialização. Surpresa nenhuma. A soberania e o progresso de que eles desfrutam hoje foi conquistada com muita luta e árdua dedicação. A China, como outros países que investem em educação e melhoria da qualidade de vida do seu povo, apenas está colhendo os bons frutos que plantou. Essa é a verdadeira liberdade, onde são apenas as nações soberanas que desfrutam disso…A China hoje é uma nação livre,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Elias

Fácil falar quando não é você trabalhando 60 horas, sem direito e só deveres… incrível a mudança de prisma defender ideias

Antoniokings

Aqui tem motorista de aplicativo que trabalha mais que isso e não tem onde cair morto.
Sem contar os milhões de subempregados que, segundo pesquisa divulgada hoje (19/12) gostariam de trabalhar mais.

Elias

Discordo do sr . . É assunto que vai longe. Também poderia buscar uma situação semelhante ( e até pior) mas não vou… é muita cegueira

Canarinho

A questao e que nessa o Kings tem razao, tenho exemplos muito proximos de mim onde isso ta ocorrendo. Pessoal trabalhando demais e ganhando pouco, como no caso que ele mesmo citou do Uber. Ademais em outra ponta conheco varias empresas que estao desesperadas atras de mao de obra mas nao encontram gente para trabalhar, porque, (veja a ironia), a galera prefere ganhar menos e ficar dentro do carro no ar condicionado do que numa empresa e ter responsabilidades, cumprir horarios e serviços manuais.

Antoniokings

Não importa a questão ideologócia.
O fato é que a precariedade do mercado de trabalho brasileiro é assombrosa.
Cerca de 50% estão nessa situação.

SDS

francisco

UBER é um serviço autônomo, cada um faz o seu horário e tempo de trabalho, não se pode comparar com um trabalho na indústria pesada, onde quem faz o horário é o patrão.

Agressor's

São mais de 14 milhões no desemprego e mais de 35 milhões no trabalho informal. Só que na verdade esses números são ainda mais piores do que se divulga, pois não contabilizam os que recebem bolsa família. O nosso país é governado pra ser subdesenvolvido e se manter sob o julgo estrangeiro.

No Brasil toda a infraestrutura e estatais do país são intencionalmente sucateadas pra que o povo acredite que elas sejam ruins. Países que não mantêm o controle de suas indústrias estratégicas, como as do ramo de energia, minérios e defesa, não têm um mínimo de
soberania.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
francisco

Motorista de aplicativo não passa 10 horas no trabalho pesado de um estaleiro.
Você está comparando alhos com bugalhos.

Antoniokings

Mas, o empregado do estaleiro tem seus direitos assegurados, principalmente no que se refere à aposentadoria.
Pergunta ao sujeito do UBER se ele não quer trabalhar em um estaleiro com salário fixo, 13º, férias, plano de saúde, vale transporte e auxílio alimentação.
E é isso que interessa.
Mesmo se o trabalho for mais pesado.

Agressor's

Joãozinho levou o boleto de pagamento da sua escola para o pai: – Meu Deus, mas como é caro estudar nesse seu colégio! – disse o pai. Joãozinho respondeu: – E olha que eu sou o que menos estuda na minha turma. Vcs podem lutar pra sair da miséria ou serem destrinchados por outros povos até não sobrar mais nada. Vcs que escolhem! Já assistiram o filme: O senhor das Moscas? É assim como os mais fortes agem com os mais fracos e vulneráveis. Com a guinada da esquerda dentre em breve o povo da “kratênia” deve estar encomendando mais… Read more »

francisco

A Amazônia não será invadida, será explorada comercialmente pelo Brasil ou por empresas estrangeiras que aqui aportarem. Nenhum pais do mundo deixou intacta suas florestas ou sítios minerais. Nem mesmo os comunistas.

Rogerio Schneider

No Brasil, o sonho de muitos é se aposentar e viver às custas do Estado. Quando o assunto é Educação no Brasil, temos todos os elementos para escrever um roteiro tragicômico. Moro num município de médio porte da Grande Florianópolis. Na periferia, os jovens são matutos falando porcamente o português. O que não falta é maconha e funk. Enquanto isto, o povo continua a se enganar repetindo o mantra de que o Brasil é o país do futuro. Para completar, faltou dizer que enquanto o Brasil ficou para trás, as lideranças militares continuam dizendo que estão preocupadas com a integridade… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rogerio Schneider
Carlos

Aposentar-se não é viver às custas dos Estado, tu contribui anos pra isso!

Thiago A.

Aparentemente a maioria ignora as deficiências estruturais da China . O império do meio é um país que experimenta um envelhecimento acelerado( não é uma casualidade que a política do filho único foi abolida, não é porque o PCC de repente decidiu dar mais liberdade a sua população. Tem tudo a ver com o planejamento) antes mesmo de alcançar o patamar do seu rival : EUA . Em 2050, segundo as projeções demográficas, a população chinesa além de experimentar um declínio numérico ( o menor dos problemas) terá uma população mais velha que a americana de 12 anos. Praticamente uma… Read more »

Antoniokings

Se a China vive um envelhecimento acelerado o que dizer da Europa Ocidental, EUA, Japão e Coreia do Sul?
Ademais, é cediço que o altíssimo nível de automação vai aliviar em muito a escassez de mão de obra.
Principalmente na China que, como dito aqui, já vai lançar em 2030 a rege 6G.
Imagine o nível de automação que será alcançado nos processos industriais.
Será fantástico.
Enquanto isso, aqui no Brasil, o último a sair apague a luz.

19/12/21

brasil.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-numero-de-brasileiros-fora-do-pais-classe-media-foge-da-crise-e-da-violencia,70003930388

Thiago A.

“Ademais, é cediço que o altíssimo nível de automação vai aliviar em muito a escassez de mão de obra.” É isso o que todos almejam, compensar a queda da força de trabalho com o crescimento da produtividade . Principalmente países etnocentricos que não conseguem ou não querem lidar com a imigração, querem “importar ” mão de obra mas não conseguem assimilar e integrar esses migrantes. A solução mais óbvia é a tecnologia, a pesquisa, a automação, melhorias infraestruturais e administrativas … Mas tudo isso requer planejamento investimento pesados. O lençol não é infinito, puxa de um lado e vai faltar… Read more »

Thiago A.

“a China vive um envelhecimento acelerado o que dizer da Europa Ocidental, EUA, Japão e Coreia do Sul” Pois é, por isso não afirmo que a “Europa” será uma potência hegemônica. Só séria possível caso uma nação europeia conseguisse estabelecer a sua hegemonia sobre o continente e isso foi sempre difícil, quase impossível ( ainda mais hoje com a presença americana). Não é por a caso que a maioria dos impérios europeus procuravam domínios fora do continente porque dentro colidiam inevitávelmente com outras potências. A Ásia hoje, na minha compreensão, é similar nesse quesito, è simples para uma potência externa… Read more »

francisco

Os jovens estão saindo do Brasil porque são aventureiros, está no sangue do brasileiro, aliado a isto há países na Europa oferecendo empregos e até residência para jovens que quiserem migrar para lá.
é A Colonização ao inverso.

Antoniokings

francisco

Não são apenas jovens.
São famílias inteiras.

sagaz

Diga-me então qual eu o maior fluxo. Chineses saindo do paraíso chinês para ir viver no “péssimo” Estados Unidos ou o contrário?

E alguém acima falou sobre aposentadoria e blabla. É sério que alguém que não seja das castas mais favorecidas do setor público almeja viver apenas de INSS na velhice? É sério isso?

sub urbano

A China tem mais menores de idade que toda a população americana.

Thiago A.
WSilva

Envelhecimento da China é mais uma das noticias apocalípticas propagadas pela máquina de propaganda anglo-saxã.

Transformam algo natural que está acontecendo no mundo inteiro como se fosse algo inédito na China ou que a população global está ficando mais jovem e a população chinesa mais velha.

A maioria dos páises enfrentam o mesmo problema, aliás a situação de Japão, Coreia do sul e até mesmo Taiwan é pior que da China, mas falar desses aí não gera pânico, views, fake news etc, então bora falar só da China…rs

Thiago A.

Não duvido nada que em breve alguém aqui irá questionar a origem do homo sapiens, por que obviamente deve ser fake news essa coisa da África . É claro que o homo sapiens surgiu as margens do rio amarelo onde (entre outras magníficas e magnanimas) encontra-se a Crescente Fértil.

Thiago A.

Não sabia que Japão, Taiwan ou Coréia pretendem desafiar os EUA .. São esses países que irão quebrar o status quo ? São eles que são incensados como implacáveis e infalíveis, que serão a potência hegemônica ? Deve ser super fácil sustentar crescimento econômico/ industrial / militar com sua força de trabalho encolhendo e envelhecendo… Deve ser simples mesmo. Já reparou o PIB per capita e IDH dos países que você mencionou ? Já reparou qua China não chegou naquele patamar e além de ter que resolver problemas de uma sociedade em desenvolvimento terá que começar a lidar também com… Read more »

WSilva

”Não sabia que Japão, Taiwan ou Coréia pretendem desafiar os EUA” Desafiar? Até onde sei, direito ao progresso e desenvolvimento todo país tem, competição sempre vai existir. ”Deve ser super fácil sustentar crescimento econômico/ industrial / militar com sua força de trabalho encolhendo e envelhecendo… Deve ser simples mesmo.” Ninguém disse que é fácil, mas há soluções, especialmente na era da automatização, 5/6G e internet das coisas. ”Já reparou qua China não chegou naquele patamar e além de ter que resolver problemas de uma sociedade em desenvolvimento terá que começar a lidar também com problemas típicos dos países desenvolvidos ?”… Read more »

Thiago A.

Não, alienado han tupiniquim. Concubina de Mao e do PCC, não sabes nem quantas vezes eu já discordei do Bosco ou do Vader quando expressavam posições ideológicas como a sua, você só trocou a potência de estimação. Você nega a obviedade que existe uma confrontação entre os EUA e a República Popular ? Você nega que a China quer se afirmar como potência dominante na própria região e isso claramente traz uma confrontação direta com as demais potências regionais e os EUA ? Madame Mao, eu não lhe apelidei então se você quer manter o nível simplesmente argumente, sem se… Read more »

Rochus Shen

Excelente comentário!

Thiago A.

“A maioria dos páises enfrentam o mesmo problema”

A maioria dos países DESENVOLVIDOS.
NÃO é certamente um problema da Índia ( que tem outros problemas e talvez até piores) da África, da Indonésia…etc

WSilva

”A maioria dos países DESENVOLVIDOS.” Isso está acontecendo no mundo INTEIRO, há algumas exceções como Índia, Indonésia e Nigéria. A questão é, crescimento econômico baseado em grande população não é sustentável, você precisa produzir coisas de alto valor agregado para se manter no topo, é preciso ter uma economia baseada também no consumo interno. A China usou sua grande força de trabalho para chegar no topo, mas para se manter já precisou mudar de rota, isso é natural. Eu analiso o progresso feito e não se a China vai ultrapassar os EUA, já você me parece ser um torcedor que… Read more »

Thiago A.

“analiso o progresso feito e não se a China vai ultrapassar os EUA, já você me parece ser um torcedor que torce para o fracasso chinês porque aparetemente está feliz e satisfeito com o Brasil e mundo que temos hoje, eu não estou nada satisfeito… Porém no pior dos cenários, a China não ultrapassa os EUA, mas fica ali no topo e mostra um progresso absurdo ao mundo ao passo que força a divisão de poder entre superpotências, logo na minha visão como brasileiro, se a China conseguir minar ainda mais o poder dos EUA no mundo já será de… Read more »

WSilva

”Aqui encontramos um ponto de convergência, excluíndo a sinistra e lugubre índole genocida.” O meu objetivo é sempre a paz, tudo que eu mais quero é um mundo justo e igual para todos, para atingir isso é necessário a divisão de poder e a China é essencial neste processo inicial juntamente com a Rússia e mais tarde com Índia e Brasil. Agora se EUA, China e Russia entrar em guerra, o mundo que conhecemos hoje poderá não existir mais, então se esses caras não conseguem coexistir pacificamente e dividir poder eu não vou ascender vela pra nenhum deles, pelo contrário,… Read more »

Agressor's

Não passa só de mais uma das bravatas espalhadas pelas campanhas de guerra de informação estadunidense, para se tentar construir uma imagem de fragilidade e inconfiabilidade em torno da China.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Thiago A.

E nesse ritmo também mais idosos :

francisco

A China tem 300 milhões de idosos com mais de 60 anos, é maior do que a população dos USA.

Segundo o Ministério de Assuntos Civis, em 2019 a proporção de maiores de 65 anos era de 12,57%; até 2025 essa cifra pode chegar a 25%, ou 300 milhões de pessoas.

(fonte https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-01/a-bomba-relogio-demografica-que-ameaca-a-china-populacao-em-queda-e-mais-idosa.html#:~:text=Uma%20autêntica%20bomba-relógio%20demográfica,ou%20300%20milhões%20de%20pessoas.)

Rochus Shen

Ressentimento?

Thiago A.

Sobre o que “shen” ? cara , nem critiquei a China, não disse que é um país feio , malvado, imprestável….Apenas relatei alguns fatos e os de sempre ficaram irritados porque esses fatos não com combinam com a narração de um imperio celestial e invencível.

francisco

Sem falar na escassez de produção de comida para sustentar uma imensa população que cada vez quer comer mais e melhor. Eles á não se contentam em comer sapos, minhocas e morcegos, querem carne de boa qualidade.
è um pais vulnerável e dependente dos que produzem comida.

Agressor's

Enquanto o Jovem Asiático estuda 12h horas por dia para revolucionar o mundo com novas tecnologias, o jovem brazileiru passa as mesmas 12h nas redes sociais buscando “revolucionar a sociedade”. ..

francisco

Mais um “inspecialista” de internet falando do que não sabe ou conhece.

André Macedo

Então estamos investindo em máquinas, automação e tecnologia pra continuar nos matando de trabalhar? Isso que é síndrome de cordeiro viu… Uns dias atrás um tornado atingiu os EUA, uma motorista da Amazon no meio da tempestade foi impedida de voltar pro centro de distribuição sob pena de ser DEMITIDA, foi obrigada a continuar as entregas junto com os outros motoristas (com os alarmes de tornado já ativos pela cidade), é o resultado da política de “entregas super rápidas pra agradar o cliente”, isso fora as 6 pessoas que morreram num armazém da mesma empresa com relatos de que não… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Carlito

Obviamente você jamais esteve na China…

Witer Borges

Queria ver você com direito a 7 dias de férias após cinco anos de trabalho e mais trabalhar 60 horas semanais.

Muda você prá lá.

francisco

Com alarde e cerimônia, a China…”

Toda ditadura precisa desesperadamente de propaganda para se justificar e manter o ufanismo dos cidadãos. Isto está acontecendo na China, onde todo feito é supervalorizado e alardeado pelo partidão. Isto serve para encobrir e desviar a atenção para os problemas que são inúmeros e vai, desde a falta de liberdade até a exploração da mão de obra-escrava.
60 horas por semana, descontando o domingo, dá 10 horas de trabalho diários. Em nenhuma democracia do mundo isto é aceito. O máximo hoje gira em torno de 40 horas semanais.

WSilva

Trafico de drogas também não é permitido na China mas liberado em todas as democracias. rs

Gabriel BR

Fazer cruzeiro é uma das coisas mais legais do mundo , eu recomendo fortemente.

RPiletti

Ronaldo Fenômeno tb recomenda…

Luis

Principalmente se for para a China, não é?
Pensei que você achasse que fazer cruzeiro é coisa das elites.

Gabriel BR

Onde eu escrevi isso ? Eu não sou de esquerda…sou um direitista !

Luis

É que você elogia tanto a politica e o modo de vida dos chineses que me levou ( e talvez a outros) a ter uma falsa impressão e te sugerir um cruzeiro pra lá.

… ninguém deporta mais estrangeiros que os governos democratas
 …um mundo melhor começa pelo fim da hegemonia Ocidental.
… eu adoraria ter um Campus da Universidade de Pequim no Brasil
…Isso é problema do Iraque e da China.
…Eles não te devem satisfação alguma

Gabriel BR

Eu gostaria de entender a razão de você defender com todas as forças a supremacia absoluta do Ocidente( Grupo do qual o Brasil e América Latina são excluídos pela própria elite académica e politica ocidental)

Gabriel BR

Quanto ao cruzeiro para a China…deposita o dinheiro

Esteves

As profissões mais procuradas. Administração, pedagogo, direito, contabilidade. A profissão que mais emprega. Medicina. Profissões técnicas como engenharias aparecem em menor quantidade à partir da quinta colocação mas voltam a perder terreno para outras funções burocráticas como psicologia. Na China as profissões que mais despejam profissionais no mercado de trabalho são as engenharias. Depois vêm as profissões digitais técnicas como engenheiros de construção nanotecnológicas e cientistas digitais. A cidade aqui é uma das que mais abrem e oferecem espaço para franquias de alimentação. Também é uma das mais procuradas por motoristas de aplicativos e digital influencers. Digital influencer…o Brasil está… Read more »

Carlos Campos

esse frase é verdade e me deixa bem triste: “Assim como a China veio 30 anos passados entender o Brasil que decolava, poderíamos ir até lá entender a China que decolou. Temos uma janela de 30 anos para adotar outra realidade”

Adriano Madureira

A china é gigante em muitos sentidos ! Um país que investiu muito em sua malha ferroviária, que soube dar importância a tal meio de transporte, o que todo país de grandes dimensões deveria priorizar… Não é por acaso que os chineses vem com muito interesse o investimento do transporte ferroviário no Brasil. A CRCC (China Railway Construction Corporation) estuda liderar um consórcio para construir a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e integrá-la ao porto de Ilhéus (BA). Hoje, a ferrovia tem um pequeno trecho em operação. O interesse chinês também levou Pequim a fechar um acordo com o Brasil… Read more »

Nilo

Mas fabricamos iate de luxo de 27 pés, empresa nacional (made in Italy), o aluguel de jatinhos e helicópteros executivos está aquecido, tem muito emprego para os jovens nos Burgs, Ifoods, Uber….o setor agrícola tem avançado sobre participação no total da exportação,commodities representa 70 porcento dos produtos exportados.
Quem precisa da China???? Um povo feliz, um governo estável, apoiado por uma elite militar nacionalista rzrzrsrrzrzzr

Esteves

Nilo, Nilo, Nilo. Tem um Burg em cada esquina. As ruas estão dominadas pelos entregadores. O negócio que mais expande é o Aluga-se. O supermercado do bairro está fechando. A quitanda não abre mais aos domingos. Como levaram 2 reatores nucleares para uma cidade sem água? Em janeiro começamos os rodízios dos racionamentos na região. Um dia com água, dois dias sem água. O rio assoreado não morreu porque a represa agonizante alimenta-o por um fio. O RMB funcionará dia sim, dois dias não? Vagalume? https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2021/12/685018-falta-dagua-afeta-moradores-de-aracoiaba-da-serra-e-ipero.html Quando chove deixam a água ir. Porque não existem reservatórios. Continuam a retirar água… Read more »

Antoniokings

Estive conversando hoje com uma tia que conhece o Mundo todo. Estava ela comentando sobre as viagens que fez, inclusive uma de São Petersburgo à Finlândia (Finlândia que originou um debate acalorado aqui). Mas, ela ficou especialmente impressionada com a China. O quão maravilhoso que o País está, citando a educação do povo e as incríveis construções e automação encontradas. E ela comentou uma coisa interessante. Enquanto o Ocidente ainda estava no início de suas identidade e realizações, os chineses já tinham construído uma Muralha de milhares e milhares de quilômetros. Símbolo de determinação desse fantástico povo. Realmente, não há… Read more »

Thiago A.

“Muralha de milhares e milhares de quilômetros”

Muralha feita para se defender dos bárbaros mongois que acabaram dominando os han.

Antoniokings

Passou-se o tempo e hoje a China caminha para ser a maior potência do Mundo e os mongóis estão com um minúsculo país.
Que sirva de reflexão aos EUA.
Os chineses sempre vencem.

WSilva

”Muralha feita para se defender dos bárbaros mongois que acabaram dominando os han.” Que bobagem! Os mongóis demoraram mais de 800 anos para furar a defesa chinesa e menos de 60 anos para chegar ao coração da Europa. rs Passado a megalomania dos mongóis, perderam para os Ming, perderam para os Qin, tiveram parte de seu território anexado pela China e hoje o que se sabe do Império mongol é devido a textos originalmente escrito em chinês. Os mongóis devem agradecer a URSS e ao PCCh, pois o KMT clama TODA a Mongólia como parte da China, mas claro, falar… Read more »

Thiago A.

Eu acho interessante como um país nanico do tamanho Italia tenha um número de sítios declarados patrimonio da humanidade maior que um país gigante como a China. Interessante é que esse número poderia ser até maior, já que muitos estão espalhados ao redor do Mediterrâneo. A civilização ocidental sempre trascendeu limites geográficos ou etnicos. Caso excepcional foram os romanos, que tiveram até imperadores árabes ( Filipe o árabe ) e africanos ( Septimio Severo- Libico). Não por nada o patrimônio cultural romano foi preservado e guardado pelos árabes ,os quais reintroduziram parte desses conhecimentos na Europa ( depois que parte… Read more »

Thiago A.

Quem ama a arte, a história e a cultura já sabe onde ir :

Antoniokings

Talvez os italianos tenham se interessado em preservar sua História bem mais que o carniceiro Chiang Kai-shek que estava mais preocupado em esfolar seu povo.
Mas, é notável o que os Governos posteriores têm feito, respeitando as tradições ,milenares do povo chinês e restaurando diversos sítios históricos.

WSilva

”Eu acho interessante como um país nanico do tamanho Italia tenha um número de sítios declarados patrimonio da humanidade maior que um país gigante como a China.” Comparar um continente inteiro com um só povo não é adequado, a Itália sob o Império romano recebeu influência dos etruscos que por sua vez dos gregos que por sua vez da Pérsia e dos Fenícios e assim por diante, são vários povos e países que fizeram da Europa um grande continente. ”Quem ama a arte, a história e a cultura já sabe onde ir :” Cultura ocidental se só for, pois quando… Read more »

Thiago A.

“Pra finalizar, a China continua uma grande força no mundo, onde é que está a Itália hoje?”

Não leu a matéria ? Projetando navios para uma República (qual obra literária e política chinês teoriza essa forma de governo ? ) Marxista- leninista ( cara, com toda essa história e magnificência
necesitavam recorrer a tradição filosófica e politica ocidental para reconstituir uma nação ? ) não dominam essa arte .

WSilva

”( cara, com toda essa história e magnificência necesitavam recorrer a tradição filosófica e politica ocidental para reconstituir uma nação ? )” Você apenas recortou um período de 71 anos numa história de 4 mil anos, cade você falando dos outros 2 mil anos do sistema imperial e de governança chinesa copiado pelo Japão, Coreia e Vietnã? A China de hoje é tão grande como a China sob os Han, Song ou Ming, claro que menos charmosa, já a Itália pós queda de Roma nunca mais chegou perto da glória do Império romano, o mesmo para a Grécia, sem mencionar… Read more »

sub urbano

Existe uma magica que só a industria pode fazer. A industria pega meio quilo de plástico, 50 gramas de areia e cobre e faz um Notebook que vale 5 mil reais. O Brasil escolheu ser um fazendão governado por caipiras.

assis

Bom… o Brasil tem a terceira maior empresa fabricante de aviões do mundo. Somos uma potência no beneficiamento de alimentos. Uma potência na fabricação de medicamentos, cosméticos e os chamados nutracêuticos. Temos uma indústria bélica importantíssima. Temos duas das melhores fabricantes de motores elétricos do mundo. A maior empresa calçadista do mundo é brasileira. Potência brasileira no plantio, beneficiamento e industrialização de madeira com fins de produção de celulose. Somos potência na fabricação de combustíveis de origem vegetal. E temos um monte de outros exemplos. O Brasil não vai se desindustrializar tão cedo, não. Há ainda muito o que fazer… Read more »

Yuri Dogkove

“Ain, a China é um país subdesenvolvido!” kkkkk

Thiago A.

Seu comentário foi realmente enriquecedor, agora compreendo melhor a realidade chinesa. Mas vamos aos números. Guangdong, o campeão chinês, a província com o maior PIB e população – 126 milhões . PIB ( PPP , para ninguém chorar) : 2.6 trilhões Agora o maior país europeu por PIB e população: *Alemanha – 80 milhões PIB ( PPP) 4.4 trilhões *Reino Unido – 67 milhões PIB (PPP) 3.0 trilhões *França – 65 milhões PIB ( PPP) 2.9 trilhões *Italia – 60 milhões PIB (PPP) 2.4 trilhões Só países da velha e decadente Europa , com uma idade médiana maior que a… Read more »

Antoniokings

Vc não está querendo comparar o PIB de uma província com o de um País inteiro que tem diversas ligações econômicas internas e com o restante do Mundo, né?
Diz pra mim que não é verdade.

Thiago A.

Não entendi, você está insinuando que Guangdong não tem ligações econômicas com o resto do mundo ? Qual a sua dificuldade de entender a correlação número da população/ riqueza ? Se você quiser podemos comparar PIB per capita ( PPP/ PPC), da China com os diferentes países da UE. Podemos comparar os diferentes estados dos EUA com as províncias chinesas. Traz os dados sobre a Califórnia, Texas, New York…e compara aí. O resultado final será sempre o mesmo Antônio, você poder torcer como for, mas os dados vão apontar ainda assim uma maior geração de riqueza em relação ao número… Read more »

WSilva

”O resultado final será sempre o mesmo Antônio, você poder torcer como for, mas os dados vão apontar ainda assim uma maior geração de riqueza em relação ao número da população.” Não sou o Antonio mas vou lhe dizer uma coisa, é natural surgir comparações entre EUA e China pois o peso e importância da China é muito grande, mas ainda não é uma comparação justa. A China está a pouco mais de 10 anos como segunda maior economia do mundo, os EUA é a primeira economia do mundo há pelo menos 70 anos. Aposto que você ficaria abismado de… Read more »

Thiago A.

“Se você quer um duelo justo tem que comparar a China com Brasil, Mexico, Colombia, ” Como assim, logo você que narra sobre uma continuidade absoluta da história milenar chinesa quer cobrar agora uma separação histórica entre vários períodos. Agora queres comparar a China milenar com países cuja história como entidade “estatal ” indpendete e autônoma foi muito mais recente (o Brasil mesmo a independência é de 1822) . “Comparar China e Europa também não faz sentido, se abusar até hoje tem ouro chinês, egípcio e indiano nos cofres de países europeus. Outro dia mesmo tinha um maluco vendendo uma… Read more »

WSilva

”Como assim, logo você que narra sobre uma continuidade absoluta da história milenar chinesa quer cobrar agora uma separação histórica entre vários períodos. Agora queres comparar a China milenar com países cuja história como entidade “estatal ” indpendete e autônoma foi muito mais recente (o Brasil mesmo a independência é de 1822) .” Você pega um período do apogeu dos EUA e compara com um período que a China é a segunda maior economia do mundo há apenas 10 anos para provar o que todo mundo sabe, a China ainda está atrás dos EUA… A declaração está correta, mas não… Read more »

João Adaime

Caro Thiago A. Longe de querer entrar na discussão, uma vez que não torço para lado nenhum neste assunto, mas apenas a título de curiosidade, gostaria de relatar sobre a dúvida que você levanta no teu último parágrafo. Já no início do século XV (1405) a China fez grandes navegações que, dizem, até deram a volta ao mundo. E utilizavam navios com 120 metros de comprimento e 36 de largura. A título de comparação, a nau Santa Maria, utilizada por Colombo, tinha apenas 26 metros de comprimento. Além disso, os navios chineses tinham casco em gomos estanques, para evitar que… Read more »

Antoniokings

NÂÂÂOOOOO!

Vc não pode comparar PIB de província chinesa com Estado americano.
São duas coisas distintas que são organizadas de maneiras bem diferentes.
Vc está errado e cada vez que argumenta, aumenta mais o buraco.

Thiago A.

Achei esse comentário super sensato e deixado claro que não é meu, tomo a a liberdade de copiar e postar ele por inteiro: “Por que o PIB per capita da China é tão baixo? Porque a China não é realmente um país desenvolvido ou rico como um todo. As pessoas tendem a superestimar o nível de desenvolvimento chinês. Agora, antes que eu seja imediatamente acusado de ser agente da propaganda do tipo “a China irá falhar” ou odiador da China, deixe-me explicar o que quero dizer com isso. Eu definitivamente respeito o que a China fez consigo mesma nas últimas… Read more »

Thiago A.

China :

Thiago A.

UE:

sub urbano

Vc fez um malabarismo danado pra insinuar algo não é segredo pra ninguém. A China é um país em desenvolvimento ou como um certo economista disse “o primeiro país pobre a se tornar lider mundial”. A China plenamente desenvolvida será um Japão com 2 bilhões de pessoas.

Thiago A.

Sub urbano, algumas vezes é necessário desenhar o óbvio, pois a maioria aqui esconde ou finge surpresa quando alguém aponta que a República Popular ainda não atingiu o patamar de um país desenvolvido, já que muitos vivem pregando a hegemonia, domínio e invencibilidade da China… querendo subentender que não existem desafios nessa trajetória… Até agora fizeram um bom trabalho ? Sim, óbvio . Assim como a Coréia, Singapura, Japão, Taiwan… Muito antes deles. E por fim, lhe digo que não desejo viver sob domínio e hegemonia chinesa. Assim como não me agrada a atual supremacia estadunidense. E mais, para mim… Read more »

Esteves

Bem…isso tudo que você mencionou é a realidade. Existem concentrações populacionais, existem investimentos localizados próximos à regiões ricas X outras regiões historicamente mais pobres.

A Alemanha do Oeste que faz fronteiras e tem proximidades com franceses, belgas, holandeses, suíços é mais rica que o lado de lá que faz fronteira com poloneses. Já era assim antes da guerra.

E?

Thiago A.

E ? E o estado alemão com menor PIB per capita continua maior que o PIB per capita chinês . Simples Quanto ao fato que existem regiões pobres e outras mais ricas é óbvio , mas a “união” não pode se dar o luxo de largar uma porção do seu território ao próprio destino. Não pode privelegiar um lado e ignorar os outros, o desequilíbrio precisa pelo menos ser amenizado para não minar estabilidade e coesão política /social , assim como a legitimação do poder . A Alemanha depois da reunificação gastou rios de dinheiro para amenizar essa desigualdade( isso… Read more »

Esteves

Da para enxergar o Brasil à partir do Vale do Itajai? Existem chances do desenvolvimento do Alto Mogiana na divisa de SP com o Triângulo Mineiro multiplicar-se para a Bahia? A Alemanha tem realidades religiosas que opõe católicos conservadores e luteranos reformistas. A Alemanha carrega regiões prósperas e regiões não tanto. A Alemanha gastou fortunas para reintegrar as regiões, compensar as perdas, erradicar o desemprego, sustentar indústrias que perderam a capacidade de competir mundialmente e… Segue a vida. A China terá dificuldades para equalizar o crescimento. Assim como Milão é a capital mundial do design. Assim como o Vêneto na… Read more »

Thiago A.

“Da para enxergar o Brasil à partir do Vale do Itajai? Existem chances do desenvolvimento do Alto Mogiana na divisa de SP com o Triângulo Mineiro multiplicar-se para a Bahia?” E o ponto é esse, alguém aqui em sã consciência afirma com absoluta certeza que o Brasil será uma potência capaz de desafiar em prestígio e poder as demais ? É um desejo, uma ambição, um sonho…mas há muito que deve ser feito ou não ? “…Alemanha gastou fortunas para reintegrar as regiões, compensar as perdas, erradicar o desemprego, sustentar indústrias que perderam a capacidade de competir mundialmente e…” E… Read more »

Antoniokings

E daí? A Alemanha é um País relativamente pequeno, com uma base econômica forte de bem mais de um século e que está em processo de desenvolvimento maduro. Com relação à China, estamos falando de um País com quase 1,5 bi de habitantes, com cerca de 9 milhões de km2 de área é que até cinquenta anos atrás era paupérrimo. E está se tornando a maior potência do Mundo dando um banho, inclusive na Alemanha, na questão da educação e desenvolvimento científico. Independentemente do PIB per capita. Aliás, se vc for aplicar o mesmo PIB per capita alemão para a… Read more »

Antoniokings

sub urbano

A China saiu da estaca zero há cerca de setenta anos.
E isso com centenas de milhões de habitantes.
Está fazendo um esforço tremendo para erradicar a pobreza e está conseguindo.
Agora, o que dizer de um País que tem (e agora está perdendo) o domínio econômico há décadas e tem dezenas de milhões de pessoas na penúria.
Será que esse pessoal conhece alguns Estados americanos como Mississipi, Alabama, Geórgia?
Será que conhece os bairros miseráveis das grandes cidades de lá?
Para um País que tinha o domínio econômico do Mundo, isso é inaceitável.

Wellington Góes

Essa doca seca é enorme… Rapaz…

Michel

Por essas bandas nem canoa vai ao mar.