Novas imagens das fragatas Type 31 da Marinha Real Britânica.

A fragata Tipo 31 ou classe “Inspiration”, anteriormente conhecida como fragata Type 31e ou Fragata de Emprego Geral (GPF), é uma classe planejada de fragata destinada a entrar em serviço com a Marinha Real na década de 2020 ao lado da fragata Type 26.

Projetada pela Babcock International, também é comercializada sob o nome de Arrowhead 140 e foi baseado no casco da fragata da classe “Iver Huitfeldt” da Dinamarca.

Pretende-se que a fragata Tipo 31 substitua algumas das fragatas Type 23. A Type 31 faz parte da “Estratégia Nacional de Construção Naval” do governo britânico.

O corte da chapa de aço do primeiro navio, HMS Venturer, ocorreu em 23 de setembro de 2021. Os demais navios anunciados receberão os nomes de Bulldog, Campbeltown,
Formidable e Active.

Características principais do navio
Comprimento: 138,7m
Boca: 19,8m
Calado: 5 m
Deslocamento: 6.000 toneladas
Potência da propulsão: 32 MW
Velocidade: 28+ nós

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera

A MB precisa de 4/6 dessas e algumas Type 45. Urgente.

737-800RJ

Já li algumas vezes que a intenção da MB é ainda nessa década encomendar mais 2 Tamandarés, no modelo 4 + 2. Alguns almirantes já ventilaram a possibilidade dos próximos pedidos serem de versões com maior comprimento e deslocamento, na faixa das 4 mil toneladas, aproveitando a modularidade do projeto, para serem construídas no mesmo estaleiro. Acho que seria uma boa saída, já que penso ser muito, muito improvável que a MB compre FREMM, A-400, Type 31 ou qualquer coisa desse porte. 6 Tamandarés + 4 a 6 Tamandarés anabolizadas construídas localmente em 15 anos é possível. Mas no final… Read more »

Esteves

Essas 4 avançarão para a década seguinte. 4 anos para a primeira e 1 a cada dois anos seriam para 2028. Seriam porque inflação de dois dígitos, aço com variação de 80% e salários prestes a explodirem mostram que os 10 bilhões da Emgepron são perecíveis. Parece que o contrato tem opção de mais 2 para o mesmo estaleiro alemão em Itajai/SC. Mas…é provável que essa opção Esteja atrelada a realização do contrato…pontualidade e continuidade por exemplo. Navios de 6 mil toneladas? Operar e manter navios de 6 mil toneladas? Se os custos dos Scorpenes que ainda não foram incorporados… Read more »

Leonardo

Acho mais fácil a MB comprar essas 6 Tamandarés e mais algumas Meko a200 do que ficar pensando nesses projetos futurísticos que nunca vão se concretizar pela falta de dinheiro.

Victor Filipe

Você ta realmente falando isso da marinha que quer Porta aviões até 2040? se não me engano é 2030 ou 2040… objetivos irrealistas são a principal habilidade da MB

Popeye caipira

A marinha brasileira não é do Brasil, é a Marinha de Narnia.

737-800RJ

A Meko 200 é do mesmo porte da Tamandaré, deslocando pouquíssima coisa a mais. Penso que pelo mesmo preço, talvez, pudéssemos construir um navio mais parrudo dentro de casa na faixa das 4.500 toneladas, umas dedicadas a AAW e outras a ASuW, aproveitando a tão falada modularidade do projeto e a estrutura do estaleiro. Seria mais barato de adquirir e manter do que belonaves estilo FREMM. Numa recente entrevista para outra ótima página de Defesa, a DAN, o diretor geral de material da MB, José Augusto Vieira, falou sobre a intenção de adquirir mais duas unidades e mais modernas que… Read more »

Leonardo

Sim, com certeza, se a MB conseguir fazer as 6 Tamandarés poderia pensar nesse projeto de fragatas um pouco maiores, mas não tanto rsrs! Até 4.500 ou 5.000 toneladas seria o ideal, mais bem armadas é claro.

Fernando Vidal

Essa “pobreza” na nossa defesa com cortes na MB e na FAB são decorrentes da opção de priorizar os investimentos no Exército e numa enorme estrutura de apoio como escolas, hospitais, clínicas, etc… Além de outros regalos corporativos. Com a futura mudança de governo os investimentos na FAB e MB devem voltar a ser priorizados.

Eduardo ps

Atualmente as forças armadas fazem de tudo menos o objetivo para que foram criadas

Cristiano GR

Sério que tu acredita que essa tua falada “priorização de investimentos no Exército e numa estrutura…” é algo que foi feito de 2019 para cá? Como já virou mania, tudo é culpa do Bolsonaro. Esse pessoal da esquerda… é tanta coisa que eles precisam acreditar para se fazer firmar em suas posições equivocadas que tem umas que parecem piada. O EB é sim, bem maior que as outras duas Forças, mas sempre foi, desde o início do Império. Por ser maior, logicamente, sempre demandou mais recursos. Mas isso não aumentou com a chegada de Bolsonaro, e nunca mudou de acordo… Read more »

Dalton

Aos poucos a Royal Navy vai reerguendo-se não apenas com navios maiores do que os
que serão substituídos, mas, também aumentando o número total de combatentes de superfície para algo mais próximo do que havia cerca de 15 anos atrás.
.
Além das 8 T-26 e 5 T-31, serão acrescentadas 5 T-32 que irão somar-se aos 6 T-45,
elevando o número total para 24 combatentes de superfície na próxima década, melhoria significativa sobre os 19 mantidos ao longo dos últimos 10 anos que parecia ser o limite
máximo a ser mantido.

Nonato

Type 45. 8.500 ton. Apenas 8 mísseis antinavio.
Acho pouco.
Esses Aster 15 e 30 acho o alcance curto.
Não se compara ao sistema aegis…
A Inglaterra é muito próxima aos EUnidos e Não tem sistema Aegis.

Last edited 2 anos atrás by Nonato
Dalton

Não tem porque não quer e tem algo similar Nonato com vantagens e desvantagens
sobre o Aegis e quanto a ter apenas 8 mísseis anti navios estes atendem ao papel esperado sendo navios que priorizam a luta anti aérea como por exemplo os Arleigh Burkes I/II também com 8 Harpoons e não são muitas as nações que podem se dar ao luxo de embarcar 16 mísseis, mesmo constando nas especificações tal número.
.

Augusto L

Dalton, eu ainda acho que eles devem ate 2040 encomendar + 2 Type 26 em uma configuração AAW e transformar 2 ja encomendadas nela.

Ai ficaria 6 Type 45 + 4 Type 26 AAW e 10 Type 31/32. A RN passou por uma penúria nessa década passada mas agora com seus programa de submarinos ataque completo e os Queen Helizabeth entrando em serviço com os F-35 estão voltando a ser a maior marinha do hemisfério ocidental tirando a USN claro.

Dalton

Aí se teria 26 combatentes de superfície, 6 T-45, 4 T-26 AA, 6 T-26 e 10 T-31/32 sendo que 24 já é visto como o máximo, mas, independente da limitação de recursos não há motivos para desenvolver um T-26 AA já que encontra-se em estudos o futuro substituto do T-45 o T-83. . Tenho minhas reservas Augusto quanto ao título da Royal Navy ser a maior marinha ocidental após a US Navy pois no frigir dos ovos não quer dizer muita coisa já que somada à marinha francesa dá metade da capacidade da Frota do Atlântico da US Navy, e… Read more »

Mercenário

Caro Augusto,

Como o Dalton colocou em resposta, a substituição das T45 está em fase de estudos (antes comoT4X, atualmente como T83, indicando que não serão meios exclusivamente AAW) e não há qualquer indicativo de conversão das T26, que são especialistas em ASW.

As T31 são para emprego geral e as T32 não se tem muitas informações até o momento sobre a forma de emprego, possivelmente atuando como navio mãe para meios não tripulados.

Saudações,

Marcos10

E como está o batimento de quilha do primeiro Destroyer de bolso classe Tamandaré?

Salim

A meu ver seria um ótimo meio MB, 6 tons, modular, espaço para crescer, se confirmar preço será até menor que Tamandaré,, velocidade que consegue acompanhar grupo tarefa moderno. Poderia se fazer contrato similar às Niterois, 2 faz lá e 4 aqui. Porém decidimos meko100 com puxadinho ao invés meko200. No puxadinho que despejam os aditivos de contrato e as jabuticabas que não funcionam bem. Dava até para pegar financiamento mais baixo , porem ……

Augusto L

Vale lembrar que eles já estão projetando a Type 32 para entrar em serviço em 2030

Nemo

A China entregou a primeira de quatro type 054 A de 4.000t para o Paquistão por um valor estimado entre U$ 350 e U$ 400 milhões. A Meko A 200 do Egito entregue em 2019, teria saído por U$ 580 milhões. Para uma MB que precisa desesperadamente de meios de superfície, umas duas montadas em ritmo chinês poderiam ajudar. Caso o orçamento permita ( o que é difícil).

Fábio Mayer

Unidades mais caras que as da dotação da ENGEPROM, não?

Fernando Vidal

O Brasil deveria encomendar pelo menos 3 dessas Fragatas de prateleira mesmo. Para entrega até 2028. Equipadas com os novos mísseis SeaCeptor LR de até 40 km de alcance, Radar ARTSAN 3D e 8 mísseis Harpon seriam nossas Fragatas principais para completar a frota que no futuro contará apenas com as Corvetas Tamandaré.

Antonio Palhares

Que coisa linda.

Carlos

Essas Type-23 que sobrarem seriam perfeitas pra nós!…