O desembarque de 2 de abril

A “Operación Azul” batizada pela Armada, foi rebatizada de “Operación Rosario” a pedido de membros do Exército, que lembraram que durante as Invasões Inglesas, crioulos e espanhóis se colocaram sob a proteção da Virgen del Rosario para enfrentar os tropas invasoras.

Na manhã de 28 de março de 1982, tropas do Exército e da Armada argentinas embarcaram e se dirigiram às ilhas sob as ordens do Comandante da Operação, General Osvaldo García, com o objetivo nada menos de desembarcar e recuperar as Ilhas Malvinas, que estavam nas mãos da coroa britânica desde 1833, ou seja, quase um século e meio de usurpação.

Integraram essa Força Tarefa elementos do Comando da IX Brigada de Infantaria e da Companhia C do 25º Regimento de Infantaria, embarcados no destróier ARA Santísima Trinidad e no Quebra-gelo Almirante Irizar. No Transporte Cabo San Antonio, a seção de transporte do 25º Regimento e a seção de tropas especiais, que, a cargo do chefe do regimento, participaram com o escalão anfíbio na conquista da cidade.

Em 29 de março, diante do mau tempo e da agitação do mar que impedia as reuniões de comandantes e chefes, as ideias norteadoras da operação foram dadas por rádio. Essas instruções estabeleciam a intenção de realizar uma operação sem derramamento de sangue, ou seja, que se tratasse de evitar causar baixas ao inimigo britânico, mesmo ao custo de sofrer suas próprias baixas.

Em 30 de março, devido às más condições climáticas que reinavam no Atlântico Sul, com ventos de mais de 70 km/h naquela época, obrigaram o adiamento da execução da operação, fixando o dia 2 de abril como dia D, o data em que finalmente se realizou o desembarque e ocupação das Ilhas pelas forças argentinas.

ARA Cabo San Antonio
LVTP-7s da Argentina nas Malvinas

A captura da residência do governador inglês e do quartel dos Royal Marines eram os objetivos originais da missão que as tropas do Exército cumpririam inicialmente, mas devido aos efeitos do clima nos helicópteros previstos, uma nova missão foi atribuída durante a operação de desembarque: ataque em conjunto com os elementos mais avançados da força de desembarque anfíbio para capturar a pista e prepará-la para o desembarque de tropas aerotransportadas, levando-se em conta que o local seria defendido por tropas britânicas com armas automáticas e pesadas.

Na noite de 1º de abril, por volta das 21h, o grupo de comandos anfíbios começou a desembarcar do destróier ARA Santísima Trinidad, chegando à costa às 23h45. Ao mesmo tempo, o submarino ARA Santa Fe contribuiu com mais dez mergulhadores táticos para colocar balizas de radionavegação e ocupar o farol do Cabo San Felipe.

ARA Santísima Trinidad, destróier Type 42 argentino, da mesma classe do HMS Sheffield que seria atingido por míssil AM39 Exocet lançado por um Super Étendard da Aviación Naval argentina no dia 4 de maio
Submarino ARA Santa Fe

Às 6h15 do dia 2 de abril, os veículos anfíbios blindados desembarcam com o Grupo Tarefa 40.1, formado por forças de Infantaria de Fuzileiros Navais e a seção da Companhia C do 25º Regimento de Infantaria.

A missão era assumir o aeroporto com o apoio de helicópteros do quebra-gelo Almirante Irízar, limpar a pista de obstáculos e permitir que os C-130 “Hércules” iniciassem o pouso às 8h30 com a maior parte das tropas do 25º Regimento de Infantaria vindas de Comodoro Rivadavia.

Às 7h30, o comandante do “25” informou que havia capturado o aeroporto e a pista havia sido liberada. Às 8h45, o primeiro Hércules C-130 pousou. Às 09h, enquanto as escaramuças ocorriam nas proximidades e dentro da casa do Governador das Ilhas, as tropas britânicas se renderam depois de serem esmagadas pelas forças argentinas.

Às 12h30 do dia 2 de abril de 1982, numa cerimônia emocionante, com as habituais formalidades, o arriamento da bandeira britânica e o hasteamento, pela primeira vez após 149 anos, da bandeira nacional.

Clique no infográfico para ampliar
Clique no infográfico para ampliar

FONTE: argentina.gob.ar – portal oficial del Estado argentino / INFOGRÁFICO: gacetamarinera.com.ar

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Segio

So por curiosidade, um Pucara argentino, capturado nas malvinas e levado para a Inglaterra. Reparem no emblema da RAF. Los hermanos devem chorar ao ver essa foto.

Last edited 2 anos atrás by Segio
Henrique

Sinceramente, o quê os argentinos tinha na cabeça pra enviar um avião COIN lento pra uma guerra convencional?

Alexandre Galante

Os Pucaras foram usados contra as tropas britânicas em terra. O FMA IA 58 Pucará (‘Fortaleza’) é uma aeronave argentina de ataque ao solo e contra-insurgência fabricada pela Fábrica Militar de Aviones. É capaz de operar a partir de pistas de pouso não preparadas quando operacionalmente necessário. Quando a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas em 1982, 25 Pucarás foram enviados para três aeródromos nas ilhas. No conflito que se seguiu, essas aeronaves tiveram pouco sucesso no uso contra as forças terrestres britânicas, mas um Pucará derrubou um helicóptero Scout. Todas as aeronaves Pucará baseadas nas Malvinas foram destruídas em combate… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
carvalho2008

O que importa é a analise estrategica: A estratégia montada as pressas focava defesa e batalha terrestre; Pucará era focado a CAS COIN totalmente terrestre e sem capacidade de projeção no mar e ataque a navios; As ilhas não tinham capacidade de projeção ao mar; A frota britanica podia escolher a data e hora de aproximação para atacar a ilha; A Ilha não tinha proteção CAPs argentinas, o espaço aereo tornou-se de controle britanico; A soma de ações SAS de sabotagem terrestre e a falta de cobertura aerea, não compensavam reposições de pucaras perdidos; A constatação da falha estrategica catastrofica,… Read more »

Esteves

O que eles tinham na cabeça para invadirem as ilhas?

Alexandre Galante

As ilhas não foram invadidas, você não invade o que é seu, segundo os argentinos. Elas foram ocupadas.

Esteves

Pois então, Estavam ocupadas militarmente pelos britânicos. Quem desembarca, invade.

Se as ilhas fossem dos argentinos não existiria a necessidade do desembarque. Mas…Estavam ocupadas militarmente. Ocupação não é usurpação.

Allan Lemos

Embora a posse das ilhas pudesse ser questionada “de jure”, “de facto” era inegável que pertencia aos britânicos já que elas já estavam ocupadas, então esse argumento dos argentinos não se sustenta.

Esteves

Ocupação = posse.

Os britânicos tinham a posse obtida por meio militar. Posse não é crime. Posse acontece em razão de dúvidas e disputas sobre de quem é a propriedade.

O Cruzeiro deve 1 bilhão. Dizem alguns que deve 3 bilhões. Ronaldo comprou o Cruzeiro por 50 milhões e…as dívidas ficaram pro Abreu.

Isso é que é usurpação.

Hank Voight

Sem essa Galante! pelo direito internacional as ilhas pertencem ao Reino Unido. Ou seja, elas foram sim INVADIDAS como o colega mencionou, e depois recuperadas pelas forças de Sua Majestade….

glasquis 7

O desejo de perpetuar o regime militar decadente.

Otto Lima

A Junta Militar queria desviar o foco dos graves problemas políticos, econômicos e sociais que a Argentina enfrentava naquela época.

Esteves

“ou seja, quase um século e meio de usurpação.”

Os britânicos ocupavam as ilhas de forma criminosa?

Segio

Esteves, não sei se a sua questão, inclui a pergunta de quem pertence as Malvinas. Infelizmente, em disputas territoriais, pertence a quem tem mais força………triste.

Esteves

O texto afirma que os britânicos ocupavam as ilhas de forma criminosa desde 1833.

Isso está correto?

Alexandre Galante

Histórico de avistamentos e colonização das ilhas: 1592 – Avistamento pelo capitão Davis britânico; 1600 – Registradas pelo holandês Sebald de Weert; 1690 – Desembarque britânico pelo capitão Strong; 1764 – Primeiro assentamento francês pelo capitão Bougainville; 1765 – Desembarque britânico pelo capitão pelo capitão Byron; 1766 – Primeiro assentamento britânico pelo capitão MacBride; 1767 – Assentamento francês cedido ao controle espanhol; 1770 – Espanha expulsa colonos britânicos; 1771 – É permitida a volta dos britânicos, mas a Espanha tem a soberania; 1774 – A colônia britânica é abandonada; 1820 – A recém independente Argentina toma possa das ilhas; 1831-… Read more »

Esteves

Avistamentos e assentamentos.

MARCELO

USA E INGLATERRA TUDO FARINHA DO MESMO SACO !

carcara_br

está afiado!

Esteves

Galante Bond.

João Adaime

Prezado Galante

1831- Os EUA declaram as ilhas “livres de governo”;

Isto seria mais ou menos como agora a Rússia declarou a independência da região do Donbass?

Abraço

Hank Voight

Galante você está, propositalmente ou não, omitindo que ao sair das ilhas em 1774 os britânicos deixaram um marco reivindicatório das mesmas. Ou seja, elas continuavam como continuam a ser britânicas

Assim, ao tomar posse das ilhas em 1820 a Argentina o fez ilegalmente

Segio

O que é que significa usurpar? 1. Apoderar-se violentamente ou fraudulentamente do que pertence a outrem. 2. Chegar a possuir sem direito. 1592 – Avistamento pelo capitão Davis britânico; 1600 – Registradas pelo holandês Sebald de Weert; 1690 – Desembarque britânico pelo capitão Strong; 1764 – Primeiro assentamento francês pelo capitão Bougainville; 1765 – Desembarque britânico pelo capitão pelo capitão Byron; 1766 – Primeiro assentamento britânico pelo capitão MacBride; 1767 – Assentamento francês cedido ao controle espanhol; 1770 – Espanha expulsa colonos britânicos; 1771 – É permitida a volta dos britânicos, mas a Espanha tem a soberania; 1774 – A… Read more »

Esteves

Histórico de ocupações e contestações. Assentamentos, avistamentos, assopramentos, livramentos.

Crime não vejo.

Segio

A ocupação britânica das Ilhas Malvinas foi uma operação militar do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda que em 3 de janeiro de 1833 assumiu o controle dessas ilhas. Apesar de manter relações de paz com a Confederação Argentina , o Reino Unido, com dois navios de guerra, desalojou a guarnição argentina de Puerto Soledad . Os soldados e suas famílias partiram dois dias depois, deixando para trás a população civil da colônia, cerca de vinte pessoas. As ilhas estão sob domínio britânico desde então, exceto pelo breve período da Guerra das Malvinas de 1982 . Talvez seja por esse ato é que se usou a palavra usurpação no texto. Veja, eu não estou defendendo nenhum dos lados……rs,… Read more »

Esteves

Governos militares tem uma tendência de enxergar o mundo pelo lado do certo/errado, vencer/perder.

Os meninos aqui reforçam tratar-se de uma visão ocidental contraposta a visão Go chinesa que analisa a geopolítica de forma compensatória…em 3D.

Anos da guerra fria.

Esteves

Por influência e não por coincidência, a MB, em 1982, chegou no IPEN trazendo o programa do submarino atômico, impactada que foi com a presença e a eficiência dos submarinos nucleares britânicos (3 e não 1 como repetem) no conflito.

Os argentinos tinham submarinos, navios de superfície, aviões, soldados, bandeiras, desembarque, mas não sustentaram a ocupação das ilhas. Como enfrentar submarinos nucleares e como lidar com armas nucleares que naqueles anos não tinham certeza se os britânicos teriam trazido?

Em 1982 nasceu a CNEN no IPEN.

Inimigo do Estado

Que depois virou um elefante branco. Fala sério, se não temos a pretensão de invadir outros países melhor teria sido investir em outros meios. Hoje temos meia dúzia de canoas para proteger um dos maiores territórios do globo terrestre.

A premissa sonhar grande não significa dar passos maiores que as pernas.

Esteves

A doutrina para os submarinos é negar o mar.

carvalho2008

Cabe destacar que foram 6 Submarinos ao total…5 Nucleares e um Diesel, o HMS Onyx da classe Oberon ( um dos melhores SSks ja construidos na Historia), que mesmo sendo diesel, realizou 20 mil milhas de missão em 140 dias…de abril a agosto de 1982. Por ser menor (apenas 2400 ton Oberon) e assim mais silencioso e capaz de operar do raso litoraneo, coube a ele as principais missões de aproximação e desembarque de operações SAS… excelente missão cumprida. pagou seu preço mas voltou são e salvo para casa apos todo este periodo ..argentinos acreditam te-lo acertado com um de… Read more »

Esteves

5?

carvalho2008

yes…e nenhum deles conseguiu impedir a task do porta aviões argentino de zarpar e chegar a distancia de ataque aos porta avioes ingleses….não foram atacados por incompetencia tecnica argentina…e não por blçoqueio submarino ingles….

Carvalho2008

Agora, se for para fazer fofoca e intriga, eu diria que os argentinos teriam maior probabilidade de estarem certos pois acho estranho você bater numa pedra assentada ao fundo e danificar os tubos de torpedo de cima ao invés dos de baixo…

glasquis 7

Delírios mestre, a Inglaterra jamais ameaçou a Argentina com uso de Armas Nucleares.

Hélio Ferraz Falcochio

O fato é que a Argentina secretamente planejava que após vencer a guerra pelas ilhas, iria invadir o Brasil e retomar a região das Missões no Rio Grande do Sul. Esse é o motivo principal do reforço militar nós três Estados do Sul do Brasil. Nossas armas nucleares na cidades próximas como São Luiz Gonzaga -RS, já estavam preparadas pra serem lançadas contra a Argentina em caso de invasão. O plano brasileiro era abandonar as missões e depois voltar e lutar no terreno já bem conhecido das nossas tropas.

Segio

?????

Esteves

Cidadão…cidadão.

Mcruel

Que pena que não invadiu. Aposto que os moradores das Falklands são orgulhosos de serem britânicos e não argentinos. Adoraria morar numa colônia inglesa, falar inglês, ter livre acesso ao continente europeu, receber em libras e me ver livre de um país que foi capaz de matar minha vontade de melhorá-lo. Quanto mais luto para melhorar meu amado Brasil, mais me decepciono. Ah, e antes que alguem comente algo do tipo ‘ain, então pq ainda tá aqui?’, eu já respondo: falta de oportunidade. Na primeira oportunidade estarei me mudando para um país onde o imposto que pago será utilizado para… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Mcruel
Tutor

É meu amigo, esse lugar aqui realmente já fez muitos perderem as esperanças.
Se tu tens idade, vontade e disposição para tentar a sorte em outro lugar, vá em frente e que tenha sucesso.
No meu caso, confesso que não acostumaria em outro país, quando saio daqui à passeio, sinto falta da comida, do idioma, dos bares, dos ares etc; e tudo isso em apenas 15 dias, imagina se tivesse que morar fora, eu não conseguiria.

Ivanmc

Eu também, do churrasco, café passado, das padarias do meu bairro, um mate amargo, a praia de água fria kkk
Mas, se tiver guerra no Brasil vou para o Uruguai.
Sds.

Esteves

Padaria como houveram…não sei se ainda há. As que sobraram ficaram chiques. Nos bairros tem algumas que fazem pão de banha, roscas fritas (no km 57 da Castelo são ótimas), roscas doces com creme, pastel português… A comida. O que houve com o PF? PF de bar era ótimo. Arroz, feijão, saladinha, farofa, ovo, bife mal passado acebolado, batata frita. Cadê os PF’s? Houve época…houve sim e Esteves lembra, que os casais após o jantar, saíam para uma volta a pé…pelas ruas do bairro. Mundus diferentis esse que ficou. Esteves deixou por alguns minutos no Lollapalooza…na TV…uma cantora beijando o… Read more »

Carvalho2008

Mestre Estevez…onde tu estás??? Aqui em Osasco é São Paulo tem de monte!!!

Ivanmc

Alaspucha vivente!! Um Pf de chuleta era bom.
Aqui tem umas padarias raíz, ainda.

Allan Lemos

Adoraria morar numa colônia inglesa, falar inglês, ter livre acesso ao continente europeu, receber em libras e me ver livre de um país que foi capaz de matar minha vontade de melhorá-lo.

Já falei isso aqui diversas vezes, o Brasil foi extremamente azarado por ter tido Portugal como colonizador. Se tivéssemos sido colonizados pelos britânicos, hoje seríamos uma nação de Primeiro Mundo com um povo evoluído. Faríamos agora parte da elite anglo-saxã.

Agnelo

Hahahahahahahaha
Demos sorte de termos sido colonizados por Portugal e a família imperial ter vindo pra cá e feito sede do império aqui. Trouxe as instituições pra cá, fortaleceu a Brasil e impediu sua dissolução em vários países cheios de rusgas e interesses entre si, como na América Espanhola e África.
Veja as colônias de exploração portuguesas, e dos demais países europeus….
Ou tu acha q aqui seria uma colônia de ocupação? DUVIDO.

Allan Lemos

Repare bem nos exemplos que você citou, colega. África e América Espanhola, onde só existem nações subdesenvolvidas do terceiro mundo. Você acha mesmo que estamos muito acima deles? Acorde.

Um Brasil anglo-saxão seria uma potência quase do mesmo nível dos EUA.

Carvalho2008

Jamaica foi de quem..?

Taiti?

Guianas…

Nigéria
Marrocos…

Africa do Sul…

Copo meio cheio…meio vazio…

Carvalho2008

Não nascem kelpers…todos eles são migrados por estímulo governamental afim de manter a ocupação populacional

André K

Índia e África do Sul foram colônias inglesas e não são muito agradecidas aos ingleses pela colonização. EUA e Austrália são exceções do colonialismo (em geral, não só britânico), não dá para generalizar.

Tutor

Ever Dadi.
E eu sou o Brad Pitt, aprendi português e comento por aqui só para praticar o idioma.

Heinz Guderian

É o que? kkkkkkkkkkkk

Ivanmc

Interessante essa tese.
No meu tempo de pé de poeira, a instrução que a gente tinha era de uma possível, hipotética, invasão pelo RS pela Argentina. Por isso, a Basm hoje Ala-4, e a Baco hoje Ala-3, no Estado.
.
“Esquadrão Poker” e“Esquadrão Centauro” na Ala-4.

Esteves

Possível ou hipotética?

Ivanmc

Digo dessa forma para não gerar polêmica.

Esteves

Tá.

Marcio

Engraçado você disser isso, pois o meu tio, que mora no Rio de Janeiro, conta até hoje que foi mandado para o Sul a se aclimatar ao tempo e ajudar a Argentina numa possível invasão “pirata” ao continente. Tanto foi que os Mirage que a Argentina tinha estavam posicionados em Buenos Aires.

Esteves

Missões.

Flanker

Esteves, esse é atualmente o maior monumento e símbolo das missões jesuíticas no RS. Fica na cidade de São Miguel das Missões, aqui no RS.

Flanker

Aqui, a Região das Missões, no RS.

Kornet

Nossas armas nucleares?
Os americanos e a Otan sabem disso?
Estranho, até hj não vieram aqui tomar tais armas.

João Adaime

Caro Hélio
Fiquei com uma dúvida, uma vez que manobras militares nunca foram meu forte. Caso utilizássemos nossas armas nucleares, ainda assim seria preciso abandonar a região das Missões?
Agradeceria se pudesse me esclarecer.
Abraço

Marcio

Como você ajudar um país que você acha qual vai te invadir?
O Brasil não somente reteve um bombardeiro Vulcan no Rio de Janeiro, se não me falha a memória e dois navios, no nordeste, que se perderam da Task Force.
O Brasil deveria ter feito como fizeram os chilenos, mandando o posicionamento das tropas argentinas para os “HMHS piratas”.

Henrique

Caro Hélio, tirando armas nucleares que nunca tivemos lembro bem na fronteira os argentinos (mais os civis e gendarmes) fazendo movimentos de provocação que iriam retomar as Missões. Isso ocorreu em Corrientes (fronteira com Itaqui) e Passo de Los Libres (fronteira com Uruguaiana) sendo que o Brasil fez, por conta disso, algumas manobras militares (sem marketing) cessando um pouco o ímpeto dos argentinos do outro lado do rio. Agora, se de fato era uma intenção da Argentina fazer mais uma idiotice militar, nunca saberemos de fato.

glasquis 7

Que invadiriam o Chile é sabido, isso de invadir o Brasil pra mim é novidade.

ttps://www.elmundo.es/america/2009/11/22/argentina/1258929360.html

carvalho2008

esta mensagem é do dia 02/04 as 09:55hr…

Esteves

“Los vehículos de asalto anfibio LVTP-7 se encuentran en servicio el Batallón de Vehículos Anfibios N° 1 de la Infantería de Marina. 

Los LVTP-7 fueron utilizados en 1982 durante la Guerra de Malvinas, aunque todos ellos regresan a la zona continental antes de que finalizara la contienda.”

Tutor

Certa vez li em um site (sinceramente não recordo qual) que os argentinos que foram feitos prisioneiros se surpreenderam com a forma que foram tratados pelos britânicos, que segundo relatado, foi até melhor que o tratamento que eles recebiam de seus próprios superiores argentinos.

Esteves

Publicaram isso.

Tebet jorge

Golpe de politicagem.
Não mantiveram.
Esqueceram de combinar,com os ingleses,para não guerrear….
Mais uma vez,o povo iludido que sofreu……
Jovens mortos,por uma honra ,que não esistiu.
Em 1978,compraram o Peru, na copa.
Ai começou tudo.
Povo gado, mandado e enganado.
Triste até lembrar!

Joaqim

Grande piada da Ditadura Argentina. Por seus recrutas em risco num missão sem volta. A derrota fragorosa secretária o fim da Ditadura de Galtieri no ano seguinte.

MARCELO

UMA PENA QUE A ARGENTINA NÃO TEVE APOIO MILITAR DOS OUTROS PAÍSES SULAMERICANOS, SE HOUVESSE UNIÃO ENTRE TODOS OS BRITÂNICOS TERIAM SIDO ESMAGADOS E SUA FROTA NAVAL COMPLETAMENTE OBLITERADA.

Flanker

Cara, escrever só com maiúsculas é como se você estivesse gritando.

Saulo

Abaixo vejo muitos comentários interessantes,agora o que aconteceu com a Argentina serve de exemplo para o Brasil,já perdemos territórios para os ingleses também,procurem na internet pela questão do Rio Pirara,apesar de muitos acharem que é teoria da conspiração a Amazônia pode ser declarada “area livre de governo”com o pretexto der ser “preservada”.

Lfurlan

Argentinos blefaram e foram inocentes, viram várias colônias britânicas da Ásia e África se rebelando e se tornando independentes como Hong Kong que foi na diplomacia e sem guerra. Acharam que fariam igual nas Malvinas e ainda fortaleceriam o sentimento patriótico e nacionalista tão necessário numa ditadura. Calcularam mal pois a Inglaterra tb precisava de um inimigo externo num momento de crise do governo Tatcher e não iam abrir mão do último porto e base avançada pra se chegar a Antártica que é o último continente ainda sem dono. Deu no que deu, o império contra atacou e usou força… Read more »

Valdécio de Oliveira

Muito interessante. Diante da incapacidade de convencer os moradores de ter dupla cidadania, onde pudessem estabelecer uma base com dupla nacionalidade, onde só a Argentina teria benefícios, optaram por uma guerra perdida.