EUA advertem que agirão se China instalar base militar nas Ilhas Salomão

134

Washington, 22 Abr 2022 (AFP) – Os Estados Unidos alertaram as Ilhas Salomão de que agirão “de acordo” se a China instalar uma “presença militar permanente” no arquipélago do Pacífico, após a assinatura de um controverso acordo de segurança, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (22).

A delegação americana de alto nível que visitou o local explicou aos líderes das Ilhas Salomão que, se Pequim “estabelecer uma presença militar permanente de fato”, os Estados Unidos “responderão de acordo”, segundo um comunicado da presidência.

E fará o mesmo caso se estabeleça uma “instalação militar” ou “capacidades de projeção de força” que permitam um destacamento chinês na região”, ressaltou. Representantes da Casa Branca e do Departamento de Estado viajaram para as Ilhas Salomão nesta sexta-feira, onde se encontraram com o primeiro-ministro Manasseh Sogavare.

Washington queria convencer o arquipélago a não assinar um acordo com Pequim, mas na terça-feira ele foi oficializado. “Em resposta às preocupações levantadas, o primeiro-ministro Sogavare reiterou suas garantias e assegurou especificamente que não haveria base militar, presença de longo prazo ou capacidade de projeção de força”, apontou o comunicado.

“Os Estados Unidos enfatizaram que acompanhariam de perto os desenvolvimentos junto com seus parceiros regionais”, afirmou.

A delegação também insistiu nas “potenciais implicações para a segurança regional” e questionou, durante “discussões substanciais”, “o objetivo, o alcance e a transparência do acordo”.

Os americanos, que afirmam “respeitar o direito” das Ilhas Salomão de tomar “suas decisões soberanas”, se esforçaram para ganhar sua confiança com uma série de decisões.

Entre eles, estão a aceleração da abertura de uma embaixada americana, o fortalecimento da cooperação em minas, o envio de um navio-hospital e a entrega de vacinas adicionais.

Os dois países também se comprometeram a lançar um “diálogo estratégico de alto nível” que se concentrará na questão sensível da segurança.

FONTE: UOL/AFP

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patriota

Vão agir é nada!
A Rússia invadiu,destruiu e massacrou a Ucrânia e os Estados Unidos não agiram. Venderam só alguns mísseis anti tanques e anti aéreos pra dar uma força e só

Vinicius Momesso

Não armaram Taiwan para se defenderem da Ameaça Chinesa? Agora Pequim contra-ataca nas Ilhas Salomão. Normal.

Renato Augusto

Exato.

André Macedo

Mas aí é diferente né, era bem previsível que os EUA/Europa não iam entrar numa guerra nuclear por causa da Ucrânia que sequer fazia parte da OTAN, ingênuos foram os ucranianos de achar isso.

Renato Augusto

Ingênuos os ucranjanos e muito imbecil o Zelenski. Comprou uma briga que não é dele com um país infinitamente superior a ele na questão bélica. E se todas as armas “dadas” a Ucrânia serão devidamente bem cobradas. Agora aguenta.

Dalton

Nem foi preciso “agir”. O Primeiro Ministro conforme o texto declarou que não haverá base militar chinesa. Aparentemente ele não quer antagonizar os EUA ao mesmo tempo que mantém boas relações com a China.

Zorann

Concordo com você!

Não vão agir nada….No máximo montar mais alguns esquadrões no pacífico, mandar mais algum navio navegar por lá e mais nada. Até parece que vão peitar a China….

Palpatine

Hipocrisia reina entre as potencias

Bosco

Em não vi no texto os EUA dizendo que vai invadir as Ilhas. Ele disse que vai agir. Há muitas formas de agir para tentar barrar a implantação de uma base chinesa nas Ilhas que não a invasão ou alguma atitude violenta. Mas cada um é cada um e entende o que bem quiser. Eu acho até as sanções válidas. Esse é o método legítimo que um país pode usar caso ache que seus interesses estão sendo prejudicados. Em havendo sanções dos EUA as Ilhas que busquem compensação do lado chinês. Simples assim! O que não pode é a soberania… Read more »

leonidas

Ué, sanções não é aviltar a soberania?
Pelo que sei soberania é liberdade de escolher inclusive um aliado militar e dispor de seu território como achar que deva.
Velho, respeito muito seus comentários, mas como funciona esse critério de respeitar soberania, mas concordar com sanções de uma potência que visa mandar o povo de uma nação a miséria por ações decididas por seus governos?
Sua colocação sobre soberania tá parecendo aqueles anúncios de carros onde se lê:
Veiculo com pouca quilometragem, motor revisado, completo (- ar & Direção) uai ou é completo ou não é … rs

Bosco

Leonidas,
Sanção é um mecanismo em que um país pune outros em diversos níveis desde que este tenha descumprido alguma norma contratada.
Não creio que foi isso que os americanos disseram que fariam e sim agiriam diplomaticamente, mas sanções são de aplicação comum entre países.
As que os EUA aplicam ficam famosas por conta da propaganda mas não é o caso. Se o país sancionado se sentir injustiçado pode apelar para tribunais internacionais.
Olhe um exemplo: https://www.terra.com.br/noticias/brasil-aplicara-sancoes-aos-eua-em-caso-de-novos-subsidios-ao-algodao,f3e8a418851ca310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Vale salientar que as relações comerciais das Ilhas com os EUA parece ser pífia.

Cristiano de Aquino Camposim

Que tribunal? Cuba esta sob sanções unilaterais dos EUA há 60 anos sem aval da ONU.

Bosco

Existem sanções unilaterais que não precisam de aval da ONU nem de ninguém.
Eu por exemplo sanciona algumas marcas, por exemplo, a Folha de São Paulo. Não preciso da autorização de ninguém para isso. A nível de países ocorre a mesma coisa.
Podem inclusive ser de empresas contra um país ou de alguma organização não governamental, como por exemplo, a FIFA.
https://www.politize.com.br/sancoes-internacionais-como-funcionam/

Milton

😂😂😂😂👏👏👏👏👏

Bosco

“Pelo que sei soberania é liberdade de escolher inclusive um aliado militar e dispor de seu território como achar que deva.” Exato! E inclusive países soberanos que se veem ameaçados têm o direito de agir em conformidade com sua própria soberania e impor sanções se achar que essa aliança lhe ameaça. “Velho, respeito muito seus comentários, mas como funciona esse critério de respeitar soberania, mas concordar com sanções de uma potência que visa mandar o povo de uma nação a miséria por ações decididas por seus governos?” Em que mundo você está? Como você acha que funciona as relações de… Read more »

leonidas

Na verdade eu sou adepto do mundo real. E não tenho problema algum em admitir que uma potencia pode sancionar outra nação a revelia do quanto isso possa ser justo ou não, ou optar por uma invasão ou ataque como os EUA já fizeram pelo mundo em tempos recentes diga-se de passagem. A diferença é que assumo que isso apesar de arbitrário é um fato pois no mundo das nações o que dita certo ou errado é o quanto vc pode bater e o quanto pode deixar de apanhar. Sanções, invasão, ataque são todas armas usadas por potências contra quem… Read more »

Red Pill - 红色药丸

A Ucrania pode entrar pra Otan, mas Solomons nÃo pode entrar pra esfera da China , é isso mesmo Arnaldo ?

Thiago A.

Se for seguir o parâmetro estabelecido pelos russos não poderia Arnaldo. Deveria ser arrasada e mutilada… Com direito a massacre da população civil.

Bosco

Essa pílula que você tá usando tá te fazendo delirar.

leonidas

Velho, não vai longe.
Se Cuba na data de hoje pedir que a Russia estabeleça bases militares por lá os Americanos farão exatamente o mesmo que os russos fizeram na Crimeia e na Ucrânia.
E os simplórios do site fingem não saber disso e ficam com esse papo de comadre dizendo que as ações dos EUA tem alguma relação com defesa da soberania ou democracia ucraniana… rs

Bosco

Mas Leonidas, se isso acontecer você vai estar do lado dos EUA, né? Hoje você considera certo a Rússia fazer isso…
O que te incomoda é eu ser contra a Rússia invadir a Ucrânia alegando questões de segurança e poder ser a favor dos EUA fazer o mesmo em relação à Cuba.
Pois vamos esperar que aconteça. A sua posição já sabemos, a minha ainda é uma incógnita.

leonidas

Eu sou a favor do Brasil… rs Obvio que Cuba é uma ditadura, a Rússia é um estado autoritário caminhando para uma ditadura oficialmente falando. A China é uma ditadura. Os EUA representam em tese o mundo dito livre, ocorre que este modos operandis deles irá ser usado contra nos em um futuro não muito distante é por isso que me dou ao trabalho (ainda que reconheça no mundo ocidental o melhor contrato social e modo de produção) em deixar claro que NÃO É QUESTÃO DE DEFESA DE DEMOCRACIA os atos dos EUA é meramente interesse geopolítico. O duro é… Read more »

Cristiano de Aquino Camposim

Verdade amigo, as ilhas salomão são independentes, se eles quiserem e problema deles. Os EUA tem várias bases por lá instaladas na pura pressão estilo, vim te libertar dos japoneses mas já vou embora e de lá nunca mais sairam, qual o problema da China ter bases tambem?

seuzénétiuôrqui

SLAVA RUSSYIA!

Kornet

Olha aí,eu e meus poodles amestrados podemos ter bases onde quisermos,afinal “a gente somos democratas” e lutamos contra o mal(aqueles que não seguem a nossa cartilha).
Seria legal se fosse no México,rs.

JuggerBR

Perderam o leilão, agora choram o leite derramado…

André Macedo

O país que tem bases militares ao redor do mundo todo, invadiu e patrocinou dezenas de golpes, mantém armamento nuclear na Europa e só não tem no Japão pq os japoneses pediram pra retirar, e agora vem com essa.
Talvez essas ameaças americanas já tiveram valor algum dia, agora é no mínimo engraçado como eles esperneiam, vide a novela do S-400 na Turquia, a mais recente na Sérvia com o SAM chinês e por ai vai, imagina a cara dos americanos vendo cargueiros chineses entregando armamento chinês pra países da OTAN kkkkkkkkk

Dalton

Os japoneses pediram e os EUA aquiesceram, mas, isso foi 50 anos atrás, mas, nos últimos anos tem havido um forte movimento para o retorno de armas nucleares e a invasão russa da Ucrânia pode alimentar mais esse movimento.

Red Pill - 红色药丸

Retorno nÃo, para o desenvolvimento autóctone, aliás, já tem um tempo isso.

DFA

A Sérvia não pertence a OTAN…

WSilva

Quem pagou o pato foi a pobre Austrália que caiu no canto americano de achar que poderia brincar no quintal chinês com apoio americano e que nada aconteceria, mas agora quem vai brincar no quintal australiano é justamente a China. rs

Capacho nunca aprende mesmo. Que sirva de lição para outros países não se intrometer em briga de gigantes.

Dalton

A Austrália não é “capacho” dos EUA. Americanos e australianos sangraram e fizeram sangrar juntos muitas vezes no passado, mas não é apenas isso, já que compartilham valores, idioma, interesses, cultura, etc.

Thiago A.

São as análises “geopolíticas ” serias. No caso da Síria ou C#ba, os analistas prontamente conseguem enxergar a convergência de interesses desses países( ou do regime) em fazer concessões para garantir a própria sobrevivência e ter algo em troca. No casos EUA e seus parceiros, são todos vassalos . Nenhum desses países tem vontade própria ou consciência dos riscos e vantagens. Todos são crianças e deficientes mentais, porque claramente é impossível obter/ arrancar benefícios dos EUA e é ainda mais improvável alguém cogitar a RPC ou a Rússia como uma ameaça para o próprio modelo institucional, para própria soberania e… Read more »

Thiago A.

Sem contar que, como você bem disse, a Austrália é um caso sui generis, muito peculiar . Onde os interesses são acompanhados e reforçados por laços históricos, culturais e camaradagem entre as forças armadas .

Márcio Teodoro

Mas os EUA/Otan não falaram que os países têm que ser livres para fazerem suas escolhas? Ou só vale quando escolhem o lado deles? Hipocrisia, aff!!

Thiago A.

Cara, espera pelo menos a invasão e o massacre de civis ( se for seguir o parâmetro russo) , para falar . O bombardeio já começou e não foi noticiado?

A proposito de hipocrisia, algo tão óbvio que seria até inútil perder tempo apontando hipocrisia e incongruencias, a Rússia não tinha garantido a integridade territorial e rejeitado ingerências na política interna ucraniana em troca do arsenal nuclear ?

Sempre sobre hipocrisias a RPC fala de soberania, integridade, harmonia e rejeição das ingerências em assuntos internos. Porque ela mesmo não segue esses princípios com os vizinhos na região?

Vanderson

É no mínimo confuso alguém que mora num pais democrático, defender um sistema autocrático.

Dalton

Todos os “analistas” pensam assim ou apenas aqueles que convenientemente
se escolhe para que se encaixe no que se quer ?
.
Os EUA tem mil e um defeitos mas aí achar que países que pensem da mesma forma e/ou tenham possíveis inimigos em comum são “vassalos” é forçar a barra
na opinião de outros “analistas”.

WSilva

Você misturou alho com bugalho. A Australia é capacho dos EUA geopoliticamente, a Australia não tem sua própria agenda, não tem autonomia, é totalmente dependente da Inglaterra e dos EUA e por isso está sendo sempre usada como bucha de canhão, é literalmente um peão. Veja, ali é teoricamente o quintal australiano mas quem foi com o porrete na mesa pressionar(de forma errada e covarde) o governo das Ilhas Salomão foi os EUA porque a Australia não tem voz e nem poder de barganha, uma característica muito forte de países vassalos que entregam sua autonomia em troca de compartilhar valores… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Dalton

A Austrália tem uma “agenda” sim que vai de encontro à agenda dos EUA até por terem tantas coisas em comum. . Os EUA e outros estão preocupados com os avanços da China que não irá ficar apenas no estabelecimento de ilhas artificiais e fizeram saber o governo das Ilhas Salomão que eram contrários a presença militar chinesa lá, o “agir de acordo” não significa que o USS Ronald Reagan iria bombardear ou algo assim, talvez sanções fossem aplicadas e o governo sabiamente optou por uma neutralidade. . Você cita a Índia como exemplo, porém, outros podem vê-la como uma… Read more »

WSilva

Errado, a agenda americana é tomada como australiana pelo governo da Austrália, ninguém faz nada geopoliticamente na Austrália sem a bênção dos EUA e Inglaterra. O atual presidente do Brasil tentou tomar pra si a agenda americana e como resultado será escorraçado em outubro por entender tardiamente o que é geopolítica não é um derby paulista ou um casalzinho de namorados, o Brasil não pode se sujeitar a essa condição pequena que países como Austrália e Japão se colocam simplesmente porque compartilha o mesmo regime político das forças ocidentais. Se pelo menos ofertassem algo grande em troca, mas nem isso,… Read more »

André Macedo

8 SSNs pra um país que tem pouquíssima experiência na área nuclear e nenhum reator comercial civil? Já disse e repito: Os australianos foram emocionados nessa. O PM australiano espera que o primeiro sub fique pronto antes do final da próxima década, ou seja, lá pra 2030, isso contando que eles decidam sobre a transferência de tecnologia e sobre fatores logísticos como de onde os australianos vão adquirir o combustível nuclear, além do mais importante, que nunca foi revelado: O CUSTO. Esses subs não estarão disponíveis em menos de 20 anos, isso sem contar possíveis mudanças de prioridades e postura… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
_RR_

Submarinos convencionais não servem mais a Austrália pelo simples fato de que seu potencial inimigo está para muito além de suas águas, e se faz necessário negar o uso de mares distantes a fim de estrangula-lo, se necessário for, em campanhas longas e que exigirão meios que permaneçam submersos por meses a fio… Mudança de postura…? Não creio que o governo australiano precise temer isso… Não há indícios de que haverá qualquer mudança significativa na postura de chineses e americanos no futuro previsível… A China deseja expandir sua influência para além de seu entorno, e, por tudo o que já… Read more »

André Macedo

Dizer que os convencionais “não servem mais” é extremamente precipitado, essa briga não é dos australianos, essa necessidade surgiu pq os americanos criaram, não havia movimentação à respeito antes. No mais, eu não disse que os SSN não seriam úteis, mas que foi uma decisão ridícula cancelar o acordo dos convencionais por um sonho de SSN que sequer se sabe o modelo ainda, a mudança de postura a que me refiro é sobre a tecnologia nuclear que é extremamente bem protegida pelos países que a detém e sobre o precedente que isso pode abrir. Trocaram o certo do curto/médio prazo… Read more »

Allan Lemos

E o que você e outros que desprezam os EUA chamam de “provocar” na verdade nada mais é que o direito de navegação em águas internacionais que a China decidiu que pertence a ela. Caro Dalton. Creio que é esperto o suficiente para saber que os EUA não estão defendendo o “direito de navegação”, mas sim os seus interesses geopolíticos. Da mesma forma que acusam a Rússia por violar os direitos humanos ao mesmo tempo em que mantêm prisões secretas controladas pela CIA onde presos são torturados e não recebem o direito ao “due process”. Os EUA(bem como as outras… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Red Pill - 红色药丸

Ué, mas pq os EUA não assinaram esse tratado que vc cita de direito marítimo ? Me pergunto de onde vem tanta vontade de defender esses caras…

Zezão

“Nada disso aconteceria se esses imperialistas não provocassem a China lá no mar do sul da China(quintal chinês).” Conversa fiada! Não são esses “imperialistas” que provocam a China, é justamente o contrário, é a China imperialista que provoca seus vizinhos. Oras, basta ver o exemplo das Filipinas, em 1991 o país deixou de ser capacho dos EUA ao mandar os americanos abandonarem a base aérea de Clark e o complexo naval da baia de Subic; e advinha o que aconteceu depois? BINGO! Os desonestos dos chineses tomaram a força o Atol de Scarborough/Ilhas Spratly das Filipinas. Antes, o governo chinês… Read more »

WSilva

”Não são esses “imperialistas” que provocam a China, é justamente o contrário, é a China imperialista que provoca seus vizinhos.” Até o ano de 2000 a China mal tinha uma marinha, quem desfilava navios de guerra no quintal chinês era os EUA, isso forçou a China a criar uma marinha poderosa e aumentar sua área de influência. ”PS: Em 2016, os árbitros do tribunal da PCA…” Esqueça esses tribunais inúteis, superpotência nenhuma respeita decisões desses fóruns corruptos. Se eu lhe dizer quantas vezes os EUA recusaram seguir a decisão de algum forum você ficaria surpreso… rs ”Abaixo, foto do Atol,… Read more »

J-20

Em que sentido você usa a palavra “imperialismo”? Dependendo da forma que usa, só a sua primeira frase já deslegitimar todo seu discurso.

Allan Lemos

Caro Dalton, a Austrália bem como os demais países de origem anglo-saxã e também a maioria dos europeus são sim capachos dos EUA, têm sido desde o fim da WWII. Americanos mandam, eles obedecem. Tudo porque dependem da proteção do Tio Sam.

Então não perca tempo tentando dourar a pílula.

Cristiano de Aquino Camposim

A Austrália não e capacho dos EUA, e da Inglaterra. Nas duas guerras mundiais ela entrou a serviço de sua majestade. Durante a guerra fria, teve alinhamento com aval Inglês e interesse mutuo por causa na União Soviética e agora a China.
Uma coisa deve ser dita, a Austrália e o maior país da Oceania más nunca teve um protagonismo a altura na região.

Thiago A.

O gigante se brincar demaise quiser copiar a Rússia, nem do próprio quintal vai sair para abastecer eventuais “bases “.

Nações insulares da região como Taiwan e Filipinas, devidamente apoiadas, causariam um estrago tão grande que em comparação a invasão da Ucrânia seria uma passeio no parque.

A quantidade de baterias costeiras com mísseis antinavios avançados só faz aumentar cada dia que passa.

Para esses países, no obstante a disparidade de força, não é necessária uma marinha enorme.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Thiago A.

Baterias costeiras de BrahMos, recentemente adquiridas pelas Filipinas

Thiago A.

O NMESIS dos Marines que em breve poderá ser disponível e qualquer nação da região :

Thiago A.

Taiwan, Hsiung Feng II :

Thiago A.

Japão, Type 12 :

Thiago A.

Mapas da região…

Thiago A.

… os Neptunes ucranianos foram um um golpe de sorte, no sudeste asiático o nível de dificuldade para o gigante é diretamente proporcional as suas ambições.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Thiago A.

Thiago A.

As distâncias…

Thiago A.

As reivindicações da RPC

Carlos Campos

reinvindicação mais estúpida que eu vi

leonidas

Golpe de sorte nada.
Os Ucranianos só apertaram os botões (se tanto) o resto foi tudo orquestrado
pelos EUA e Otan… rs

Allan Lemos

Está ai um tipo de sistema que nos ajudaria muito mais do que o devaneio da tal “segunda esquadra”.

Thiago A.

Não, não teriam o mesmo valor estratégico. A defesa do país tem que ser costruida considerando suas características geográficas. Não é só pegar um sistema e copiar sem considerar doutrina e contexto para o qual foram pensados. Além de não ser relevante para a nossa defesa- eu concordaria que teriam alguma utilidade no norte do país e Fernando de Noronha, por exemplo, não é condizente com as aspirações geopolíticas brasileiras. Veja que alguns sistemas desses naquela região causam um pesadelo e gargalo para a RPC. Esses sistemas aqui não causariam preocupação nem obstáculos para qualquer Marinha que queira atravessar o… Read more »

Thiago A.

As diretrizes estratégicas de uma nação existem alem da vontade, capacidades e visão da coletividade que habita essa nação de reconhecer esses princípios. Você vê como esses poucos sistemas elevam a importância e centralidade desse países naquela região. Aqui não seria o mesmo. . Pode soar pretensioso, porem quando qualquer ator cruza essa área ou tenta perseguir seus interesses nesse perímetro deveria levar em consideração o Brasil e a MB. Deveria se perguntar se pode perseguir objetivos como a implantação de uma base ou uma operação militar sem o tácito consenso do Brasil . Deveria se perguntar qual é o… Read more »

Allan Lemos

Colega, você está equivocado. Um país que não consegue nem mesmo defender e vigiar o seu mar territorial não tem que ficar pensando em negar o uso do mar ou projetar poder em um oceano inteiro, seria o mesmo que alguém que mal tem grana para manter um Gol 1.0 querer comprar um Camaro 2022. A nossa prioridade tem que ser a defesa do nosso território, não projeção de poder ou negação do uso do mar. O Brasil não consegue manter nem mesmo um única “esquadra”, que em termos práticos serve apenas como Guarda Costeira do estado do RJ. Uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Thiago A.

Tem algum país das nossas dimensões e características geográficas que baseou/centralizou sua defesa em baterias costeiras ?
Antes uma boa força submarina com capacidade e autonomia oceanica.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Allan Lemos

Responderei a sua pergunta assim que você me disser onde exatamente no comentário eu usei o verbo “basear” ou “centralizar”.

Você criou um baita de um espantalho para tentar refutar o que eu disse por falta de bons argumentos.

Thiago A.

Que espantalho ? Só do ponto de vista da nossa defesa, vou tentar ser simples e direto. # Se uma força tarefa se posiciona a 500km de distância do Rio, fora da ZEE brasileira, começando as operações lançando centenas de mísseis de cruzeiro a partir de meios de superfície/submarinos ou aeronaves, qual seria a resposta mais eficaz ? Bateria costeiras, com 500 km alcance ? Sem mencionar que o alcance não é nem o maior problema e dificuldade…. Dá um olhada em todos os sistemas que coloquei aí . Ou talvez seria melhor interceptar essa força tarefa o mais longe… Read more »

_RR_

Allan, Primeiro de tudo: recurso para uma força naval existe… Se ele não está sendo empregado de forma adequada, isso é outra história… Quanto a mísseis sup-sup… De alcance sempre limitado, soluções como essas são excelentes para países cujas costas são voltadas para mares fechados ou que possuam pequenos estreitos, onde não há espaço para manobra… mas são de uso extremamente limitado para países cujo litoral é voltado para mares tão abertos, como é o caso do Brasil. Negar o mar é essencialmente defender o território… E cabe dizer: nossas águas territoriais… são nosso território… Uma força submarina eficaz, capaz… Read more »

Allan Lemos

Meu caro, se o Brasil não consegue nem ao menos negar o uso do mar territorial, você quer que negue o Oceano Atlântico? Vou repetir, a prioridade deve ser defender o nosso território, as baterias serviriam para impedir um assalto anfíbio e atacar alvos de oportunidade, como no caso do Moskha. É claro que deve haver uma força de submarinos para caçar a frota inimiga. Mas ficar pensando em projetar poder ou negar o uso do Atlântico como se fôssemos uma marinha de águas azuis é um devaneio. Não acredito que isao seja tão difícil de compreender. Esqueçamos essa bobagem… Read more »

_RR_

Caro… Dissuadir um potencial adversário pela ameaça submarina é essencialmente negar o mar…! E isso não é impossível ao Brasil. Da mesma forma, mísseis baseados em terra também contribuem para a negação do mar. Não disse o contrário, caso pense isso… E repito: defender as águas territoriais é defender o território nacional, visto essas águas serem parte do território nacional. A ideia de impedir um assalto anfíbio com mísseis baseados em terra funciona para países insulares e pequenos (ex: Taiwan), ou para aqueles voltados para águas fechadas (ex: Suécia). Não é o nosso caso… Com mais de 8000km de costa,… Read more »

WSilva

”A quantidade de baterias costeiras com mísseis antinavios avançados só faz aumentar cada dia que passa.” O que aconteceu com as FAs do Afeganistão(criada e alimentada pelos EUA) quando o rolo compressor talibã decidiu acabar com a festa? É inútil ter arma e não estar disposto a morrer numa guerra, além disso Taiwan está cercada pelo mar, não há como fugir, não há como entrar armas, não há como criar um espaço aéreo exclusivo pois o mar do sul da China tá todo coberto por misseis DF 21 e DF 26. Em relação as Filipinas, não é um alvo da… Read more »

Agnelo

Quem disse pra vc q o Brasil não tem relações com a China em um alto nivel? Talvez não tanto quanto os EUA, mas sem dúvida altíssimo.
Tem certeza?

Quanto aos outros países da Oceania e Ásia, o q a China fez por eles quando o Japão os dominou? E os EUA, o q fez?

Quem protegeria a Austrália? Quem pôs força lá, caso o Japão chegasse?

Percebendo coisas assim, da pra entender muita coisa. Perceba o tempo e a força dos laços criados.

WSilva

”Quem disse pra vc q o Brasil não tem relações com a China em um alto nivel?” Ninguém disse. A relação Brasil-China sempre foi boa, apenas durante alguns meses do governo Bolsonaro a relação se deteriorou na esfera geopolítica pura e simplesmente pela incapacidade intelectual do vosso presidente que delegou poder demais a pessoas completamente ignorantes sobre geopolítica. Essas pessoas colocaram sua religião e ideologia política na frente do interesse de 200 milhões de brasileiros. ”Quanto aos outros países da Oceania e Ásia, o q a China fez por eles quando o Japão os dominou? E os EUA, o q… Read more »

Rogerio

WSilva muita vez não vale a pena explicar para pessoas com cérebros de miocas, ser os americanos tomar o Amazona e pergunta para esses lunáticos ele são bonzinho ou invassor

Thiago A.

Brillante aula de … Propaganda. “Os EUA naquela região é um estranho, é um invasor e para o bem daquela região a China precisa estar forte, grande e estável, veja o que aconteceu naquela região uma vez que a China perdeu sua força e influência, o sudeste asiático enfrentou o seu pior momento da história.” #O fato que ele seja estranho naquela região significa também que não tem reivindicações territoriais com esses países. O fato de ser distante significa ser enxergado como uma presença menos incômoda e desajeitada em quando comparado com um paquiderme que te oprime com seu peso… Read more »

WSilva

Ninguém pode ter mais interesse naquela região do que a propria China que faz parte dela, o fruto do interesse dos EUA naquela região é puramente imperialista. O fruto da expansão chinesa naquela região é autodefesa. Se a China for além daquela região, serei o primeiro o condenar. ”#Difícil saber qual foi o pior momento da história para o Tibet , Xinjiang , Mongolia, Manchuria.. deveríamos perguntar para essas etnias…” Nem precisa. O pior momento do Tibete foi sob o domínio obscurantista do Dalai Lama e seus predecessores. Você provavelmente é mais um desses que foi enganado pela aparência frágil,… Read more »

Wellington Jr

Sua fala te condena, ao dizer que é direito dos chineses sobre os outros povos que vivem na região é prova irrefutável que sua opinião se baseia em paixão e não em razão, para você se a China joga uma bomba de neutrons ou aniquilar seus vizinhos está tudo bem já que a região é pertencente ao governo chinês ( também mostra seu desconhecimento). Mas ao mesmo tempo condena os EUA por interferir nos governos da América Latina. É uma falsa moral que já percebi nas torcidas pro Rússia e pro China, o mais engraçado é que ambas são ditaduras… Read more »

WSilva

”A China da Hoje não é a China milenar baseada na inteligência e sabedoria, é uma China que mataria Confúcio e enforcaria Sun Tzu.” Foi justamente a China milenar que o ocidente destruiu com ópio, invasões e crimes bárbaros. A China de hoje é um produto do imperialismo em sua área de influência. Bastou a China perder sua influência naquela região que o sudeste asiático enfrentou o seu pior período na história. Como sempre digo, 99% das analises sobre China/Russia é ideológica, as vezes parece que estou debatendo com uma porta, pessoas que jamais leram um livro sequer sobre China,… Read more »

J-20

“A China da Hoje não é a China milenar baseada na inteligência e sabedoria, é uma China que mataria Confúcio e enforcaria Sun Tzu.”

Essa sua última frase mostra o quanto você entende de China. Ou seja, nada.
Como que sei disso? Sou chinês.

Thiago A.

E ? Tem brasileiro que mal sabe a história do Brasil. Sem contar que o fato de ser chinês pode afetar a sua avaliação dos acontecimentos, carregando uma visão mais facciosa e parcial.

“Eu sou ” não é suficiente e não substitui uma boa argumentação.

Henrique

Que comecem a TORCIDAS !!! ……

Pedro Fullback

Austrália brincou de potência com a China e hoje pede cooperação com os chineses… É aquilo, o mundo dá voltas…

Renato de Mello Machado

Ué.Véio Bidê vai fazer uma operação especial também?

Franz A. Neeracher

Que os EUA e a Austrália estão ampliando a Base Naval de Manus isso eles não falam…

Manus é uma pequena ilha ao norte de Papua Nova Guiné….dá para ver aumentando o segundo mapa….

China, Rússia, EUA, França…..tudo farinha do mesmo saco!

Dalton

Interessante Franz que uma Cia chinesa ampliou um aeroporto próximo a essa base em Manus, isso, eles, os chineses, também não falam, de qualquer forma os chineses gradualmente estão avançando no Pacífico.

Franz A. Neeracher

Daqui a pouco aquilo vai ficar parecendo o Djibouti….um país minúsculo com bases militares dos EUA, França e China cohabitando pacificamente no mesmo lugar….kkkk…

Dalton

Que Deus o ouça meu amigo…

Ronilson Nogueira costa

Uai mas todas as nações não tem direito a livre escolha seus canalhas kkkk, só vale para a Ucrânia né e para os seus aliados uraaaaaaaaa

Zezonho

Henderson field ainda existe?

Claudio

Retórica de covardes! Assim, é com a Rússia a Coréia do Norte, Irã, Venezuela etc. China, irá instar base militar nas ilhas de Salomão, e os Estados Unidos, vai continuar com suas ameaças, se achando que continuam dominando o mundo. A era do domínio global americano acabou! Passou!!

Esteves

Celeuma. Alarido. Vozerio. A oposição australiana acusa o governo. A oposição nas Ilhas Salomão acusa o governo local. O governo das Ilhas Salomão acusa a oposição de desestabilizar o país. O governo da Austrália…zzzzzz, disse que acompanhou…zzzzzzz, mas foi pego de surpresa com a assinatura de um acordo que ninguém mostra. Parece que a China terá o direito de usar a estrutura e a logística local para reabastecer seus navios militares. Não tem estrutura? A China resolve a parada. “Australia’s Labor opposition called it the “worst failure of Australian foreign policy in the Pacific” in 80 years.” Impressionante a capacidade… Read more »

Carlos Campos

Ucrânia pode decidir o que quiser, As Ilhas Salomão não kkkkkk bem não chegou a ponto de invadirem, mas deixaram claro que se aliarem a China, até mesmo uma ação militar é possível, e claro Sanções. mas conhecendo os EUA uma mudança por golpe de estado ou ação de inteligência e agitação política é o mais esperado… só pra lembrar Russia e EUA são farinha do mesmo saco.

Esteves

Podem.

Se o governo salomônico precisa de ajuda para estabilizar a política local, se as Ilhas Salomão precisam de investimentos, se o governo atual das Ilhas precisa de um fato espetacular para distrair sua oposição…pela proximidade e pela geopolítica é natural que esse esforço venha e viesse da Austrália.

Como a Austrália não viu nem foi, os chineses que vinham conversando com os salomônicos há vários meses sobre variados assuntos, fizeram o acordo.

Esteves

Estou preocupado com o Antônio.

Essa seria uma postagem pro Kings dizer que o Pacífico está caindo, que a China logo chegará ao Hawaii e que a Califórnia que se cuide.

Segatto

Ele está um pouco sumido, kkkk

Flavio

A tá…. estrutura militar na Ucrânia pode.. né!?

Esteves

A geopolítica é um assunto extenso. Penso que os australianos ainda tem tremores e tremidos…por conta de Galipoli. Preferem deixar e ver como as coisas vão acontecendo.

O Leste Europeu é mais antigo.

Mercenário

Os australianos participaram ativamente de outros conflitos pós Gallipoli.

Esteves

Sim. Mas Galipoli foi por decisão deles.

Carlos Campos

Estrutura militar na fronteiro dos outros é refresco.

Bosco

Há só uma diferença entre a Ucrânia na OTAN e as Ilhas Salomão com bases chinesas: a Ucrânia se sentia ameaçada por uma superpotência que já havia lhe tirado 20% do território há alguns anos e que financiava um grupo de “separatistas” em outra região do país; já as Ilhas Salomão não são ameaçadas por nenhum país para que busque “proteção”. Mas eu realmente acho que eles têm o direito de deixar quem quiser ter bases militares em seu território, principalmente se forem bem remunerados, mas claro, sabendo que serão alvos no caso de um possível conflito. Não existe almoço… Read more »

Esteves

“O governo francês negou qualquer acobertamento sobre os níveis de radiação no Pacífico, após os testes nucleares realizados durante várias décadas na região. “Não houve nenhuma mentira do Estado” sobre os 193 testes nucleares realizados na Polinésia Francesa entre 1966 e 1996, declarou a ministra-delegada da Defesa, Geneviève Darrieusseq.”

O preço do almoço está pela hora da morte.

Carlos Campos

kkkkkk não houve acobertamento

carcara_br

A diferença real é que um é problema de segurança na fronteira e o outro um problema de manutenção de hegemonia global do outro lado do mundo. Ambos estão ligados ao rearranjo de forças pelo mundo e ao enfraquecimento relativo dos detentores da força.
O resto é conversa pra boi dormir, para de passar pano pros EUA.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Hellen

Os chineses responderam rápido a decisão australiana de adquirir submarino nuclear americano,agora os chineses com certeza operará submarinos nucleares a parti dessa base que sera construída na ilhas Salomão !!!!
Chineses tentando neutralizar movimento americano no xadrez !!!!

Israel

Ué? Defendem o direito da Ucrânia de entrar na otan mas não defendem o direito da ilha de se associar à China?

Esteves

Não se fica sócio de clube que o aceita. Alguém precisa explicar isso aos salomônicos.

Esteves

Calma Zeus, muita calma. Amon era um deus pequeno. Cresceu, juntou-se a Ra para iluminar o Egito virando soberano. A China não é um deus pequeno, mas se forem juntando soberanias até chegarem aonde querem e poucos são capazes de afirmar aonde fica o Olimpo chinês…Esteves não está disposto a escutar a música que o governo chinês toca, Nesse caso, parece que os salomônicos vem conversando e tratando com os chineses enquanto os australianos pensando…pensando…digitando…digitando. A sogra do Esteves ligou com um boleto. A mulher do Esteves ensinou varias vezes como pagar. A mulher do Esteves tolerante com a mãe… Read more »

Reinaldo Deprera

Tomara que a China estabeleça uma base lá e receba de imediato o desembarque do Corpo de fuzileiros navais da US Navy com uma cópia pirada de DVD do filme The Thin Red Line para cada militar chinês.

Depois que cada militar chinês ver o filme, mandem eles de volta pra China e pede pra eles rebobinarem a fita. Tratamento psicológico. Se “rebobinar a fita” o tratamento deu certo.


Isso ai é efeito Hauwei.

Save Ferris 😎

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Inimigo do Estado

Nada, H-6K pega os navios americanos antes, com seus YJ-12 ou DF-21 aerolançado.

Inimigo do Estado

“pode vir quente que eu estou fervendo” H-6K.

André Macedo

Rapaz, de todos os seus devaneios sem sentido, um ataque americano à China por causa de uma base nas Ilhas Salomão leva o prêmio.

Reinaldo Deprera

Você não foi capaz de entender um simples comentário. Tomara que a China estabeleça uma base lá e receba de imediato o desembarque do Corpo de fuzileiros navais da US Navy com uma cópia pirada de DVD do filme The Thin Red Line para cada militar chinês. O desembarque seria nas Ilhas, como fica ressaltado com a referência do filme. Coloquei o nome do filme em inglês porque não confiei no nome em português e não quis perder meu tempo. Pra mim, o nome dado no Brasil para o filme na época era Guadalcanal, mas agora o nome do filme… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
WSilva

Os EUA correram com o rabo entre as pernas perante os criadores de cabra do Talibã, imagine ter que enfrentar a maior marinha do mundo, o país com arsenal de misseis mais poderosos do mundo e o maior exercito da terra. rs

A mentalidade de país colonizado que os EUA possui não permite esse país entrar numa guerra de vida ou morte contra um adversário a sua altura, são covardes.

Adriano Madureira

Agir?! é, a sensação de medo é algo comum de sentir… Em breve veremos algum tipo de desestabilização política nas Ilhas Salomão, orquestrada pelos defensores da liberdade…

É melhor o senhor Manasseh Sogavare ir se preparando contra a “oposição silenciosa” que irá surgir no país e certamente fazê-lo perder o posto.

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
leonidas

O Tio San esta preocupado com a China como todo mundo que tem um par de neurônios já sabe. Tanto que resolveu enquadrar um estado soberano sobre decisão tomada que diz respeito apenas a ele e o aliado escolhido. As ilhas Salomão não tem que ouvir ameaça nenhuma deles…rs Mas ouviu, e sim, a ameaça é para valer pois este é o mundo real. Então os Yankees (segundo os simplórios) estão gastando dezenas de milhões de dólares na Ucrânia tudo em nome do respeito a soberania alheia. Para logo depois ir tomar satisfações com um estado soberano sobre decisão que… Read more »

Saldanha da Gama

Lindo e paradisíaco o local….As ongs, greenpeace, onu, irão permitir o desmatamento e poluição de um lugar tão lindo? ( modo irônico )

SGT MAX WOLF FILHO

Todo mundo achando que o pós covid iria ser de união, aconteceu foi o contrário o mundo cada vez mais parece um barril de pólvora… As pessoas no mundo cada vez mais pobres… E os ricos agora mais ricos…. triste realidade

_RR_

Devo concordar.

Mas, se ignorarmos todas essas visões inocentes, veremos que não se poderia esperar algo diverso disso…

Em um mundo no qual bens consumíveis ficarão (já estão ficando…) cada vez mais escassos e caros, e o dinheiro está se tornando pó, não é tão difícil entender que o uso da força se torna uma opção para assegurar viveres.

Veremos que esse século será aquele das disputas por acesso a commodities baratas.

Por bife na mesa será mais importante que tudo, e quem não conseguir, verá revoluções…

Marcelo

Será que É por isso que o Brasil NÃO TEM uma segunda BASE
Da Nádia Amazônica ?!?
Ou é só falta de dinheiro ?!

109F-4

Guadalcanal, ponto estratégico nas Ilhas Salomão, vizinho à Austrália… Teremos uma 2ª batalha pela ilha?

_RR_

Vixe… Prezados… Política é, e sempre será, uma derivação da cultura de cada povo… Suas leis, seu modus operandi no mundo e suas relações internacionais serão um reflexo de suas culturas. Ponto. Toda a vez que se extrapolar a mera relação formal de boa vizinhança sem que esses parâmetros sejam satisfeitos, em algum momento haverá uma anomia nas relações, que culminará em falta de foco e uma natural dispersão. Um exemplo disso eram as relações internas da URSS e do Pacto de Varsóvia, todos os países mantidos sob as armas de Moscou e separados quando da queda, em 1991, com… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Ah, e o acordo pegou os EUA de surpresa, né? Claro que as Ilhas Salomão são estratégicas pra uma campanha Island Hoping do XXI, ainda mais com a idéia fixa do Berger nos batalhões marítimos sob EABO, assim como foram lá no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça e todos se vestiam muito melhor (e os EUA tem uma memória sensível a esse respeito, por certo).

Red Pill - 红色药丸

Os EUA já não conseguem mais manejar o mundo com seus tentáculos como a 20 anos, toda essa situação vai facilitar o Iran a se tornar um Estado nuclear e terão que engolir.

sub urbano

A australia é um bebum q mexeu com o mike tyson. Esta sofrendo as consequencias. De qualquer forma os australianos nao merecem a ilha continente. É terra demais pra pouca gente fora o genocidio contra os aborigenes.

Fernando

As Ilhas Salomao agiram muito bem. Eles têm muito mais a ganhar com a China do que com os EUA ou seus aliados. Os americanos nao sao confiáveis, sao cobras traiçoeiras e nunca se importararam com os polinésios. Abandonaram as ilhas, nunca prestaram qualquer assistêncoa, isto mesmo depiis de uma série de testes nucleares na regiao. Trataram aquelas populações como submissas e como lixo. Esta visita é a prova disto. O que estregaram para os polinésios? Uma embaixada e umas poucas vacinas… Mas para assumir a responsabilidade pelo subdesenvolvimento da regiao e tomar medidas objetivas para reduzir as desigualdades e… Read more »

Felipe

Vao agir como, parar de comprar no Aliexpress?

Valdir

Bases da OTAN na Ucrânia pode, presença militar nas Ilhas Salomão não pode. Esses americanos são os pais da hipocrisia. Terão que engolir mais essa sem mimimi

Renato Augusto

Interessante. Esse porcaria de pais chamado Estados Unidos, coloca base militar em todos os lugares e os outros não podem. É muita hipocrisía.

José Carlis Teixeira

Já vi este filme antes.O Japão começou assim veja que aconteceu ,se A China começar a expandir no Pacífico,vai ter problemas com Austrália.

seuzénétiuôrqui

Comportamento de quem se acha dono do planeta. E quanto a “os eua agirão”, eles farão o quê? Roubarão recursos financeiros da China também? Invadirão a China…..invadirão essas ilhas….proibirão esses acordos?