Taiwan foi um grande operador de destróieres FRAM até 2004/2005, quando estes navios foram substituídos pelos destróieres da classe “Kidd” transferidos da US Navy.

Sete navios da classe “Gearing” de Taiwan receberam uma grande modernização denominada WuChin III que pode ser vista nas fotos.

Na proa os navios receberam um canhão de 76mm Oto Melara e na popa um CIWS Vulcan Phalanx. À meia nau lançadores de mísseis antinavio Hsiung Feng II, na proa e na popa containers de mísseis Standard SM-1MR, para defesa antiaérea de área.

Ao lado da segunda chaminé ainda havia dois canhões Bofors de 40mm.

Para operar o novo sistema de armas, os navios receberam o sistema de combate modular MCS H 930, com radar Signaal DA08 e radar de direção de tiro Signaal STIR, visto sobre o passadiço.

Para quem conheceu no Brasil os dois navios da classe “Gearing”, Marcílio Dias e Mariz e Barros com o armamento original, é impressionante ver os de Taiwan com esses novos armamentos e sensores.

Novos armamentos

1) OTO-Melara 76mm 2) Mk32 tubes 3) RIM-66 Standard 4) RUR-5 ASROC 5) Hsiung Feng II 6) Bofors L/70 40mm 7) Mk15 Phalanx CIWS 8) helipad & hangar for MD500

Senovos sensores

1) AN/SQS-23H 2) STIR 3) navigation radar 4) AN/SPS-10 5) DA-08 6) AN/SRN-15 TACAN 7) CR-201 launchers 8) ESM 9) Westinghouse W-160 10) Chang Feng III ECM 11) Fanfare towed noisemaker

FONTE: wwiiafterwwii.wordpress.com

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Burgos

Isso na época era encrenca !!!
Não dava para encarar não !!!👀

Gerson Carvalho

Não apenas na época…

Pablo Maroka

Receba china!

André Macedo

Por mais impressionante que seja manter e modernizar um navio assim, vamos segurar a emoção né 😂

Leonardo

Cara, eu concordo em partes com você. De fato a marinha da China é incomparável com a marinha de taiwan, principalmente por causa do type 055. No entanto dizer que os Eua agora dependem da Itália ja é demais. É so olhar o porta helicoptero da Italia. Ele carrega se não me engano os antigos harriers britãnicos enquanto a class america carrega varios f35B que são muito mais poderosos, inclusive stealth. Abraços

João Filho

1) O comentário de Amon refere-se à capacidade de construir navios de superfície eficazes. O programa LCS é um fracasso programático e já contava com estaleiros italianos e australianos. Os requisitos e custos significam que o programa é um fracasso. Um fracasso ainda maior é a classe Zumwalt. 2) Esta situação não se limita aos navios de superfície. Também aconteceu com o transporte C27J e helicóptero presidencial AW101. A marinha dos EUA também encomendou helicópteros TH-73A da Leonardo. Os C27J australianos, comprados via FMS com sensores dos EUA, também são problemáticas (os C27J comprado diretamente de Leonardo são impecáveis e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by João Filho
Agnelo

Chineses estão construindo muito…. Pena q muita cópia da Rússia….
A Rússia…. q ia conquistar Berlim em 3 dias…..
Aprende, o principal é o Homem. A China tem? A Rússia já vimos q não…..

DFA

Basta olhar para os navios-aereodromos chineses e perceber de onde veio sua inspiração. Mas verdade seja escrita, os chineses rapidamente perceberam que os projetos russos são lixo, e copiam agora a filosofia Ocidental no design de novas embarcações. E já agora apesar da Marinha Chinesa ter um número superior de embarcações a USNavy, ainda está muito longe da tonelagem total da Marinha americana. Ou seja a marinha chinesa tem menos embarcações com elevado grau de complexidade. Se vão chegar no futuro a tonelagem total dos americanos é outra história, mas de momento ainda estão longe. E nem vamos falar da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DFA
Agnelo

Concordo

Acredito q chegarão. Mas sabem empregar da mesma forma?
Qual a confiabilidade de seus meios?

Inimigo do Estado

O Type 055 é cópia russa? Essa para mim é novidade.

E o cara é milico, eita imposto bem pago esse meu. Ainda bem que em 2032 vou deixar de pagar salário de incompetente.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Agnelo

Onde eu escrevi sobre o Type 055????

Vou dar uma dica…. “Quem sabe ler está na frente de muita gente……”

Agora, pode voltar a rasgar sua calcinha…..

WSilva

”Chineses estão construindo muito…. Pena q muita cópia da Rússia….”

Parece que você entrou em coma nos anos 90 e só acordou agora. rs

Hoje quem mais cópia da Russia na verdade é a Índia.

Mas copiar aqui não é demerito nenhum, a história dos EUA por exemplo é uma cópia, o que realmente importa é o progresso feito.

Foxtrot

Pois é.
Aqui no Bananasil e suas FAAs soberbas não tiveram a visão disso.
Já cansei de escrever aqui que poderíamos ter modernizado as Greenhalgs dentre outros navios com sistemas nacionais.
Quem sabe adquirir plataformas estrangeiras com meia vida e modernizar localmente com Siconta Fênix, radar Gaivota-X, SLDM MK2, SLQ, Mage Defensor etc etc.
Canso de falar na importância de continuar o desenvolvimento dos Sonares, SUV,s, estudar sistemas desatualizados e desenvolver sistemas locais novos etc.
Parabéns Taiwan, não vou falar nas regalias e absurdos porque já ficou cansativo !

Marcelo R

Poderiam ter feito isso no Brasil….os armamentos e sensores estavam defesados….mas
Os cascos e as máquinas
Eram indestrutíveis…..
E certamente uns 10 navios iam mais uns 15 anos…
Um Conceito de navio de GUERRA VALIDO
enquanto as fragatas e corvetas poderiam se tornar uma tocha em caso de incêndio….

Rogerio

Os povos brasileiros sonhar demais, acham os americanos e europeu vai deixar o Brasil viram um concorrente?? Já szbotzrzm no ano 99 o foquete brasileiro, imagina os novas armamentos

vlademir baltazar

Isso é uma marinha que administra bem seus recursos. Mostra que navios “antigos” podem ser modernizados e servirem bem !. Aqui ainda estamos inventando a roda!!!

Segio

Pergunta de leigo…..
Qual a função de um contratorpedeiro nos dias de hoje? e qual a diferença entre um contratorpedeiro e uma fragata? seria a tonelagem?

guilardo

Caro Sérgio. Para a nossa doutrina diferenças não valem nada. Nem temos contratorpedeiros, temos fragatas caindo aos pedaços e, depois de mais de dez anos de espera pelos trâmites dos gabinetes do almirantado, enfim conseguimos chegar à conclusão que o melhor mesmo é corvetas. O Brasil enlouqueceu em todos os segmentos, trilhamos a contra mão da história e usamos o sentido anti-horário. Um projeto megalômano e inexequível de um subnuc, levou à destruição quase completa da nossa marinha. Esses senhores fardados ainda não entenderam isso ou se fazem de mortos. Tal qual um ilegal inquérito do STF que eles próprios… Read more »

Thiago A.

Sim, mas as dúvidas do colega ficaram sem resposta, você pode responder e fornecer uma melhor compreensão sobre o tema ?

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Guilardo Pedrosa.

Caro Thiago. As dúvidas, eu não as tenho. Entretanto, o rebate deve ficar a cargo daqueles que certamente têm respostas para as colocações. Os formadores de opinião, por exemplo.

Segio

Fazendo uma pesquisa, parece ser bem armada.

Segio

2

Dalton

Sergio para começar o termo contratorpedeiro é anacrônico. No inglês se tinha “Torpedo Boat Destroyer” ou destruidor de torpedeiros e convencionou-se abreviar para “Destroyer”
e os países de língua hispânica fizeram parecido mantendo o “Destructor” afinal tornaram-se
navios mais complexos e multi função e não “apenas” destruidores de torpedeiros.
.
Cada marinha escolhe como quer classificar seus navios, mas, mesmo assim existe uma percepção de que o “destroyer” é maior e mais capaz que uma fragata.

Segio

Grato pela explicação, então contratorpedeiro e destroyer seria o mesmo. 👍

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, Sergio. Destróier / contratorpedeiro é maior que Fragata, grosso modo. Mas isso também tem suas questões. Nos anos 70, as fragatas da MB eram maiores que seus contratorpedeiros, por um motivo básico: eram mais novas. O fato é que ao longo das décadas há uma tendência dos tipos de navios crescerem em deslocamento (uma fragata ou contratorpedeiro de escolta da época original destes que estão nesta e nas matérias vizinhas deslocava menos de 2000t e os contratorpedeiros mais do que isso). Há uma divisão mais ou menos similar em várias marinhas atuais, em que destróier é um navio multimissão… Read more »

Segio

Grato pela explicação! 👍

Luís Henrique

Caro Dalton, pegando um gancho. A FREMM como o próprio nome diz é uma Fragata Europeia Multimissão. Porém na marinha francesa vem com o indicativo D de Destroyer. Que bela confusão. As FREMM francesa deslocam 6 mil toneladas e são classificados como D Destroyers. Ja na marinha italiana as FREMM deslocam 6.700 toneladas e usam indicativo F de Fragatas. A Itália possui 4 Destroyers, fora as 10 FREMM. A França terá 10 Destroyers até o final do ano quando receber a 8a FREMM. Dos 10 são 8 FREMM. A Itália poderia ser o país europeu com o maior número de… Read more »

João Filho

Isso também acontece com o PPA e DDX. O PPA é classificado como navio patrulha, mas pesa até 6270t. Possui Teseo Mk2E, com capacidade de ataque terrestre superior a 360 km, Aster 1NT (antibalístico), munições guiadas de 127 mm, e radar C/X AFAR.

O 11000t DDX é classificado como destruidor. O deslocamento é muito semelhante ao cruzador Moskva

Dalton

Veja Luis que o termo em francês para contratorpedeiro é “contretorpilleur” ou seja também anacrônico então fragata faz mais sentido mesmo as 2 “Horizon” e as 8 “FREEM” terem a letra “D” como indicativo enquanto as “La Fayettes” classificadas de fragatas leves ostentam a letra “F” no casco. . Os italianos por outro lado talvez por tradição ainda classificaram suas duas “Orizzonte” como “cacciatorpedinieri” com a letra “D” no indicativo enquanto as “FREMM” ostentam a letra “F” e aparentemente os 2 futuros grandes combatentes de superfície que irão substituir os 2 “Durand de la Penne” estão sendo chamados de “cacciatorpedinieri”… Read more »

Luís Henrique

Uma dúvida: caso a MB venha a adquirir navios do porte da Meko A400 como comentado em matérias, navios com cerca de 7.200 toneladas, a MB classificaria esses navios como Fragatas igual a Alemanha ou usaria Contratorpedeiros ou partiria para Destruidores ou ainda será que existe a possibilidade de usarem a palavra em língua inglesa Destroyers?

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Hilton

Infelizmente as Meko A400 são um sonho distante.