A Marinha Chinesa diz que seu grupo do porta-aviões Liaoning embarcou em uma missão de treinamento de “combate realista” no Pacífico Ocidental

PEQUIM – O grupo do porta-aviões Liaoning da China embarcou em uma missão de treinamento de “combate realista” no Pacífico Ocidental, informou a PLA Navy na terça-feira.

Em uma postagem em seu site de mídia social, a Marinha disse que a missão é rotineira, adere a todas as leis e práticas internacionais e “não é direcionada a terceiros”.

No entanto, a missão ressalta o crescente papel das forças navais da China, enquanto Pequim busca suplantar os EUA como potência militar proeminente na Ásia.

A China opera a maior marinha do mundo em número de navios, enquanto os EUA mantêm uma vantagem em porta-aviões e submarinos nucleares, bem como em número de bases e aliados na região, onde a competição está focada no estrategicamente vital Mar do Sul da China.

O Liaoning foi originalmente comprado como um casco da Ucrânia e foi totalmente remodelado. Desde então, a China adicionou um segundo porta-aviões totalmente construído em casa, o Shandong, e acredita-se que esteja trabalhando em pelo menos mais dois.

Exercitar-se em condições realistas de guerra tornou-se um foco das forças armadas da China nos últimos anos, em aparente reconhecimento de sua falta de experiência em combate que remonta a quatro décadas.

FONTE: ABC News / MoD do Japão

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério

Exercício de Combate realista.

Ta parecendo o ufanismo Putinesco ao dizer que iniciou uma operação especial na Ucrânia, querendo valorizar o dito.

Realidade mesmo é bem diferente.

A Rússia que o diga.

André Macedo

Querer comparar Rússia e China dessa forma já mostra que você não sabe o que diz.
E outra: Qualquer exercício mira o combate realista, não vão começar a brincar uns com os outros né.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Rogério Loureiro Dhiério

Que isso André, pq tanta violência em comentar assim?
Não entendi sua indignação por me atacar desta forma.
Poderia ter colaborado ao debate.
Foi infantil o seu achismo, más ok eu entendo, vc não entendeu o contexto do meu comentário.
De qualquer forma, se quiser dissertar melhor, estou aqui para falarmos mais a respeito.

André Macedo

Não acho que fui violento amigão, talvez você tenha lido na entonação errada.

Agnelo

A China precisa treinar e treinar e treinar e treinar as Op aeronavais.
Para a expertise q as Marinhas americana, inglesa e francesa tem nessas operações, q operam essa capacidade há décadas, precisa muuuuita luta.
Realmente, não sei se Itália, Espanha e Índia estão no nível das já citadas.
A Russia viu, no Mediterrâneo, ao operar na Síria, q não é nada nada fácil, perdendo 3 aeronaves em curto espaço de tempo em acidentes.

Erick Barros

Expertise americana, inglesa e francesa?
A americana data de 1940, a inglesa nas Malvinas foi um desastre a francesa, não há.

Henrique

explica direito esse dos ingleses e franceses

Emmanuel

Tem mais poder de fogo que a MB.

Pedro Fullback

Superar essa marca não deve ser muito dificil, né?!

Emmanuel

Não mesmo.

Henrique

capitão obvio falado verdades, incrível kkkk

Bacchi

Toda vez que vejo o nome do PA chinês na minha cabeça já vem linglong

Agressor's

A otan deve ser barrada em suas pretensões de expansão territorial e intimidação….

Rogério Loureiro Dhiério

Esquece. Isso nunca vai acontecer.

Mude de planeta.

Red Pill - 红色药丸

Já aconteceu bobão, não existe mais navegação impune no Mar da China, seus sonhos Top Gun são cinema somente, se engraçou por lá é DongFeng na cabeça.

Ted

gengis can, napoleao, imperio romano, hitler, pacto de varsovia. Menos a otan, Rsrsrs…

Agressor's

Todos um dia caem! A história não mente…

Henrique

Da China não ta longe de cair.. e se bobiar nem vai se a otan ou outra potencia a derrubar o governo kkkkkk
.
Vai ser a própria China mesmo com aquelas esquizofrenias autoritárias deles

marcus

A Europa e os EUA também poderiam parar de comprar da China, já que possuem capacidade de produzir tudo que a China produz. A Europa e os EUA investiram na China por que a mão de obra era praticamente escrava. Mas, a mão de obra Chinesa está ficando cara, não vai demorar muito essa mão de obra não será tão atraente.
Vietnã,Índia e outros países da região estão de olho, para abocanhar as industrias que vão sair da China.
https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/02/salario-medio-de-setor-industrial-na-china-ja-supera-o-do-brasil.html

Agressor's

Os Estados Unidos e Europa engordaram o dragão chinês, e agora estão com medo ser engolidos!! Kkkkkkk… 😀

Tutor

Olha, ainda vai demorar muito para esse Dragão ter capacidade de engolir os EUA e a Europa. Assim, a boca do dragão pode até já ter tamanho para tentar engolir esses, mas, o problema é cool, por onde eles irão sair. Esse os chineses ainda não tem para tentar a sorte em um guerra dessa, e vai demorar para ter, se é que irão ter.

Guilherme Leite

De fato Agressor’s, a China está sendo alimentada pelo Ocidente e muito em breve será a bola da vez, assim como foram os ingleses e posteriormente os americanos!

Será um mundo do qual não podemos prever, com sorte não estaremos mais com idade para vivenciar isso, muito embora seja um país rico, ainda é uma ditadura e seu povo trabalha em condições sub humanas.

Mas que eles possuem a fórmula ou o sacrifício para o sucesso, isso é inegavel.

Thiago A.

A estabilidade garantida pelo PCCh, os generosos subsídios, os pesados investimentos em infraestruturas também tiveram importância. Não é apenas o valor baixo em sentido absoluto da mão de obra, é uma combinação de benefícios que são difíceis de reunir em um único localização geográfica . Foi o justo equilíbrio entre esse baixo valor e grande disponibilidade da mão de obra; disciplina e relativa qualificação da mão de obra; boas infraestruturas e serviços, hubs onde se encontra tudo isso e a fácilidade para escoar a produção. A Índia tem que se abrir mais. Liberalizar, desburocratizar e facilitar o investidor externo, ser… Read more »

Henrique

KKKKKKK mas quem ta expandindo é Rússia na sua guerra totalitária

Last edited 1 ano atrás by Henrique
sub urbano

Talvez, só talvez, esse seja o momento ideal para invadir Taiwan… Uma janela de oportunidade única com o conflito na Ucrania. Desembarcar 1 milhão de soldados na pequena ilha e tomá-la a força dos rebeldes do kuomintang e da Bruxa do 71 que agora governa a ilha com mãos de ferro.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

“Rebeldes do Kuomitang”: cidadãos do mundo livre. E liberdade é coisa que comunista odeia e teme.

MIGUEL

A China não esta brincando em serviço, parece que o COVID 19 esta afetando os planos da industria naval chinesa, o CVA Type 003 esta atrasado e o CVN Type 004 parece que também esta encalhado, o mesmo se nota nos submarinos , o SSBN Type 096 esta atrasado e o SSGN Type 095 também segue o com os mesmos problemas, a China esta fazendo tudo para não entrar nessa 3G que esta ocorrendo nesse momento, mas parece ser inevitável, parece que o Ataque a Taiwan esta iminente.

Bruno Vinícius

OFF

Impressionante o dano causado por uma bomba de 2000 lbs num navio

https://youtu.be/RmfRi2Vl3JQ

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Minha nossa. Essa bomba é do mal, ela não vai pro céu.

Burgos

Que p#%a arregaço !!!👀
O MK 48 que ia gostar !!! 💪🏴‍☠️☠️💀

Flávio

O antes e depois

Flávio

O futuro

leonidas

Pois e… E a gente deixou o São Paulo virar sucata rs Importante citar que este porta aviões não tem condições realmente de combate se comparado a um francês, inglês ou norte americano. Ocorre que ele foi fundamental para desenvolver a doutrina, conquistar knowhow e seguir adiante com melhoramentos em projetos futuros. Que deveria ter sido exatamente a função do São Paulo por aqui, fosse o Brasil uma nação responsável com sua defesa teria arrumado o São Paulo e já tratado de desenvolver em longo prazo seu substituto e já teria bancado o desenvolvimento de uma versão naval do Grippen.… Read more »

Mensageiro

Os bilhões em orçamento secreto, fundão, fariam isso fácil, dinheiro temos. Falta governo!

fulcrum

Não falta não. Eles estão lá no congresso representados com seu voto.

Flávio

São situações totalmente diferentes, quando a China comprou o ex-porta aviões Varyag da Ucrânia (atual Liaoning) ele estava 80% pronto, ou seja embora os anos de abandono o casco do navio não tinha passado por estresse no mar.

A China já tinha colocado as mãos em antigos porta-aviões antes, dois soviéticos e inclusive um australiano(HMAS Melbourne) que foi comprado como sucata.
Embora a China tenha estudado esses navios para se obter conhecimentos, nenhum deles foi reformado.

Suponhamos que o São Paulo fosse reformado, quantos anos ele teria pela frente? O Liaoning servirá como navio-escola por décadas.

Henrique

Se é pro brasil ter navios escola então podia ter feito aquele acordo com o Peru e ter pego o Makassar deles. Faria mais sentido na doutrina da MB do que reformar o SP

leonidas

Não estou levando em conta a relação custo x beneficio em um primeiro momento. Pois são projetos de altíssimo valor agregado mas de retorno no longuíssimo prazo. Como programas espaciais, onde você gasta milhões e milhões de dólares em objetos que muito possivelmente irão virar uma bola de fogo. Em alguns casos mesmo quando funcionam tem pouco retorno aparente (mas o retorno indireto em tecnologia desenvolvida é incalculável) O programa Apolo por exemplo nas palavras de um ex astronauta, significava para o leigo o seguinte: – Pessoas vão ao espaço montadas em bilhões de dólares e voltam com um saco… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Flávio

Falando em custos x benefício Brasil deveria perder a vergonha e fazer engenharia reversa em qualquer tecnologia estrangeira que conseguir colocar as mãos.

Um exemplo seria o motor de F-5, com engenharia reversa faça uma versão nacional, é ultrapassado para uso em aeronaves modernas? Com certeza, mas o uso em drones seria interessante.
China e Índia começaram assim.

Henrique

Blz, mas o Brasil nunca usou o porta aviões da maneira correta, então, não faz diferença a marinha ter ou não ter ele. Brasil comprou uma sucata só pra ter e iria manter um sucata sem função aqui.
.
Melhor teria sido comprar uma unidade da Classe Mistral na época e ter reservado o direito da MB ter aviação embarcada (num futuro ai) pra acabar com as picuinhas entre ela a e a FAB (que aprece uma criança mimada as vezes)

leonidas

Mas o ponto é exatamente este! E manter o São Paulo iria requerer do Brasil aprender a ser gente adulta, a ter politica de estado, a ter forças militares minimamente dignas destes nome pois uma força militar sem condições de cumprir minimamente com suas funções constitucionais é um crime doloso contra a nação e contra a vida não só dos civis que dependerão dela em uma agressão externa mas principalmente contra a vida dos militares que fatalmente morrerão literalmente de graça. Nas condições atuais das nossas forças, enviar qualquer membro da FAB, da MB ou do EB para um confronto… Read more »