IMAGENS: Submarino Riachuelo – S40 em saídas de testes de mar antes da entrega à MB

111

Imagens de divulgação do submarino Riachuelo – S40, nas últimas saídas de mar antes da entrega ao setor operativo da Marinha do Brasil.

Segundo a Itaguaí Construções Navais (ICN), as saídas de mar estão sendo fundamentais para que os testes sejam concluídos com qualidade e eficiência.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) envolve a construção de quatro submarinos S-BR de propulsão convencional (diesel-elétrica) e um de propulsão nuclear SN-BR, o primeiro do tipo a ser fabricado no Brasil.

O primeiro submarino S-BR foi lançado ao mar em 14 de dezembro de 2018.

Os próximos submarinos S-BR são o Humaitá (S41), Tonelero (S42) e Angostura (S43).

O último submarino do programa a ficar pronto será o SN-BR Álvaro Alberto, nome em homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

O Álvaro Alberto, primeiro “submarino convencional com propulsão nuclear” brasileiro (SN-BR), tem seu lançamento ao mar previsto para 2031.

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AMX

Começando a semana com uma boa notícia!!

737-800RJ

Aqui no fórum há várias críticas em relação ao PROSUB: que a entrega tá demorando, de que mais 4 deveriam ser encomendados porque o nuclear, se sair, só daqui a muitos anos (concordo), de que deveriam ter AIP… Mas uma coisa não se pode negar: como são bonitos e imponentes! Essa versão brasileira alongada ficou sensacional esteticamente e as tripulações vão curtir o espaço a mais!

Last edited 1 ano atrás by 737-800RJ
Antonio Cançado

Não acho que sejam bonitos nem imponentes, os vejo apenas iguais aos outros, até mais feio que alguns, e acho que vc trocou uma letra: onde você escrevei impoNentes eu escreveria impoTentes…rsrsrsrsrs

Mauricio Pacheco

Mais um com síndrome de vira latas! Não podia deixar de opinar!

Camargoer.

Olá Cançado. De fato, as forças armadas brasileiras sofrem de um problema crônico de impotência. Esta piada vai levar décadas para ser esquecida.

Henrique

Essa do  AIP nunca fez sentido pro Riachuelo… Brasil tem +7000km de costa e basicamente acesso livre aos oceanos. AIP faria sentido se a gente fosse a Suécia ou Itália que tão dentro de lugares fechados

Enzo Magno Donato Vernille

Acho que a mesma coisa que eu vi do pessoal pedindo Cv classe Visby
Só acho que elas não servem pros mares do Atlântico Sul

Adriano Madureira

Não sei porque o classe Visby não poderia servir para os mares do atlântico sul, não poderia o projeto ser adaptado para tais condições?

Há até um modelo chamado Visby ++,que é uma versão maior e uma classe chamada de Flex Patrol,que é uma corveta feita de material semelhante a Visby,

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Elias E. Vargas

Uma sugestão pertinente pois precisamos urgentemente substituir nossos valorosos mas vetustos caça-minas com casco de madeira por outros modernos feitos com compósitos e tecnologia ultra-moderna da VISBY

Camargoer.

Olá Henrique. Você tem razão. Para comparação, a MB fez um estudo (creio que em 2006) sobre o custo de operação de um AIP e um diesel-elétrico. O AIP custaria cerca de US$ 45 por milha e o convencional cerca de US$ 6. Eu não sei qual é o custo de um submarino nuclear como o SN10, Sabemos que é alto mas acredito que seu desempenho seja superior ao de um AIP, o que pode compensar o seu custo de operação. No caso brasileiro, que tem enorme costa aberta ao oceano, e que domina o ciclo de enriquecimento do urânio… Read more »

Ten Murphy

Olá, Camargo! O que acha de termos reatores sem reabastecimento? Não teria vantagens? Muito obrigado.

Jadson S. Cabral

A pergunta não foi pra mim, mas vou dar a minha opinião, que é de que essa seria uma vantagem clara para qualquer operador, já que eliminaria todo o processo de troca de combustível que pode deixar o submarino inoperante por uns 2 anos.
No entanto, é uma tecnologia que não temos e que, nesse momento, não valeria nem um pouco a pena correr o risco de tentar. Uma coisa de cada vez.

Camargoer.

Caro Jadson. A vantagem econômica e operacional de um reator lacrado com combustível a 80% é menor que o custo de montar uma estrutura para a produção de poucos quilos de combustível a 80% e com os riscos radiológicos e o custo diplomático. Lembrando que o submarino precisa parar periodicamente para manutenção dos sistemas hidráulicos qualquer que seja o tipo do reator.

Salim

No projeto sub nuc nacional , o período de reabastecimento e de 4 anos, a cada 4 anos tem que parar e reabastecer, os atuais tem período de 20 anos para reabastecer (meia vida) e os novos 40 anos sem reabastecimento. Existe a possibilidade de célula combustível com etanol que além de ser utilizada em subs, poderia ser utilizada em caminhoese ônibus reduzindo em muito nossa dependência externa quanto ao refino. Teríamos subs. AIP com tecnologia 100% nacional (combustível também ) porem aqui não planejamos nada so reclamamos. Já passou hora destes subs. entrarem operação, tupis encostados falta manutenção (Tiku… Read more »

Ten Murphy

Muito obrigado também.

Camargoer.

Olá Murphy, Eu não sei. Para ter um reator lacrado operando por 30 anos, a MB teria que usar combustível a 80%. Isso iria encarecer o processo de fabricação do combustível. porque seria necessário construir uma cascata de enriquecimento dedicada a isso para produzir uma quantidade de combustível pequena. Depois, esta cascata ficaria inoperante por anos ou teria que ser desmontada. Além disso, para produzir combustível acima de 20%, o Brasil teria que construir uma usina de enriquecimento de caráter militar, sem falar na dificuldade de demostrar que esse combustível seria usado na propulsão de um submarino e nunca em… Read more »

Ten Murphy

Muito obrigado pelas considerações. Não sabia da parada para avaliar outros sistemas. Entendi as dificuldades. Só lamento esse tratado que determina o Atlântico Sul uma área livre de artefatos nucleares, uma vez que não temos como impedi-los caso alguma potência nuclear resolva utilizá-los por aqui. Mas é a realidade que vivemos, não a que eu desejo, rs.

Camargoer.

Olá Murphy. Este tratado é uma resolução aprovada na ONU em 1986 por iniciativa do Brasil com apoio da Argentina chamada ZOPACAS. Apesar do voto contrário dos EUA, ela foi aprovada na Assembléia da ONU.

Ten Murphy

Fiz uma rápida pesquisa, vi que EUA, Reino Unido e França foram contra. Evitar a proliferação de armas nucleares e eliminar a presença de países externos à região. Tudo muito legal, muito bonito. A pergunta é: quem garante isso se na prática só uma arma nuclear garante a ausência de outra? As potências não respeitam ONU nem tratados quando conveniente, EUA, Rússia e respectivos aliados invadem países e se garantem com suas próprias armas à revelia de tratados. Acho essa resolução uma ingenuidade. Gostaria muito que esse e outros tratados referentes às armas nucleares fossem substituídos por um que garantisse… Read more »

Elias E. Vargas

Permita-me dizer que no setor de baterias o governo Bolsonaro incentivou a instalação de uma grande desenvolvedora de tecnologia de lítio que permitirá a em breve produção de baterias de alto desempenho, similares as utilizadas pelos japoneses em seus modernos submarinos

Camargoer.

Caro Elias. As baterias de lítio para um submarino são equipamentos complexos. Aliás, até mesmo as baterias de chumbo-ácido para submarinos nada tem a ver com as baterias comuns. São equipamentos que demandam muita pesquisa para homologação. È fundamental lembrar que as baterias de íon lítio usadas em celulares e computadores, em carros híbridos e em submarinos são completamente diferentes. Os japoneses produzem baterias de lítio há décadas em escala industrial mas só recentemente conseguiram desenvolver baterias para submarinos. O que é uma excelente notícia. Por fim, não há como misturar o tipo de bateria (lítio ou chumbo) com o… Read more »

Salim

Nao produzimos bateria lítio Brasil, as de chumbo sim. O risco do lítio e explosão e incêndio.Existe estudos de utilizar niobio ou grave no para estabilizar estas baterias, porém esta muito distante de nossas capacidades. A Itaipu binacional tem uma bateria com enxofre bem promissora, porém esta restrita aos carros da Itaipu por falta de interesse e investimento.

Camargoer.

Olá Salim. Você tem razão. O país tem várias empresas que produzem baterias chumbo-ácido de uso comercial, mas a fabricação de baterias para submarinos depende de homologação. Pelo que lembro, as baterias usadas nos S40 e S41 foram importadas. Não sei dizer se a MB conseguiu homologar uma empresa brasileira para produzi-las. Sobre o uso de nióbio ou grafeno em baterias, isso ainda é apenas pesquisa. Vai demorar muito para ter impacto comercial, isso se vier a ter.

Azor

Vida longa ao Riachuelo.

Rodrigo

Isso é muito bom, mas eu leio muito a palavra “ENTREGA”, mas a DATA para entrega que é bom nada, mão dá para levar a sério projetos sem um cronograma definido. Atrasos e imprevistos sempre acontecem, mas não divulgar prazos por medo de não se comprometer passa a impressão de “quando der nós entregamos”.

Camargoer.

Olá Rodrigo. A comunicação social dos militares é amadora. Conseguiram transformar um evento de festa em mais um motivo de críticas.

Antonio Cançado

As críticas são merecidas.
Por tudo, e em todos os sentidos.

RPiletti

Ninguém paga multa nessa brincadeira?

Marcos Andrey

Que seja muito bem vindo!!!
Boa Sorte, Boas Águas, Boa Patrulha e Boa Caça!

Brandão_corredor

“Caça”?! Caçar ‘o que’ ou ‘quem’? É sério?

Salim

Submarino e uma máquina de negação mar ou ataque furtivo mísseis ataque terra. Caça e patrulha não é bem seu uso. A grande arma submarino e sua furtividade, nega o uso aerea pela simples suposicao de sua presença. Na wW2 eles se posicionaram nas rotas abastecimento e quando aparecia comboio faziam a festa. A caça a meio superfície e feita após patrulha reconhecimento informar posição e sentido deslocamento, posicionando o submarino furtivamente aguardar passagem do inimigo, atacar e se evadir furtivamente.

Welington S.

qual é o próximo sub a ser entregue e em qual etapa ele se encontra atualmente?

Ivan herrera

O Humaitá, já foi lançado ao mar e encontra se em testes

Atirador 33

“O primeiro submarino S-BR foi lançado ao mar em 14 de dezembro de 2018” é normal os testes de mar demorar 3 anos e meio?

Como contribuinte prefiro acreditar que a demora para conclusão dos testes de mar, se dão por motivos orçamentários (sem recursos previstos para correções e otimizações) espero que o conhecimento adquirido nos testes de mar do Riachuelo colabore para um tempo menos de testes até a entrega operacional dos demais 3 submarinos.


Camargoer.

Olá Atirador. É preciso lembrar do acidente que quase afundou o S40 atracado no cais da base. Isso pode ter danificado alguns sistemas do navio, atrasando a sua entrega ao setor operacional. Como escrevi, o amadorismo da MB em relações públicas fez do que seria uma data de festa (a entrega do submarino) um evento com gosto amargo de desapontamento.

Dalton

Não foram “3 anos e meio” de testes pois “lançar” não significa que a construção esteja terminada e sim que a construção pode continuar com o submarino na água. Normalmente os testes de mar ocorrem vários meses após o lançamento ou mesmo mais de um ano depois ainda mais tratando-se de um modelo fabricado pela primeira vez.
.
Também se deve levar em conta atrasos causados pela pandemia que afetou estaleiros no mundo todo.
.

Fábio

Concordo 👍🏻🇧🇷🇧🇷

Salim

Qualquer meio novo, isto é, nunca antes operado por uma força denota um tempo grande para homologação e criação de doutrina operacional do meio. Neste caso, trata-se meio sem similar frota, além de homologar todos os equipamentos e meios, tem que desenvolver todos os procedimentos de uso, manutenção e procedimento bélico. Até ficar totalmente operacional vai demorar bastante, o que e normal. O problema e não termos nada operacional neste período. Por isto reclamo da falta dos tupi . O mesmo irá ocorrer com os Gripen. Especificamente submarino e um meio bem difícil operar, poucas marinhas o possuem em virtude… Read more »

Ivan herrera

Torcer pra o Riachuelo entrar em operação este mês e o Humaitá ano que vem , afinal ele também já foi lançado ao mar

Camargoer.

Olá Ivan. Temo que o HUmaitá seja entregue antes do Riachuelo.

Ivan herrera

Se isso acontecer é porque aquele incidente com o Riachuelo causou avarias medianas , mas creio que o S40 virá primeiro, vamos aguardar.

BK117

Esses dias vi ele “passeando” pela região através do MarineTraffic. Espero que seja entregue em breve, mas que tomem todo o tempo que precisar para testar o que for necessário.

ANDRE GARCIA

Alguma informação sobre o teste de armas (inclusive do míssil)?

Camargoer.

Olá André. Bem lembrado. Creio que o Galante publicou algo sobre um teste com um SM39. Pelo que lembro, o S40 já lançou torpedos de teste, sem carga explosiva. Seria ótimo vermos o afundamento de um casco da MB com um SM39 e um F21.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Obrigado pela resposta.

Rafael Costa

Na FORSUB dos sonhos, fico imaginando a assinatura de um contrato para o 5° SBR, na modernização dos três últimos submarinos da classe Tupi, mais o Tikuna, que incluiria a substituição do periscópios pelo SERO-250, troca dos motores pelo MTU 396 e equipá-los com os misseis SM-39. Com isso, a FORSUB teria nove submarinos modernos, aptos a patrulharem a ZEE brasileira, um sonho. Mas tenho que acordar para a realidade, coloca acordar nisso rsrs.

Saudações a todos !!

Dalton

Sonho compartilhado por muitos, mas, tudo indica que apenas o “Tupi” e o “Tikuna” permanecerão; o primeiro especula-se até 2024 quando completará 35 anos não havendo motivo para prolongar sua vida além dos 40 anos e o segundo que recém terminou seu primeiro “PMG” poderá passar por um segundo no fim da década mas pode ser que não compense e/ou não haja interesse em prolongar sua vida útil até o fim da década seguinte.

Piassarollo

Pois é prezado Dalton, pelo jeito iremos manter uma força de 5 submarinos, como foi por um bom tempo.

Rafael Gustavo de Oliveira

O custo da construção da base de submarinos só se justificaria se tivesse um 2º e talvez um 3º lote…fazer uma base para operar 5 submarinos novos é rasgar dinheiro do contribuinte.
Isso que eu ainda nem citei o custo do programa do submarino nuclear que é uma torneirinha aberta desde os anos 70.

Camargoer.

Olá Rafael. A novas base se justifica em função da necessidade de um setor radiológico e de colocar a manutenção dos submarinos nucleares longe da área densamente povoada de Niterói, onde é localizadas a antiga base de submarinos, que será desativada. O programa nuclear da MB teve início em 1979 focado no desenvolvimento das ultracentrífugas. Esta etapa foi bem-sucedida e resultou na fábrica de combustível nuclear de Resende, que fornece parte do combustível de Angra 1 e 2. È preciso lembrar que na década de 80, os EUA ameaçaram sancionar o Brasil e interromper o fornecimento de combustível para Angra… Read more »

Salim

TIkúna sim, tem várias melhorias feitas aqui. Tupi tem bastante rodando por ai.

Gilberto Menna Barreto

É um orgulho enorme ver estas imagens. E podemos fazer mais é só nossos políticos criarem vergonha na cara e vestirem as cores do nosso país.

Frederico Boumann

Todos os três ramos militares são péssimos em gestão; mas, a MB deveria ser declarada “incapaz” e o juíz da ação nomear um curador…

Salim

Concordo, 80 mil homens sem meios, dificil entender.

Esteves

É o primeiro. Aprendemos. Não há guerra. Não sei se precisa pressa.

Quando incorporar, incorporou. Parabéns a todos e boa sorte ao navio.

Henrique

Ruim da demora nem é o motivos de conflito, mas sim ao atrasar você trava toda a cadeia logística do projeto.
.
Toda vez que atrasa o programa fica mais caro seja por inflação ou por agora o preço outro

Nick

Interessante a MB chamar de submarino convencional com propulssão nuclear. Se tem propulsão nuclear, não é convencional(diesel-elétrico).

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

É convencional porque não carrega armas nucleares. Pura semântica, mas importante para demonstrar que não violamos tratados internacionais.

Henrique

Quando se chama “submarino nuclear” (SSN) é assim chamado em referência a propulsão e não ao armamento, até porquê teoricamente um submarino diesel-elétrico (SSK) pode levar um míssil com ogiva nuclear (ninguém faz isso porque simplesmente não compensa).

Camargoer.

Caro Henrique. A Coreia no Norte tem submarinos com propulsão convencional equipados com misses provavelmente armados com dispositivos nucleares. A China também tem submarinos convencionais armados com mísses balíticos.

Agressor's

“Henrique

um submarino diesel-elétrico (SSK) pode levar um míssil com ogiva nuclear (ninguém faz isso porque simplesmente não compensa).”

Para os mais entendidos, isso procede? Não compensa fazer mesmo?

Camargoer.

Caro Nick. Existem quatro tipos de submarinos. Com propulsão elétrica (com ou sem AIP) com armas convencionais, com propulsão elétrica com armas nucleares, com propulsão nuclear equipados com armas nucleares. O SN10 será um submarino com propulsão nuclear equipado com armas convencionais (torpedos F21, misseis SM39 e minas.

Henrique

A MB tem um mau gosto terrível.

Guizmo

Será um submarino nuclear, é um eufemismo da MB para não desagradar a nutelagem atual

Diogo Caldas

Sinceramente, os colegas acham que esses projetos irão pra frente? Especialmente no caso do submarino nuclear, eu não consigo ver esse projeto tendo mais encomendas posteriormente, ora, em alguns momentos eu até duvido que ele será concluído! Não me entendam mal, eu acho que o Brasil precisa de forças armadas bem equipadas e treinadas, afinal, há um mundo cada vez mais hostil em geral e contra nossos interesses, vide a crescente importância da Amazônia e pedidos sobre a sua internacionalização. Os potenciais adversários não irão aguardar nos prepararmos. No entanto, eu acho que há muita coisa contra o nosso desenvolvimento… Read more »

Diogo Caldas

Ah, sei que há toda uma discussão sobre a necessidade de um submarino nuclear em um país que não tem escoltas de superfície, mas, levando em conta que o projeto já é uma realidade e bilhões já foram investidos, gostaria que as respostas se restringissem ao futuro do projeto. Saudações!

Esteves

Mãe Dinah morreu.

Nilo

Os cortes em orçamento do programa nuclear ano a ano, executado pela Marinha do Brasil, tem prejudicado o andamento de várias iniciativas estratégicas para o país, como a entrega do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SN-Br), não tenho dúvida que  falta de recursos tem sido uma grande trava para o andamento das iniciativas de potencial de avanços tecnológicos. O financiamento do Prosub, sofre com a imprevisibilidade. Entre 2015 e 2021, os recursos para o programa ficaram aquém do planejado. Recursos esses importantes a capacidade de desenvolver componentes que permitam ao reator (PWR) operar com total segurança nas dimensões e características… Read more »

EduardoSP

Com forças armadas mais preocupadas com urnas eletrônicas, salários mais altos, manutenção de benefícios previdenciários, e manutenção de grandes contingentes para justificar o tamanho do oficialato, acho difícil chegarmos à conclusão do SN.
Às vezes penso que o SN também só existe para justificar o nada fazer da MB. Fica lá aquele projeto sendo apresentado como importantíssimo, mas que ninguém dá muita bola, enquanto na outra ponta não se mexe nada na estrutura institucional/orçamentária, que tem muitos ganhadores.

Stemp

Finalmente!!!

Antonio Cançado

Ainda??!
Quando for finalmente entregue estará completamente obsoleto…

Nico88

É muito bom quando temos uma notícia dessas. A maioria dos que acompanham a trilogia gostam e muito quanto temos a aquisição de meios de guerra novos e sofisticados como um submarino. Queremos ver mais notícias assim.

FERNANDO

Parabéns a MB.
Uma vitória em tanto.
Novos meios estão vindo para MB, tenho certeza.

dretor

eu achava que o programa indiano era quebrado, mais o prosub conseguiu superar já tem 4 anos que o submarino ta na agua e não entregaram e ainda falta os teste de misseis, o submarino vai fazer aniversario de 10 anos desde o corte da primeira chapa e nao foi entregue ainda….

Mensageiro

Sem problemas, não estamos em guerra. Quanto mais testes melhor. Evita acidentes e aperfeiçoa o projeto.

Armando Pelegrin

2031 para conclusão do nuclear ? Acredito que nunca irá sair . O Brasil está muito vulnerável.

Dom

Por que os nomes se repetem nos submarinos? Sei da importância histórica dos mesmos, mas vamos mudar o disco. Não sabem escolher outros nomes ou homenagear outras pessoas?

Camargoer.

Pois é Dom. A ideia de colocar nomes de tribos indígenas era ótima. A classe Tupi tinha todos com a letra T. Os scorpenes poderiam usar outra letra. Por exemplo, com a letra “A” teriam Aimoré, Apiacá, Aruá, Aranâ.. e mais um montão. Poderia escolher uma letra diferente de T. Ficaria show.

Esteves

Acho que nome de índio…no momento atual…poderia ser considerado uma afronta ao Executivo que não vê os índios…na verdade o Executivo gostaria de não ver nunca mais nenhum índio.

Tiveram umas citações no passado que foram parar na Justiça sobre “índio bom é índio morto”.

Melhor parar de homenagear índio se querem ficar de bem com o chefe.

Carvalho2008

Nao é isto nao….inclusive quem é do exercito na regiao norte, sabe e tem milhares deles nas fileiras do EB…a doutrina do CIGS possui vasta fundamentacao na cultura e conhecimento indigena tambem. Os olhos azuis do Mourao….nao sao europeus…sao olhos dos caboclos indigenas…

Camargoer.

Pindamonhagaba. Peruíbe, Itanhaem, Guarapava, Pongaba, Taubaté, Itu, Piracicaba, Caetés, Araraquara, Araras, Mongaguá, Carapicuiba, Guarujá, Itapevi… eita.

Rinaldo Nery

Esteves, eu servi na Amazônia por quatro anos, além de voar muito por lá nos anos de 2°/6° GAV. Conheço bem índios. Não sei se você conhece a Amazônia, ou já esteve por lá. Não pra passear no encontro das águas e tirar foto, mas conhecer Pelotões de Fronteira e as cidadezinhas da região. Se eu fosse você, não teria essa idéia idílica dos índios não. Tem muito índio cafajeste, criminoso. Assassinos, até. A começar pelos contrabandistas de diamante da reserva Roosevelt, em Rondônia. Salvo melhor juízo, são os cinta larga.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que todos os grupos humanos têm sua parcela de cafajestes. Isso acontece entre indígenas, políticos, militares, cientistas, policiais, médicos, empresários, entregadores de pizza. Do mesmo modo que é um erro imaginar grupos “puros” também é um erro imaginar que a maioria das pessoas sejam cafajestes. Talvez isso seja verdade na máfia ou outras facções criminosas, que por definição, estão comprometidas com o crime.

Rinaldo Nery

É isso Camargo. Por isso digo, sempre, não comprem essa narrativa da mídia que os “índios são maltratados”. “Bozo maltrata os índios”. Os indígenas querem o progresso: internet, energia elétrica, estrada asfaltada, escola e hospital. Essa história de “falsos antropólogos” de manter os índios numa redoma é uma completa IMBECILIDADE! Pra não dizer que é pura má fé!

Camargoer.

Olá Rinaldo. A gente sabe que existem dois tipos de tribos indígenas. De um lado, existem as tribos isoladas. Do outro, as tribos que que estão integradas à civilização. Parece um erro misturar as duas coisas. Há décadas, desde o governo militar, uma política da FUNAI de preservar as tribos isoladas, levando em conta o conhecimento acumulado ao longo do Séc.XX. Grupos inteiros foram aniquilados por doenças e outras causas após o contato com a civilização. Talvez a médio e longo prazo seja impossível manter estas tribos isoladas, mas a decisão de retardar este contato é uma decisão correta. Já… Read more »

Rinaldo Nery

Há poucas tribos isoladas. Já morei na Amazônia, por quatro anos. E, por curiosidade, as isoladas, a maioria, estão no Vale do Javari.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Segundo a ONG Survival, a FUNAI estima que existam cerca de 100 grupos de nativos vivendo isolados vivendo na Amazônia brasileira. No Vale do Javaria seriam 7 grupos com os quais já foram feitos contatos e outros 7 grupos isolados. Eles vivem em áreas que deveriam estar protegidas pelo Estado, mas que estão sob ameaça do garimpo ilegal. O risco de genocídio é real por motivos de doenças e também por assassinatos promovidos por garimpeiros ilegais. https://www.survivalbrasil.org/

Rinaldo Nery

Não há como proteger milhares de quilômetros quadrados. Fácil cobrar. Você não imagina como é lá. Se não fosse o EB, não seria mais Brasil faz tempo! E, quando fala em Estado, TODOS os governos anteriores não protegeram.

Salim

Poderia ser bem melhor, porem e quase impossivel qualquer garantia , viso imensidao Amazonia. O que discordo e incentivar garimpo ilegal e desmatamento irresponsável. O Sr conhece bem a estrutura de contrabando vigente não só na região Norte sem qualquer tipo punição, Madeira nobre sendo exportada como reflorestamento. A PF tem que reprimir fortemente estas práticas, bem como forças armadas dificultar ao máximo a entrada e saída de bens, armas e drogas em nossas fronteiras. Cadê Sisfrom, Sisgaz….. Na contramão mundo o nr fiscais fronteira estão diminuindo muito em nosso Brasil.

GFC_RJ

“Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado” (RUSSO, R.)

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

BOM DIA a todos… Às vezes trabalho ali na região de Itaguaí, fui na ilha da madeira tentar ver os submarinos…, não consegui…, a marinha construiu essa base de submarinos num lugar bem estratégico… Passo em frente a ICN um complexo grande, às vezes vi o galpão aberto e o submarino lá dentro, sendo construído… Fiquei em hotel junto com o pessoal da Naval Group (Franceses), estão bem brasileiros já…, sempre encontrava-os em restaurantes x barzinhos, até parecem brasileiros…, RS Acho que a Marinha deve mesmo investir nos submarinos, para se tornar respeitada na área da defesa mundialmente, o submarino… Read more »

Carvalho2008

+ 2 Tamandares? Ou 1 Riachuelo+1 Napaoc com o mesmo orcamento?

Camargoer.

Olá Carvalho. Sobre as FCT, cada uma deve custar algo em tono de R$ 2,5 bilhões e um prazo de construção de 3,5 anos. Portanto a MB deve empenhar anualmente algo em torno de R$ 700 milhões. Considerando que a MB tem um orçamento anual de R$ 25 bilhões, o programa FCT deve custar cerca de 3,5% do orçamento anual. É um pouco menos que o a FAB usa anualmente no KC390 (R$ 800 milhões no orçamento de 2022) No orçamento de 2022, a MB destinou cerca de R$ 1,3 bilhão para o ProSub, valor parecido ao que a FAB… Read more »

Esteves

A culpa é da internet e desses blogs de Defesa publicando o esforço de guerra europeu, norte-americano e asiático. Todo dia contam sobre lançamentos, novidades, incorporação, testes. Bosco obriga-se a atualizar-se diariamente sobre mísseis. Dalton, sobre a US Navy. Doutor Fernando prontamente respondendo até sobre assuntos imaginativos como um talvez futuro El Cabril tupiniquim. Matheus e sua propulsão elétrica que vou contar…Esteves leu e releu para entender metade. Quando publicam notícias nossas…navio velho, programa de 50 anos, projeto que não vai, contrato que arrasta, navio que não vêm, submarino que entra água, míssil que não acerta. Basta. Quem gerencia a… Read more »

Carvalho2008

Podemos começar assim…

– Qual outro país das americas do norte, sul ou central, exceto EUA, esta fabricando submarinos novos?

– Qual outro pais das Americas exceto EUA, está fabricando fragatas novas?

– Qual outro país das americas, exceto EUA esta fabricando Caças de 4,5 Geracao?

– Qual outro país das americas, esta fabricanco VBC?

– Qual outro país das americas, exceto EUA, esta fabricando aviao militar de carga categoria 26 ton?

Copo meio vazio…copo meio cheio…

Salim

Depende de onde vc quer se posicionar, se olhar pra baixo , pode ter até falsa ilusão de estar bem, agora se olhar para cima, ver nosso potencial e quanto gastamos anualmente em defesa e muito pouco e demorando muito tempo.

Brandão_corredor

Previsão (notem bem: previsão!) de entrega do nuclear para…2031?! Bem, antes tarde do que nunca, não é mesmo?

carlos alberto soares

Quantos convencionais se fabricam com a grana que se vai gastar com o Álvaro Alberto.

Camargoer.

Caro Carlos. Um SBR como o Scorpene deve custar cerca de US$ 500~600 milhões. Um submarino nuclear da classe Virgínia custa cerva de US$ 3,5 bilhões deslocando cerca de 10 mil ton. Considerando o valor por tonelada do Virgínia (um submarino de ataque), um SBN (que deslocará 6 ml ton) custaria algo em torno de US$ 2 bilhões, ou aproximadamente valor de 4 SBR (Scorpene)

Carvalho2008

O Alvari Alberto custara liquido e com amortizacoes, entre 4 a 5 Riachuelos.

Jadson S. Cabral

Tão querendo que eu acredite que o país que não consegue terminar um navio patrulha de 500 toneladas que deve tá parado há quase 10 anos vai lançar um submarino nuclear daqui a 7 anos, sendo que esse sequer começou a ser construído ainda

Salim

DInicial mesmo, o ruim e cara que acredita. Temos que trabalhar muito, nada vem de graça.

Salim

Dificil

LucianoSR71

ATENÇÃO: na inauguração do pavilhão brasileiro na Eurosatory 2022, o Embaixador na França, Luís Fernando Serra afirmou que a nova data de entrega do Riachuelo p/ a MB será no próximo mês – fonte: Infodefensa, por Roberto Caiafa que está participando do evento.

Camargoer.

Olá Luciando. Que ótima noticia. Valeu. Voce tem o link?

Adriano Luchiari

Bom dia a todos, alguém saberia me informar se antes da entrega do S40 ao setor operativo da MB foram realizados todos os testes e procedimentos, incluindo lançamento de torpedos, mísseis e minas previstos no sistema de armas? Grato, saudações.

jorge domingos

Embora o limite de profundidade do submarino S40 Riachuelo seja extremamente sigiloso, ainda não foram testados em profundidades maiores, ainda não foi testado as armas com pelo menos 01 tiro real e lógico muito menos “acertaram” nos alvos. Esse mesmo navio já naufragrou ( erro operacional ??) e “recuperaram”, aliás não é o primeiro submarino que naufraga ancorado( absurdo!! ). Salvo exceções honrosas e gratificantes, a grande maioria desses “comandantes” da marinha não passam de absolutos Incompetentes.

Rinaldo Nery

É… Vão refazer o currículo da Escola de Guerra Naval…

Salim

De onde vc tirou estas informações? Operação sub e complexa, além de ser tudo novo neste sub para MB. Tem que fazer procedimentos praticamente zero e testar na pratica. Aqui a informação corre, veja falhas F35. Em outros países acontece ate mais, porem e acobertada dando falsa impressão de eficiência. Veja equipamento russo na Ucrânia, um fiasco, o pior que tem cara que acredita propaganda, Equipamento china só acredito quando usado combate, para mim e igual ao resto china, muita propaganda e na hora vamos ver não funciona, Espero que entrem em operação rapidamente pois estamos precisando.

Torukmakto

Junho está acabando e nada de anúncio da entrega definitiva? O ansiedade!!!