O navio de assalto anfíbio multifuncional da Turquia e futuro navio-capitânia, o TCG Anadolu, abriu suas portas para os membros da imprensa no sábado (17) pela primeira vez.

O TCG Anadolu, em exibição no estaleiro de Tuzla, em Istambul, é uma das plataformas que podem levar não apenas as forças navais, mas também a posição diplomática da Turquia a um nível muito alto com suas instalações e capacidades.

O TCG Anadolu, uma embarcação do tipo Landing Helicopter Dock (LHD) baseada no LHD da Espanha Juan Carlos I, tem previsão de entrega ao Comando das Forças Navais no final do ano.

Os testes finais estão sendo realizados na plataforma, que foi lançada em 2015 sob a liderança da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB).

Ismail Demir, chefe da SSB, disse durante a turnê de imprensa que uma nova era começou com o TCG Anadolu.

“No âmbito do projeto, uma força de pelo menos um batalhão no Egeu, Mediterrâneo e Mar Negro poderá se transferir para a região da crise com seu próprio apoio logístico, sem a necessidade de apoio de base”, disse Demir.

LHD Juan Carlos I

Em 2015, as Forças Navais turcas em seu relatório de estratégia anunciaram o objetivo de trazer a Marinha Turca para a liga superior, de uma marinha capaz de projeção de força regional de média escala para uma “marinha com capacidade de projeção de força global de média escala”.

O relatório de 48 páginas estabeleceu um caminho para a modernização da marinha. Ele delineou os desenvolvimentos regionais e globais, nos quais a construção de um LHD foi incluída em planos de seis a 10 anos.

Demir afirmou ainda que o projeto LHD, iniciado em 2015, está prestes a ser concluído, que a taxa de produção nacional do navio está em torno de 70% e que estão trabalhando com uma cadeia muito ampla de fornecedores.

“Este será o maior navio de guerra do nosso país e existem apenas 12 países no mundo que possuem navios dessa escala. Nossa marinha fortalecerá seu poder com este navio”, disse Demir.

Demir também enfatizou que os sistemas de armas, radar e sistemas de guerra eletrônica e sistemas de aviônicos do navio foram todos desenvolvidos pela indústria de defesa da Turquia com recursos nacionais.

O navio, lançado em maio de 2019, iniciou os testes de aceitação no mar em junho de 2022 e os testes ainda estão em andamento.

Primeiro navio com UAV

Demir continuou dizendo que o navio, que fará parte da aliança da OTAN, será o primeiro navio do mundo desdobrado com veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) que pousarão e decolarão dele.

Ele disse que o trabalho está em andamento com o magnata turco de drones Baykar a esse respeito.

O Bayraktar TB3 UCAV, que está atualmente em desenvolvimento nas instalações de Baykar, é uma variante do famoso Bayraktar TB2 e está planejado para o navio-capitânia.

Demir observou que, no próximo período, não apenas os UCAVs, mas também aeronaves domésticas, como o Kızılelma e Hürjet, também estarão entre as aeronaves que serão implantadas no TCG Anadolu.

O Kızılelma (“Maçã Vermelha”), o nome dado ao Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados (MIUS), está se preparando para fazer seu voo inaugural, enquanto o Hürjet é um avançado avião de treinamento a jato e ataque leve desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) .

UCAV Kizilelma

Helicópteros AH-1W SuperCobra e helicópteros de uso geral também serão implantados no TCG Anadolu.

A plataforma de lançamento construída no convés do Anadolu fornece uma capacidade de operação com as aeronaves F-35B STOVL (Short Take-Off/Vertical Landing) da Lockheed Martin. Desde que a Turquia foi retirada do programa F-35, o país estava em busca de alternativas até que a implantação dos UCAVs veio à tona, o que marcará uma estreia global.

A remoção da Turquia do programa F-35, do qual Ancara era fabricante e compradora, veio depois que o país comprou sistemas russos de defesa aérea e antimísseis S-400, que Washington argumenta que poderiam ser usadoz por Moscou para obter detalhes confidenciais sobre o jato americano, além de ser incompatível com os sistemas da OTAN. A Turquia, no entanto, responde que o S-400 não seria integrado aos sistemas da OTAN e não representaria uma ameaça à aliança, sublinhando que os EUA empurrou Ancara para a decisão de buscar vendedores alternativos depois que Washington se recusou a vender seus sistemas Patriot.

Base flutuante

 

O TCG Anadolu, o maior projeto da indústria de defesa que a Turquia já produziu como um único produto, foi equipado com recursos extremamente críticos. Isso coloca o navio em posição de servir não apenas nos mares circundantes da Turquia – apelidado de “Pátria Azul” – mas também nos oceanos Índico e Atlântico, quando necessário.

Com um comprimento de 232 metros e uma boca de 32 metros, o TCG Anadolu deslocam 27.400 toneladas. A plataforma gigante, que atinge uma velocidade máxima de 21 nós com carga total, poderá receber elementos terrestres, aéreos e marítimos.

De acordo com as informações fornecidas, a doca com capacidade de água dentro do navio permitirá quatro embarcações LCM (Landing Craft Mechanized), cada uma transportando um tanque.

Será capaz de transportar um total de 94 veículos, incluindo 13 tanques, 27 veículos blindados de assalto anfíbio, seis veículos blindados de transporte de pessoal (APCs), 33 veículos do tipo diversos e 15 reboques.

Um total de 10 helicópteros ou 50 UCAVs podem ser implantados no convés de voo, e esse número pode chegar a 100, dependendo da configuração.

O navio terá uma capacidade para 1.223 pessoas. Haverá uma instalação hospitalar completa e duas salas de cirurgia a bordo.

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glasquis 7

Inveja eu, do que?

Romão

Sobre o UCAV Kizilelma:
“Os sonhos mais lindos, sonhei,
De quimeras mil, um castelo ergui”(…)

Não tenho inveja de nada, temos o Neymar.
[IRONIC MODE OFF]

Alex Barreto Cypriano

Quizília com o Kizilelma: ok, o UCAV decola do Anadolu; mas como vai pousar?

Esteves
  • Fully-autonomous takeoff and landing
  • Low radar cross
  • High maneuverability
  • Line Of Sight (LOS) and Beyond LOS (BLOS) controlled
  • Takeoff and landing capability from short-runway aircraft carriers
  • High situational awareness with AESA
  • Internal bays

Dizem.

Neto

Vai ser interessante ver que abordagem farão. Possivelmente demonstrarão um procedimento mais viável para marinhas médias.

Moriah

Pensei que ele fosse V-STOL, mas parece mesmo um caça de pouso curto, provavelmente preso com cabos sobre o convés, mas isso limitaria muito a operação do Anadolu.

ADM

Acho que não tem aparelho de parada (cabos)…

Romão

Só o nome que eu achei pífio… Um navio-capitânia da armada turca deveria se chamar “A Sultana”.

Adriano Madureira

Pífio? Você sabe o por quê de o LHD se chamar Anadolu Romão? É apenas uma das maiores regiões do país: Anatólia central,leste e Sudeste …

Se você acha a Anatólia pífia, é porque não sabe quão extensa é a região, pois de pífia em suas dimensões ela não tem nada.

Romão

Eu disse que o nome é pífio. O nome.
Você ainda sente falta do “Casseta e Planeta” ?

Adriano Madureira

Se você achou o nome pífio, certamente desconhecia o tamanho da região,meu caro…

Renato B.

Quem dá nome marrento para navios é a Royal Navy. HMS Battleaxe e HMS Broadsword estavam entre os meus preferidos.

Thiago A.

Uma vez o Bardini deu uma sugestão de possíveis nomes para os SN da MB, até hoje fiquei com eles na cabeça :

SN-10 Alvaro Alberto (protótipo para consolidar o projeto)
Novos navios:
SN-11 Vigoroso
SN-12 Vitorioso
SN-13 Vigilante
SN-14 Vingador

Renato B.

Não dá ideia não, capaz de algum aspone ainda sugerir Incomível, Imorrível e, para fechar a série, Intragável.

Adriano Madureira

Esse UCAV Kizilelma é muito bonito…

João Adaime

“Navio de assalto anfíbio multifuncional”.
Este termo foi a redação das Forças de Defesa quem escreveu ou é como a Turquia a ele se refere?
Porque, por aqui, a MB prefere se referir como navio-aeródromo multipropósito, para não assustar a comunidade internacional.
Dúvidas….

Romão

Não. O nosso “multipropósito” quer dizer que o navio pode ser utilizado tanto em coquetéis mais comuns como em formaturas e cerimônias de despedidas de almirantes também.

Elias

Nao esqueçamos que para termos moral de exigir o fim das regalias temos que ser evoluido o suficiente para nao pedir anistia a contraventores tipo o tal que ganhou o titulo de “armirante” via politica de republiqueta das bananas, ou daquele que não pode citar o nome…

Neto

Genial, e triste o fim…

Allan Lemos

a MB prefere se referir como navio-aeródromo multipropósito, para não assustar

Com certeza não é pior do que “submarino convencional de propulsão nuclear”.

DanielJr

A mais pura verdade. Todo mundo pode ter um SNA que ninguém reclama, só o BR construir um que os vira latas da mídia, políticos e chefes militares começam a chiar. É um instrumento de guerra que não pode ofender.

Bruno Vinícius

Se fosse para “não assustar a comunidade internacional” seria chamado da forma como a Turquia chama. Navio-aerodromo multiproposito (para quem não conhece o navio) indica uma capacidade militar maior do que um navio de assalto anfíbio, pois faz parecer que há a capacidade de operar aeronaves de asa fixa.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
João Adaime

Caro Bruno
Faz sentido.
Porém cabe destacar que nos meios militares de todo o mundo as potencialidades do Atlântico e de outros meios são bastante conhecidas.
Acredito que este cuidado em não mostrar beligerância se destine ao público civil, tanto interno quanto externo.
De um lado procura-se evitar uma corrida armamentista. De outro, evitar críticas pela aquisição de armas para a guerra enquanto o povo passa fome.
Se o remédio é amargo, melhor dourar a pílula. Enfim, são conjeturas.
Abraço

PS: Não sou contra a MB e nem quanto à aquisição de meios de defesa.

Henrique

da pra ver claramente que o debate na defesa do Brasil é muito infantil quando os caras perdem mais tempo reclamando de nome do que da capacidade do meio
.
>ain é coiveta num fagata
>ainnn subamanilo conviciu nau di popusão nucleonar
>multipopositu
>pecisa de destoier
.
ahh enfiem o nome do bagulho no c*….
.
única coisa que importa é ter a ferramenta lá funcionando

(muda os nomes de todos equipamento pra ipv6 (2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334) que acaba essa discussão)

Camargoer.

Olá Henrique. Está definido. Fragueta.

curioso

bom dia Camargoer.
Corvetão também serve, ao que vejo comentado por aqui e por aí,
Vai bem com o gosto nacional por aumentativos (exagerados) com final em “ão”.
Fragueta é menos óbvio, mais inventivo. Por falta de apelido a gente não se perde.

Last edited 1 ano atrás by curioso
Allan Lemos

Isso mais pela falta de projeto de país e preocupação com a defesa do que por falta de recursos ou capacidade técnica. Triste realidade.

Elias

É mais facil falar das regalias dos militares do que o escândalo da odebrechet , que por sinal faz as regalias serem esmolas….saiam da matrix midiatica .. patrulha política de abafamento

santiago

O que uma coisa tem a ver com a outra ? Enquanto houver corrupção politica as FA podem ter o orçamento que quiser e fazer o que bem entender ? Você é quem está na matrix excluindo da sua visão tudo o que o cara de faixa verde e amarela manda .

Elias

O que tem haver ???… por favor sabe o que é a odebrechet e a instalação de submarinos…. ? É Brasil meu caro , na hora de criticar o atual governo daí sim tem haver … se é para avaliar vamos avaliar tudo e as causas do passado recente que refletem nos problemas de falta de dinheiro do presente… o que tem haver ….ridículo..

Foxtrot

Escândalo da Odebrecht, vacina super faturada etc etc.
Por sinal fez as regalias e absurdos dos gastos militares.
Não se esqueça disso também !

Elias

Exatamente, devemos por tudo em pratos limpos, nao deixar nada em abafado . Se queremos ser uma nação com governos que nos de orgulho… odebrechet contas em bancos suíços contraventores anistiados, almirante falsificado, questionamento ao celso amorin de contratos, mensalão, previdência do correio e do Banco do Brasil escândalo da petrobras refinaria comprada com valores absurdos nos EUA , concordo com tem que por tudo a vista. E culpar e prender todos os envolvidos nada de anistia

Elias

Pela volta da lavajato . Levantar esta bandeira é fundamental, ou ficar de lamurias em debates e fóruns com indignação hipocrita ou como alguns aqui cínica.. defendendo hidyeolhogia$ ultrapassadas ou pholipticos cuohurpithos

Alison

Ah coitado… Quer se fazer de imparcial mas a parcialidade esta tatuada nele… Cade que ele fala dos sigilos de 100 anos… Das rachadinhas… Dos impedimentos de investigações contra familiares… Do orçamento secreto… das compras de imoveis em dinheiro vivo… Assunto nao falta na atual “gestão”…

Elias

Quem se coligou com a oligarquia foi a oposição do governo… ciro alkimin etc… vai se informar cidadão

Elias

Denuncia tem de monte, quero ver provar. Ate apoio tua ideia de investigação das denúncias do atual governo contanto que prendam os envolvidos dos escândalos dos governos anteriores estes ja nao sao denuncias são escândalos provados na primeira e segunda instancias da justiça … mas dai como é que fica a idolatria da oposição do governo?

Jorge Knoll

As provas, os envolvidos, beneficiados, favorecidos, e quanto importou a propina, os contratos firmados, apareceram, logo que se revogue, levante o sigilo de 100 anos, então tomaremos conhecimento do tamanho do estrago e, de um Governo Corrupto que sedeu ao Centrão, em troca de Orçamento Secreto no valor de R$ 41,2 Bilhões em 4 anos, e agora procura garantir R$ 22,5 bilhões no Orçamento 2023

Elias

Enfim concordamos,,, centrão, a oposição nao pensou duas vezes e se associou ao centrão… o que vc acha que vai acontecer com alkimin na vice-presidente? Dai eles vao estar realmente no poder com a chave di cofre junto com a Cuadrylia .. daí o Brasil ja era ..
O centrão é poderoso eles conseguem independente de governos
O brasil nunca foi uma república,,é uma oligarquia de $$m3rd4$$ ,, voto cabresto, voto proporcional e por aí vai.. se não lutarmos e ficarmos só na indignação não vamos a lugar nenhum

Elias

Entenda uma coisa a oligarquia (centrão) , tem tanto poder que nao passa nada se dar proupyna passa

Elias

Pensando melhor quem foram os vice-presidentes dos anteriores desde Fhc?? Isso que vc escreveu sobre orçamento do atual governo é pura hipocrisia e cinismo da tua parte .. e se a oposição voltarem o centrao vem em peso,,, vc fala em orçamento que foi aprovado pelo congresso…. A oposição quando governo fez desvios por debaixo do pano,, nao misture as coisas . Vai perguntar a um aposentado do correio…
Vc gosta do que ocorre na Argentina se é que me faço entender… os fins justificam os meios… estudante de antonio gramsci …

Neto

Recomendo sair dos canais paralelos TB. Pode até haver indícios de verdade em meios não jornalísticos, mas da esquerda a direita, blogs panfletarioa servem apenas para doutrinar seguidores já ferrenhos.
.
Antes um vários canais jornalísticos, cada com viés editorial explícito, do que pseudo jornalismo inventando “verdades” sem fontes.
.
A guerra de narrativa produz um único resultado, a morte da verdade.

elias

concordo com voce ,porem escandalos nao sao narrativas sao fatos , agora querer esconder , abafar e nao elucidar ai sim é a morte da verdade

Neto

De fato não se pode abafar um fato com outro.
.
A omissão ativa na pandemia é o maior escandalo que eu já presenciei contra a população brasileira.

Renato Alves

Modelo a ser seguido pela MB.

fewoz

Acho que não. Antes a MB precisa aprender a fazer o “feijão com arroz”. Uma coisa de cada vez. E chega de megalomanias.

Nelson Junior

Uma pena os Turcos terem sido expulsos do programa F-35… Imagina esse bruto carregado de F-35B navegando na porta do Putin…
De qualquer forma é impressionante o avanço da industria bélica dos Turcos, significa que quando há interesse e “necessidade”, realmente pode ser feito

Esteves

Estão citados no Livro do Gênesis. Em guerra desde…2 mil, talvez 3 mil anos antes de Cristo contra assírios, sírios, tribos de Israel ou qualquer outro que ouse.

Liquidaram a aventura da Austrália em Galipoli impedindo até o enterro dos vencidos. As areias são testemunhas. O Império Romano cindiu ali. A passagem e a divisão entre Europa e Ásia.

Quem é dono de terras cobiçadas precisa manter um estado de vigilância.

Thiago A.

Mestre Esteves, os turcos são populações oriundas da Ásia Central. Dos vários “istão” como o Turcomenistão, Turquestão etc … as hordas turcas e mongóis chegaram e se estabeleceram na região bem depois. Inclusive essas hordas contribuíram a queda do Império Romano do Oriente . Antes, a região foi teatro de dominio e disputas dos persas, gregos e romanos que apagaram línguas e costumes locais com a própria hegemonia cultural e militar.

Improvável que entre invasões,saques,conquistas, estup**s, migrações, as populações que residiam naquela região sejam da mesma estirpe narrada na iliada ou na Bíblia. Até porque os turcos chegaram muito depois.

Esteves

Fizeram sexo. Cresceu no quintal é filho.

Thiago A.

É… mais ou menos. Por exemplo, a Crimeia antes da conquista russa era um KHANato ( Khan / Gengis KHAN ), mormente tartara. Depois da conquista, de várias deportações e operações de limpeza, os tártaros quase desapareceram da Crimeia. Então, imagine isso em 1000 /2000 anos de história. É muita coisa. Lembrando que as populações turcas se estabeleceram na região por volta do IX/X , então falar de turcos na região antes disso é impróprio.

Como dizer que os índios tabajara eram brasileiros antes da chegada dos portugueses . Eles nem sabiam o que era esse conceito de “Brasil”.

Esteves

E quem botou turco na Bíblia? O genoma do brasileiro é 1/3.

1/3 índio, 1/3 preto, 1/3 europeu. Tabajara ou Guarani nunca deixaremos a descendência.

Carlos Campos

não tem Turco na Bíblia, eles vieram da Ásia Central bem depois, acredita-se que eles seja descendentes de Togarma.

Elias

Uma pena vc nao ter entendido os motivos expulsão do programa f35 ou nao procura entender… vou dar uma dica s400 e toda implicações

Nelson Junior

Quem falou que não sei qual motivo é você… Não sou nenhum especialista no assunto e estou bem longe disso, mas imagino que: O Fato de terem adquirido o S-400 dos Russos (foi apenas um deles)… Os EUA e os aliados dá OTAN, já estavam com “pé atrás” com o Erdogan faz tempo, por ele ser “difícil de negociar”, pouco “confiável”, e querendo conflito com os Gregos o tempo todo… inclusive o Erdogan culpa o Ocidente pelo golpe que tentaram em 2016… Mas quando os Turcos decidiram comprar os S-400, a diplomacia já estava destroçada a ponto dos EUA sancionarem… Read more »

Esteves

Alinhamento. Ali ou Ala não é terra alinhada. Os otomanos turcos tem interesses na Síria, combatem curdos desde os tempos de Gilgamesh, aguardam a diminuição do território ucraniano, buscam ainda motivos para destruição de Tróia culpando os gregos pelo excesso de deuses e filósofos e a Anatólia tem lá suas próprias convicções litúrgicas. Os alemães fizeram e fazem o que norte-americanos decidirem necessário. Desde 2016 as relações (Alemanha/Turquia) estão trêmulas. Desde antes na primeira guerra quando houveram divisões entre turcos e otomanos pro e contras Berlim passando pelos acordos de imigração nos anos 1960 aonde turcos seriam somente convidados…convidados. Existe… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Nelson Junior

Concordo Esteves !
Resumindo a OTAN, e o “Ocidente”, tem razões de sobra para “desconfiar” dos TURCOS, apesar de eles fazerem parte da OTAN…
São expansionistas assim como os Russos

Carlos Campos

tomanos turcos tem interesses na Síria, combatem curdos desde os tempos de Gilgamesh….. caramba onde tu aprendeu história, Gilgamesh se existiu mesmo era do tempo de Noé, e mais uma vez colocando os turcos e otomanos ainda, no meio do bolo

Esteves

Bem…os hititas estão descritos como 2 a 3 mil anos antes de Cristo. Os sumérios narrados na Epopeia também…2 mil, 3 mil anos antes de Cristo.

Gilgamesh Estava em guerra contra alguém. Diz a Epopeia que foram (os habitantes cansados das guerras) pedir uma mulher para Gilgamesh…confusão e inspiração no Éden. Diz a Epopeia que os inimigos de Gilgamesh habitavam antes dos hatitas…idade do bronze.

Turcos são chamados de otomanos porque descendem de Othomam ou Osman. Provável que sejam da Ásia Mongólia tendo se estabelecido no Oriente quando se aventuraram com árabes.

Carlos Campos

isso até que tudo bem, mas você coloca os turcos ali onde não existiam, existia Hititas, Citas, Gregos, Egipcios e etc.

Esteves

Mudaram o nome. Tem Tabajara na França? Tem Guarani na Ucrânia? Teve Tupi na Alemanha? Se depois chamaram de Brasil…paciência.

Madureira, Oliveira…levam esses nomes porque foram rebatizados. O passado hebreu é o mesmo.

A Bíblia narra acontecimentos nessa e dessa região. Juntaram uns por cima e outros por baixo…Esteves não Tava lá pra ver quem comeu os Cananeus.

Aqui os portugueses foram comidos. Logo…além do genoma 1/3 lusitano temos sabor de…de…bacalhau?

rui mendes

Os EUA sozinhos, não podem expulsar nenhum outro sócio da NATO, nem expulsar, nem integrar.
Não podem os EUA, como não podem nenhum outro sócio da NATO, como se viu, no caso de Suecos e Filândeses, onde para aceitar outro país na NATO, têm que ser aceite por todos os sócios e basta um não concordar, ninguém entra.
Ninguém manda sozinho, na NATO.

Carlos Campos

kkkkkk

curioso

prezado Rui Mendes essa é a letra da.lei. Todos iguais. Diplomacia oblige.
Digamos que na hora do vamos ver, o poder de convencimento de alguns é vastamente superior ao de outros.
Poder econômico, político, militar se for preciso. Grana, lábia e porrete. De um dos Nato-boys, em particular. Speak softly and carry a big stick.

Foxtrot

Parabéns Turquia pelo show de inovação em diversas áreas, porta helicópteros de fabricação local, primeira no mundo em uso de drones em grande escala embarcados, armamentos e EW locais etc.
Isso sim para mim é uma verdadeira visão estratégica e um verdadeiro programa estratégico.
Diferente do Brasil e seus programas.

Carlos Campos

enquanto a Turquia ainda tá projetando os EUA já tem o MQ25

Foxtrot

Tá bom.
Mas e nós ?
O que temos ? O que estamos operando nacional ?
A comparação aqui não é Turquia x E.U.A, mas sim Turquia x Brasil (até porque os dois países estão quase no mesmo patamar de desenvolvimento).

Esteves

Desenvolvimento de juros.

Foxtrot

Pois é, como sempre escrevo. A MB deveria dar uma banana para a FAB e buscar a Akaer para junto com Turquia, desenvolver a variante naval do Hurjet para uso tanto turco como brasileiro. Aproveitar o retorno do A-12, modernizar ele (quem sabe junto com os Turcos) e comprar um ou dois esquadrões de Hurjet. Entrar em contato com a Stella tecnologias, Avibras, Akaer, Embraer, Xmobts etc para desenvolvimento de uma variante naval de seus projetos de UAV de alto desempenho. Isso sim são programas estratégicos nacionais, não essa bobeira que andam fazendo. Se gastassem bem o orçamento de defesa… Read more »

Esteves

Marinha é do mar. Aeronáutica é do ar. Banana é da terra. Quando misturam…

Foxtrot

Kkkkkkkk.

Cristiano GR

auauauauauauau kkkkk Tem que rir mesmo desse tipo de comentário típico da síndrome de vira-latas. O Brasil pode e vai ter coisa muito melhor. A Turquia é um país pequeno com população, uma economia, um PIB e um parque industrial muito menores que o nosso. A diferença está na presença de um inimigo milenar ao lado, no caso dos turcos. Aqui a nossa maior rivalidade é no futebol, por isso nunca houve muita preocupação. Mas agora a população já acordou e percebe que as riquezas minerais dos Estados da Região Norte são muito cobiçados por países de fora do continente… Read more »

Felipe Morais

uhum, a população acordou sim. Esquenta não.

rui mendes

Vai dar banho ao cão, deixa de ser mentiroso.
Mais, informação sobre a Turquia, é de borla, sabes lá o que dizes.

Jefferson Ferreira

Não é bem a população que tem que acordar e sim os comandantes das forças… que vivem em realidade paralela, principalmente da marinha!

Thor

Um detalhe importante sobre a Turquia e sua indústria de defesa, que é um diferencial absurdo em relação a nossa realidade: eles têm um fundo de defesa estatal, que recebe recursos das mais variadas fontes (até venda de cigarro…), e que hoje monta 75 bi de dólares, dos quais somente 65% estão comprometidos com projetos em andamento.

Esteves

Isso é bom. Fundo. Mas não aumentando impostos. Fundo criado à partir de recursos obtidos com deleção premiada, confisco de bens, pensões…pensões…principalmente pensões municipais e estaduais…pensões sucessórias que ainda ocorrem…aposentadorias sem teto no legislativo e no judiciário…tem muito lugar pra criar e de onde tirar.

O incremento de impostos no cigarro provocou a elevação dos preços estimulando o contrabando. Uma questão de oferta.

Carlos Campos

eu sabia que existia esse fundo, mas não que era tudo isso, se eles gastarem 5 por cento disso por ano só no desenvolvimento de armas então seria mais de 3,5 bilhões de dólares por ano, isso aqui no Brasil ia dar para desenvolver a versão morteiro do guarani, melhorar o IA2, comprar miras para os fuzis, terminar o MSS1.2, comprar AVTM300 e desenvolver uma versão anti navio, comprar mais um satélite SAR, terminar o projeto do ASTROS com guiagem por GPS, terminar a bomba guiada da MacJee. etc muita coisa mesmo.

Esteves

Precisa correr. A Avibras parou. De novo.

Carlos Campos

Esse drone mostra como a Turquia tá perto da Rússia em questão de design e chegando perto dos outros Europeus, totalmente em copósito, segundo o que um turco me falou é fibra de carbono um tipo de poliéster resistente, assim as junções são mais suáveis e ajuda na descrição, sem os enormes rebites que até o SU57 tem, lembro que o Hurjet teve ajuda estrutural da Atech do Brasil, além de tudo isso tem os sistemas eletrônicos turcos, se não me engano o que tem de não turco é da França, e ainda pode vir a ser substituído no futuro.

Salomon

Não venham reclamar. Nós temos 30 vezes mais dentistas na MB do que a Marinha Turca. Protéticos, arquitetos, laboratoristas, barbeiros, garçons, então, arrasamos.
E O Centro Cultural de São Paulo, na 9 de Julho? Ninguém sabe para que serve, mas é muito mais bonito do que os prédios deles.

Esteves

Eventos, palestras, reuniões e celebrações. Também contam histórias lá.

Camargoer.

Olá Salomon. Talvez o Brasil tenha 30 vezes mais desdentados que a Turquia.

Fernando Vieira

Você me lembrou uma anedota sobre a FEB, que dizia que assim que chegaram na Itália e foram submetidos a inspeção de saúde pelos médicos do Exército Americano o que mais se mostrou necessário nos pracinhas era a extração de dentes.

Esteves

Além das fardas verde oliva semelhantes aos trajes alemães…chegamos na Itália sem os dentes?

Pai Jesus!

Camargoer.

Olá Esteves. Os comandantes do EB queriam enviar 100 mil tropas para combater na Europa, contudo não conseguiram preencher voluntários com o padrão de saúde exigido pelo USArmy. Tiveram que reduzir o padrão (inclusive o número mínimo de dentes) e só juntaram 25 mil. Isso está bem documentado.

Esteves

Professor,

Certa vez…li uma história sobre aventureiros…esses ultramaratonistas…arrancarem certos dentes evitando apresentarem problemas em locais sem recursos. Dor de dente no deserto ou no Alaska…quem quer?

Acho que na guerra também. Pausa no combate pra extrair dente…1/4 da tropa com podridões dentárias…vamos fazer submarinos. É melhor fazer submarinos.

Ponto.

Camargoer.

Ahhh… outra coisa. O Centro Cultural fica na rua Vergueiro. Aquela avenida grande ao lado co CCSP é a 23 de Maio. A 9 de Julho vai em direção ao Tunel que passa embaixo do MASP. Durante o ensino médio, eu estudava muito no CCSP. Assisti muita apresentação musical lá. Tem uma boa biblioteca de partituras também. Na página do CCSP tem a programação. http://centrocultural.sp.gov.br/

Esteves

Av 9 de Julho 4597.

Centro Cultural da Marinha em SP.

https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/centro-cultural-da-marinha-em-sao-paulo/

Camargoer.

Olá Esteves. Verdade. A MB tem um Centro Cultural em São Paulo. Não tive chance de visitar. Não sei o que dizer. Eu era assíduo no Centro Cultural São Paulo na Vergueiro.

Esteves

Sim. Fui lá várias vezes.

Salomon

Prezado, fica na 9 de Julho. Ficou fechado um tempão, não sei se ainda está. Mas é um mistério a razão da compra de um imóvel tão caro.

Esteves

Sério isso? A MB tem tudo isso de dentista?

Salomon

Afora os reformados, tem mais de 300.E ainda tem protéticos, somos a única Marinha do mundo que faz dentaduras.

Salomon
Salomon

O cara entra em 2022 e em 2082 a filha dele ainda recebe pensão.
Mas, terceirizar “fica caro”. Imagine, no Brasil tem locais (Brasília por ex) com excesso de dentistas, que de bom grado assinariam contrato.

Gabriel BR

A Turquia é uma potência industrial com boas relações com o Brasil e uma parceria com os turcos pode contribuir muito para o Brasil.

Esteves

Cooperação. Não muita.

Em comum com os turcos temos inflação, juros e desemprego de dois dígitos.

Gustavo

Precisamos pensar em fragatas antes de pensar em algo do tipo.

Jorge Knoll

Problema da MB não se resolve com 4 fragatas (corvetas na realidade) e limitadas em armas e funções.

Alejandro Pérez

Um belo alvo.