Militares dizem que o sistema de mísseis ‘fortalecerá as capacidades operacionais e defensivas da Marinha de Israel no espaço marítimo’; novos mísseis ‘sea skimming’ são capazes de detectar e destruir uma ampla gama de alvos

As Forças de Defesa de Israel anunciaram a conclusão bem-sucedida dos testes no sistema de mísseis naval antinavio Gabriel 5 no dia 21 de setembro.

Os testes ocorreram em agosto, com a participação da Marinha de Israel e da Administração do Ministério da Defesa para o Desenvolvimento de Armas e Infraestrutura Tecnológica.

A Israel Aerospace Industries fabrica a família Gabriel de mísseis avançados “sea skimming”, capazes de detectar e destruir uma ampla gama de alvos.

Gabriel 5

Construída na Alemanha e adquirida por Israel, a corveta classe Sa’ar 6 foi usada para os testes. Os mísseis foram colocados a bordo do INS Oz, o segundo navio de sua classe lançado em 2019 no German Naval Yards e ThyssenKrupp em Kiel e entregue à Marinha de Israel em 2021.

“A Marinha continua a se desenvolver e mudar diante de uma variedade de crescentes desafios operacionais e mudanças regionais”, disse o chefe do Estado-Maior Naval, tenente-coronel Guy Goldfarb.

“O sistema de mísseis navais Gabriel fortalecerá as capacidades operacionais e defensivas da Marinha no espaço marítimo, em uma variedade de arenas e em uma variedade de tarefas”.

Implantado pela primeira vez por Israel em 1970, a variante inicial do míssil foi desenvolvida na década de 1960.

FONTE: ynetnews.com

LEIA TAMBÉM:

A história do desenvolvimento do míssil antinavio israelense Gabriel

 

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
horatio nelson zhirinovsky

top demais o bichão tem até pitot.

737-800RJ

Essas corvetas são muito, muito bem armadas se levarmos em consideração seu deslocamento de apenas 1.900 toneladas!

Eduardo Angelo Pasin

Cada uma tem uma filosofia de uso.

Henrique

O armamento das Tamandaré será inferior ao da Sigma mexicana.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Henrique

12 mísseis sup-ar só são aceitáveis num cenário dos anos 70, hoje é completamente inadequado.
E com o nosso míssil nacional terá o armamento sup-sup mais fraco que qualquer fragata lançada das últimas décadas. Até os Harpoon da Sigma mexicana tem performance superior.

Esteves

O navio não existe e já criticam.

Esteves

Noveleiros.

elias

começou choradeira .. 8 casulo 4 casulo 12 casulo estes borboletas sao ch4t0s …

Bruno Vinícius

Encher de armamento um navio com baixo eleva o centro de gravidade, reduzindo a estabilidade, além de diminuir o espaço reservado para combustível e comida, consequentemente, diminuí o tempo que o navio pode permanecer no mar. Para operar no Mar Mediterrâneo está ok, mas seria um problema para um navio que pretende operar no Oceano Atlântico.

737-800RJ

Sim, faz todo o sentido. Para o teatro de operações deles cai como uma luva. Dificilmente verão mar grosso. Porém concordo com os colegas acima de que as Tamandarés poderiam ter um pouquinho a mais de dentes.
Uma belonave como o porte dela, com 16 metros de boca e 107 de comprimento, tem espaço de sobra pra mais mísseis antinavio (se não me engano são dois duplos) e lançadores VLS, que aparentemente serão 12, sendo que os canisters, pelo que tenho lido, comportarão apenas 1 míssil em cada célula.

Alexandre Galante

A Tamandaré poderia ter o mesmo número de mísseis antinavio que leva a Meko 200AN da Argélia:
comment image
comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Leandro Mendes

Bom mesmo era ter partido para uma Meko A200 mais enxuta, tipo as da África do Sul.

Glasquis 7

São corvetas, não fragatas. Elas foram desenhadas para esse tipo de TO. Para Oceanos abertos como o Pacífico e o Atlântico, se usam navios maiores.

Esteves

Se não for possível resolver uma crise com a configuração atual das Tamandarés…resta a conversinha.

Glasquis 7

Me referia às SA’AR, não às Tamandaré.

Esteves

Também tentarão decidir na conversinha. Na bala…somente os engajados no debate político.

Salim

Senhores criticar estabilidade sem conhecer projeto e detalhes e muito arriscado em sair besteira. Quando fragatas pifaram, nossas representantes na Costa africana e no Líbano eram nossos Napaoc . Seria muito mais interessantes para defesa da Costa Napaocs armados como as nossas futuras Tamandares e fragatas pesadas de 6 Ton com armamento pesado e em quantidade. Estes Napaocs serviriam como escolta capaz em época de paz e em conflitos de baixa e média intensidade. Deste modo teríamos mais vasos capazes operacionais e com custo operacional menor

Agressor's

Um país que despreza a educação e o desenvolvimento tecnológico, científico e industrial está fadada ao fracasso. Países como a China e Israel são exemplos de que a educação venceu…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Esteves

“Barcos lança-mísseis Saar 1 equipados com o míssil antinavio Gabriel. Em 1960, quando a liderança naval israelense foi confrontada com a tarefa de tornar relevante um serviço militar obsoleto, uma ideia a longo prazo foi proposta – adaptar um míssil guiado a barcos de patrulha. Anos mais tarde, após contratempos e avanços políticos e técnicos, o projeto triunfou.” Quando começaram havia guerra. Guerra contra países próximos. Países próximos nutridos pela ex URSS. Tratar guerra tecnológica contra russos ainda que assessorados por alemães foi uma tarefa. Outra tarefa foi vencer a guerra nas fronteiras. Juntamente com o míssil desenvolveram os barcos.… Read more »

Glasquis 7

Imagina a alegria do leque de usuários desses mísseis.

Na região existe na versão MK II com 36 Km de alcance, justamente nas SA’AR IV… Um ótimo míssil para emprego em regiões de fiordes.

Uma pena a imagem não mostrar o lançador.

Last edited 1 ano atrás by Glasquis 7
Burgos

Sugestivo o nome Gabriel:
Arcanjo, “O mensageiro de Deus”, conhecido como o anjo da morte 💀
Aquele que leva a boa nova 🤔
Será? 😏

Burgos

Não vou entrar no mérito da questão.
Pois não é esse o foco do assunto.
Mas que posso lhe adiantar em que algumas religiões ele é tratado com Anjo e outras como Arcanjo, mas a definição de sua missão para todas as religiões são basicamente quase as mesmas👍
Saudações !!!

Bueno

 Burgos, entrando na área teológica , Angeologia.. de toda forma são soldados de outra dimensão! 😉     Uma linha teológica afirma que Arcanjo é categoria / Patente de um anjo, de um ser angelical do exército celestial, um comandante de um exército angelical… Pelos relatos bíblicos, existem mais de um Arcanjo, porém o mais conhecido e nominado é Miguel.   Daniel 10:12-13 Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes( ACF) , um dos príncipes supremos( King James)   Em breve nós teremos a… Read more »

Lúcio Sátiro

Exatamente. Além do que, no livro de Ester e em Apocalipse além de Tobias fazem referência à 7 anjos de grande poder que assistem diante do Altíssimo.

Esteves

Anjo é um. Arcanjo é um superior. São diferentes. Ou foram.

Esteves
Esteves
Theo Gatos

A Bíblia não é o único livro que deve ser usado de fonte para esse tema específico… A religião judaica é muito mais antiga do que a organização do que nós chamamos hoje de Bíblia e muitos dos seus livros não estão contidos no que os católicos juntaram no velho testamento (claro que há sobreposição)…

Isso não desmerece seu comentário e muito menos a Bíblia, apenas que talvez existam outras fontes tão válidas ou talvez até mais do que a Bíblia para a “mitologia” (uso da palavra com licença aqui) judaica…

Sds

Esteves

Isso.

Livros sobrepostos.

Salim

Mais um blog Poder Bíblico messiânico. Daqui a pouco vão propor uma carranca nas Tamandares.

Lúcio Sátiro

Isso é conversa fiada. Não há nenhuma informação bíblica que embase sua afirmação de que só haja um arcanjo.

Esteves

Arcanjo é um anjo acima. Um anjo superior. Diferentemente de anjos que foram mais de um, arcanjo é uma unidade. Sendo um é o próprio Pai, o Filho e para por aí.

Arc. Como Esteves…sempre renascendo porque Foi e É único.

Salim

Alguem tem spec dente Missil?

Fabio Araujo

OFF – Parece que o submarino S-606 Perle que tinha sofrido um incêndio em 2020 sofreu um novo princípio de incêndio nesta Segunda!
https://www.lefigaro.fr/faits-divers/intervention-des-pompiers-pour-maitriser-un-sinistre-sur-le-sous-marin-nucleaire-perle-20220926

Last edited 1 ano atrás by Fabio Araujo
Esteves

Malditos cozinheiros.

Bueno

kkkk
 Atenderam o pedido, não pode ficar arrependido, banana flambada

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Esteves

Deixa disso. Foi fogo na cozinha.

Aéreo

O Gabriel foi ofertado pela IAI para a MB nos anos 80, como míssil antinavio a ser utilizado nas fragatas classe Inhaúma. Na época seria a versão MK-III com até 60km de alcance em um programa de licenciamento de tecnologia para produção local. O negócio não foi adiante por dois motivos: as vantagens técnicas da versão MM-40 do Exocet em relação ao míssil israelense e também por questões politicas já que naquela época o Brasil possuía grande proximidade geopolítica com Iraque, Arabia Saudita e Líbia, clientes da indústria de defesa nacional. Esta família de misseis além de atender as necessidades… Read more »

Esteves

Existe um destaque na matéria sobre o desenvolvimento e a implantação ter acontecido nos anos 1960/70. Isso mostra que o aprendizado e a operação dessa arma não são rápidos?

Em 2021/22 voltamos a fazer negócios com os árabes. Essa proximidade/acordos distanciam o Brasil dos israelenses?

Portfolio de exportação. A MB menciona como um ponto forte do desenvolvimento do MANSUP. Dizem que existem clientes potenciais sem deixar claro, por óbvio, o tamanho do mercado. Temos esse expertise?

Caetano da Providência Araújo Neto

Não consigo entender como um país como o nosso, com tantos recursos naturais, não tem sequer um sistema de defesa antiaérea

João Carlos

Mas temos os melhores canapés de lagosta do mundo… Prática não nos falta.

Esteves

Jogo do empurra. O EB empurra pra FAB porque é aéreo. A FAB empurra pro EB porque lança da terra.

Lúcio Sátiro

Isso para mim deveria ser totalmente proibido, assim como a ridícula e criminosa novela de quem tem o direito de operar aviões e quem pode operar aviões nos porta aviões do Brasil.
Eu colocava militares que levantam esse revanchismo na cadeia por esse tipo criminoso de disputa que só faz enfraquecer as forças.

Glasquis 7

Ambas forças deveriam operar sistemas de defesa aérea. Aliás, até os fuzileiros precisam ter capacidade de negar espaço aéreo ao inimigo.

Esteves

Outro debate antigo sobre as atribuições. Durante anos e anos convivendo com o ciúme do desejo marinheiro de voar…por que será que marinheiro quer sair do mar…ainda há esse.

Míssil sai do chão é atribuição do EB. Míssil voa é da FAB. O resultado é nada.

Encontraram solução orgânica para a MB. Se o meio voador Estiver embarcado pode operar no mar.

Talvez um míssil com rodas para o EB e outro com…com…penas, ops, asas para a FAB.

Como diz e disse o Almirante…sem mágoas. Tá, ok.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Henrique

A solução seria ter um mindef forte e capaz para tocar os projetos, mas sabe como é, o Brasil não avança.

Glasquis 7

Se assim for, nem balas o EB pode usar… Elas não se arrastam até o alvo, elas voam.

Esteves

Como disse e ainda diz o Almirante…

Se o alvo Estiver em terra é do EB. Caso Esteja, o alvo, no ar, pertence à FAB. A MB deve aguardar nas águas.

Quem acertar primeiro deve ir ao Cartório registrar os direitos.

O Almirante é sabido.

Bruno Vinícius

Recursos naturais não são o fator determinante para riqueza. O Brasil carece de uma cultura democrática, de respeito às instituições, empreendedora e de busca pela educação. Isso sim é a coisa verdadeiramente importante para a prosperidade de uma nação.

Henrique

OFF – torpedos anti-submarino podem ser usados contra navios de superfície?

Bosco

Henrique,
Se se refere a torpedos leves lançados por navios, helicópteros, aviões e mísseis, não. Eles são exclusivos antissubmarinos.
Apenas os torpedos pesados lançados por submarinos é que têm função dupla.

Henrique

Obrigado Bosco. Sim, me refiro a torpedos leves, tipo Mk 46 e MU90.

Heinz

Seria muito bom se a MB fizesse um vídeo assim, do lançamento do MAnsup, atingindo o alvo.
Seria um deleite para nós, meros espectadores.

Esteves

Tem que esperar acontecer pra mostrar.

Luiz Floriano alves

Missuk e eketronica embarcada em vetores bavais velozes. Esse o presente e futuro. O velho e bom 40 mm. vai para o museu,

Esteves

Míssil brasileiro. Míssil brasileiro. A educação é soberana.

https://youtu.be/QoWLEbyIUYs

Marcos Borges

Isso que é um teste de míssil antinavio, tem que acertar o alvo, não é passar próximo.