O Comando Central dos EUA e autoridades israelenses estão culpando o Irã por um ataque na terça-feira (15/11) a um petroleiro ligado a um bilionário israelense na costa de Omã.

O petroleiro Pacific Zircon estava a 150 milhas da costa de Omã quando o que as autoridades dos EUA descreveram como um veículo aéreo não tripulado atingiu o navio por volta das 22h hora local, de acordo com o CENTCOM.

“No dia 15 de novembro, aproximadamente às 22h no Golfo de Omã, um veículo aéreo não tripulado de fabricação iraniana realizou um ataque contra o Pacific Zircon, um navio-tanque comercial de bandeira liberiana”, disse o CENTCOM em comunicado. “Embora tenha havido danos à embarcação, não houve vítimas. A exploração dos destroços que atingiram a embarcação revela que era um drone de ataque unidirecional da série Shahed.”

O destróier USS The Sullivans (DDG-68), o navio de patrulha costeira USS Chinook (PC-9) da classe “Cyclone” e um avião de patrulha marítima P-8A Poseidon, além da fragata HMS Lancaster (F-229) Type 23 (classe “Duke”) da Marinha Real do Reino Unido, foram para a área após o incidente.

“Estamos em comunicação com a embarcação e não há relatos de feridos ou poluição. Toda a tripulação está segura e contabilizada”, diz um comunicado do proprietário do navio-tanque Eastern Pacific Shipping – do bilionário israelense Idan Ofer.
“Há alguns pequenos danos no casco da embarcação, mas nenhum derramamento de carga ou entrada de água.”

Em um comunicado ao USNI News, o comandante do CENTCOM, general Michael Kurilla, disse: “este ataque de Veículo Aéreo Não Tripulado contra uma embarcação civil neste estreito marítimo crítico demonstra, mais uma vez, a natureza desestabilizadora da atividade maligna do Irã na região”.

Uma autoridade israelense não identificada disse à agência France-Presse que os iranianos usaram um drone explosivo Shahed 136 no ataque como parte de um esforço para interromper o início do torneio de futebol da Copa do Mundo no Catar. O Irã está vendendo Shahed 136 para a Rússia para uso na invasão da Ucrânia.

O drone com asas delta é semelhante ao que matou duas pessoas a bordo do navio-tanque Mercer Street, na costa de Omã, no ano passado. Em uma investigação do incidente, o CENTCOM determinou que um drone kamikaze foi carregado com explosivos de nível militar e lançado do Irã.

O Irã não assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Drone Shahed 136

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Romão

Solução iraniana para ter algum poder dissuasório sobre os vizinhos e algum poder de barganha numa mesa de negociação com as grandes potências: — Mísseis de médio e longo alcance derivados de projeto soviético; — Drones com motores de motocicleta. Solução do almirantado brasileiro para o tal “poder dissuasório” e “projeção de força”: —Porta-aviões de segunda mão (já encaminhado para o desmanche); —Submarino com propulsão nuclear (alguém acredita?); —Porta-Helicópteros sem sistema CIWS e sem escolta (alvo gigante). Se a nível estratégico somos isso, fico imaginando como seria o desempenho, a nível tático, das forças armadas brasileiras em caso de conflito… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Romão
Mensageiro

Triste. Não dominamos nenhuma fabricação de navios para exportar. Tipo no ar tem o Kc390, em Terra astros, guarani. E na água? Almirantado ta dormindo

Carlos Gonzaga

Caro Romão. Você deveria se informar melhor. O CIWS Atlântico é executado por duas torres com canhões Mk44 Bushmaster 30mm que foram instaladas onde originalmente estavam os Phalanx. Essa solução também existe nas Amazonas mas em calibre 25mm. Esse canhão Bushmaster é o mesmo utilizado nas torres UT30br. É tem sido adotado por outras marinhas em calibres variando de 25 a 35mm. Essa é uma alternativa mais barata de comprar e manter com um desempenho bastante eficiente. À internet está cheia de exemplos é só pesquisar um pouca. Abraço.

Romão

Caro Carlos, não se faça de bobo. Bushmaster não faz o que o Phalanx faz, nem aqui e nem na China. Não insulte a inteligência dos confrades. Abraço.

Willber Rodrigues

Se esqueceu da melhor parte:

Ter um esquadrão (???) de meia dúzia de A-4 (!!!) que nunca tiveram nenhum míssil anti-navio integrado ( coisa que até os argentinos já tinham a 40 anos atrás ), se contentando com canhão e bomba burra, e jurando por Deus que isso dá dissusão num conflito moderno.

Romão

Ah sim, tinha esquecido do famigerado esquadrão de A-4, pra tirar fotografia.

H.Saito

Quantos BILHÕES irá custar para comprar e manter uma frota?
Há entre civis e políticos quem não queira dar dinheiro para os militares, e com isso só resta comprar o que puder para manter o conhecimento técnico possível.
Veja o caso dos argentinos que provavelmente nem saberiam operar um porta aviões se ganhassem um.

Willber Rodrigues

Defesa está entre as 5 maiores verbas do país.
Mas a Defesa é uma das que mais gasta com soldo, pensão e pessoal, embora os militares que aqui comentem odeiem qualquer um que toque nesse assunto.
Não ouse dizer que “não tem dinheiro”, ou que a Defesa BR só irá pra frente quando tivermos 2% do PIB pra Defesa, que isso é um acinte, e não funciona mais.

H.Saito

Quanto custa um porta avioes novo?
Mais de U$ 5 bilhões de dólares só pelo porta aviões, sem os aviões., e quantos U$ BILHÕES custa uma frota de escolta?
Para comprar uma frota precisaria no mínimo U$ 15 BILHÕES, que político de esquerda quer gastar isso?

Willber Rodrigues

Pra início de conversa, uma marinha que não tem nem navios de patrulha suficiente, só tem 3 caça minas defasados, tem um n° pífio de escoltas anteriores a Guerra das Malvinas e que não tem valor militar NENHUM no teatro de guerra moderno e que ignora a aviação de patrulha, ao mesmo tempo em que gasta tempo e $$$ com meia dúizia de A-4 pra jogar bomba burra, a ÚLTIMA coisa que ess “suposta” marinha deveria pensar era em ter NaE de 5 bilhões…. Não consegue nem fazer o básico, e quer bilhões pra NaE,subnuc e caças embarcados? Já disse:… Read more »

Lira

Se um dia tivermos 2% do PIB na defesa, quem dúvida que esse aumento não vai para o bolso dos militares?? Não importa se são 2%,3%,4% se gastarem 90% com pessoal, vai da na mesma. TEMOS que ter algum limite com gasto de soldo, pensão, aposentadoria etc. Vemos uma Força desequipada, que passa mais tempo dando comunicados político, defendendo aposentadoria especial e pensando que é um “poder moderador” se achando os guardiões do bom moral e costumes. Por essas e outras temos tantos projetos mal acabados, desfeitos, incompletos, com escolhas muito fora da realidade. O que temos no Brasil é… Read more »

Willber Rodrigues

Bixo, na atual estrutura, se você desse HOJE toda a fortuna das 3 pessoas mais ricas do mundo pra MB, no ano que vem, nessa mesma data, ela diria que não tem dinheiro, que seus projetos tiveram que ser paralisados por falta de verba, e que não tem grana pra operar direito, e iria no Congresso chorar por MAIS verba.

Romão

“… e com isso só resta comprar o que puder para manter o conhecimento técnico possível.
Veja o caso dos argentinos que provavelmente nem saberiam operar um porta aviões se ganhassem um.”
.
Sabe o que eu acho engraçado ?
O engraçado é que a MB “ganhou” um porta-aviões e também não sabe operar. Não soube operar, não soube manter, não soube reformar e não está sabendo se livrar dele.
“Conhecimento técnico” realmente foi muito boa! Agora conta a do português, do britânico e do francês que estão num avião em queda livre.

Willber Rodrigues

E nem pode-se usar a “desculpa” de que a MB não tinha experiência com NaE, pois tivemos o Minas Gerais por décadas.
É só ver a quantidade ( pífia ) de dias em que o São Paulo realmente navegou e operou enquanto estava na ativa.
Nem o Monitor Parnaíba, com quase 100 anos nas costas, passou tanto tempo atracado como o São Paulo.

Romão

A MB é tão competente que conseguiu afundar um submarino (com meia vida pela frente, pelos padrões sul americanos) atracado do cais. Já ouviu falar em submarino tonelero ? É surreal!

Romão

Há entre civis e políticos quem não queira dar dinheiro para os militares”
.
Você deve estar de brincadeira… Não é possível!

sucram rasec

Para eles ficarem brincando de ditadores?

Mars

Eu acho que uma das forças deveria olhar com mais atenção e investir em drones suicidas, tipo o Harop. Já deram bons exemplos que são efetivos. Curiosidade, depois que o São Luís bateu na ponte, eu acabei encontrado notícias de mais embarcações abandonadas na baía de Guanabara e uma delas me chamou atenção, um petroleiro da Transpetro chamado Irmã Dulce. A notícia informava que era uma embarcação tipo Panamax que não estava finalizada e tinha adernado no estaleiro Mauá. Eu não encontrei nenhuma outra informação se já teriam estabilizado a embarcação ou seu estado atual. Alguém tem essa informação? Ademais… Read more »

Nemo

Caro Mars, pelo porte do Irmã Dulce ele seria grande demais para servir como navio tanque da MB.

Mars

Grato Nemo!

Marcos R

não demora tem iraniano reclamando de ataque israelense a alguma embarcação, não vistosa passar em branco esse tipo de agressão.

Last edited 1 ano atrás by Marcos R
sucram rasec

Israel está babando para atacar as instalações nucleares do Irã.

Red Pill - 红色药丸

E vai continuar babando, o Iran hj é uma potencia militar, não o Iraque de Osirak…

Luis Carlos

Se um petroleiro desses afunda, o Ocidente entra em colapso.