Representada pelo seu presidente CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas, a NUCLEP, empresa criada para atender o Programa Nuclear Brasileiro e única Indústria Nacional capacitada à construção e manutenção dos equipamentos nucleares mais estratégicos do Brasil, demonstra mais uma vez sua força e valor ao fazer parte da Delegação Brasileira que participa hoje (21) e amanhã, na Rússia, da ATOMEXPO 2022.

O Fórum Internacional ATOMEXPO, promovido em parceria com a Rosatom, é o principal evento da indústria nuclear mundial. Realizado anualmente, é a maior exposição e plataforma de negócios para discutir o estado atual da indústria nuclear e definir tendências futuras.

A Delegação Brasileira é liderada pelo presidente da ENBPar, VA (RM1) Ney Zanella dos Santos, e composta ainda pelo do Diretor da INB, Rogério Mendes Carvalho, acontece no Parque de Ciência e Arte de Sirius, primeiro território federal da Rússia localizado na costa do Mar Negro, e conta como Conselheiros anfitriões o VP da Rosatom da América do Sul, Ruan Nunes e o Assessor Estratégico, Sergei Krivolapov.

A viagem se dá à convite da Rosatom após a assinatura em setembro, durante a 66ª Conferência Geral da IAEA, em Viena, Áustria, de um memorando com a ENBPar que busca cooperação para estimular energia nuclear segura no Brasil e Rússia.

O Fórum, frequentado por executivos das principais empresas que trabalham na indústria nuclear global, agências governamentais, organizações internacionais e não comerciais e especialistas de renome,

oferece uma grande oportunidade para networking, contatos e assinatura de convênios e contratos de parceria.

Para o presidente CA (RM1) Seixas, o evento é uma oportunidade ímpar para que a NUCLEP possa se aproximar ainda mais da Rosatom. “Tenho a perspectiva de fomentar uma parceria em que a Rosatom utilize a nossa NUCLEP como uma fábrica de componentes pesados para a América Latina. A Rosatom, por exemplo, tem a tecnologia para os Small Reactors (SMRs). A minha proposta será no sentido de que possamos fabricar os SMRs em nossa caldeiraria, baseados nos projetos desenvolvidos pela Rosatom”, afirmou.

Na próxima quarta-feira (23), a Delegação estará em Moscou onde visitará as instalações e fará reuniões na sede da Rosatom.

DIVULGAÇÃO: Comunicação NUCLEP

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Humberto Milego

Temos que nos preocupar, aqui no país, com possíveis retaliações da Ucrânia e/ou aliados?!

Joelson

Pode ser simplório o raciocínio, mas para sermos grandes, temos de andar com grandes e se for o caso peitar os grandes, se não seremos eternos vira latas.

Henrique

> temos de andar com grandes
> Rússia

Escolhe… Os dois não dá….

Luis Carlos

O título do artigo te dá a resposta.

francisco Farias

Quem leu o livro “A GRANDE FOME DE MAO” ficou sabendo que a China só é uma grande potência porque se encostou na Russia. Até a tecnologia da bomba atômica foi repassada para os chineses.

RPiletti

Em se tratando de “nuclear”, Rússia é grande.

Willber Rodrigues

Tio Sam provavelmente não vai gostar…
Mas, como disseram abaixo, já passou na hora da gente fazer o que devemos fazer, com quem quisermos, e peitar quem achar ruim, e fazer valer nossas decisões.
Se essa parceria com os russos for benéfica pra nós e nosso programa nuclear, vamos em frente.

Luis Carlos

O Mundo gostou desse esporte: Contrariar o Tio Sam.
Bem-vindo à NOM.

Rui Mendes

A ver pelas bandeiras, poucos são os que estão se juntando c os Russos e mesmo os que se juntam, é por interesses materiais, mas cada país é livre de escolher com quem se dá.

Pedro

Quais retaliações a Ucrânia poderia aplicar ao nosso país? Sequer consegue tomar conta de seu território.

Rui Mendes

Pelos vistos consegue, pelo menos da maioria e para quem dizia, que cairia em pouco tempo, não está mal.

Carlos Campos

da Ucrania não, pau mandada saiu do acordo de foguetes por pressão dos eua, agora os EUA vão querer barrar isso de certeza, a agencia de energia nuclear da ONU, esta avaliando rápido o repasse de um reator nuclear com urânio enriquecido a 90% para a australia, mas tá lenga lenga com o nosso reator de 7% de urânio enriquecido.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Allan Lemos

Bem lembrado, eles nos deixaram na mão, mas de qualquer forma o Programa Espacial Brasileiro nunca foi levado a sério pelas autoridades, é só ver que há anos a parceira com a Alemanha não evoluiu para nada além do VSB-30.

Underground

Conta direito a história:
A tecnologia usada pelos ucranianos era americana, com salvaguardas. Para o Brasil usar essa tecnologia, tinha que assinar também. Simples assim.
Não quer, desenvolve e para de chorar!!!
Mas não eram os franceses que iriam nos ajudar?

Allan Lemos

A tecnologia era soviética, a diplomacia americana atuou diretamente para que a Ucrânia não a repassasse ao Brasil, queriam apenas que o Cyclone-4 fosse lançado aqui e só isso.

Underground

Acórdão do TCU apontou que os foguetes ucranianos utilizassem peças e componentes dos Estados Unidos, o que obrigaria a um acordo de salvaguardas tecnológicas. O termo foi assinado, mas não foi ratificado pelo Congresso Nacional e foi tirado de pauta em 2016, a pedido do governo.

Machado

EUA não são nossos aliados. São nossos concorrentes/adversários comerciais. Eles farão de tudo pra nós deixar onde estamos, seja boicotando, sabotando, corrompendo, subornando etc. Não querem um novo concorrente como a China se tornou. Eles sabem do nosso potencial então já matam logo no começo antes de se tornar ameaça

Last edited 1 ano atrás by Machado
Underground

O Mundo inteiro cresce, desenvolve, vai para frente, mas os americanos só tem preocupações com o Brasil, o gigante adormecido. Assim foi com o Japão, Coreia, a própria China.

Slow

Olha o tamanho e as riquezas que o Brasil tem, os EUA ajudou Japão e Coreia pq sabe que os 2 vão continuar de baixo dos seus braços ..

Nativo

Quem mais no sabota são os nossos desgovernates. Vide Bolsonaro era PRO EUA enquanto Trump estava no poder, ele perdeu o sujeito se tornou ANTI EUA, agora temos o Lula pro EUA como Biden, se Trump voltar se torna ANTI EU, tem como eles confiarem no Brasil?

Hans

Pq vc acha que eles querem a turma da carreta furacão,olha que essa turma do atraso e do caos querem colocar como ministro da economia Haddad rs.

Rui Mendes

Pelo que constava, a França ia ajudar no casco, o reactor diziam que era 100 por cento Brasileiro, mas pelos vistos, terá ajuda Russa.

Marcos R

o reator já está em construção, dia montagem em Atenas teve início no mês passado.

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Não acredito que terá algo russo no nosso reator submarino, pois incompatível com a tecnologia ali usada, mas que teve muita ajuda comprada da França, teve, só não mais por falta de dinheiro.

Renan

Alguma coisa falta na tecnologia nuclear brasileira pois faz tempo que está tentando uma parceria na área do reator, os EUA não quis, frança só ajuda na parte não nuclear, acredito que seja alguma coisa relacionado ao aço.
O Brasil irá startar a obra de Angra 3 no início do ano. E esse parece o pano de fundo para adquirir o que é necessário para terminar o reator do submarino.
A visita do presidente do Brasil a Rússia tem alguma coisa a ver com o setor nuclear.
Vamos saber daqui 4 ou 5 anos, quandro as notícias começar a aparecer.

Fabio Jeffer

Retaliação da Ucrânia? Só pode tá de brincadeira

Carlos Campos

A minha proposta será no sentido de que possamos fabricar os SMRs em nossa caldeiraria, baseados nos projetos desenvolvidos pela Rosatom”, nossa é proposta é uma das melhores coisas que aconteceram esse ano, a energia nuclear é a mais limpa e menos precária que qualquer outra.

Luis

Finalmente o Brasil vai ter submarino nuclear, com ajuda da Rússia.

Underground

Antes do reator, antes do submarino, o pessoal tem de entregar o legado da Copa. Da Copa que teve aqui no Brasil.

Renan

Explica por favor o que você quer dizer com isso?

Underground

Cara, o pessoal aqui fica passando pano e tentando achar um culpado para nossa própria incompetência.
A MB e o Governo brasileiro decidiram projetar um submarino nuclear, criaram justificativas para contratar a França como parceira sem licitação e não previram que não sabiam projetar um reator nuclear.
Posto isso, também criaram justificativas para.uma Copa do Mundo, com.lromessaa de um legado. Cadê o legado? Provavelmente os estdunidenses do Norte impediram.

Renan

Vamo falar de legado. No ponto de vista que 58% da mão de obra do Brasil na época das contratações eram analfabeto ou analfabeto funcional. Que todos depende de renda de trabalho braçal. Pesquisa quantos funcionários foi necessário para construir tudo o necessário para a copa do mundo! ( Quase 1 milhão) 1° legado geração de renda a pessoas com baixo nível escolar. Veja o caso do Corinthians nunca teria condições de ter um estádio passou a ter um moderno. Acredito que o Palmeiras só fez o dele para não ficar para trás em relação ao Corinthians Alguns meios de… Read more »

Hans

Arena fonte nova ,o previsto era 70 milhões e saiu por 2 bilhões e ficou por isso mesmo. A turma da carreta furacão tá doida para meter a mão e nos transformar numa economia a la Argentina Venezuela.
Pobre Brasil com um povo parvoo e insipiente,o preço dessa burrice será altíssimo dessa vez

Tutor

Ou pedem uma ajudinha aos russos, ou nosso submarino nuclear vai ficar para 2080, se sair.
Esse é momento, todo mundo bravinho com os russos, eles carentes de “amiguinhos”.

ChinEs

A Russia ja ofereceu a sua tecnologia nuclear para os seguintes paises : China, India, Coreia do Norte, Iran.
Nada mais natural do que o Brasil fazer parte dessa lista… Os EUA ja ofereceram a sua tecnologia nuclear para os seguintes paises : UK, Australia, Israel, Franca, Paquistao.

Rui Mendes

A França desenvolveu por si, tás bem enganado, tudo que a França tem de nuclear é Made um France e mesmo os Britânicos, também desenvolveram por si, mas têm a tecnologia dos mísseis balísticos em programas Americanos, mas o principal, a ogiva nuclear é Britânica, embora também tenham tido ajuda Norte-Americana no reactor dos seus submarinos Astute, masa França nunca teve ajuda de ninguém, porque nunca quis, mas se formos falar nisso, os EUA também tiveram ajuda dos Alemães.

Underground

E os alemães tiveram ajuda dos extraterrestres.

Renan

this is true i watched the movie

naval762

Que furada hein! Vão se juntar com párias internacionais e criminosos de guerra? Daqui a pouco a Nuclep vai buscar parcerias com a Coréia do Norte.

Mirão

Você tá assistindo muito CNN garoto.

Heinz

Pow cara, eu não concordo com a invasão russa a Ucrânia, espero que tomem ferro lá.
Mas nós também temos que ser pragmáticos, amigos, amigos, negócios a parte. Podemos obter muitas vantagens negociando com os russos.

Renan

Exatamente

suTERMINATOR

Rosatom já é parceira do Brasil há anos.

Adriano Madureira

” Que furada hein! Vão se juntar com párias internacionais e criminosos de guerra? Daqui a pouco a Nuclep vai buscar parcerias com a Coréia do Norte”. Saia da bolha amigo ! Deixe de viver em Nárnia e venha para o mundo real, onde países tidos como democráticos, defensores da vida e dos direitos humanos , apesar da pose e da bela roupa, são tão sujos quanto pau de galinheiro… Oque não falta nessa comunidade internacional, nos países do G-7 ou G-20, são criminosos de guerra, portanto se a Rússia criminosa de guerra tiver algo concreto para oferecer a nosso… Read more »

Luis Carlos

Se os ´parias’ estão dominando tudo, melhor não remar contra a maré.

Fabio Jeffer

Quem decide quem é pária internacional são os EUA e seus capachos e não realmente as atitudes de cada país. Aliás os próximos párias poderemos ser nós

Inimigo do Estado

Ah tah, e os EUA, RU, França, são todos santinhos que em suas guerras só mataram os homens maus. É cada uma….

Renan

Procura saber uma história de um agente do Mossad que acabou com o programa nuclear do Iraque aqui no Brasil. Lê também quem mais comprou produtos militares nacional. A não esqueça de ver quem o Brasil iria apoia na segunda guerra se não fosse pressionado militarmente pelos EUA Aí vc irá entender porquê um presidente cometeu suicídio. Pq o A140 veio sem defesa de ponto. Pq o nosso veículo lançador de satélite com capacidade de se tornar um ICBM explodiu na base matando todos os engenheiros. Pq o míssel anti radar do Brasil não pode ser fabricado. Porque a Engesa… Read more »

Marcelo

Isso ai,agora é tentar parceria com os russos,porque com os yankees nao vai ter cooperação na área nuclear !!!

Neto

A tecnologia nuclear inicial fora alemã, o submarino Francês… a tecnologia era pra ser nossa… vão lá na Russia em Guerra…
.
É um planejamento legal…

Neural

Mais um passeio pago com dinheiro público.

Adriano Madureira

se trouxer algo de bom meu caro, eles poderiam ter feito a viagem até mesmo de primeira classe no concorde caso esse ainda voasse, desde que trouxessem vantagens ao país.

Carlos Campos

Que tecnologia alemã e francesa. Alemanha ia nos repassar tecnologia. Mas os EUA não permitiu. Nós deram um reator obsoleto que não servia pra muita coisa. A França só ajudou com o sub nada de tecnologia nuclear

Henrique

Tutorial de como travar o próprio programa nuclear kkkkkk

Brasil sempre fazer o Ç3rtu

RPiletti

Por qual motivo? O programa vai travar se não houver parceria com alguém.
Se os ocidentais não querem a parceria com a Rússia, eles que nos ajudem. O recado foi dado, o programa irá seguir com ou sem os ocidentais.

Henrique

ninguém vai fazer parceria… ninguém da segredo militar nuclear pra outro… Rússia ta enrolando o Brasil pra tentar salvar o c* dela depois da m** que o Putin fez
.
tu acha que pro clubinho atômico interessa ter mais um lá com bombinha…
adoram repetir aqui que “países só tem interesse e querem usar os outros”, mas quando isso está acontecendo os caras fazem questão de se fingir de cego pq atende a fantasia.

Slow

Vide Irã né ? 😂😂😂 adiantou ?

Henrique

boa.. vamos ser como o Irã né… Como o irã ta hj?

guerra civil provocada por um governo de maluco… excelente exemplo de país…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Underground

Brasil a partir de agora negociando formalmente com um Estado terrorista.

Meireles

Se o Brasil tivesse firmado parceria com a Rússia há umas três décadas atrás nós já teríamos mísseis guiados de longo alcance a muito tempo, nos deixamos ser enganados, e boicotados pelos alemães, italianos, ingleses, portugues, americanos, e etc… Agora a MB está seguindo o caminho que já deveria ter seguido há algumas décadas atrás, estou torcendo pela nossa MB, a MB está indo buscar na Rússia a tecnologia sensível que a França não quer transferir, essa equipe que está na Rússia é fera, estamos no rumo certo, se tem um país sério em transferência de tecnologia, esse país é… Read more »

francisco Farias

O Brasil tem que se associar àqueles países que estejam dispostos a repartir seus conhecimentos. Países que só querem explorar nossas fontes de matéria prima não traz nenhum ganho.
Desde a proclamação da republica que o Brasil é o “parceiro amigo” dos Estados Unidos, porem até agora não ganhou nada com isso.

Esteves

Fins pacíficos. Ninguém vai construir bomba, míssil, submarino nuclear de verdade, armas táticas. Nada disso.

https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/enbpar-e-rosatom-buscam-cooperacao-para-novas-fontes-de-energia-verde/MemorandodeEntendimentoENBPareROSATOM.pdf

RSmith

Existe um velho ditado que creio seja bem oportuno aqui… “Se deitas com um Cachorro… a probabilidade de acordar com pulgas é grande!” … pois é, depois, quando vier as “consequências” pois elas viram, de uma forma ou outra…. não reclamem…

Carlos Campos

Pois é parece que os EUA também é pulguento. Afinal usa urânio enriquecido na Rússia

Renan

Vamos ver : Síria um país soberano. A ONU não solicitou nenhuma intervenção militar na Síria. A Síria só solicitou apoio russo. O que os EUA foi fazer na Síria? Acampamento militar EUA apenas onde tem refinaria de petróleo. Estado islâmico recua para o lado americano na Síria. Os EUA fizeram entregas militares por vias aéreas ao estado islâmico cercado na Síria. E afirmou que foi um erro de cálculo. Quem tem sangue nas mãos e pulgas no corpo? Agora olha os mais de 160 conflito americano na história e veja se foram éticos em todos? Veja também as armas… Read more »

Marcelo Baptista

Uma das opções de negócios é a Nuclep ser uma fornecedora de equipamentos.
Por que haveria sansões? Nesta opção não há nenhuma transferência de informações sigilosas, apenas a adequações aos padrões e requisições russos para fabricação de componentes, coisa que a Nuclep já faz com os equipamentos do SBN.
Há ideia é a Nuclep ganhar escala, e a Rosaton economizar no custo final do componente.
Apenas business.

Matheus

Exato, risco da empresa sofrer sanções é zero, simplesmente porque a própria nuclep tem seu próprio equipamento para fornecer.

Alexandre

Ótima notícia! Espero que Núclep e Rosatom celebrem bons acordos. O Brasil precisa ser pragmático em seus acordos políticos/econômicos.

João Adaime

Cavalheiros, tenho algumas dúvidas de leigo:
1) O Brasil não está desenvolvendo com a Argentina um pequeno reator? Algo como o Small Reactors?
2) Um reator do tipo em questão não poderia funcionar como AIP nos nossos submarinos classe Riachuelo? Não seria para propulsão, que ficaria a cargo dos motores diesel, mas para carregar as baterias sem precisar usar snorkel. Ou mesmo substituir as baterias. E forneceria eletricidade para uso interno.
Enfim, deixo as questões com os especialistas e desde já agradeço se alguém respondê-las.

Esteves

1) Não. O Reator Multiproposito Brasileiro será um reator civil para produção de radioisótopos. Medicina nuclear. Não tem aplicação militar além da pesquisa.

2) Não.

João Adaime

Obrigado pelas respostas Esteves
Abraço

Henrique

AIP não faz sentido pro Brasil pq a gente tem todo o Oceano Atlântico pra esconder o submarino.

AIP só faz sentido se teu pais fica dentro do Báltico, Mar Mediterrâneo, Mar Negro ou lugares fechado. É mais vantagem ter espaço pra mais combustível e comida que ter o AIP

João Adaime

Caro Henrique
Obrigado pela resposta, mas me deixou com nova dúvida:
Se AIP não é interessante para nós, por que gastar dinheiro com subnuc? Afinal, um submarino nuclear não deixa de ser um AIP.
Seria mais barato ficarmos só com os convencionais.
Abraço

Esteves

A decisão do reator e do submarino para o reator veio influenciada pela Guerra nas Malvinas. 4 + 1 submarinos convencionais poderiam ter mostrado a mesma eficácia e o mesmo resultado militar? Provável. Mas o fato é que a história conta que foram os submarinos nucleares britânicos que decidiram por um fim na guerra ainda que a mesma história não permita dúvidas sobre a escassez de recursos e meios dos argentinos. Mísseis, torpedos, aviões e logísticas estiveram ausentes. Presente, a coragem. No final dos anos 1970 decidimos assinar com o IPEN em SP em contrato de comodato com a MB… Read more »

Luiz Trindade

Acho que não como se preocupar de retaliações pois é bem especifico a aliança.

EduardoSP

Mais lero-lero.
Esse programa nuclear brasileiro só existe mesmo para justificar as rendas do pessoal que nele está envolvido, tanto público quanto privado.

Underground

Isso ai!!

dretor

Parceria mais que bem vinda, Temos que pensar mais no beneficio do Brasil, todo pais tem seu lado obscuro se formos começar a selecionar nao vamos fazer parceria com ninguém, o segredo é traçar uma linha entre Negócios $$ e Alinhamento politico e nao deixar os dois se misturarem.

Underground

Acredita!!!

marku

vamos fazer parceria nuclear com um país que está sancionado pelos EUA e UE tá serto jenios