Marinha do Brasil ativa Centro de Projetos que desenvolverá submarinos e navios de superfície

150

A nova Organização Militar trabalhará em um dos complexos industriais mais modernos do País, projetando o 1º Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear e, também, navios de superfície

Contribuir para os Projetos Estratégicos da Força Naval nos próximos anos, projetando o primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) brasileiro e ainda participar do desenvolvimento do Programa de Obtenção de Navios Patrulha (PRONAPA). Estes serão os imediatos desafios do Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN), a nova Organização Militar da Marinha do Brasil inaugurada nesta sexta-feira, 9 de dezembro, no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no estado do Rio de Janeiro.

O novo Centro de Projetos da Força Naval atuará de forma integrada no desenvolvimento de projetos de meios navais em um único polo de engenharia nacional, aproveitando-se da estrutura e dos profissionais altamente especializados que antes pertenciam ao Centro de Desenvolvimento de Submarinos (CDSub) e ao Centro de Projetos de Navios (CPN), organizações militares extintas com a criação do CPSN.

Essa decisão da Marinha permitirá a centralização no desenvolvimento de projetos de engenharia dos novos navios e submarinos que serão fabricados nos próximos anos, valendo-se da capacidade e integração do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e do CNI, um dos complexos industriais mais modernos do País.

No decorrer da Cerimônia de Mostra de Ativação do CPSN, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e de membros do Almirantado, o Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Rogério Corrêa Borges assumiu a direção da nova Organização Militar, que ficará subordinada à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. E para falar dos principais desafios do CPSN, o Contra-Almirante Borges concedeu entrevista para a Agência Marinha de Notícias. Confira os principais trechos:

Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Rogério Corrêa Borges assumiu a direção da Centro de Projetos de Sistemas Navais

Por que a Marinha decidiu criar o Centro de Projetos de Sistemas Navais?
Na busca permanente pelo aprimoramento dos seus processos de gestão, visando à preparação de uma Marinha moderna, equilibrada e balanceada, a Administração Naval tem aplicado continuado esforço na revisão da sua estrutura organizacional com o propósito de readequá-la a uma gestão mais moderna, eficiente e menos onerosa.

Nesse contexto, identificou a oportunidade de criar um polo de excelência para o desenvolvimento de projetos de meios navais, aproveitando-se do notório capital humano disponível no Centro de Desenvolvimento de Submarinos (CDSub) e no Centro de Projetos de Navios (CPN), organizações com tarefas finalísticas similares. Assim, o CPSN foi criado com pessoal altamente qualificado, egresso das duas OM de origem, capitalizando o conhecimento e expertise já adquirido, otimizando custos para a preservação e aprimoramento dessa capacitação técnica e flexibilizando seu emprego nos diversos projetos de meios navais.

Quais são os principais desafios da nova Organização Militar?
O CPSN iniciará a sua trajetória com desafios a serem superados, entre eles, o da imediata integração das equipes técnicas de projeto oriundas do CDSub e do CPN, concentrando o conhecimento adquirido por ambas instituições ao longo de suas histórias e adotando uma metodologia unificada de trabalho.

Continuamente, o estabelecimento de parcerias tecnológicas e/ou industriais com empresas da área da construção naval, inseridas nos modelos de negócios definidos pela Administração Naval, será tratado de forma a garantir a participação deste Centro de Projetos em programas estratégicos de construção de meios de superfície, entre eles, por exemplo, o Navio-Patrulha de 500 toneladas.

Além disso, o CPSN dará continuidade ao projeto de detalhamento do SCPN, com ênfase na elaboração das especificações de construção e de industrialização necessárias à construção da seção de qualificação de seu casco resistente, assim como da seção preliminar, a partir de 2023.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Romão

Traduzindo: mais uma repartição com uns 10 escritórios pra alocar pessoal e preencher cursos e mais cursos de especialização.
A sala do diretor terá frigobar, um ar-condicionado potente, carpete novíssimo e banheiro privativo, cheirará a charuto cubano (comunista, tá ok?) e escocês 12 anos.

Camargoer.

Olá Romão. Pelo que entendi, a MB tinha dois escritórios de engenharia separados, um para o SBN e outro para navios. Agora, juntaram os dois em um único. Não creio que isso signifique aumento do tamanho da equipe.. . nem a redução. Sobre uísque escocês, recomendo apenas os mais velhos que 18 anos. Não por acaso.

DinoacJunior

Sr. Camargoer, e qual é o papel da COGESN e da DEN nesses processos?

Camargoer.

Ola Dino. Segundo a página da MB, a “Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) é o setor da Marinha, subordinado à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), responsável pelo gerenciamento de todas as atividades de projeto, desenvolvimento, nacionalização e construção, sendo, portanto, a gestora de todos os contratos comerciais com empresas parceiras.” Já o CodSub ficava nas instalações da MB dentro da Cidade Universitária, na USP/SP, no mesmo complexo onde está o reator da MB. Já o CPN ficava na Ilha da Cobras, ao lado do AMRJ e tinha por missão “gerenciar… Read more »

Camargoer.

Olá T. Um dos escritórios está no Centro de Pesquisa da MB dentro da USP. O outro está ao lado do AMRJ. O que a MB fez foi coloca-los, juntos, ao lado do estaleiro de Itaguaí,

Camargoer.

Olá T. Pelo que entendi, os dois centros de pesquisa e projeto foram extintos e as equipes unificadas em um novo escritório.

Rinaldo Nery

Single Malt ao invés de blended…..

Camargoer.

Olá Rinaldo. Concordo. Sem gelo.

Henrique

O escocês 12 anos não é pra limpar a lente do periscópio? kkkkkk
.
tem umas lendas dessas na MB

Glasquis 7

Si a MB não faz nada, os caras reclamam, se decide fazer, também reclamam… Vai entender.

Camargoer.

Ola Glasquis. Eu nem tento entender. O máximo é tentar explicar. Estou com a impressão que um pessoal do “forte” anda se aventurando no “PN”.

Jadson S. Cabral

Só que a MB não está fazendo nada. Está enrolando. O subnuc e esses navios patrulha estão atrasados há sabe Deus quantos anos e agora, só agora, é que a MB tem a brilhante ideia de criar um centro de desenvolvimento… e unificando coisas que a princípio não tem nada a ver, como submarinos a navios de patrulha. No que ajudaria centralizar esses projetos num mesmo centro? Porque de toda forma esse “centro” terá equipes distintas para desenvolver os projetos distintos. No fim, outros centros dentro de um centro que pertencem a uma diretoria, que deve pertencer a alguma coisa.… Read more »

Rinaldo Nery

Engalobar ? Esse é novo… Não seria engabelar?

Augusto

“Engalobar” e “engaMbelar” – não engabelar – são expressões tão conhecidas que as ouço desde que me dou por gente.

Glasquis 7

Sim mas, tudo tem um início. Da uma chance antes.

Carlos Crispim

Entender o quê? A MB não tem meios, não tem dinheiro pra nada, não tem defesa AAe, ainda nos defendemos com canhões, não tem radares 3D, o número de marinheiros é enorme, a quantidade de navios pífia e atrasada e ainda vai criar mais uma repartição inútil? O q faz a Emgerpon? Entra no site e constate que é a MESMA coisa dessa joça que criaram agora.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Também concordo…, mais uma repartição pública para festas e eventos dos oficiais…, Marinha deveria ter, não sei se têm…, o seu IME (Instituto Militar de Engenharia) como o Exército e a FAB têm o CTA…

Enxugar a máquina e deixar mais operacional…, chega de navios encostados nos portos…

Abraço a todos…

Fiquem com DEUS…>>>

Jorge Knoll

SIM, tem que alocar os 8.000 ,militares que ocuparam cargos de confiança nos 4 anos do atual Governo, e que agora fiarão desempregados, ou ter que voltar para os quartéis.

Mauricio Pacheco

Você deve ser mais um dos frustrados, que sonharam e não conseguiram ingressar na Carreira Militar!

Last edited 1 ano atrás by Mauricio Pacheco
Jorge Knoll

Em 1977, eu ia servir no 7º BIB, em Santa Maria,onde faria o NPOR. Como havia excesso, pois as vagas eram 30, e ainda havia teriam que ser cortados 3 da lista, fui chamado novamente pelo Capitão ao qual estava encarregado da seleção, optei cursar Engenharia Operacional Mecânica em Passo Fundo, minha terra natal, e assim não restei serviço militar. hoje é o Quaetel-General da 6a. Divisão, na Av. Borges de Medeiros. Nos meus 16 anos, quase ingressei na Forca Aérea, mas como usava o´culos grau 1,5, e só era permitido aviador ter grua máximo de 1 grau, não quis… Read more »

Camargoer.

Ola Maurício. Será que o desprezo e a ódio de alguns contra a universidade pública também seria causa da frustração de nunca terem ingressado na carreira acadêmica?

Carlos Crispim

Mais uma inutilidade para gastar dinheiro com contratação de funcionários terceirizados, concurso público, plano de cargos e salários, gratificações especiais, encargos, pagamento de cursos, viagens, seminários, congressos…O Brasil REALMENTE não tem solução!

Gabriel

“1º submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear”

Realmente, toda desgraça é pouca, para uma nação onde é necessário “ajustar” a designação do submarino, para acalmar a cachorrada/ONGs/defensores dos frascos e comprimidos/ETs/Etc & tal.

E ainda o pessoa fica chateado com a alcunha de America Latrina.

Fim.

Mario José

Gabriel não ofenda os cachorros..kk

Gabriel

Boa!!

ChinEs

Parece que esse Submarino ja nao tem volta, ate chegar ao numero de 6 unidades em 2050 ou 2060.

marcus mendes

Até lá teremos submarinos muito mais modernos em outros países.

Camargoer.

Qual nome vocẽ recomenda para o SBN?

Gabriel

Usei um tradutor universal para conseguir te responder, na linguagem que você normalmente usa:

au au auuu au auuu.

Camargoer.

Gabriel, Aprendi que quando um cachorro me morde, a coisa mais importante é não ficar de quatro e morder o cachorro.

Gabriel

Percebe-se que ainda está com tempo livre para escrever bobagens.

Pandemia já acabou, já está na hora de voltar a se ocupar com carga didática e colocar o dedinho no controle eletrônico de frequência.

Mas não é que já são dois anos sem quase colocar o pezinho na Instituição de Ensino (e ganhando o mesmo salário e com aumento).

Com certeza terá menos tempo nos próximos anos para se dedicar a escrever asneiras, até porque a desculpa para não trabalhar acabou e a educação “têm” que melhorar né.

Glasquis 7

Pandemia já acabou,”

Será?

Mas não é que já são dois anos sem quase colocar o pezinho na Instituição de Ensino (e ganhando o mesmo salário e com aumento).”

Prerrogativa de quem prestou e passou por concurso público e apresenta um curriculum condicente.

“a desculpa para não trabalhar acabou e a educação “têm” que melhorar né.”
E teve essa desculpa?
Alguém parou de trabalhar?

“Percebe-se que ainda está com tempo livre para escrever bobagens.”

Esse texto serve para outros.

Rafael

“ Prerrogativa de quem prestou e passou por concurso público e apresenta um curriculum condicente.”

Poucas vezes um comentário demonstrou tanto a índole de uma pessoa.

Marco

É assim mesmo que essa corja pensa, e o povo que se lasque.

Glasquis 7

Essa “corja” é a que permite que a NASA coloque gente fora do planeta.

Glasquis 7

Segundo o seu raciocínio então, poderíamos dizer que militares recebem há muitos anos “sem quase colocar o pezinho numa guerra”, certo? Tenha um pouco de caráter e aprenda a reconhecer o esforço dos outros. Professores são muito mais do que um simples património da sociedade. São o baluarte que garante o futuro de uma nação. Assim como militares cumprem diversas funções além das descritas numa guerra, os professores também cumprem uma gama enorme de funções e obrigações além de dar aulas, entre elas, Coordenação, consultorias, pesquisas, etc. Que o senhor não faça ideia do que é realmente uma instituição de… Read more »

Rafael

Essa verborragia corporativista patética só reafirma o que você já mostrou.

Glasquis7

Ué, KD o seu argumento???

Só pra vc ver como tu é ignorante, eu não sou professor nem pertenço ao setor público mas tenho consciência de que as Universidades Brasileiras estão entre as melhores da América Latina e atacar por atacar sem ter ideia do que se está dizendo não passa de uma ignorância.

Rafael

Segui o seu conselho. Procurei a universidade pública mais próxima para entrar e me despir da ignorância. Estavam em greve, com piquete e tudo. Eu imaginava que já estariam de férias. Enfim, parece-me que o reles contribuinte é desprovido de qualquer prerrogativa ou direito…

Camargoer.

Qual IFES?

Glasquis7

Qual Universidade está em greve?

Rafael

Não repasso qualquer informação pessoal na internet para desconhecidos. Que dirá um fanático, agressivo, que como disse acima, já demonstrou a devida índole em todas as respostas.

Siga sua vida, não vejo motivo para continuarmos a interagir. O seu comentário que respondi a primeira vez foi a mostra que nada de benéfico me virá.

Ps: pior que é verdade. Ironia maravilhosa, no mesmo dia que sou mandado estudar, passo na frente do local e vejo a manifestação.

Glasquis 7

“Que dirá um fanático, agressivo, que como disse acima, já demonstrou a devida índole em todas as respostas.” Eu sou o fanático agressivo, aonde vc viu minha agressividade? O pior é que o fanático aqui é vc, capaz de desmerecer o próprio país para insultar a quem pensa diferente. Vc deve se achar um patriota certo? Falando mal do Brasil, das suas instituições e principalmente, dos logros universitários ( que não são poucos), que o Brasil obtém ano a ano. Vc ao menos sabe o que quer dizer “índole”? Vindo de um cara que nem sabe o que é uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Glasquis 7
Camargoer.

Foi o que eu perguntei. Qual universidade está em greve? Também estou curioso. Até onde sei, nenhuma está em greve. Aliás, dei aula ontem a noite para o curso de licenciatura e hoje de manhã para o bacharelado. Talvez o protesto seja um grupo de “amarelos” pedindo o fechamento das universidades. Mais provável.

Glasquis 7

O cara está mentindo, como todos os da “índole dele”.

Camargoer.

Olá Glasquis. Acredito que o colega tenha confundido as coisas. Eu desconheço que alguma universidade federal esteja paralisada. Talvez seja algum outro protesto. Por isso perguntei onde ele viu um protesto. Sem saber onde, fica difícil dizer o que de fato aconteceu.

LeoRezende

Vc está falando de universidades chilenas,certo? Pq aqui no Br,não sei se a sua opinião seria condizente com a nossa realidade. Triste.

Glasquis7

As Universidades Brasileiras são o Top entre as da América Latina, junto com as Chilenas e depois viriam as mexicanas e colombianas.

Glasquis 7

Leo, informe-se um pouco sobre o Ranking universitário na América Latina.

Rinaldo Nery

Glasquis, aqui no Brasil tem universidade há quase um ano sem aulas presenciais por conta da ¨pandemia¨… Foi isso que ele quis dizer. Isso aqui chamamos ¨safadeza¨.

Camargoer.

Olá RInaldo. De fato, a universidade ficou sem aulas presenciais por mais de um ano. Foi na verdade um dos momentos mais difíceis que passamos nos últimos 100 anos. A pandemia foi uma tragédia que atingiu todos e ninguém estava preparado para o que aconteceu. Eu perdi amigos e familiares, alguns idosos e outros mais jovens do que eu. A decisão de ministras aulas remotas foi uma decisão correta. Eu e meus colegas de departamento trabalhamos muito, inclusive comprando periféricos com o próprio dinheiro. A decisão de crias os semestres de “Ensino Não Presencial Emergencial” (ENPE) foi determinado pelo MEC… Read more »

Lúcio Sátiro

Acabou? Então quer dizer que as ordens da governadora petista do meu Ceará de que usemos máscaras é uma fraude? Será que ainda tem empresa vendendo respirador superfaturado?

Camargoer.

Olá Lucio. Infelizmente, o vírus continua e continuará circulando. A principal ferramenta para o controle da doença continua sendo a vacinação e as práticas de higiene (máscaras, higienização das mãos e dos objetos, ventilação, etc). O Felipe Costa tem feito excelente artigos sobre o avanço da pandemia. Acho que a figura abaixo, do último artigo dele, revela o tamanho do problema hoje.

Wellington

Educação melhorar?

Camargoer.

Caro. Por acaso a educação deveria piorar?

Gabriel

Noxa!
Xaiu em defesa do amiguxe.
Que lindie.
O amor venceu!

Kkkkkkkk

André Macedo

Chora, viúva, dia 1 de janeiro tem a posse.

Lúcio Sátiro

Viúvos vão ficar os que esperarem a picanha e a cerveja gelada prometidas.

André Macedo

Desde Temer não há aumento real no salário mínimo, que tem o menor poder de compra em 15 anos, se a chance de ter picanha com ele é pequena, ainda é maior que com o atual desgoverno

Wellington

Você também irá chorar.

Glasquis 7

Noxa!
Xaiu em defesa do amiguxe.”

E esse é o sujeito que se acha de boa índole.

carvalho2008

Eita que tiraram mestre camargoer do sério…..rzrzr….calma….

Camargoer.

Olá Carvalho. Riso. Obrigado pelo conselho. Decadence avec elegance. Riso.

Glasquis 7

Pelamordedeus!!!! Cada dia a a vontade de fazer da ignorância um orgulho, se torna maior para esse povo.

E digo isto sem nenhum matiz político Camargoer, vc me conhece a muito tempo e sabe que sobre política não comento mas, ultimamente aparece cada “Sócrates” comentando na trilogia.

É a inclusão digital… Que futuro nos espera.

Grifon Eagle

Hj em dia as universidades são uma fábrica de formar militantes.

Glasquis 7

Vamos raciocinar um pouco. Para ser professor numa universidade, (nem sei o por que chamam de professor pois na Universidade não se dá aula, se dita cátedra), o sujeito/a deve obrigatoriamente apresentar uma capacidade e um conhecimento atestados em concursos públicos. O senhor está acusando essa gente capaz de ser doutrinadores ou, será que tal vez, o conhecimento e o amadurecimento nele, nos outorgam a capacidade de pensar, discernir e assim, agudizar o nosso senso crítico? Saiba o Senhor que no ranking, o Brasil consta com pelo menos 5 Universidades dentro das 10 primeiras e apenas USP, UNICAMP, PUC Santiago,… Read more »

Camargoer.

Caro Grifon. Vejamos. Hoje existem 8 milhões de estudantes no ensino superior brasileiro (3% da população), Para comparação, nos EUA são 20 milhões (6%). Se as universidades são uma fábrica de militantes (na verdade, as universidades sempre foram um ambiente de contestação política, seja contra governos de esquerda ou direita), mas também é nelas que é forjada a elite técnica, cultural e política de um país, então seria de se esperar que toda a elite do país fosse de esquerda. Acho que a sua afirmação carece de uma profunda reflexão.

Camargoer.

Olá Glasquis. De fato, nos conhecemos há tempo suficiente para nos considerarmos grandes amigos, mesmo que discordemos ás vezes sem que isso prejudique nosso diálogo. De fato, certos setores da direita perderam o rumo ao adotarem uma guerra ao “politicamente correto” e assumirem uma postura de “contestação negacionista revisionista”, que acabou resultando no “orgulho da ignorância”, como bem colocado por você. Veja que é muito difícil defender o conhecimento técnico gerado no setor de “exatas” das universidades e negar o conhecimento “politico” gerado pelas “humanas”. Então, para viabilizar a crítica ás humanidades também foi preciso desprezar as exatas. Isso tem… Read more »

Bardini

Submarine Nuclear Passive.
Pronomes: Elu, Delu.

Felipe Morais

“Subarine Nuclear mas nem tanto e só da paz”.

Já prevejo a nota de se um dia vier a ser lançado um…

“O submarino servirá para a preservação dos mares e das matas costeiras, a pesquisa da vida marinha, a recuperação dos recifes, a limpeza oceânica etc etc”. ” E ainda não polui o mar hein, amiguinhos?”

Falar que meio militar serve pra defender a soberania e chutar a b#nd@ de quem se atrever a contestá-la já não pode mais.

O discurso tem que ser enfeitado com purpurina, giz de cera e, em breve, com pronomes neutres.

Bardini

O Cara que vai assumir a MB agora, já disse que submarino é um importante meio no combate a pesca ilegal e proteção ambiental…

737-800RJ

Se começarem a lançar torpedos nos pesqueiros chineses, então ele estará correto!
Ahahahahaha

Lúcio Sátiro

Sim, é sempre recomendável jogar um torpedo num miserável barco de pesca desarmado e lançar um míssil nos garimpeiros da Amazônia.

Nemo

Eu prefiro acreditar que o Bardini esteja brincando conosco, do que acreditar que um Almirante falou essa besteira.

Rui Mendes

Não sei qual é o drama??
É um SSN, assim como os SSN’s Americanos, Ingleses e Franceses, que têm propulsão nuclear e armamento convencional, pois embora haja o Tomahawk com ogiva nuclear, mas praticamente a ogiva que levam sempre é a convencional, assim como o MDCN que só leva ogiva convencional.

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Rui Mendes

Na França mísseis de cruzeiro nucleares, só no Rafale.

marcus mendes

Utopia 1.

Allan Lemos

Concordo plenamente. Os militares não têm nem bolas o bastante para chamar o submarino pelo nome correto(submarino nuclear de ataque), imagine esses caras em uma guerra. Eles são uma das razões que fizeram o Brasil sempre estar de 4 para os organismos internacionais e assinar acordos lesivos ao interesse nacional.

E ainda tem gente aqui que apoia esse bando de covardes.

Lúcio Sátiro

Os militares não tem bolas para defender sequer a Constituição Federal, feita de gato e sapato pelo STF que a esculhamba constantemente, que dirá chamar submarino nuclear de ataque pelo verdadeiro nome.
Uma classe inútil que vive falando em honra mas não tem nenhuma.

Alessandro

E pode anotar aí, são os mesmos que comemoraram a suspensão do contrato dos Centauros 2 para o Brasil

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Henrique

Assim… tanto faz o nome do bagulho… pode chamar de caixa de sapato que afunda/flutua e carrega pessoinhas por de baixo da agua de forma fugitiva pra afundar outras caixa de sapato… não sei qual a pira de criar problema com designação.

no fim do dia todo mundo sabe que é um “fast” attack submarine.. se por feliz com isso que já é muito, é o mais perto de uma “arma nuclear” que vc vai chegar no brasil.
.
ja disse na outra matéria… você mora no país onde é um absurdo comprar material militar em tempo de paz kkkkkk

André Macedo

Vai lá espertão, tenta fazer uma bomba nuclear num país que fica na porta dos EUA pra ver o país afundando em sanções kkkkkkkkkk

Allan Lemos

Sanções não impediram a Coreia do Norte, não impedem a Rússia de atacar a Ucrânia ou o Irã de enriquecer urânio.

André Macedo

Não impediram, mas a população civil desses países pagou o pato, e considerando que o Brasil é um fazendão desindustrializado, uma sanção em tecnologia e bens de consumo faria estrago.
No Brasil seria bem pior que no Irã ou Rússia, existem pontos no País mais próximos dos EUA do que da região Sul (fora a possibilidade de uma corrida armamentista nuclear), assinar o TNP foi uma decisão acertada, já que na prática o preço seria alto demais pra valer a pena (isso se conseguíssemos)

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Henrique

“Sanções não impediram…” Ahh ta bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vamo pegar o brasil com toda a capacidade administrativa maravilhosa que ele tem e vamos fazer essa economia rodar com sanção até o talo. Se a ginete não fazendo nada errado o brasil ja deixa a e economia uma b0**** imagina quando aloprar geral KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK . juro que que eu não “Sanções não impediram a Coreia do Norte, não impedem a Rússia de atacar a Ucrânia ou o Irã de enriquecer urânio.” . mas sim “olha pro inferno com o brasil, se tiver morrer os milhões de fome ou êxodo em massa que… Read more »

H.Saito

Não esquentem, com o viés politico do AIEA e sua afinidade ao futuro governo irão liberar o Submarino Nuclear Brasileiro bem rapidinho, só para agradar ao molusco.

Camargoer.

Caro Saito. Se isso ocorrer, imagino que seja uma boa notícia. Torcerei para isso então.

Rui Mendes

Desgraça é, qualquer coisa ser sempre desculpada, com a culpa ser das ONGs.
Haja ONGs poderosas, sim senhor.

Guizmo

Eu ia comentar justamente isso. A coisa toda só pode dar errado quando, depois de DÉCADAS, a MB não é capaz de dar nome aos bois. Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) que PIADA………Será que nao tem um cabra na Marinha capaz de dizer Submarino de Propulsão Nuclear??? Patético

Carlos Crispim

kkkkkkkkkk

João Adaime

A unificação das duas organizações militares pode trazer benefícios, porém o que me chamou a atenção na entrevista do almirante é que os dois únicos projetos citados foram: 1) NP 500 ton, classificado como estratégico. Sem querer desmerecer quem quer que seja, para termos um projeto realmente nacional (este é projeto francês), é só encomendar para o estaleiro da Inace projeto e construção. 2) Submarino nuclear de ataque. Mas a França não nos vendeu o projeto completo? Só caberia a nós o reator nuclear. Quando muito teríamos de traduzir os manuais do francês para o português. Ele nem citou as… Read more »

Santamariense

Esse é o Brasil, meu caro. Paraíso das ToT’s. Paraíso para as empresas que nos vendem essas supostas ToT’s, claro!

Felipe Augusto Batista

Pelo que sei a França vendeu o Scorpene e o treinamento dos engenheiros e equipes de produção, além de dar suporte no projeto do submarino nuclear, não vendeu o projeto. Basicamente nós temos que projetar tudo e eles dão uma conferida pra ver se estamos no caminho correto e tiram dúvidas. Quanto ao reator, eles não vão nem olhar. Sobre projetar para produzir minimas quantidades eu vejo a marinha como a força onde isto importa menos, logo vale a pena manter um centro de projetos, no exército não vale a pena projetar um carro de combate novo se vamos comprar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Augusto Batista
João Adaime

Caro Felipe.
Até onde eu sei, há transferência completa de tecnologia. Os técnicos brasileiros só ficaram responsáveis pela seção extra, incluída no projeto para ter maior autonomia. A propriedade intelectual é dos franceses, mesmo com o nosso sendo mais longo.
Por outro lado, o nuclear, este sim, é propriedade intelectual do Brasil. Cabe aos franceses apenas prestar consultoria.
Quanto ao teu segundo parágrafo, concordo plenamente. Apenas lembro da Barroso e do Tikuna, filhos únicos de projetos brasileiros. Daí deve ser frustrante para quem dedicou horas e horas para projetar estes barcos e vê-los natimortos.
Abraço

Glasquis 7

ficaram responsáveis pela seção extra, incluída no projeto para ter maior autonomia.”

Eu tinha entendido que era para um possível AIP.

Camargoer.

Olá Gladquis. A MB nunca teve intenção de incluir AIP nós Scorpenes. A tecnologia nuclear e AIP são praticamente excludentes. Ambas são muito caras e demandam instalações especiais. A MB escolheu a propulsão nuclear. Não faz sentido investir em AIP em submarinos convencionais depois disso.

carvalho2008

de fato o AIP quimico é caro….requer recargas e imagine um no nordeste que foi pro sul e acaba a carga….não dá para voltar….este é o problema…vc teria de ter estações em varios estados para recarregar….

É por isto que não excluo o AIP com o eufemismo do AMPS….um reator de 2a linha para fornecer 550 kw-1 Mw, em nosso caso, caberia como uma luva….e usaria nos proprios scorpenes pois não necessitam de cascos especiais e a logistica, seria a mesma do Alvaro Alberto….ficaria porreta…..e seria um AIP infinito na autonomia de velocidade de patrulha….

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Glasquis 7

Disso eu soube mas, Não sabia que o Scorpene brasileiro tinha sido solicitado com essa secção extra para armazenamento mas sim que, o projeto original do Scorpene já tem esse tamanho por que considera a implantação de um AIP que no caso da MB, por não querer implementar um, destinaria esta secção para armazenagem.

Assim sendo, este Scorpene é igual aos indianos por exemplo só que, no caso deles, acho que sim vem com AIP

João Adaime

Caro Glasquis 7
Esta nova seção servirá para aumentar a capacidade de armazenamento de itens necessários para que o sub possa ficar mais dias no mar.
Afinal o mar do Brasil é bem maior do que o mar da França.
Abraço

Thiago A.

A França possuí a maior zona econômica exclusiva do mundo. Quase 4 vezes a atual ZEE brasileira . A sua marinha tem obrigações globais e nem se compara com a MB nesse quesito. A MN não opera submarinos convencionais. O scorpene é um produto exclusivo para exportação, pelo menos até agora eles nunca mostraram interesse.

João Adaime

Caro Thiago
Exato. Eles usam seus nucleares. O Scorpene foi concebido atendendo critérios de utilização em mares próximos. Tanto que os nossos Riachuelo tiveram de ser alongados para ganhar maior autonomia.
Abraço

Glasquis 7

Obrigado caro Jõao, apenas uma observação. Acho que o mar da França é maior que o do Brasil

João Adaime

Caro Glasquis 7 Considerando os territórios ultramarinos, pode ser. Mas apenas a França européia são 3.427 km de litoral. Podemos incluir os 378 km da Guiana Francesa, 306 km de Guadalupe, 350 km da Martinica e os 207 km de Reunião, que mesmo assim não alcançam os 7.491 km do litoral brasileiro. Se considerarmos as saliências e reentrâncias, nosso litoral aumenta para 9.200 km. A propósito, um levantamento da CIA apontou os 100 maiores litorais do mundo. O campeão é o Canadá, com 202.080 km graças às mais de 36 mil ilhas. O Brasil ocupa a 16a. posição com 7.491… Read more »

Glasquis 7

Importante sua aclaração.

Zorann

Respondendo ao seu ponto 1:

A Marinha decidiu não usar mais o projeto francês, não construir mais unidades além das que estão sendo acabadas no arsenal. Não lembro o nome dado a este projeto novo, mas é uma classe nova, com algumas melhorias em relação a classe francesa e sem precisa pagar royalties

João Adaime

Prezado Zorann
Tomara que isto vire realidade.
Esta nova classe seria também convencional?
Vale destacar que o nuclear é projeto nosso, com assessoria técnica dos franceses. Não seria esta a nova classe?
Abraço

Camargoer.

Olá João. Eu desconheço qual o plano da MB, mas defendo que os Scorpenese sejam os últimos submarinos convencionais da MB. Após tanto trabalho e investimento para obter o SN1, só faz sentido dar continuidade ao programa de submarinos nucleares.

Zorann

Olá João!

O seu ponto 1 tratava dos navios de patrulha de 500t e foi sobre eles meu comentário acima

João Adaime

Caro Zorann
Desculpe a nossa falha. Como ambos, sub e patrulha, são projetos franceses, eu me confundi.
Realmente, faz tempo que se comenta num projeto nacional. E a hora é agora, porque ainda há muitos patrulheiros a ser construídos e justifica plenamente o investimento em algo nacional.
E ele deve ser planejado de forma a poder aumentar ou diminuir, conforme a necessidade da MB ou possível exportação.
Abraço

Camargoer.

Olá João. As Macaé foram construídas com um projeto francês. Serão apenas 4 navios na MB, as duas construídas pelo INACE e outras duas finalizadas no AMRJ. Os próximos navios de patrulha de 500 tom serão construídas com um projeto nacional que foi desenvolvido e otimizado a partir da operação das suas primeiras Macaé. Elas também serão mais baratas. Creio que as Macaé custaram cerca de US$ 40 ou US$ 44 milhões (não lembro). As novas NaPa 500 BR custarão cerca de U$ 35 ou US 38 milhões. Eu sei que as parte interna foi revisada e o sistema propulsor… Read more »

João Adaime

Caro Camargoer A classe Macaé é digna de um estudo de como um país pode ser atrapalhado em concretizar seus objetivos. A previsão inicial era de 27 barcos. Em 2006 dois foram encomendados ao Inace. Missão cumprida. Em 2009 outros quatro foram encomendados ao Eisa. Propriedade de notórios trambiqueiros. Estamos em 2022 e nem podemos dizer que o Eisa nos deixou a ver navios, porque nem isso foi possível. O capítulo atual dispensa comentários, porque está acontecendo. Quanto aos novos patrulheiros, projeto nacional, você sabe se a MB já fez algum anúncio oficial ou pelo menos liberou algumas informações? Vale… Read more »

Camargoer.

Olá João. Acho que já discutimos bastante o problema das Macaé que foram iniciadas no Eisa e depois transferias para o AMRJ após a sua conclusão. Sobre as novas NaPa500Br, houve um anúncio da MB em um evento do setor da indústria naval sobre a licitação (creio que em trẽs blocos) de 12 novos navios de patrulha. Talvez esta reorganização da MB esteja neste contexto.

marcus mendes

O Inace entregou o Macau e o Macaé, projeto NP 500 sem problemas. No momento existem 3 exemplares.Deveriam contratar 5 por ano com a Iace.

Camargoer.

Olá Marcus. O MB irá contratar um novo modelo de navio patrulha que é um projeto nacional, que tem um sistema propulsor mais barato que o usado nas Macaé e possui uma configuração interna otimizada. Creio que a MB aproveitou a experiência de operar as Macaé para otimizar o desenho,

carvalho2008

Yes…tem umas 100 ton a mais de deslocamento e com persistencia maior como observado noutro dia pelo mestre Bardini…

Pablo

No papel é tudo mil maravilhas, quero ver na prática.

Roberto Bozzo

Então a Amazul será extinta ?!? Era a organização que estava projetando o SuNuc.

Ademais, boa iniciativa; só acho que a Engepron deveria ser unificada aí também para ter uma empresa para desenvolver, construir, manutenir e atualizar os meios da marinha, com o AMRJ integrado na construção.

Agora é orar para que saiam bons projetos e a MB possa se reequilibrar.

Felipe Augusto Batista

Acredito que a Amazul foi criada para gerir o projeto, então esta nova equipe seria uma fornecedora de serviços para ela.

Diogo de Araujo

Brazil, o país dos projetos e maquetes ,pena que não sou mais jovem e vi tudo que vi, como seria bom poder acreditar nessas ladainhas. E o MANSUP?. Enquanto isso os EUA já estão conseguindo um saldo positivo de energia em restores de fusão.

Guilardo Pedrosa

Mais uma criação para doação de cargos. É um órgão fiscalizando os outros, que por sua vez foram criados para o mesmo objetivo. O cachorro querendo pegar o Rabo. Esse país não tem jeito mesmo, principalmente agora nas mãos de comunistas. Subnuc de mentirinha, projeto polar que não serve de nada, e escoltas caindo aos pedaços que não passam de 8. Como não temos meios navais é o jeito criarmos órgãos e empresas para possibilitarem os almirantes comandarem alguma coisa, nem que sejam birôs enfeitados com maquetes de navios.

Rafael

Eu sou da época das super-centrífugas que os estrangeiros queiram roubar a tecnologia…

Thiago A.

Eu lembro do mega pacote anunciado pela ISTOÉ : US$ 12,7 bilhões para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.
Ser otimista é osso para quem tem memória.

Santamariense

Escritórios, centros de projetos, empresas públicas, centros disso, escritórios daquilo, grupos de trabalho, grupos de estudos, etc, etc, etc…
E o mais incrível: depois de décadas, os projetos do submarino nuclear ainda não estão prontos? E mais uma piada de mau gosto é a designação: Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear…hehehehe…só no Brasil…isso aqui é uma várzea!!

Thiago A.

Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear * a urânio de baixo enriquecimento e ecológico* rsrs

Bardini

Poderiam aproveitar esse pessoal aí, pra acabar com essa coisa horrorosa, que é este “buraco” destacado no retângulo em vermelho, proveniente da gambi que fizeram encima do projeto antigo.
.
Fechar aquilo ali de uma vez por todas e abrir um simples “ressalto” ao lado, como várias outras classes tem, melhoraria o posicionamento de estação para uma metralhadora, LRAD, etc e mais etc…

Neto

Se tem um patrulha que não precisa de uma silhueta com perfil discreto é essa ai. A não ser que ela seja projetada para receber ao menos dois contêineres com armamento para guerra.
O que seria uma proposta interessante para um navio patrulha que poderia servir de “guarda costas” de navios em nossa costa em tempo de guerra.
.
Faz sentido?

Neto

SE o projeto puder receber dois contêineres com expansão de missão, este projeto tem potencial de municiar também países amigos. Estamos, entretanto, atrasados demais para isto, tanto deste lado quanto do outro do atlântico.

Wellington R. Soares

Mais um grupo de estudos….No final, continuaremos a ver navios rsrr..

Foxtrot

Cansaram de dar dinheiro para gringo nos “ensinar” a fazer o que estamos cansados de saber ?
E que fim levou o CPN ?
Se a MB tivesse tomado essa decisão lá atrás e levado a cabo os projetos desenvolvidos pelo CPN (projeto CCT) hoje não estariam anunciando e “lançando” o que já existia (porém extra oficialmente).
Espero que não gastem nosso dinheiro nesse “novo” centro, para depois desistirem dos projetos gerados por esses especialistas e comprarem projeto importado, como fizeram na CCT/ Meko gambiarra!

Adriano Madureira

Antes o projeto era a cargo daENGEPROM( Empresa Gerencial de Projetos Navais),agora irão criar essa CPSN( Centro de Projetos de Sistemas Navais ),quem sabe se fizer uma terceira empresa para construir esse navio patrulha Stealth, certamente sairá do papel…

Não passara de mais um cabidão de empregos que desenvolverá projetos tão secretos que não serão vistos navegando…

O plano era 12 navios-patrulha?! É mais fácil comprar da China que certamente virará realidade.

Charlie-Alfa-ZebraY

Bom dia a todos aqui que são todos no fundo patriotas. Excelente esta nova e importantíssima OM. Vital mesmo a nossa soberania, pois relembrando a História da MB, por várias vezes fomos impedidos, recusados, por questões várias, na aquisição de meios navais modernos, equipamentos de ponta e armamentos dos países com BID desenvolvido. Isto começou já ligo após a independência e perdurou até há uns 20 anos atrás. Há muitos fatos que poderíamos citar mas vou lembrar do de um: a instalação de radares nos nossos CT na IIGM, por parte dos EUA Por isto a nossa BID e espinha… Read more »

Mac

Tenho a nítida sensação de que quando o 1° submarino nuclear brasileiro ficar pronto, as marinhas do 1° Mundo já vão estar com submarinos com reatores de fusão a frio, não tripulados e comandados por AI

Camargoer.

Olá Mac. Creio que não. Nenhum experimento de laboratório conseguiu promover a fusão á frio. Até mesmo a fusão á quente, como aquela obtida há alguns dias usando um conjunto de lasers para atingir a densidade e temperatura necessárias ocorreu em escala de laboratório e a sua viabilidade técnica ainda é um enorme desafio. O grande desafio da MB será obter sensores cada vez mais sensíveis e algorítimos de processamento sofisticados. Uma vez que a MB obtenha o reator, o projeto poderá ser otimizado mas será um processo relativamente bem conhecido de evolução tecnológica que já foi percorrido por outros… Read more »

carvalho2008

Dizem alguns, que a descoberta de boa quantidade de helio 3 na Lua poderia viabilizar os reatores de fusão….

Camargoer.

Olá Carvalho. O problema é mais complicado. Um reator de fusão demanda uma temperatura extremamente alta para viabilizar a fusão de núcleos. Outro problema é o moderador de reação. Uma vez que uma reação de fusão inicie um processo em cadeia, não há moderadores. Na fissão, essa moderação é feita com barras de boro que absorvem os neutrons. Outro problema é como capturar esta energia para movimentar uma gerador de energia elétrica. A temperatura na reação de fusão é tão alta que é praticamente impossível gerar vapor para mover uma turbina ou criar um gradiente de temperatura para proporcionar um… Read more »

EduardoSP

Sobre o SUBNUC dá a impressão que para a MB vale aquela frase: “Mais importante do que a chegada é a caminhada”.

Oseias

Mas….
e a Engeprom, serve para que afinal?
Não era ela que faria a gestão e cuidaria dos projetos ?
ajudai quem sabe.

Camargoer.

Ola Oseias. Segundo a página da Emgeprom, a empresa “atua na gerência de projetos, contratada pela MB, e também na comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico, entre outros.” que é a parte executiva dos projetos, mais ou menos o que a Amazonia Azul faz com os submarinos. Pelo que entendi, este setor de engenharia da MB atua na etapa anterior, que seria no desenvolvimento dos projetos básicos dos meios da MB, em uma etapa anterior… Read more »

Carvalho2008

Será que é isto, a MB projeta o produto desejado e a Enhepron faria a gestão de execução uma vez que vá para a encomenda e produção?

Camargoer.

Olá Carvalho. É o que eu entendi. A Emgepron cuida do projeto executivo e do seu gerenciamento, contudo quem faz o projeto básico que atende ás demandas da MB será este novo escritório unificado. Antes, havia um escritório para o projeto do submarino localizado no centro de pesquisa de enegia nuclear e outro para meios de superfície no AMRJ. Pelo que entendi, a MB unificou os escritórios em Itaguaí, talvez visando aproveitar ao máximo as instalações industriais deste novo estaleiro. Imagino que a Emgepron continuará gerenciando as “obras” navais.

Grifon Eagle

Tudo ficará somente no papel, grandes projetos enfeitarão as pautas de projetos e toda sua papelada.

Mahan

Desde 1982 ouço isso numa entrevista do ministro num jornal famoso na época da guerra das Falklands.

Dirceu

Não entendi, o projeto do Álvaro Alberto não é um acordo com a França, fazer desenhinhos bonitinhos e ficar como está, vai ficar difícil. Primeiro quem irá construir estes navios? será o Arsenal da Marinha? não está pequeno? e no centro do Rio?? Fazer projetos por fazer, fica sem fazer e bem melhor, gaste este dinheiro com treinamento dos tripulantes dos navios…

Esteves

Não é mais é. O projeto do AA é nativo. Mas…deriva. E precisa de ajuda para a execução e conclusão. Ajuda que vem dos franceses.

Esteves

Exato. A Emgepron não faz projeto. A Emgepron faz a gestão do projeto. A Emgepron é a responsável por execução conforme a contratação. Dimensões, qualidades, certificações, espessuras…tudo isso. Foi aqui que mostraram as ratas nas soldas de submarinos norte-americanos, certo? Então…aconteceu por falha na mão-de-obra, por baixa qualidade dos materiais, por reduções exageradas nos custos? Quem acompanha? Quando contratam reforma de casa com o arquiteto precisa contratar o acompanhamento. Não lembro quanto…faz tempo…mas acho que foram 5%. Obra civil. Quem reclama da ociosidade de Itaguaí? Quem reclama da paradeira na ICN? Arrumaram atividade pra base. Centro de Projetos e Centro… Read more »

Fagundes

Um submarino nuclear desloca aproximadamente 5000 toneladas.Penso se seria interessante adaptar o know how do reator para navios de superfície em destroyers movidos a energia nuclear…Seria muito mais útil que um porta aviões ao orçamento da Marinha e garantiria a proteção da zona econômica exclusiva.

Esteves

Teve um. Não deu certo. Deslocava 15 mil toneladas.

O litoral brasileiro é muito extenso. O Brasil precisa mostrar ocupação, vigilância e controle dentro de suas fronteiras. Na ZEE deve mostrar atividade econômica e domínio.

Isso se faz com quantidade. Bandeira.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reator_C1W

Camargoer.

Olá Fagundes. O SBN deslocará cerca de 6 mil ton.

Gabriel BR

Esse é o caminho!

Alois

Assim, e a Engepron onde fica nesta criação de mais uma organização militar???, Digo isso pois pelo que sei o projeto do novo patrulha de 500 Ton. este que aparece no texto é da Engepron, que é uma empresa da Marinha para desenvolvimento projetos e integração de fornecedores para novos meios navais. Se você ler o texto e ler a apresentação da Engepron vai ver que a finalidade e quase a mesma. Mudou recentemente, pois foi capitalizada para a construção das Tamandarés e do navio pesquisa Polar, mais para escapar do teto de gastos, verdade seja dita Desconfio que na… Read more »